sexta-feira, 12 de abril de 2013

Saúde da Paraíba inicia campanha de vacinação contra gripe na segunda


A Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba inicia a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza na próxima segunda (15). O Dia D acontecerá no dia 20 deste mês e vai marcar a abertura da campanha.
O grupo prioritário desta campanha é composto por crianças de 6 meses a menores de 2 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, indígenas, idosos, população carcerária e portadores de comorbidades. O portadores de comorbidades são as pessoas com doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabéticos em uso de medicamentos, imunodeprimidos, obesos grau III e transplantados.
O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes de infecções causadas pelo vírus influenza.  A vacina é trivalente, isto é: possui composição de vírus similar ao da influenza A (H1N1, H3N2) e Influenza B.O principal ponto de vacinação será instalado na Praça Rio Branco, no centro de João Pessoa, e irá funcionar até o dia 26 de abril, último dia de mobilização. 
A Chefe do Núcleo de Imunização da Paraíba, Isiane Queiroga, lembra que o grupo de portadores de comorbidades e mães de recém nascidos necessitam apresentar comprovação do seu estado de saúde, para que tenham o direito de vacinação garantido.
Isiane também informa que serão disponibilizadas 836.410 doses da vacina na Paraíba. O público público alvo total é de 763.841 habitantes e a meta é vacinar 80% dessa população. Serão 2.377  postos de vacinação em todo o estado.
G1pb

Acidente entre ônibus e caminhão deixa oito pessoas feridas na PB


Ônibus ficou com a frente destruída após colidir com caminhão (Foto: Beto Silva/TV Paraíba)Ônibus ficou com a frente destruída após colidir com caminhão (Foto: Beto Silva/TV Paraíba)












Um acidente envolvendo um ônibus e um caminhão deixou oito pessoas feridas no Sertão da Paraíba, na manhã desta sexta-feira (12). De acordo com informações do 14º Batalhão da Polícia Militar, a colisão aconteceu entre os municípios de Sousa e Uiraúna, na rodovia estadual PB-391.
As vítimas foram socorridas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros, sendo encaminhadas para o Hospital Regional de Sousa. Segundo a assessoria de comunicação da unidade, nenhum dos pacientes deu entrada em estado grave e não correm risco de morte.
Motorista do caminhão ficou ferido no acidente com ônibus (Foto: Beto Silva/TV Paraíba)A verificação inicial da Polícia Militar não foi suficiente para precisar qual dos carros causou o acidente e os motoristas acusaram um ao outro de invadir a faixa oposta. Segundo a polícia, a perícia no local deve determinar a origem do acidente e a conclusão do laudo deve demorar até 30 dias.Conforme a Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 6h, próximo à Lagoa das Estrelas. O ônibus seguia levando trabalhadores da construção civil com destino a Uiraúna e o caminhão ia no sentido contrário. Um dos veículos teria invadido a pista contrária, provocando a colisão.
G1pb

Prefeitura executa demolição do Bar do Surfista em Cabedelo, na Paraíba


Bar do Surfista é demolido após 30 anos de funcionamento  (Foto: Walter Paparazzo/G1)Bar do Surfista é demolido após 30 anos de funcionamento (Foto: Walter Paparazzo/G1)












A Prefeitura Municipal de Cabedelo demoliu na manhã desta sexta-feira (12) o Bar do Surfista, localizado na Praia de Intermares. Para iniciar a demolição, a equipe da prefeitura apresentou o Mandado de Intimação da Justiça Federal que dá ordem ao município para "demolir o estabelecimento comercial, inclusive as fossas, e retirar o aterro da construção, bem como retirar o entulho da demolição". O documento, que determina um prazo de 30 dias para que a ordem se cumpra, foi recebido pela prefeitura no dia 13 de março.
A assessoria de imprensa da Justiça Federal na Paraíba disse que o prazo legal para que o bar fosse demolido acabaria na quarta-feira (18), referente à data em que o mandado foi anexado aos autos do processo. Já o pedido para a prorrogação do prazo para mais 180 dias não foi analisado por conta da inspeção anual ordinária dos processos, que termina nesta sexta-feira (12). A assessoria disse que a ordem de demolição não partiu da Justiça Federal.
A Secretária de Obras da Prefeitura deCabedelo, Erika Gusmão, disse que a prefeitura apenas cumpriu uma decisão da Justiça e que o acordo feito com o Ibama, de estender o prazo para 180 dias, foi verbal. “Nós também somos réus no processo e estamos cumprindo uma decisão para que não venhamos a ser penalizados com multas e uma série de outras medidas legais da justiça. Na verdade, nós esperamos até a última instância para tomarmos essa decisão”, explicou.A advogada do bar, Zilma Barros, disse que todos foram pegos de surpresa. “O Ibama, autor da ação, concordou em ampliar o prazo, que acabaria no dia 18 deste mês, para 180 dias. Então, não há como entendermos uma ação dessas, que pode não ser ilegal, haja vista que a prefeitura de Cabedelo também é ré no processo, mas desrespeitosa".
O superintendente substituto do Ibama na Paraíba, Edberto Farias de Novaes, explicou que a Procuradoria Geral Federal, representante do órgão, foi procurada por representantes do bar para negociar a prorrogação do prazo de demolição. "Quando o Ibama foi consultado, a procuradoria jurídica se manifestou contrária à concessão para se prorrogar o prazo para a demolição, haja vista que esse já é um processo bastante antigo", acrescentou.
Prefeitura também terá que recolher entulho, segundo a ação (Foto: Walter Paparazzo/G1)Prefeitura também terá que recolher entulho, segundo a ação (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Valdi também se disse surpreso pela decisão. “O Ibama concordou em ampliar o prazo para 180 dias, o nosso pedido ainda não foi analisado. Eu não entendi até o momento. Eu pergunto quem vai dar continuação a todos os projetos sociais que tínhamos, com a Escolinha da Alfabetização, Escola de Surfe, a Ong Guajiru para defender as tartarugas? A praia vai ficar deserta, sem área de lazer, sem apoio aos caminhantes, já que somos os únicos”, finalizou.
O dono do bar, Valdi Silva Moreira, disse receber com bastante tristeza a demolição do estabelecimento, que existe há 30 anos. “Não é apenas um bar que vai embora. São sonhos que foram construídos ao longo dessas três décadas, são projetos que foram construídos, que incluíram muitos jovens carentes como o nosso Fininho”, disse.
G1pb

Prazo para inscrições no Forró Fest é prorrogado até o dia 20


Flávio José (Foto: Divulgação)Flávio José é atração da primeira eliminatória do
festival, em Cabedelo (Foto: Divulgação)
O Forró Fest prorrogou o prazo para inscrições e, até o dia 20, compositores interessados podem se inscrever através do site do evento, imprimir a ficha preenchida e entregá-la na sede da TV Cabo Branco, em João Pessoa; nos prédios da TV Paraíba, em Campina Grande ou em Patos; na Secretaria de Cultura de Itabaiana; na Secretaria de Turismo de Sousa; ou na sede da Rádio Monteiro FM, em Monteiro.

É preciso entregar também, no ato da inscrição, a letra da música registrada em cartório e digitada em cinco folhas de papel ofício, um CD ou DVD contendo a linha melódica da canção, em boa qualidade, e comprovantes de residência, o CPF e o RG.

A primeira eliminatória do Forró Fest acontece em Cabedelo no dia 4 de maio, com os shows de Sirano e Sirino, Forró da Canxa e o cantor Flávio José, que também está confirmado para a segunda eliminatória, que será realizada em Sousa, no dia 11 de maio. Em seguida, acontecerão eliminatórias nas cidades de Itabaiana (18) e Conde (25).Promovido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, o festival concede uma premiação especial para o primeiro lugar em comemoração ao aniversário de 25 anos. “Como acontece a cada aniversário de 5 anos do Forró Fest, o autor da melhor composição será contemplado com um carro 0 km”, contou o coordenador de marketing das TVs Cabo Branco e Paraíba, Luciano Barros. Além do carro - que neste ano é um Chevrolet Celta 0 km -, o segundo e o terceiro colocados ganharão uma moto, cada.
A final está programada para acontecer no dia 8 de junho, em Campina Grande, como parte da programação do “Maior São João do Mundo”. Lá, serão anunciadas as três melhores composições, o Melhor Intérprete, e será entregue o Troféu Asa Branca, uma homenagem a um artista que contribuiu para o desenvolvimento da cultura nordestina.
G1pb

Flagra mostra tubarão roubando atum de pescador no Havaí


O pescador americano Isaac Brumaghim estava pescando em um caiaque no Havaí, nos EUA, quando um tubarão surgiu e roubou o atum que ele havia fisgado.
A cena acabou filmada, e imagens foram publicadas pelo próprio Brumaghim em sua página no Facebook.
O vídeo foi publicado na internet e já alcançou mais de 1,7 milhão de visualizações.
G1
Tubarão surgiu e roubo o atum que Isaac Brumaghim havia pescado (Foto: Reprodução/Facebook/Isaac Brumaghim)Tubarão surgiu e roubo o atum que Isaac Brumaghim havia pescado (Foto: Reprodução/Facebook/Isaac Brumaghim)
Imagem mostra predador saltando e 'roubando' atum (Foto: Reprodução/Facebook/Isaac Brumaghim)Imagem mostra predador saltando e 'roubando' atum (Foto: Reprodução/Facebook/Isaac Brumaghim)

Dono recolhe pedaços em fezes para recuperar US$ 500 devorados por cão


Para tentar recuperar o dinheiro devorado por seu cão, o americano Wayne Klinkel recolheu as fezes do animal e, depois de lavar os restos das notas, colou os pedaços e enviou o material para o setor de impressões do Departamento do Tesouro norte-americano.
Americano recolheu pedaços de cédulas em fezes para tentar reembolso (Foto: Eliza Wiley/The Independent Record/AP)Americano recolheu pedaços de cédulas em fezes para tentar reembolso (Foto: Eliza Wiley/The Independent Record/AP)
Na quinta-feira (11), a agência "Associated Press" divulgou imagem de uma das cédulas "recuperadas" por Klinkel, que mora em Helena, no estado de Montana (EUA).
Segundo ele, seu cachorro, um golden retriever de 12 anos, comeu cinco cédulas de US$ 100 durante uma viagem da família. Wayne Klinkel contou que o cão Sundance abocanhou as notas enquanto ele e sua mulher estavam na estrada para visitar a filha.
Cão Sundance devorou cinco cédulas de US$ 100 (Foto: Eliza Wiley/The Independent Record/AP)Cão Sundance devorou cinco cédulas de US$ 100 (Foto: Eliza Wiley/The Independent Record/AP)
O departamento emitiu uma nota afirmando que um “experiente examinador de notas mutiladas” irá determinar se pelo menos 51% das notas estão presentes e se são dignas de reembolso. O processo para a decisão pode demorar até 2 anos.
G1
Wayne Klinkel recolheu pedaços das notas nas fezes de seu cão (Foto: Eliza Wiley/The Independent Record/AP)Wayne Klinkel recolheu pedaços das notas nas fezes de seu cão (Foto: Eliza Wiley/The Independent Record/AP)

Pai registra BO contra professora que postou prova de aluna no Facebook


Pai registra BO contra professora que posta prova de aluna no Facebook  (Foto: Reprodução/Facebook)Post na rede social da professora com prova da estudante da 8º série no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
O pai de uma aluna de 12 anos pretende acionar a Justiça contra a professora de história da 8ª série de uma escola particular em Atibaia, no interior de São Paulo. Isso porque a professora postou em sua página de uma rede social a prova da aluna, que errou a maioria das perguntas, com comentários como 'daí a professora é implicante' e 'eles que me aguardem na próxima aula'.
A publicação, que não tinha o nome da estudante, foi postada na noite de quarta-feira (10) antes mesmo de a nota ter sido distribuída aos alunos e recebeu diversos comentários de colegas da professora e de outros alunos que reconheceram a autora da prova pela letra. Na manhã desta sexta-feira (12), o pai da estudante foi à delegacia registrar boletim de ocorrência contra a professora e afirmou que deverá mover uma ação judicial por injúria e difamação.
"Minha filha não sofreu provocações, mas criou-se uma situação desconfortável. Quero que ela responda criminalmente pelo que fez porque acho que não foi uma atitude correta", afirmou ao G1 o empresário Alex Bueno, pai da estudante. Além da prova da aluna, a professora postou outras respostas erradas de alunos com comentários como 'Sério...essa foi de doer!'.
Pai de adolescente de Atibaia acusa professora de difamar filha em rede social (Foto: Filipe Gonçalves/ TV Vanguarda)
Caso
O caso foi notado na noite de quinta-feira (11), quando uma amiga da estudante viu a imagem e reconheceu a letra da colega. “Depois disso, a gente entrou no facebook dessa professora e realmente estava lá a prova dela postada. Também já tinha outros alunos e amigos dela (professora) fazendo comentários sobre isso”. Segundo ele, a escola se prontificou a tomar providências com relação ao caso.

“Estou fazendo uma ação porque além de difamar minha filha ela também ameaçava os alunos. A prova ainda nem havia sido entregue aos estudantes e já estava postada na internet. Criou certamente uma exposição desnecessária. Se minha filha foi mal na prova, o assunto deve ser resolvido em particular”, disse.
Bueno disse ainda que conversou com a filha sobre os estudos e ressaltou que a aluna tem um histórico escolar sem nenhum registro de problemas. “Pagamos uma escola particular para que se tenha um estudo diferenciado e não ser agredido dessa forma. Esse tipo de atitude (postar a prova na web) não é correto”, afirmou.
Professora
A direção da escola informou que advertiu a professora e pediu que a imagem fosse retirada de seu perfil e que repudia as postagens feitas por ela na rede social. A escola também pediu para que a professora se retratasse publicamente com a aluna no local onde foram feitas as postagens.

Em seu perfil na rede social, a professora se manifestou sobre a polêmica e tirou a publicação do ar. Ela afirmou que as 'pérolas' publicadas por ela são comuns para muitos colegas de profissão e que não tem o objetivo de constranger o aluno. Além disso, ela reforçou que em nenhum momento identificou o autor das respostas. A professora envolvida no caso foi procurada por telefone pelo G1, mas as ligações não foram atendidas.

G1

Microsoft sugere 'desinstalar update' para corrigir travamento do Windows


Três dias após o lançamento de uma atualização de sistema que travou milhares de computadores com o sistema Windows 7 no Brasil, o que ocorreu na terça-feira (9), a Microsoft se manifestou nesta sexta-feira (12) sobre o problema. Ela sugere que especificamente o "update de segurança 2823324", que está dentro da atualização KB2839011, que segundo ela, provocou o travamento "quando colocada lado a lado com certos softwares de terceiros", seja apagado do sistema.
A empresa recomenda que todos os usuários do Windows 7 que instalaram a atualização problemática removam o "update de segurança 2823324". Segundo a empresa, nem todos os casos de problema exigem ter o DVD de instalação do Windows; basta ter a senha de acesso ao desktop. Caso a pessoa não saiba a senha e nem o DVD, é necessário solicitar o disco de instalação com o fabricante do PC ou com a Microsoft. Os telefones são 4706-0900 para São Paulo e 0800 761 74 54 para demais localidades.
Até o comunicado oficial da Microsoft sobre o problema do Windows 7, usuários recorreram a fóruns e blogs de tecnologia para tentar encontrar soluções que não envolviam formatar o PC. O G1 publicoualgumas soluções possíveis para o problema.A empresa diz que, "ao contrário de alguns relatos, os erros de sistema não resultam em qualquer perda de dados e nem afetam todos os usuários Windows".
Desse modo, caso o update de segurança já esteja instalado no PC, a Microsoft, ele deve ser apagado (confira abaixo o que fazer). A empresa disse que este update já foi removido da atualização.
A Microsoft também confirma que o travamento do Windows 7 pode ocorrer por conta de softwares de terceiros. Um dos possíveis causadores do problema pode ser o programa G-Buster, da brasileira GAS Tecnologia, usada por sites de bancos. O site "Linha Defensiva" realizou um teste com este plugin G-Buster, constatando que ele é incompatível com a atualização do Windows 7.
G1 procurou na quinta-feira (11) a GAS Tecnologia, que não se manifestou sobre o caso.
Veja o que fazer para desinstalar o update de segurança 2823324, segundo a Microsoft (clique aqui para acessar o site):
- Recuperação para computadores que tenham instalado a 'security update 2823324' mas que ainda não foram reiniciados:
Opção 1: Desinstalar manualmente a atualização de segurança: no Painel de Controle, abra Programas e, em seguida, clique em Atualizações instaladas de modo de exibição. Selecione a Atualização de segurança para Microsoft Windows (KB2823324) e, em seguida, clique em Desinstalar para desinstalar a atualização de segurança.
Opção 2: Incorporar uma linha de comando desinstalar um script personalizado: se vários computadores são afetados e você deseja executar um script remotamente para remover a atualização, você pode usar o seguinte comando para remover a atualização de segurança silenciosamente:
wusa.exe /kb:2823324 /Uninstall /quiet /norestart
Opção 3: executar script de remoção remotamente usando PSEXEC: se vários computadores são afetados e você deseja executar um script remotamente para remover a atualização, você pode usar o seguinte comando para remover a atualização de segurança silenciosamente:

PsExec -d -s \\remotemachine wusa.exe /kb:2823324 /Uninstall /quiet /norestart

- Recuperação para computadores que tenham instalado a security update 2823324 e agora estão falhando ao iniciar:

Opção 1: Recuperar o último ponto de restauração: reinicie o PC e pressione tecla F8.    Selecione Reparar seu computador. Selecione o idioma e, em seguida, fazer logon no computador.
* Observação: se você não souber a senha local, você deve iniciar com o uso de uma mídia inicializável do Windows 7 DVD ou USB. Em seguida, acessar Opções de recuperação do sistema.

Selecione a Restauração do sistema no menu; selecione a restauração do sistema no menu; Restaure o último ponto de restauração. Isso desinstala a atualização de segurança 2823324. Reinicie o computador no modo normal.
Opção 2: Recuperar o último ponto de restauração: reinicie o PC e pressione tecla F8.     Selecione reparar seu computador. Selecione o idioma e, em seguida, fazer logon no computador.
*Observação: Se você não souber a senha local, você deve iniciar com o uso de uma mídia inicializável do Windows 7 DVD ou USB. Em seguida, acessar Opções de recuperação do sistema.

Selecione Prompt de comando no menu; no prompt de comando, execute o seguinte comando: DISM /image:C: \ /cleanup-image /revertpendingactions.  Reinicie o computador no modo normal.

Opção 3: Desinstalar a atualização de segurança 2823324 no prompt de comando :reinicie o PC e pressione tecla F8. Selecione reparar seu computador. Selecione o idioma e, em seguida, fazer logon no computador.
*Observação: se você não souber a senha local, você deve iniciar com o uso de uma mídia inicializável do Windows 7 DVD ou USB. Em seguida, acessar Opções de recuperação do sistema.
Selecione Prompt de comando no menu; no prompt de comando, execute o seguinte comando: DISM /image:C: \ /get-packages; pesquise resultados para atualização de segurança 2823324; copie o nome do pacote e, em seguida, cole-a: DISM /image:C: \ /PackageName:Package_for_KB2823324~31bf3856ad364e35~x86~~6.1.1.1 /remove-package. Copie o nome do pacote e cole o comando dism. Você receberá uma mensagem informando que a desinstalação foi bem-sucedida. Reinicie o computador no modo normal.
G1

'Muito grata', diz 1º bebê de proveta do Brasil sobre Robert Edwards


Anna Paula Caldeira (Foto: Arquivo pessoal)Anna Paula Caldeira foi o primeiro bebê de proveta da América Latina (Foto: Arquivo Pessoal)
Após receber a notícia da morte do médico britânico Robert Edwards, pioneiro mundial da fecundação in vitro, o sentimento da brasileira Anna Paula Caldeira, primeiro “bebê de proveta” da América Latina, foi de agradecimento. “Eu sou muito grata. Ontem mesmo fiz uma oração para ele e agradeci pelos caminhos que ele abriu”, contou em entrevista ao G1. Hoje com 28 anos, ela diz compreender melhor a importância histórica do nascimento dela.
Edwards morreu na quarta-feira (10), aos 87 anos. Ele foi responsável pelo nascimento do primeiro "bebê de proveta", a inglesa Louise Brown, em 25 de julho de 1978. O cientista foi premiado com o Nobel de Medicina em 2010, e viveu para ver 4 milhões de nascimentos que só ocorreram graças à fecundação in vitro.
“Ele cumpriu seu papel aqui. Com toda certeza, foi um ser que contribuiu para a história da civilização como um todo. Para a história do nosso mundo, e com certeza para a minha história também”, definiu Anna Paula, que nasceu em São José dos Pinhais, no Paraná. Ela veio ao mundo apenas seis anos após a primeira experiência de Edwards, no dia 7 de outubro de 1984, após procedimento realizado médico Milton Nakamura, que morreu em 1997.
Anna Paula Caldeira (Foto: Reprodução/RPC TV)Meus álbuns de fotografia são revistas, diz Anna  (Foto: Arquivo Pessoal)
O pioneirismo fez Anna Paula Caldeira se acostumar rapidamente a conceder entrevistas e ver seu nome e rosto em meios de comunicação. “Meus álbuns de fotografia são revistas”, brincou. Ela garante que essa “fama” conquistada mesmo antes do nascimento é a única diferença que ela sentiu durante a vida em relação às pessoas com quem convivia. “Eu não sei como é não ser. É intrínseco na minha história”, resumiu.
“Os repórteres estavam sempre na minha casa, e o próprio Nakamura estava sempre muito presente na nossa vida, ia aos meus aniversários, e eu o visitava em São Paulo”, recordou. Ela foi notar diferenças apenas quando o assunto despertou a atenção dos colegas de escola, quando tinha cerca de 10 anos. “Na quarta série, um amigo meu levou o Livro dos Recordes para a escola, e eu estava no Guiness Book. Foi quando os meus amigos começaram a se interessar, e foi quando eu passei a questionar mais sobre o assunto”, lembrou.Um dos fatores que a ajudaram a lidar com o assédio foi a naturalidade com que o assunto era tratado em casa. Até em virtude da exposição do caso, nunca foi omitido de Anna Paula que ela havia sido gerada através da fertilização in vitro.
Operação de fertilização da mãe, Ilza Caldeira, foi realizada por Milton Nakamura, médico falecido em 1997 (Foto: arquivo pessoal)
Hoje em dia, o assunto é lembrado apenas de tempos em tempos. Formada em nutrição, ela trabalha atualmente com marketing e diz que pretende ter filhos, ainda que este horizonte não esteja tão próximo. “Se for preciso, vou utilizar a fecundação in vitro, mas ainda não tenho nem candidato, está longe”, brincou.
De Edwards, além da vida, Anna Paula leva uma das lições que considera das mais valiosas – a importância de sonhar. “Por um sonho, ele conseguiu desenvolver uma pesquisa, conseguiu colocar isso em prática. O maior de todos os legados que ele deixou foi o de acreditar nos seus sonhos – assim como ele conseguiu ajudar muitas mulheres a realizar o sonho de ser mãe”, concluiu.
G1

Adolescente comanda arrastão em restaurante em SP, diz polícia


Um adolescente de 16 anos comandou um arrastão a um restaurante de comida nordestina, no Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, na noite de quinta-feira (11), segundo a polícia. Outros dois homens também participaram da ação criminosa. O trio foi detido por policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Polícia Militar.
As câmeras de segurança do restaurante, que fica na Estrada do Campo Limpo, gravaram a ação dos criminosos. Dois suspeitos entram e se passam por clientes, por volta das 21h. Instantes depois, com uma arma, o adolescente rendeu uma funcionária e também o caixa. O assaltante, de blusa branca, seria o adolescente de 16 anos. Alguns clientes que foram roubados estão em mesas que não aparecem nas imagens.

A imagem de um dos assaltantes também não foi registrada pelas câmeras de segurança. Segundo a polícia, ele ficou do lado de fora para dar cobertura aos colegas.

O adolescente detido já havia sido apreendido no domingo (7) com moto roubada. Porém, ele foi entregue à mãe na segunda-feira (8). “Ele que chefiava essa quadrilha. Já que ele estava com a arma, as ordens emanavam dele e ele que procedeu toda a ação no interior do estabelecimento, apontando a arma e deixando os clientes em estado de terror”, afirmou o tenente Roberto Marques Colentuano.

Os criminosos fugiram em um carro. Eles levaram R$ 500 do caixa e objetos pessoais dos clientes. Tudo foi recuperado pelos policiais militares, que desconfiaram do carro usado pelos criminosos. O carro pertencia ao pai de um dos suspeitos, segundo a polícia.
O restaurante existe há três anos e já foi assaltado seis vezes. Havia 20 dias que ele tinha sido roubado pela última vez.
G1

Policiais de UPP serão acompanhados por psicólogos durante patrulhamento


Comandante Paulo Henrique (Foto: Mariucha Machado / G1)Comandante Paulo Henrique na Barreira do Vasco
(Foto: Mariucha Machado / G1)
Psicólogos vão dar apoio aos PMs que fazem o policiamento da recém-inaugurada UPP da Barreira do Vasco, na Zona Norte do Rio. Segundo o comandante das Unidades de Polícia Pacificadora, coronel Paulo Henrique Azevedo de Moraes, o projeto é pioneiro e tem como principal objetivo ajudar na inserção dos PMs nas comunidades e dar uma visão diferenciada ao PMs.

“Eu quero um outro olhar além do olhar do policial. Esse trabalho está começando do zero. A gente quer, através da prevenção, evitar conflitos, evitar divergências que possam dificultar a ação. A vinda deles pra cá é o primeiro passo. Eles precisam entender a dinâmica social, entender a situação através do olhar de psicólogo, para a gente entender até a demanda que será necessária. É um grande desafio”, afirmou Moraes, destacando que os psicólogos vão caminhar com os policiais durante o patrulhamento.

O anúncio foi feito durante a inauguração da UPP da comunidade na manhã desta sexta-feira (12). Além dela, também foi inaugurada no começo da manhã a UPP do Caju, na Zona Portuária da cidade. Ao todo, 15 comunidade e 26 mil moradores serão atendidos pelas duas UPPs, que contarão com a atuação de 450 policiais.

Atualmente, o Rio conta com 32 Unidades de Polícia Pacificadora. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a próxima comunidade a receber UPP é o conjunto de favelas da Maré.
G1

Policial saca arma e ameaça manifestante em protesto por água em Santa Luzia

Policial apontando a arma para a mulher
Um vídeo feito por um cinegrafista amador mostra um policial do Batalhão de Policiamento e Trânsito da Paraíba (BPTran), apontando uma arma para uma manifestante e tentando furar o bloqueio  feito por moradores da cidade de Santa Luzia, localizada na Borborema paraibana, durante um protesto realizado nesta quinta-feira (11), por falta de água.
Conforme as imagens, uma das manifestantes tenta impedir a passagem do veículo oficial de placas Paraíba NQI 0363, quando durante a discussão, o motorista abre a porta do reboque e, sem a farda oficial, aponta um revólver em direção da mulher para obrigá-la a liberar a passagem.
O tenente-coronel, Paulo Sérgio, comandante do BPTran, foi informado sobre o episódio por meio da reportagem do Portal Correio. Ele se mostrou indignado com a atitude do policial que aparece no vídeo e afirmou que o momento em que a Paraíba vive é de desarmar, tirar as armas de circulação e, por isso, não vai admitir que um policial, que deveria dar o exemplo, apresente tamanho nível de descontole. "Vamos abrir imediatamente uma sindicância para apurar o caso. Se ficar constatada a imprudência do policial, ele será penalizado. Não podemos aceitar esse tipo de infração. É inadmissível”, ressaltou o comandante. 
Confira vídeo: 



São João de Patos sofrerá redução


O São João de Patos, no Sertão do Estado, será menor este ano. A prefeita Francisca Motta anunciou ontem que, atendendo à solicitação da própria população patoense, a festa junina deste ano terá cinco dias e ocorrerá de 19 a 23 de junho. De acordo com a gestora, os pedidos dos moradores da cidade sertaneja foram motivados pela preocupação com relação aos efeitos da seca, que já gerou grandes prejuízos para a região.
A prefeita garantiu que apesar da redução no número de dias do evento, a festa não deixará de ser grandiosa. “Vamos manter a grandiosidade da festa, mas atentos à boa utilização dos recursos públicos, tendo em vista que a região sertaneja, assim como muitas outras do Estado, passa por sérios problemas por causa da seca”, disse Francisca Motta. No ano passado, foram dez dias de festa.
Através de sua assessoria de imprensa, ela informou que a Prefeitura de Patos está em fase de captação de recursos, dentro do que estabelece a Lei Federal de Incentivo à Cultura. Somente quando estiver com as verbas garantidas é que a prefeitura irá divulgar as atrações do evento.
A programação da festa deve ser divulgada até o final de maio. Até lá também será definida a programação cultural diurna que envolve, entre outras iniciativas, o tradicional passeio de carroças. As atividades do São João de Patos serão realizadas no Terreiro do Forró, que recebe a festividade há sete anos. O evento já é considerado um dos maiores eventos juninos do Brasil e atrai milhares de turistas de todo o país.

Urgente! Corpo encontrado no rio Barra Nova em Caicó é do jovem que estava desaparecido



A Policia Civil acaba de confirmar que o corpo encontrado em um poço no Rio Barra Nova no Bairro Paraíba na cidade de Caicó é mesmo do jovem Anderson Cristian Medeiros Lima, 23 anos, residente na Rua Bento Pereira da Costa, que estava desaparecido desde as primeira horas da manhã de ontem (quinta-feira) quando saiu de casa e não voltou.

Segundo informações, a vitima teria sido assassinada possivelmente a tiros por acusados ainda não identifcados pela Policia Civil que a partir de agora abrirar um inquerito Policial para investigar a autoria do crime de homicidio.



O Delegado Getulio Medeiros disse que a Policia Civil já começa a colher algumas informações sobre o crime e espera poder dá uma resposta que a sociedade e a familia da vitima espera.

A mãe do jovem encontrado morto disse que ele estava sendo ameaçado via telefone celular e já passou essas informações para a Policia Civil. No inicio do ano o jovem esteve na Delegacia de Policia onde tambem registrou um boletim de ocorrência de ameaça.
Fonte: http://www.blogdoeduardodantas.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...