terça-feira, 6 de dezembro de 2011

56º assassinato ocorrido em Patos este ano, desta vez na Rua do Meio



Mais uma pessoa foi morta a tiros em Patos na madrugada desta segunda-feira (05), por volta de 00h30m. Com este, o número de assassinatos já soma 56 vítimas. A vítima foi identificada como sendo Edson Domingos dos Santos, e o acusado até o momento só se sabe que seu apelido é "Tronquinha".

O crime aconteceu na Rua do Meio e conforme as informações preliminares, com a chegada da primeira equipe da PM ao local, que teria sido recebida a bala, o criminoso empreendeu fuga e na perseguição foi preso pelas imediações e conduzido a DP (Delegacia da Polícia).

A vítima ainda chegou a ser socorrida por uma equipe do SAMU, mas devido à gravidade dos ferimentos morreu após receber os primeiros socorros no HRP (Hospital Regional de Patos).

Portalpatos / Mário Frade

83 Funcionários Públicos são capacitados



No último domingo, dia 04 de dezembro de 2011, aconteceu na EMEIF Sandoval Rubens de Figueiredo, o encerramento dos Cursos de Capacitações da Escola de Serviços Públicos do Estado da Paraíba – ESPEP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Várzea e a Secretaria do Trabalho e Assistência Social.
  
Foram capacitados no total 83 Funcionários Públicos Municipal e Estadual, nos seguintes cursos: 26 funcionários capacitados no Curso de Qualidade no atendimento: Enfoque Humano; 40 funcionários em Intérprete de Libras e 17 funcionários em Organização e administração de Eventos.
  
Na solenidade de encerramento, todas as turmas apresentaram para os demais presentes tudo o que foi adquirido na teoria, durante as 30 horas de Curso. A turma de Libras se apresentou interpretando a Música Conquistando o Impossível, levando muita emoção a todos; a turma de Qualidade no atendimento mostrou através de peças teatrais, como funciona o bom e o mau atendimento; e a turma de organização de eventos foram os responsáveis por todo o encerramento do evento.
  
Segundo a Gestora do ESPEP Intinerante, Conceição Nóbrega, Várzea foi à primeira cidade que já mostrou no encerramento do curso um excelente desempenho dos cursos que foram repassados. “Estou muito feliz, pois esta é a primeira cidade que o ESPEP Intinerante passa e já no encerramento dos cursos podemos ver que o nosso trabalho irá se propagar, haja vista que, através de tudo o que foi apresentado”, enfatizou.
 

Moradores acordam com fogo e fumaça dentro de casa na Paraíba

Os moradores de uma casa no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, acordaram na manhã desta terça-feira (6) com muita fumaça e fogo em um dos cômodos da residência. Duas equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local para controlar o incêndio, que atingiu um dos quartos.

A suspeita dos bombeiros é de que um curto-circuito na parte elétrica da casa tenha provocado o incêndio. O subtenente Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, informou que o fogo começou no quarto do casal.
Ainda segundo o bombeiro, houve atraso para chegar no local da ocorrência por conta do trânsito. "O trânsito intenso no período da manhã dificultou a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros", explicou. Mesmo com as dificuldades para chegar até o local do incêndio, o fogo foi controlado e nenhum morador ficou ferido.

Polícia faz nova perícia na casa de finlandeses mortos na Paraíba


Uma nova perícia foi realizada na noite da segunda-feira (5) na casa dos finlandeses que foram mortos no Litoral Sul da Paraíba. Seis agentes do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Científica passaram mais de três horas tentando encontrar vestígios de sangue dentro da residência, localizada na cidade do Conde. O resultado da análise ainda não foi divulgado.
Na sexta-feira (2), trabalhadores rurais encontraram três corpos em um canavial às margens da PB-044, localizada entre o distrito de Taquara e o município de Pitimbu no Litoral Sul paraibano. A polícia identificou as vítimas, que são duas mulheres e um homem: Pasi Kalervo Kaartinen, de 71 anos; a esposa dele, Riitta Marjatta Kaartinen, de 68 anos; e Sirpa Helena Tiihonen, de 60 anos, que seria amiga do casal.
A perícia de ontem foi a segunda realizada na casa.  A primeira vistoria foi realizada na noite da sexta-feira. Na ocasião foram encontrados vestígios de sangue na parte externa da residência. De acordo com o delegado Rodolfo Santa Cruz, as investigações do caso estão bastante adiantadas. “Outras notícias estão chegando ao GOE e todas elas estão sendo checadas”, disse.
O delegado informou também que sete pessoas já foram ouvidas. Entre elas está um mecânico que disse ter comprado a casa da cidade do Conde por R$ 290 mil à vista. No entanto, a polícia verificou que o imóvel está no nome de Pasi Kaartinen .
Parentes dos finlandeses teriam dito aos investigadores que o casal vei ao Brasil buscar uma parte do dinheiro. O mecânico disse que teria uma procuração para vender os imóveis de Pasi.
Segundo o delegado Rodolfo Santa Cruz, na noite desta terça ou na manhã da quarta-feira (7) o Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil vai dar mais informações sobre o caso.

Em noite de coroação para o Timão, Vasco domina os prêmios individuais

Em cerimônia realizada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, a CBF encerrou na noite desta segunda-feira a temporada do futebol brasileiro com o Prêmio Craque do Brasileirão. O Corinthians, campeão brasileiro, recebeu o troféu pelo título de 2011. Nas premiações individuais, entretanto, o Vasco foi o grande vencedor da noite, com cinco troféus (melhor zagueiro pela direita e craque da galera, Dedé, melhor lateral-direito, Fagner, melhor meia pela direita, Diego Souza, e melhor técnico Ricardo Gomes/Cristóvão Borges). O Corinthians levou a melhor com os dois volantes (Ralf e Paulinho foram os melhores por direita e esquerda, respectivamente). Neymar, do Santos, foi escolhido como o craque da competição.

No fim, a seleção do Brasileirão acabou escalada da seguinte forma: Jefferson (Botafogo), Fagner (Vasco), Dedé (Vasco), Réver (Atlético-MG) e Bruno Cortês (Botafogo); Ralf (Corinthians), Paulinho (Corinthians), Diego Souza (Vasco) e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo); Neymar (Santos) e Fred (Fluminense); técnico: Cristóvão e Ricardo Gomes (Vasco); revelação: Wellington Nem (Figueirense).
Craque do Brasileirão Corinthians (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)Sob aplausos de Ronaldo, corintianos erguem o troféu do Brasileiro (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)
Algumas gafes e situações inusitadas marcaram a noite em São Paulo. Antes mesmo do início houve a primeira saia-justa. Presidente do Vasco, Roberto Dinamite não recebeu convite para a festa. Rodrigo Paiva, assessor de imprensa da CBF, informou ao mandatário vascaíno que se tratava de um erro da empresa que organizou o evento e que ele poderia ir assim mesmo, mas Roberto preferiu não ir a São Paulo. Depois, no decorrer da festa, houve outros deslizes de organização, como falta de envelope para anunciar vencedor de categoria e sumiço de Dedé no momento de receber o prêmio de Craque da Galera. Neste momento, ele gravava uma participação no programa "Bem, Amigos", do SporTV.
A cerimônia começou com a exibição de um vídeo, narrado por Galvão Bueno, falando sobre a emoção que o futebol provoca nas pessoas. Em seguida, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, fez um discurso de abertura e agradecimento. O mandatário, entretanto, derrapou ao citar números do campeonato. Teixeira apontou 964 gols em 360 jogos disputados, quando na verdade foram 1.017 gols em 380 jogos.
O evento foi apresentado por Luciano Huck, Glenda Kozlowski e Tiago Leifert. O primeiro prêmio apresentado foi o de melhor goleiro (Jefferson, do Botafogo) seguido do de craque do Brasileirão: Neymar. O santista viajou mais cedo nesta segunda-feira, rumo ao Japão, onde o Santos vai disputar o Mundial de Clubes a partir da próxima semana. Neymar Santos, pai do craque, recebeu o troféu pelo filho. Logo depois, Borges foi homenageado como artilheiro do campeonato (23 gols). Também santista, o atacante não compareceu por, como Neymar, estar a caminho do Japão.
Seguiram-se então premiações entremeadas por atrações musicais e homenagens. Rogério Ceni foi lembrado pelos mil jogos completados com a camisa do São Paulo e os cem gols marcados na carreira. Um vídeo foi exibido com grandes momentos do camisa 1, que não compareceu ao evento. Durante a premiação de melhor zagueiro pela esquerda, Réver, do Atlético-MG, ouviu uma piada de Tiago Leifert. O apresentador brincou dizendo que o atleta foi eleito sem que fosse considerado o último jogo do ano, no qual o Galo levou 6 a 1 do Cruzeiro.
Dedé, do Vasco, eleito melhor zagueiro pela direita, admitiu estar com as "pernas bambas" ao receber o prêmio no palco. Naquele momento, Luciano Huck aproveitou para dar uma cutucada na plateia, que pouco se manifestava até aquela altura da cerimônia.
O Tupi foi homenageado pelo título da Série D, e Ney Franco, técnico da seleção sub-20, recebeu uma premiação das mãos do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, pelas conquistas de 2011 (campeão sul-americano e mundial da categoria). Mano Menezes, técnico seleção principal, foi o apresentador do prêmio de melhor técnico do Brasileirão. Saiu vencedora a dupla Ricardo Gomes-Cristóvão Borges, do Vasco. Ainda recuperando-se de um acidente vascular encefálico, Ricardo Gomes foi representado pelo filho Diego.
Ao ser premiado como melhor árbitro, Leandro Vuaden teve de responder sobre o que pensou sua mãe quando ele disse que ia abraçar a profissão. Luciano Huck, autor da pergunta aproveitou para mandar uma abraço para Dona Irene Vuaden. Na sequência, foram exibidas imagens do radialista Luiz Mendes e de Sócrates, mortos este ano.
Cristovão, filho de Ricardo Gomes, Fagner e Dedé, Bem, Amigos (Foto: Wagner Bordin/SporTV.com)Vascaínos Dedé, Diego (filho de Ricardo Gomes), Cristóvão Borges e Fagner exibem seus troféus. Diego Souza, fora da foto, também foi eleito o melhor de sua posição (Foto: Wagner Bordin/SporTV.com)
Com mais da metade da cerimônia em andamento, Luciano Huck avisou aos presentes que o segundo e o terceiro colocados nas categorias poderiam subir ao palco para receber prêmios, havia troféus para todos. Mas o que se seguiu foram premiações apenas para os primeiros.
Joinville, pelo título da Série C, e Portuguesa, campeã da Série B, também tiveram seus momentos de reverência ao longo da cerimônia.
Na hora da revelação do melhor meia pela direita, nova situação inusitada: Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, foi o encarregado do anúncio, mas não pôde fazê-lo na hora prevista porque não foi lhe dado o envelope com o nome do vencedor. Luciano Huck puxou assunto com Alckmin até que foram trazidos dois envelopes: o de meia pela direita veio junto. Alckmin então anunciou Diego Souza e Ronaldinho como ganhadores, sem deixar de tropeçar na pronúncia do nome do argentino Montillo, segundo colocado pela direita (disse Montilo, com a última sílaba pronunciada como a de "esquilo").
Os melhores atacantes foram anunciados pelas atrizes Christine Fernandes e Fernanda Paes Leme, que agraciaram Neymar e Fred. O Tricolor, por sinal, também não esteve presente e foi representado pelo companheiro Deco. Por fim, foi anunciado o vencedor do Craque da Galera. O vascaíno Dedé, com 46% dos votos, foi o eleito, mas já não estava no auditório para receber o prêmio.
Fernanda Abreu e Thiaguinho fizeram um número musical antes de, enfim, chegasse o momento da coroação dos campeões. Ronaldo foi convocado ao palco e disse estar duplamente feliz: pela conquista do Corinthians e pela vaga na Libertadores conquistada pelo Flamengo. O Fenômeno então chamou o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que passou de volta a Ronaldo a honra de entregar o troféu aos campeões. Festa corintiana, ao som do hino do clube.
Craque do Brasileirão:
Neymar (Santos)
Goleiro:
1º - Jefferson (Botafogo)
2º - Fernando Prass (Vasco)
3º - Júlio César (Corinthians)
Lateral-direito:
1º - Fagner (Vasco)
2º - Mariano (Fluminense)
3º - Bruno (Figueirense)
Zagueiro pela direita:
1º - Dedé (Vasco)
2º - Antônio Carlos (Botafogo)
3º - Rhodolfo (São Paulo)
Zagueiro pela esquerda:
1º - Réver (Atlético-MG)
2º - Leandro Castan (Corinthians)
3º - Emerson (Coritiba)
Lateral-esquerdo:
1º - Cortês (Botafogo)
2º - Juninho (Figueirense)
3º - Kleber (Internacional)
Volante pela direita:
1º - Ralf (Corinthians)
2º - Romulo (Vasco)
3º - Arouca (Santos)
Volante pela esquerda:
1º - Paulinho (Corinthians)
2º - Renato (Botafogo)
3º - Marcos Assunção (Palmeiras)
Meio-campo pela direita:
1º - Diego Souza (Vasco)
2º - Deco (Fluminense)
3º - Lucas (São Paulo)
Meio-campo pela esquerda:
1º - Ronaldinho (Flamengo)
2º - Montillo (Cruzeiro)
3º - Thiago Neves (Flamengo)
Atacante 1:
1º - Neymar (Santos)
2º - Leandro Damião (Internacional)
3º - Júlio César (Figueirense)
Atacante 2:
1º - Fred (Fluminense)
2º - Borges (Santos)
3º - Loco Abreu (Botafogo)
Técnico:
1º - Ricardo Gomes/Cristóvão Borges (Vasco)
2º - Jorginho (Figueirense)
3º - Tite (Corinthians)
Revelação:
1º - Wellington Nem (Figueirense)
2º - Cortês (Botafogo)
3º - Leandro Damião (Internacional)
Árbitro:
1º - Leandro Vuaden (RS)
2º - Paulo César de Oliveira (SP)
3º - Sandro Meira Ricci (DF)
Craque da galera:
1º - Dedé (Vasco - 46% dos votos)
2º - Liedson (Corinthians - 36% dos votos)
3º - Neymar (Santos - 18% dos votos)
Artilheiro:
Borges (Santos - 23 gols)


Vaca é resgatada após cair em vala de 4,5 metros


Uma vaca foi resgatada em Mells, perto de Frome, no Reino Unido, ao cair em uma vala de 4,5 metros que fica ao lado do correio local. O animal pertence ao fazendeiro Robert Wells e estava pastando quando ficou assustada. O resgate usou uma escavadeira para poder içar com segurança o bovino (veja vídeo), segundo o jornal inglês "Daily Telegraph".
Vaca foi resgatada em Mells ao cair em uma vala de 4,5 m. (Foto: Reprodução/YouTube)Vaca foi resgatada em Mells ao cair em uma vala de 4,5 m. (Foto: Reprodução/YouTube)

Motorista bêbado bate em ônibus de blitz anti-álcool


Um motorista que dirigia a cerca de 64 km/h bateu o carro contra uma unidade móvel que fazia teste do bafômetro em uma blitz na cidade de Hickory, na Carolina do Norte, nos EUA.

Segundo a polícia, Douglas Shane Southard, 21, estava aparentemente bêbado durante o choque com a barreira policial, na madrugada de domingo.
Imagem de TV local mostra o Chevrolet Camaro que bateu no ônibus da blitz, onde se lê: 'Se beber, não dirija' (Foto: Reprodução)Imagem de TV local mostra o Chevrolet Camaro que bateu no ônibus da blitz, onde se lê: 'Se beber, não dirija' (Foto: Reprodução)


A unidade móvel, que estava estacionada no local desde a meia-noite, estava sendo desmontada às 2h45 quando ocorreu a batida. “O carro da patrulha estacionado atrás da unidade se moveu”, disse o major Kevin Yarborough ao “Hickory Daily Report”.

Cerca de 8 pessoas estavam dentro da unidade -incluindo um juiz, oficiais e dois suspeitos que havia sido detidos na blitz- quando o Chevrolet Camaro 1989 na traseira do ônibus.

O jovem não deu explicações porque, segundo os policiais, estava ficando inconsciente. O motorista foi levado a um hospital local. Não houve feridos no acidente.

“Na opinião da polícia, o álcool deve ter sido a causa principal da batida”, disse o major da polícia. Um inquérito policial foi aberto.

Fátima Bernardes se despede, e Patrícia Poeta assume o JN


A jornalista Fátima Bernardes se despediu nesta segunda-feira (5) do posto de apresentadora do Jornal Nacional, o telejornal de maior audiência da TV brasileira. Ela comandará um novo programa na TV Globo a partir do ano que vem. Em seu lugar no JN, assume a partir de terça Patrícia Poeta, que se despediu neste domingo do Fantástico.
Patrícia participou da edição desta segunda. Ela recebeu as boas-vindas de Fátima e de William Bonner, editor-chefe e apresentador do Jornal. O último bloco do jornal foi dedicado às duas jornalistas, com reportagens sobre as carreiras delas e uma conversa sobre a responsabilidade de apresentar o Jornal Nacional (leia sobre trajetória de Fátima Bernardes e a trajetória de Patrícia Poeta).
No vídeo acima, veja a íntegra do bloco final no JN desta segunda.
No Blog JN Especial, veja fotos e vídeos e leia mais informações sobre a despedida de Fátima Bernardes e as boas-vindas a Patrícia Poeta.
Mudanças na programaçãoDurante a tarde desta seguda, a TV Globo anunciou alterações em sua grade matinal para o ano que vem. De acordo com nota divulgada pela Central Globo de Comunicação, o horário das 6h às 12h terá programação "dedicada ao público adulto em 2012". As principais novidades são a entrada do programa de Fátima Bernardes, que se desliga do Jornal Nacional para se dedicar à sua própria atração, e a saída da TV Globinho, que será apresentada apenas aos sábados.
A nota diz ainda que, de segunda a sexta-feira, "haverá quatro distintos blocos" de programação: telejornalismo, Mais Você, Bem Estar e o "novo programa a ser conduzido pela jornalista Fátima Bernardes".
Leia a íntegra do comunicado:
"Em respeito ao nosso público, ao nosso elenco e aos anunciantes, esclarecemos que a nossa grade das seis da manhã ao meio-dia passará a ser dedicada ao público adulto em 2012.
A TV Globinho estará no ar aos sábados.
Haverá quatro blocos de programação distintos – telejornalismo, Mais Você, Bem-Estar e o novo programa a ser conduzido pela jornalista Fátima Bernardes.
Esta nova atração ainda está em fase de elaboração sem data certa para estrear.
Central Globo de Comunicação
Rio de Janeiro, 05 de dezembro de 2011"

Eleições na Rússia não foram livres nem justas, diz Hillary Clinton


A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, sugeriu que as eleições na Rússia não foram nem livres nem justas, ao fazer um pedido mais amplo nesta terça-feira (6) pela liberdade digital durante uma reunião europeia sobre segurança.
Hillary se pronunciou diante de ministros de países da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Ela acusou a Bielorrúsia de "perseguição persistente" da oposição e sugeriu que a Ucrânia havia perseguido a ex-premiê Yulia Tymoshenko por motivos políticos.
Pelo segundo dia, Hillary citou "sérias preocupações" com as eleições de domingo na Rússia, em que a maioria parlamentar do primeiro-ministro Vladimir Putin foi reduzida em uma votação manchada por acusações de fraude e outras irregularidades.
"Quando autoridades deixam de indiciar aqueles que atacam pessoas por exercerem seus direitos ou por expor abusos, elas subvertem a justiça e minam a confiança do povo em seus governos", disse Hillary em discurso na OSCE.
Forças especiais do ministério russo do Interior foram enviadas a Moscou para "garantir a segurança", informou uma fonte ministerial, um dia depois de uma manifestação da oposição para denunciar as irregularidades nas eleições legislativas del domingo.
"As tropas especiais têm um único objetivo: garantir a segurança dos cidadãos", declarou o tenente Vasili Panshkov, ao ser questionado pela agência Interfax sobre a circulação de automóveis militares por Moscou.
O líder opositor russo Ilia Yashin foi condenado a 15 dias de prisão, um dia depois de ter participado em uma manifestação que denunciava fraudes nas eleições legislativas de domingo, informou a agência Interfax.
O tribunal condenou Yashin, dirigente do movimento de oposição liberal Solidarnost, detido na segunda-feira ao lado de outros 300 manifestantes por ter desobedecido as ordens policiais de dispersão da manifestação, informou a agência de notícias russa.
Militantes do Partido Comunista protestam contra os resultados das eleições nesta segunda-feira (5) em Moscou (Foto: AP)Militantes do Partido Comunista protestam contra os resultados das eleições nesta segunda-feira (5) em Moscou (Foto: AP)
"Como já vimos em muitos lugares, e mais recentemente nas eleições da Duma (a câmara baixa do Parlamento) na Rússia, eleições que não são nem livres nem justas têm o mesmo efeito", acrescentou, em comentários que foram um pouco além de suas críticas à votação na segunda-feira.
Hillary disse que dois ex-candidatos presidenciais em Belarus permanecem presos, um ano depois de uma repressão do governo, e expressou preocupação com o caso de Tymoshenko, na Ucrânia, que enfrenta sete anos de prisão por abuso de poder.

Cientistas criam nova vacina contra o vírus Ebola


Cientistas norte-americanos publicaram nesta segunda-feira (5) uma pesquisa que representa um passo importante para a criação de uma vacina contra o Ebola. Esse vírus provoca uma febre hemorrágica perigosa, que mata até 90% de suas vítimas, em surtos que acontecem, na maioria das vezes, na África.
Os surtos da doença são localizados, passageiros e imprevisíveis. Por isso, a equipe liderada por Charles Arntzen, da Universidade do Estado de Arizona, propôs um tipo diferente de vacina. Em vez de aplicadas na infância, as doses seriam dadas apenas quando ocorresse a doença. Para isso, é preciso ter um bom estoque.
A maioria das vacinas candidatas já criadas usam vírus vivos geneticamente modificados, cujo armazenamento é custoso. “Se você tem algo que você vai ter que manter em temperaturas de nitrogênio líquido por anos, esperando que nunca haja um surto, isso se torna inviável na prática”, diz Arntzen.
A alternativa encontrada pelos pesquisadores foi a folha de tabaco. Eles conseguiram inserir parte do DNA do vírus na folha, de forma que ela produza a proteína que torna a vacina eficaz. E essa vacina é mais barata e mais facilmente descartável do que as outras candidatas, o que é uma vantagem, já que a produção seria esporádica.
A vacina foi testada em camundongos por especialistas do Exército dos EUA, porque o vírus tem grande potencial de infecção. Os resultados que eles encontraram nesses testes foram superiores aos de outras vacinas candidatas, o que mostra o potencial dessa pesquisa.
O estudo foi publicado pela revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...