terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Músico diz ter tocado Bolero de Ravel mais de 4 mil vezes ao pôr do sol


A tradição de assistir ao pôr do sol ouvindo o Bolero de Ravel na Paraíba começou com uma grande coincidência. Um grupo de amigos se reuniu para assistir ao fenômeno na Praia do Jacaré, às margens do Rio Paraíba, ao som da trilha sonora do filme francês Retratos da Vida. No momento em que o sol estava se pondo, o Bolero de Ravel tocou e o grupo considerou que a composição era perfeita para aquela ocasião.

Quem contou a história foi Jurandy do Sax, músico conhecido por executar o Bolero de Ravel há 11 anos na Praia do Jacaré. Segundo ele, o grupo de amigos repetiu a combinação do pôr do sol com o bolero várias vezes, mas a apresentação ao vivo só começou em 2000 pelo próprio Jurandy.
Jurandy toca em cima do barquinho desde janeiro de 2001 (Foto: Krystine Carneiro/G1)Jurandy toca em cima do barquinho desde janeiro
de 2001 (Foto: Krystine Carneiro/G1)
“Vi o pôr-do-sol e senti vontade de tocar. Passei a tocar sozinho na beira do rio com frequência, mas só me apresentei para o público quando abri um bar no ano 2000. Mas, mesmo assim, era só quando dava vontade”, explicou.

No fim do mesmo ano, o que era feito sem obrigação virou um compromisso firmado com o público. O músico relatou que, em um dia sem movimento em seu bar, ele decidiu tocar sozinho no fim do píer sobre o rio. “Fiquei vendo o crepúsculo. Foi uma cena muito linda, com o céu mudando de cor e aí eu me vi dentro da água. Veio uma mensagem: vou tocar dentro do rio. E em seguida veio uma segunda mensagem: vai ser em um barquinho”, contou.

“Foi um momento de grande euforia, eu gritava de alegria”, revelou Jurandy. A ideia rendeu frutos e em 1º de janeiro de 2001, Jurandy do Sax fez sua primeira apresentação em um barquinho no Rio Paraíba, tocando o Bolero de Ravel ao vivo no seu saxofone. Com o passar dos anos, a tradição foi sendo aprimorada. Hoje, o músico usa um microfone sem fio e a composição é transmitida em todos os bares da Praia do Jacaré simultaneamente através de uma central de som.

Jurandy conta que já executou o Bolero de Ravel mais de 4 mil vezes e garantiu que não tira férias. “Esteja onde eu tiver eu toco, faz parte do meu ser”, disse. O músico tem um substituto para tocar em seu lugar caso ele precise ficar ausente, mas ele afirma que esses momentos são apenas quando ele sai em viagens de trabalho. “Não adoeço”, brincou Jurandy.

Dependendo da estação do ano, o horário que o sol se põe varia. Porém, como em João Pessoa acontece um dos primeiros crepúsculos do país, Jurandy recomenda que o turista chegue às 16h30 para garantir ver o pôr do sol. No verão, no entanto, é mais comum que o fenômeno aconteça por volta das 17h10.
Hoje, Jurandy do Sax é celebridade na Praia do Jacaré (Foto: Krystine Carneiro/G1)Hoje, Jurandy do Sax é celebridade na Praia do
Jacaré (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Se o turista achar que é melhor não visitar a Praia do Jacaré quando estiver chovendo, Jurandy garante que o espetáculo acontece do mesmo jeito. Segundo ele, pode haver um temporal, mas mesmo assim, ele estará lá. “Certa vez estava chovendo e eu achei que não ia tocar porque não ia aparecer ninguém para assistir. Mas quando cheguei, vi que vinham quatro ônibus vindos do Sul do país e fiz a apresentação. Depois, uma senhora me disse que foi o pôr do sol mais lindo da vida dela. E olhe que ela nem viu o sol”.

O local é mais visitado durante os períodos de férias escolares, em janeiro e em julho. Porém, a movimentação não para durante o resto do ano. “Chegamos a um estágio de turismo permanente. Em baixa temporada, não é tão difícil ter grande movimentação de pessoas”, explicou. Segundo Jurandy, em um dia de fim de semana do mês de janeiro circulam cerca de 10 mil pessoas na Praia do Jacaré.
Lojinha de Jurandy do Sax tem lembranças da Praia do Jacaré (Foto: Krystine Carneiro/G1)Lojinha de Jurandy do Sax tem lembranças da
Praia do Jacaré (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Diversidade de atrativos
“Aqui tem uma diversidade grande de artesanato local e uma praça de alimentação boa onde o turista pode experimentar uma típica tapioca de côco”, indicou Jurandy. O próprio músico tem uma lojinha onde são vendidos CDs e DVDs do espetáculo, camisas, artesanatos e presentes, tudo para lembrar a passagem do turista pelo local. Na Praia do Jacaré, além dos bares, restaurantes e da praça de alimentação, existem lojinhas com produtos da terra e uma Feira de Artesanato.

Um prato que é muito explorado na Paraíba é a tapioca já mencionada por Jurandy. Além da forma tradicional como é servida, com côco e queijo, na Praia do Jacaré pode-se encontrar tapiocas com vários ingredientes inusitados, como a “Francesinha”, que tem banana flambada com whisky, e outras que têm carne de sol e tomate seco e até com rapadura. Os preços variam de R$ 2 a R$ 8.

Os bares e restaurantes também têm seus atrativos. De lá, os visitantes escutam melhor o Bolero de Ravel e têm uma visão privilegiada da apresentação de Jurandy. Depois do pôr do sol começam outras atrações: artistas fazem, desde shows de forró pé-de-serra até MPB. As apresentações no Jacaré chegam até as 20h e o horário pode esticar ainda mais nos fins de semana, dependendo da animação dos clientes.

“Cada um tem uma peculiaridade”, admitiu Jurandy. Com grande variedade de cardápios, ele recomenda que nenhum turista vá embora da Paraíba sem provar uma peixada ou um bom caranguejo no molho de côco na Praia do Jacaré.
Praia do Jacaré tem lojinhas com produtos típicos da Paraíba (Foto: Krystine Carneiro/G1)Praia do Jacaré tem lojinhas com produtos típicos da Paraíba (Foto: Krystine Carneiro/G1)

João Pessoa tem pontos de alagamento após noite de chuva


A madrugada desta terça-feira (24) foi de chuva na capital paraibana. Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), de 1h até as 8h choveu 53,4ml em João Pessoa. A Aesa também adiantou que apenas em uma das quatro áreas de João Pessoa já choveu 166,8 de 1º a 23 de janeiro, o que corresponde a mais que o dobro do esperado para o mês, que seria 80ml.

Com as águas, muitas vias da cidade ficaram alagadas. Segundo a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), há pontos de acúmulo de água no cruzamento das Avenidas Manoel Deodato e Rui Barbosa, no bairro da Torre, das Avenidas Dom Pedro II e Coremas, no Centro e na Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Colégio Nossa Senhora de Lourdes.
Ponto da Avenida Epitácio Pessoa ficou alagado (Foto: Walter Paparazzo/G1)Ponto da Avenida Epitácio Pessoa ficou alagado
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Ainda de acordo com a STTrans, o Rio Cuiá transbordou e ladeira que dá acesso do bairro de Mangabeira ao Valentina também ficou alagada. Devido ao lixo na via, as ruas nas mediações da maternidade Cândida Vargas, em Jaguaribe, também acumularam água por causa de bueiros entupidos.

Nas Avenidas Tancredo Neves e Mardokeu Nacre, próximo à Escola Rui Carneiro, o volume de água é tão grande que a STTrans teve que fazer um desvio pela Avenida Celerina Paiva.

A Defesa Civil também detectou alguns pontos de alagamento em locais próximos a rios. A equipe do órgão está no bairro Treze de Maio, próximo ao Rio das Bombas, para evitar danos à comunidade. A Avenida Tito Silva, no local onde dá acesso ao Castelo Branco, também está com acúmulo de água.

A previsão da Aesa é de que ainda vai chover nas próximas 48 horas na capital. A estimativa é de que a partir desta quinta-feira (26) as águas diminuam.
Água invadiu a calçada e carros tiveram dificuldade de passar (Foto: Walter Paparazzo/G1)Água invadiu a calçada e carros tiveram dificuldade para passar (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Lista de aprovados do vestibular da UFPB é divulgada nesta quarta (25)

A lista de aprovados no Processo Seletivo Seriado (PSS) 2012 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) será divulgada nesta quarta-feira (25) pela Comissão Permanente de Vestibular (Coperve). A relação ficará disponível para consulta no site da Coperve.
Segundo o presidente da Coperve, João Lins, a correção das provas já foi totalmente concluída e resta apenas processar os dados e o desempenho obtido pelos estudantes nos testes. “Estamos com praticamente todos os trabalhos concluídos. Falta apenas a parte de consolidação dos dados, ou seja, inserir as notas nos sistemas e realizar a listagem de classificação, o que ainda não foi feito”, declarou.

Mais de 42,5 mil pessoas se inscreveram no PSS-2012 para concorrer às 4.420 vagas oferecidas pela Universidade Federal da Paraíba. As provas foram aplicadas em duas etapas. A primeira ocorreu nos dias 20 e 21 de novembro de 2011, e a segunda em 18 e 1 9 do mês seguinte. Do total de inscritos, 10.779 foram eliminados na primeira fase do processo. Na segunda fase, mais de 6 mil faltaram e 40 foram eliminados por irregularidades.

Após a divulgação dos resultados do PSS-2012 da UFPB, João Lins recomenda que os aprovados providenciem a documentação necessária para fazer o cadastramento obrigatório da instituição, que ocorrerá entre os dias 31 de janeiro e 8 de fevereiro. “Quem perder esse prazo, ainda terá uma segunda chance nos dias 9 e 10 de fevereiro, quando será feito o cadastramento dos retardatários. Agora, quem perder esses dois prazos, perderá o direito à vaga conquistada no PSS-2012”, alertou João Lins.

A segunda lista de novos candidatos classificados ou remanejados de período será conhecida no dia 17 de fevereiro. Os aprovados nessa listagem deverão realizar o cadastramento nos dias 22, 23 e 24. Já as inscrições para reopção de curso ocorrerão entre os dias 23 e 26 de fevereiro.

Em fuga, ladrão pula em lagoa, mas pede ajuda por não saber nadar


Um ladrão que era perseguido pela polícia em Pucallpa, no Peru, pulou em uma lagoa na tentativa de escapar, mas acabou pedindo ajuda por não saber nadar, segundo reportagem do jornal "El Comercio".
O homem identificado como Julio Ferreyra Valladares teria participado ao lado de outras três pessoas de um assalto a um empresário.
Na fuga, ladrão pulou em lagoa, mas não sabia nadar. (Foto: Reprodução)Na fuga, ladrão pulou em lagoa, mas não sabia nadar. (Foto: Reprodução)
Julio Ferreyra Valladares teria participado de assalto a empresário.  (Foto: Reprodução)Julio Ferreyra Valladares teria participado de assalto a empresário. (Foto: Reprodução)

Mulheres preferem pagar troca de silicone adulterado do próprio bolso

Apesar do compromisso de planos de saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) de bancar a troca das próteses mamárias PIP e Rófil com ruptura, algumas pacientes assustadas preferem pagar suas próprias cirurgias e afastar de uma vez o risco de problemas com os implantes -- mesmo sem sinal de rompimento.

O Ministério da Saúde determinou que os dois sistemas devem cobrir os gastos de exames de diagnóstico e cirurgias para quem tiver implantes das duas marcas. A cirurgia será feita em quem teve rompimento do implante. Fora isso, quem tem histórico familiar de câncer de mama e sintomas de ruptura ou alterações nos exames físicos também poderá fazer a cirurgia.
As duas fabricantes usaram um tipo de silicone impróprio para implantes e sem certificação sanitária. As próteses se rompem com mais frequência do que a média e o material que vaza é perigoso para a saúde.
'O menor problema seria uma irritação'
A farmacêutica Viviane Aquino ainda nem fez o exame para conferir se há ruptura, mas já se decidiu pela troca da prótese – do próprio bolso.
“Eu vou tirar mesmo, independentemente do exame”, afirmou. Em 6 de fevereiro, ela vai retirar o silicone que pôs em janeiro de 2010 e colocar outro no lugar.
A moradora de São Paulo diz que faz os exames de rotina, mas que prefere não arriscar. “Eu faço o exame hoje, vai que acontece uma ruptura no mês que vem. Eu só vou descobrir no outro ano”, exemplificou a farmacêutica.
Como profissional de saúde, Viviane fica ainda mais preocupada com o risco de vazamento. “Sei que a permanência de qualquer material dentro do nosso organismo que não seja cirúrgico pode desencadear diversos problemas, o menor deles seria uma irritação”, ela afirmou.
Com pressa, a farmacêutica nem considerou procurar o SUS. “Hoje, para marcar uma consulta com um ginecologista leva dois ou três meses. O processo levaria um ano, no mínimo”, estimou.
Câncer de mama na família
A pressa levou Patricia Hering Dorow, catarinense de Blumenau, a uma decisão parecida. O histórico de doença na família é um fator que conta a favor na hora de acionar o SUS ou um plano de saúde, mas que também pesa na cabeça de quem está com a prótese da PIP.
A catarinense Patricia Hering Dorow tem histórico de câncer de mama na família (Foto: Arquivo pessoal)Patricia Hering Dorow tem histórico de câncer de
mama na família (Foto: Arquivo pessoal)
“Minha avó teve câncer de mama, então estou preocupada”, afirmou a comerciante. “E minha mãe está na mesma situação”.
O exame de ressonância magnética confirmou que a prótese que Patricia colocou em outubro de 2008 ainda está íntegra.
“O médico que colocou a prótese disse que não tem necessidade de trocar”, ela disse.
Mesmo assim, a mãe de três filhos decidiu procurar outro cirurgião para fazer a troca.
Uma das próteses de Patricia já apresentou um pequeno defeito. “Logo que coloquei, senti que não era consistente”, ela relatou.
“O cirurgião que vai trocar disse que tem uma pequena dobra, não é uma ruptura”, completou a comerciante. “Não é um risco, segundo o médico”.

Como recuperar Orkut


Apesar de o Orkut ter sido superado pelo Facebook em número de usuários no Brasilrecentemente, isso não significa que a rede social que por anos foi a mais popular por aqui e que está fazendo aniversário nesta terça-feira (24), tenha sido abandonada completamente. É o que indica o relatório anual Google Zeitgeist disponibilizado pelo Google sobre os assuntos mais pesquisados no buscador. Entre as pesquisas mais recorrentes, a quarta mais procurada pelos brasileiros em 2011 na categoria “como fazer” é “como recuperar o Orkut”.
(Série “Como fazer”: o G1 publica neste início de ano artigos e reportagens sobre os temas mais buscados em 2011 para o termo “como fazer”, listados pelo Google Zeitgeist.)
Os motivos são diversos. Algumas pessoas procuram manter em atividade o perfil, migrar fotos para o Facebook, acessar comunidades, contatar amigos ou até mesmo acessar o perfil para, em seguida, removê-lo. E, por essa razão, a coluna Tira-dúvidas vai ensinar passo-a-passo como recuperar o acesso à conta do Orkut.

Dados básicos para a recuperação da conta

A rede social possui uma recuperação de login e senha, desde que o usuário faça parte dela. Logo na página inicial do Orkut, em que são informados os dados de login, existe a opção “Não consegue acessar a sua conta?”.
Tela de login para acessar o Orkut (Foto: Reprodução)
Clicando nesta opção, o usuário será redirecionado para a página de recuperação da senha. Porém, para que o sistema funcione, é preciso informar a conta de e-mail ou o usuário que foi cadastrado no perfil do Orkut e depois pressionar o botão “Enviar”.
Antes que a nova senha seja enviada para a conta de e-mail, é preciso redigitar o código de segurança gerado pela sequência de caracteres. Feito isso, é preciso pressionar o botão “Continuar”. Após o Orkut verificar se a sequência de caracteres está correta, o usuário terá a opção de receber um link para a página de recuperação da senha ou receber o código de verificação por telefone.
Página de solicitação de uma nova senha de acesso (Foto: Reprodução)
Neste exemplo, foi escolhida a opção de receber por e-mail o link para a página de recuperação da senha. Para concluir o procedimento, acesse a caixa de entrada da conta de e-mail e clique no link que corresponde à mensagem recebida do serviço do Google. A partir disso, será exibida uma página em que a nova senha poderá ser adicionada. Clique em “Redefinir senha”. Esse procedimento não só irá redefinir a senha do Orkut, mas também a senha da conta no Google. Tal  senha será a mesma para acessar a conta de e-mail no Gmail e a conta no Google Plus.

Usuário não lembra ou não possui acesso à conta de e-mail ou ao número de celular 

Em situações em que o usuário não tenha mais acesso à conta de e-mail informada no perfil ou não tenha mais como receber mensagens no número de celular que também foi informado no perfil, as chances de recuperar a conta no Orkut diminuem. Mas existe a alternativa de responder a um questionário e o serviço do Google tentará checar a veracidade dos dados informados e associá-los com o requisitante.
Página em que o usuário pode escolher entre receber por e-mail o link para a página de recuperação da senha ou receber por SMS o código de acesso (Foto: Reprodução)
Para responder ao questionário e tentar recuperar o acesso ao perfil, clique em “Verifique sua identidade”. Será preciso responder ao máximo de perguntas para permitir que o solicitante seja identificado como proprietário da conta. Nos campos em que for necessário preencher datas, não há problema em não lembrar os dias exatos, mas é preciso ter alguma proximidade do período informado. Ao término do preenchimento do formulário, clique em “Enviar respostas”.
Esse processo pode demorar um pouco, pois os casos são analisados individualmente. A resposta será enviada para a conta de e-mail informada no formulário. Vale salientar que esse procedimento não é 100% garantido, pois ele depende da precisão das respostas informadas no formulário. Caso não seja possível recuperar o acesso por esse procedimento, não haverá outra maneira de acessar a o perfil.
Se você tiver alguma dúvida referente ao procedimento de recuperação, não deixe de postá-la na área de comentários.

'Foi um choque', diz homem que registrou acidente no interior de SP


O empresário de Bauru, no interior de São Paulo, que registrou o momento da colisão entre dois veículos afirma que a situação poderia ter sido bem pior. O acidente aconteceu na tarde do domingo (22) na Rodovia João Cabral Rennó emPiratininga.
Um motorista, que segundo testemunhas teria passado mal, perdeu o controle de uma caminhonete e bateu em outro veículo, que capotou várias vezes.
O acidente foi registrado pela passageira de uma motocicleta, que era guiada pelo empresário Alessandro Aparecido de Abreu. Minutos antes do acidente, ele e a mulher voltavam da Santa Bárbara e perceberam que o motorista da caminhonete não estava bem. “Ele fazia movimento de ziguezague na pista, quase bateu em vários carros e passou no pedágio quase pegando a lateral da cabine. Achei até que a atendente ia parar o motorista, mas, ele seguiu viagem”, lembra Alessandro.
No pedágio, o empresário pediu que a atendente acionasse a Polícia Rodoviária, pois, o motorista poderia causar um acidente.
Ele conta ainda que decidiu registrar a situação ao perceber a atitude do motorista. “Dava para perceber que ele não estava bem e poderia ter evitado o que aconteceu. Poderia ter parado no pedágio, a mulher dele, que estava no carro, disse que pediu várias vezes para ele encostar, era previsível que ia acontecer um acidente. Inclusive ele se livrou de várias situações, poderia ter sido pior”, completa.
Antes da colisão, as imagens mostram que a caminhonete depois de entrar e sair da pista várias vezes, cai no acostamento, o pneu bate na lateral da pista e o veículo atravessa as duas pistas da rodovia batendo com outro veículo, que seguia na direção contrária. Neste momento, Alessandro para a motocicleta e vai ajudar as pessoas do carro que capotou.
Ele conta que ao ver o acidente o que sentiram foi susto e ele não pensou em mais nada a não ser ajudar as pessoas. A mulher dele continuou filmando e registrou o momento em que o motorista do veículo que capotou vai conversar com o condutor da caminhonete. “Eu fiquei impressionado com a calma dele, ele chegou conversando, perguntou se o motorista da caminhonete viu o que ele tinha feito e depois parece que ele se arrependeu de ter falado daquela forma. Voltou e perguntou se o homem estava bem, se ele tinha passado mal, se tinha problema de coração”, afirma Alessandro.
O empresário conta ainda que o motorista que causou o acidente parecia estar em choque, mas, não tinha sinal de embriaguez. “Ele não falava nada, só a mulher disse que ele tinha diabetes e estava passando mal. Acredito que tenha sido isso mesmo, uma fatalidade, mas, que poderia ter sido evitada. Ele andou por 3 quilômetros, mais ou menos, fazendo ziguezague”.
Depois de ajudarem as pessoas no veículo que capotou e acionar a polícia, Alessandro e a mulher seguiram viagem. Apesar do acidente não ter sido grave - os três ocupantes do veículo capotado tiveram ferimentos leves segundo a Polícia Rodoviária-, o empresário disse que ter presenciado a situação é chocante. “Eu já vi a gravação várias vezes e toda vez fico impressionado. Não é fácil testemunhar um acidente, felizmente, as pessoas não se feriram gravemente, mas, poderia ter sido bem pior”, ressalta.
 

Caminhão é incendiado perto de área desocupada em São José


Um caminhão foi incendiado no fim da manhã desta terça-feira (24) em uma avenida próxima ao terreno do Pinheirinho, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, cuja reintegração de posse foi iniciada domingo (22). O veículo prestava serviços para a Prefeitura de São José fazendo o transporte de móveis dos moradores que tiveram que deixar suas casas. No momento do incêndio, o caminhão não levava nenhuma carga. O motorista havia descido para abrir um portão, e ninguém ficou ferido.
Vizinhos conseguiram conter o fogo, mas a cabine do veículo ficou destruída por dentro. Por volta das 12h, policiais militares estavam preservando o local. O dono do caminhão, Leandro Maciel Ribeiro, de 26 anos, relatou ter recebido uma ligação do motorista no fim da manhã contando o ocorrido. “Ele me ligou falando que tinham abordado ele aqui e tocaram fogo no caminhão”, afirmou. Testemunhas que não quiseram se identificar contaram que os responsáveis colocaram o fogo assim que o motorista saiu e fugiram.
O comando da Polícia Militar na operação relatou ter conhecimento da ocorrência, mas ainda não sabia confirmar, no fim da manhã, se era mesmo um ato criminoso. Na noite desta segunda (23), outro carro foi incendiado na região. Desde o início da operação, diversos veículos foram queimados, além de estabelecimentos comerciais. Nesta terça, entretanto, a situação tinha se acalmado, e não há mais manifestações no bairro.
Também dono de caminhões que prestam serviço para a prefeitura, Rubial Ribeiro estava no local do incêndio e se disse preocupado. “Quero saber que garantias vamos ter, depois disso estamos com medo”, afirmou. “Quem vai pagar o caminhão?”

Região de Patos registra chuvas neste mês de janeiro o maior índice foi em São Mamede – 94,3mm



As primeiras chuvas em 2012 começam ser verificadas na região de Patos, trazendo expectativas quanto ao período invernosos deste ano.

Neste mês de janeiro, de acordo com dados fornecidos pela EMATER, municípios como Junco do Seridó, Mãe D’água, Malta, Patos, Santa Luzia, Santa Terezinha, Sabugí, São Mamede e Várzea já tiveram registros.

Embora em alguns destes, os índices tenham sido pequenos e em outros polarizados não tenham ocorrido precipitações a exemplo de Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Passagem, Quixaba, Salgadinho, São José de Espinharas e São José do Bonfim.

Como estava prevendo a meteorologia começou chover no sertão paraibano, em Patos, por exemplo, a chuva foi observada nos registros dos dias 21 (3,0mm), e de forma fina 22 e 23, não passando de 0,0mm no pluviômetro do órgão vinculado ao governo do estado.

Pelos dados (até hoje) choveu neste mês de janeiro nos seguintes municípios: Junco do Seridó (18mm), Mãe D’água (4,9mm), Malta (13.5mm), Patos (3mm), Santa Luzia (12.5mm), Santa Terezinha (45.2mm), Sabugí (54mm), São Mamede (94.3mm) e Várzea (22mm).

Já em relação as ultimas chuvas registradas nesta segunda-feira (23), choveu 12,5mm e Junco do Seridó, Mae Dágua 0,6m, Sabugí 4.2mm, São Mamede 20.3mm e Várzea 1.0m.

Nesta segunda-feira (23), a meteorologia está prevendo mais chuvas para a região o que pode acontecer em áreas isoladas no decorrer do dia ou período noturno.

Patos Online/Marcelino Neto

Vergonha: Patos ocupa 5ª posição no ranking dos vereadores da PB que fazem ‘farra’ com diárias




Um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) aponta que os vereadores paraibanos abusam do recebimento das diárias recebidas e chegaram a gastar quase meio milhão de reais.
Os dados revelam que 342 vereadores dos 223 municípios paraibanos receberam R$ 496.354,64 em diárias entre os meses de janeiro e outubro de 2011.
Os primeiros lugares do ranking dos gastadores de diárias estão os presidentes das Câmaras.
A lista é liderada por Marcos Barros de Sousa (PSDC), parlamentar de Cajazeiras, que recebeu R$ 12,9 mil de janeiro a outubro de 2011.
Em segundo lugar, está José Muniz de Lima (PSDC) do Conde, que embolsou R$ 11,9 mil.
O terceiro é o vereador de Princesa Isabel, Domingos Sávio Maximiano Roberto, que recebeu R$ 11,1 mil.
O quarto lugar foi ocupado por Cícero Bernardo Cezar (PR), presidente da Câmara de Cacimbas, que faturou R$ 10,89 mil.
A cidade de Patos ficou com a quinta posição do ranking com o Presidente da Câmara Marcos Eduardo Santos (PMDB) que se beneficiou com R$ 9,8 mil por cinco diárias para local não informado ao Sagres do TCE.
As justificativas dos vereadores parecem seguir a mesma regra e são quase sempre iguais. De acordo com eles, os valores foram usados para pagar despesas com hospedagens, alimentação e transporte durante viagens para João Pessoa, Campina Grande e outras cidades do Estado e também para as cidades de Natal, Recife e Brasília, com o objetivo de participar de congressos e cursos de qualificação.
Embora tenha ocupado a quinta colocação no ranking dos “esbanjões” por ter recebido de uma vez só quase R$ 10 mil, a justificativa do Presidente da Câmara de Patos Marcos Eduardo é a que chama mais atenção.
De acordo consta no Sagres, o dinheiro recebido pelo parlamentar foi referente a cinco diárias para local não informado. Sendo assim, o valor de uma diária saiu por quase R$ 2 mil
Procurado pela imprensa, Marcos Eduardo atendeu ao telefonema e ao tomar conhecimento do assunto se passou por um assessor e disse: “O vereador está em João Pessoa”. Perguntado se havia outro número de telefone que fosse possível falar com o vereador, respondeu que não. Segundos depois, solicitou que fosse deixado um contato para retorno. “Assim que ele (Marcos Eduardo) ligar eu passo o recado para que ele entre em contato”, disse o vereador se passando por assessor.
Minutos depois, quem atendeu ao telefone foi uma mulher que se identificou com sendo a esposa de Marcos Eduardo Santos. Ela disse que estava em João Pessoa com o vereador e que “ele deu uma saidinha e deixou o telefone no carro, mas volta daqui a pouco”.
Mesmo após várias tentativas para falar com o parlamentar, ele não mais atendeu às ligações, nem retornou para os números que foram deixados.
Com os R$ 9,8 mil recebidos por Marcos Eduardo por cinco diárias, seria possível passar 13 dias viajando por Madrid, Paris e Londres, com direito a translado, visitas a museus, parques e passagem aérea. Ainda sobrariam R$ 4,4 mil. Isto porque um pacote (promocional) de viagem para três capitais da Europa custaria R$ 5,34 mil.
MaisPatos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...