terça-feira, 23 de abril de 2013

Webcam registra roubo e homem sendo esfaqueado em Praia Grande


Três criminosos entraram em uma casa durante a madrugada, roubaram e esfaquearam um morador de Praia Grande, no litoral de São Paulo. O que eles não esperavam é que uma câmera instalada em um computador, que estava na frente deles, pudesse registrar toda a ação.

Um morador de 59 anos estava dormindo quando três homens entraram na casa, por volta das 2h. Eles foram até o quarto e surpreenderam o morador, que estava deitado. Um dos criminosos ficou ameaçando o morador com uma faca enquanto os outros procuraram dinheiro. Os assaltantes encontraram R$ 400, mas queriam mais. Um dos criminosos chegou a cortar o pescoço do morador, que não pôde reagir. Depois, outro homem dá várias facadas na vítima. Em seguida, eles vão embora com o dinheiro.

A vítima ficou com ferimentos de faca na barriga, nas costas e no pescoço. Ele conseguiu ir até a porta da casa e pedir socorro. O morador ficou internado por quatro dias e teve alta médica.

Toda a ação dos criminosos foi gravada pela câmera de um computador do quarto, que estava ligada. O equipamento registrou todas as ameaças e os momentos mais impressionantes do roubo. A Polícia acredita que o crime foi uma tentativa de latrocínio. "Ele foi torturado para dizer onde estava esse dinheiro que ele provavelmente tinha. Na verdade ele não tinha. Ele só tinha esses R$ 400, que foi a quantia que foi subtraída", explica o delegado Marcos Roberto da Silva. Nas imagens é possível ver o rosto dos criminosos, o que ajudará a encontrá-los. "Os indivíduos não são conhecidos. Nós já fizemos várias diligências. Já verificamos o nosso acervo fotográfico e pedimos, inclusive, a ajuda de outros policiais de outras unidades", finaliza o delegado.
Quem tiver qualquer informação sobre os criminosos pode ligar para o 181 ou 3477-6733, na Delegacia de Praia Grande.
G1

Astrônomos confirmam que bola de fogo no céu da Argentina era meteoro


Astrônomos argentinos confirmaram à imprensa local que a bola de fogo vista no céu do norte do país na madrugada de domingo (21) era um meteoro. Além do clarão, o fenômeno provocou um forte barulho e até pequenos tremores nas províncias de Santiago del Estero, Chaco, Salta, Córdoba, Tucumán e Catamarca.
“À noite, é possível observar entre cinco e dez meteoros por hora, e em geral são do tamanho de um grão de areia. O que aconteceu ontem [domingo] foi um bólido de um tamanho maior. Uma rocha de 40 a 45 centímetros que ingressou [na atmosfera] a mais de 130 mil quilômetros por hora”, afirmou Jorge Coghlan, diretor do Observatório Astronômico de Santa Fé, em entrevista à Rádio Continental.
Segundo o astrônomo, o meteoro se desintegrou devido ao atrito com a atmosfera – o que provocou o clarão e o estrondo. Por isso, mesmo se tiver restado algum pedaço, será muito difícil localizá-lo. Pela nomenclatura usada pelos cientistas, se algum pedaço for encontrado, será chamado de meteorito; antes disso, a rocha em contato apenas com a atmosfera recebe o nome de meteoro.
Mariano Ribas, coordenador da área de Astronomia do Planetário de Buenos Aires, afirmou que o meteoro do norte da Argentina tem uma semelhança com o que caiu na Rússia e deixou mais de mil feridos em fevereiro.
“A origem é semelhante, mas esse foi muito inferior a aquele, ainda que daquela vez, pela força do impacto, só foi possível resgatar poucos fragmentos do meteorito”, afirmou o cientista ao jornal “Clarín”.
Ao longo dos últimos dias, a Terra foi atingida por uma chuva de meteoros, que ocorre quando o planeta cruza a órbita de algum cometa e alguns fragmentos muito pequenos penetrem a atmosfera.
G1

Lula terá coluna mensal distribuída pela agência do 'New York Times'


Lula com Michael Greenspon, diretor-geral do serviço de notícias do New York Times.  (Foto: Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)Lula com Michael Greenspon, diretor-geral do serviço de
notícias do NYT (Foto: Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
O Instituto Lula informou nesta terça-feira (23) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fechou um contrato com o "The New York Times" e terá uma coluna mensal distribuída pela agência de notícias do jornal norte-americano.
Segundo a assessoria do ex-presidente, os textos assinados por Lula serão distribuídos pelo serviço de notícias do "New York Times", mas não serão necessariamente publicados na versão impressa do prestigioso jornal.
"A coluna tratará de política e economia internacional, e de iniciativas para o combate à fome e à miséria no mundo", informou o Instituto Lula, em comunicado.
O contrato com o "New York Times" foi fechado na segunda-feira, nos Estados Unidos, quando Lula se reuniu com Michael Greenspon, diretor-geral do serviço de notícias da companhia. A duração do contrato não foi informada.
Segundo a assessoria de Lula, este é o primeiro contrato de coluna assinado pelo ex-presidente com uma empresa de comunicação.A "estreia" de Lula como articulista do serviço de notícias do "New York Times" deve ocorrer em junho, mas ainda não há confirmação sobre a data da publicação do primeiro artigo.
Lula já havia colaborado com o periódico norte-americano, que cedeu espaço para um artigo escrito pelo ex-presidente sobre a morte de Hugo Chávez. O texto traduzido do português para o inglês foi publicado no dia 7 de março. Na ocasião, a assessoria de imprensa do Instituto Lula informou que o ex-presidente negociava com o "The New York Times" para se tornar colunista mensal da agência de artigos do jornal.
G1

Ana Maria Braga fica de repouso após ser atropelada ao vivo no 'Mais Você'


Acidente com Ana Maria Braga. (Foto: Reprodução/ TV Globo)Acidente com Ana Maria Braga. (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Após ser atropelada ao vivo enquanto apresentava um veículo inteligente no programa'Mais Você' desta segunda-feira (22), a apresentadora Ana Maria Braga deixou um recado para os fãs e não comandou o matinal na edição desta terça (23). Ela agradeceu o carinho e confirmou que vai voltar ao trabalho na quarta (24). (veja o vídeo do acidente)
O companheiro diário da apresentadora, Louro José, confirmou ao telespectadores que ela levou alguns pontos na boca e que passou por alguns exames. O programa desta terça-feira foi um especial com melhores momentos e matérias já apresentadas.
Ana Maria Braga levou cinco pontos na parte interna da boca e não sofreu fraturas, como confirmaram a radiografia e a tomografia às quais ela foi submetida. Apesar disso, ela preferiu ficar de repouso e agradeceu as mensagens de carinho dos fãs. Inicialmente, a assessoria da apresentadora havia informado que ela retornaria nesta terça. (confira o vídeo com o recado da apresentadora)
"Ela foi proteger o rosto e machucou os dedos. Ela sofreu escoriações no dedo e no canto direito da boca, mas está bem. Saiu daqui andando e foi com o doutor Guilherme Furtado para o hospital para fazer os exames", contou a diretora geral do Mais Você, Viviane De Marco.
O incidente

A apresentadora testava um veículo que funciona sem motorista dentro do Projac. Durante a entrevista, o veículo se movimentou inesperadamente e a porta dianteira, do lado do carona, atingiu Ana Maria Braga.

O médico, que tem um quadro no programa, chamado SOS Mais Você, foi ao Projac para acompanhar Ana Maria até o hospital.

Após o acidente, a apresentadora recebeu os primeiros atendimentos, se recuperou e conseguiu voltar ao programa. Ela tomou um analgésico, seguiu trabalhando e ainda fez reunião de pauta antes de seguir para o hospital. "Foi só um susto", disse ao G1 a diretora Viviane De Marco.

'Falha humana', diz professor
O professor Alberto Ferreira de Souza, coordenador do projeto do carro automático desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), informou que o acidente com a apresentadora Ana Maria Braga ocorreu devido à "não realização de alguns procedimentos técnicos de segurança". Ele mostrava o carro para Ana Maria quando ocorreu o acidente.

O professor disse que houve falha na hora de mudar o sistema de automático/robô para manual/ser humano. "Fui destravar para abrir a porta traseira e não verifiquei que o freio não estava puxado. O processo não foi feito corretamente. Quando desativei o robô e passei para o controle manual, o carro começou a descer. Tentei ativar o freio, mas o carro já estava em movimento e não consegui. A porta do carona estava aberta e atingiu a Ana Maria, mas ainda bem que não houve nada grave. Ela se preocupou em nos tranquilizar. Foi um acidente", conta.
Outra falha apontada por Alberto foi o fato de ele não estar com o "sistema de parada de emergência" em mãos. "Tínhamos combinado de eu iria no banco de trás do carro, acompanhando, mas a Ana Maria pediu para ir dirigindo sozinha e não vi problema. Só que o sistema de parada de emergência, que ficaria na minha mão, ficou dentro do carro e eu não percebi. Como mudamos o script, não fiz os procedimentos que deveria fazer durante a parada do carro, no início, e depois não consegui parar quando precisou",  diz o professor.
Alberto de Souza afirma que a falha foi humana e explica que o carro, enquanto estava no comando de robô, não apresentou nenhum problema. "Tanto que o carro estava parado, porque o último comando dado ao computador foi stop. O carro andou quando passei para o modo manual sem verificar o freio", reforça.
G1

Gases oriundos de teste nuclear são detectados na Coreia do Norte


Gases nobres radioativos que poderiam ser atribuídos ao teste nuclear da Coreia do Norterealizado em fevereiro foram detectados, disse a Agência de Controle de Testes Nucleares (CTBTO) nesta terça-feira (23), fornecendo a primeira evidência possível da explosão.
"Foram identificados dois isótopos radioativos do gás nobre xenônio, 131 m-xenon e xenon-133, que fornecem informações confiáveis ​​sobre a natureza nuclear da fonte", disse a entidade.  E explicou ainda que a proporção destes isótopos está "em conformidade com um caso de fissão nuclear há mais de 50 dias."
Na época, o teste norte-coreano foi detectado quase em tempo real por sensores sísmicos do mundo todo, mas nas semanas imediatamente posteriores não foram detectados traços radioativos que representassem uma prova conclusiva."Isso coincide corretamente com o teste nuclear realizado em 12 de fevereiro de 2013, 55 dias antes da medição",  informou a entidade, que defende a proibição total desse tipo de teste.
A descoberta desses gases por uma estação localizada em Takasaki, Japão, a 1.000 quilômetros do local do teste, ainda é insuficiente para responder às interrogações sobre o material físsil utilizado pelos norte-coreanos, seja urânio enriquecido ou plutônio.

Annika Thunborg, porta-voz da Organização para o Tratado Abrangente de Proibição de Testes Nucleares disse que "a detecção do gás radioativo aconteceu em 9 de abril, quase dois meses depois do teste subterrâneo que Pyongyang diz ter feito. Por causa da demora na coleta dos chamados gases nobres gerados pela detonação, é impossível saber se a arma testada era à base de plutônio ou urânio".

A Coreia do Norte havia utilizado plutônio em dois testes nucleares anteriores, em 2006 e 2009. Caso se confirme que foi utilizado urânio enriquecido para seu terceiro teste, isso significa que o país superou uma etapa tecnológica significativa em seu desenvolvimento atômico.
G1

Fim do impasse: Em reunião com Aracilba, comando de greve da UEPB deve chegar a consenso



Na tarde desta terça-feira (23), representantes do comando de greve da UEPB, o líder do governo, Hervásio Bezerra (PSDB) e a secretária de finanças do Estado, Aracilba Rocha, estarão reunidos no gabinete da secretária buscando soluções para a paralização que já dura 60 dias.

O impasse que será discutido reside na disposição do governo em confirmar o repasse de R$ 10 milhões presentes no orçamento, e não vetados, a instituição.

De acordo com o comando geral da greve, o repasse deste montante seria defetivo para a resolução das reivindicações e encerramento da greve.

Prefeito que não aplicar 25% em educação fica inelegível

Está na Constituição Federal: estados e municípios devem aplicar o percentual mínimo de 25% da receita em educação. O problema é que nem sempre isso acontece e a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) tem opinado pela inelegibilidade de candidatos ao cargo de prefeito que não tenham cumprido a obrigação em mandatos anteriores, ainda que os percentuais de omissão sejam mínimos. Um dos casos recentes que chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tratou da omissão de 2,5%; em outro, o percentual aplicado em educação alcançou 24,11%, quando a Constituição exige o mínimo de 25%.
José Luiz Rodrigues teve o pedido de registro de candidatura negado por maioria no recurso especial eleitoral (Respe 24659). As contas de gestão de 2008 do candidato, como prefeito de Aparecida (SP), foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas de São Paulo, por não ter aplicado o limite mínimo na área de educação e a decisão foi mantida pela Câmara Municipal de Vereadores. O juízo de primeiro grau deferiu o registro do candidato e o Tribunal Regional Eleitoral reformou a sentença, sob o fundamento de que o candidato deixou de aplicar recursos na área de educação, configurando-se ato doloso de improbidade administrativa.
Em parecer, a vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, afirmou a existência de dolo, ressaltando que o mínimo exigível de um administrador público é o conhecimento das normas que disciplinam, limitam e condicionam a sua atuação. “Com efeito, na situação dos autos, ao afastar-se o gestor público da disciplina legal que, na hipótese, impunha uma conduta, evidencia-se a vontade de obter um fim dissociado do interesse público, circunstância a revelar, de forma inequívoca, o dolo”, destacou.
Foi o primeiro caso analisado pelo TSE no âmbito das eleições de 2012. Em seu voto, a relatora, ministra Nancy Andrighi, destacou que tem-se a educação como direito indisponível, prioritariamente garantido, na esfera municipal, para o ensino infantil e fundamental e imune à discricionariedade do agente político. Já a ministra Cármen Lúcia explicou que tanto faz se a não aplicação do mínimo refere-se a resíduo de 0,5% ou mais ou menos.
Princípio constitucional – Outro caso já negado em sede de agravo regimental (AgR-Respe 7486) foi de David José Martins Rodrigues, candidato ao cargo de prefeito do município de General Salgado (SP). Além de irregularidade na ausência de pagamento de encargos sociais, verificou-se que o percentual aplicado em educação alcançou somente 24,11%.
De acordo com o parecer de Sandra Cureau, trata-se de ato doloso de improbidade administrativa que enseja a inelegibilidade prevista na alínea “g” do inciso I do art. 1º da Lei Complementar 64/90. Segundo o dispositivo, são inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente para as eleições que se realizarem nos 8 anos seguintes.
Conforme explicou Sandra Cureau no parecer, os princípios constitucionais que regem a administração pública não se esgotam no artigo 37 da Constituição da República. “Assim, é inegável que as disposições inerentes à educação determinam o agir da administração – tanto isto é verdade, que a não aplicação dos percentuais mínimos de recursos em educação pode ensejar a intervenção do Estado no Município, nos termos dos arts. 34, VII, ‘e’, e 35, III, da Constituição da República”, lembrou.
Fonte: http://andradenoticias.com

Registros profissionais poderão ser solicitados pela internet


Na nova carteira, são valorizados os mecanismos contra fraudesOs trabalhadores das 14 categorias que dependem de registro para exercer a profissão poderão solicitá-lo via internet, a partir desta segunda-feira (29). Atualmente, a concessão do registro, feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), só pode ser feita mediante a apresentação do profissional nas superintendências do trabalho, com a documentação exigida. Para retirar o registro, a superintendência estabelece um prazo, sem que o profissional possa acompanhar o processo.
O novo sistema vai estar disponível na segunda-feira para os seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul serão os próximos estados a ser incluídos no novo sistema. No Distrito Federal, onde foram feitos os testes para a informatização, os registros online já podem ser feitos desde novembro do ano passado.
“O sistema vai facilitar a vida dos trabalhadores e em breve pretendemos tê-lo implantado em todo o país”, disse, em nota, o ministro do Trabalho, Manoel Dias.
Por meio do Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb), o trabalhador tem de informar, via internet, dados pessoais e relativos ao registro pretendido. Em seguida, será gerado um número de solicitação, discriminando a documentação que deverá ser protocolada na superintendência do Trabalho mais próxima do requerente. A partir de então, todo processo poderá ser acompanhado pela internet.
O registro profissional é um cadastro obrigatório a todos os trabalhadores que exercem atividades regulamentadas por legislação própria, entre os quais publicitários, jornalistas, artistas, radialistas, secretários e sociólogos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...