quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

João Pessoa é a segunda capital mais violenta do país, aponta estudo

Em 10 anos a capital paraibana registrou um crescimento de 157,1 no número de homicídios, de acordo com o Mapa da Violência 2012. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (14) e aponta João Pessoa como a segunda capital mais violenta do pais. O estudo foi elaborado com base em informações do Ministério da Justiça e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

Os dados coletados entre 2000 e 2010 mostram que no primeiro ano a capital teve 226 assassinatos. Já em 2010, o número subiu para 581. No período analisado a taxa de homicídios saltou de 37,8 para 80,3. Ou seja, João Pessoa subiu onze posições no ranking, saindo da 13ª locação para 2ª.
A capital paraibana perde apenas para Maceió (AL) na taxa de homicídios registrados 2010. A capital alagoana teve 1.025 homicídios no ano passado e registrou uma taxa de 109,9. Em terceiro lugar ficou Vitória (ES) com taxa de 67,1.
A Paraíba ocupa ocupa 6º lugar no ranking nacional de violência. Em 2000, o estado ocupava a 20º lugar com taxa de 15,1 e 519 assassinatos. Já em 2010, foram registrados 1.454 homicídios e taxa de 38,6. De acordo com o estudo, o crescimento significativo na taxa violência foi registrado no período entre 2004 e 2010, que em poucos anos superou a média nacional. Nessa fase as taxas do estado mais que duplicam nos seis anos, passado de 18,6 para 38,6 homicídios em 100 mil.
No ranking dos estados mais violentos quem ocupa a primeira posição é Alagoas (66,8). Em seguida estão Espírito Santo (50,1), Pará (45,9), Pernambuco (38,8) e Amapá (38,7).
A Região Metropolitana de João Pessoa ficou em 3º lugar no ranking. Além da capital, inclui os municípios de Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto e Santa Rita. Entre 2004 e 2010 a taxa da região metropolitana (RM) passou de 32 para 72,9 homicídios em 100 mil habitantes, crescimento de 128,1% , ou seja, 14,7% ao ano.
A taxa de 72,9 coloca a RM de João Pessoa em 3º lugar no mapa da violência, depois da RM de Maceió e a de Belém, entre as 33 regiões metropolitanas analisadas. Ainda pela pesquisa a taxa de homicídios no interior da Paraíba também cresceu. Ficou em 10,5% ao ano.
Mudanças
O estudo observou que na década o número de homicídios diminui em João Pessoa em Campina Grande. Em 2000, eles foram responsáveis por 67,6% do total de homicídios do estado. Já em 2010 essa participação caiu para 55%.
Em compensação, aumentou fortemente a participação de municípios com menos de 100
mil habitantes, que são a grande maioria do estado. Esses municípios, que em 2000 foram
responsáveis por 25% do total de homicídios, para 2010 passam para 35% do total.
O estudo destacou o crescimento neste campo para os municípios de 50 até 100 mil habitantes, onde Cabedelo e Bayeux, da nova região metropolitana apresentaram um forte crescimento em seus níveis de violência.

Passeio ciclístico na Paraíba chama atenção para malefícios do cigarro


A campanha 'Brasil sem cigarro', lançada pelo médico Drauzio Varella no Fantástico em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), ganhará mais um reforço no domingo (18), desta vez em João Pessoa. Um passeio ciclístico pretende chamar a atenção da população sobre os malefícios causados pelo tabagismo à saúde dos fumantes ativos e passivos. O evento é realizado em conjunto pela Associação Médica da Paraíba, Sociedade de Pneumologia, Unimed e TV Cabo Branco.
A concentração acontecerá às 8h na Lagoa, situada no Parque Solon de Lucena, no Centro da cidade. No percurso, os ciclistas passam pela Avenida Epitácio Pessoa e seguem até o Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú.
Segundo a organização, qualquer interessado pode participar do passeio gratuitamente. Os primeiros ciclistas que chegarem ao destino final ganharão camisetas da campanha e concorrerão ao sorteio de uma bicicleta.
Tabagismo
Cerca de 25 milhões de brasileiros são fumantes. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 200 mil pessoas no país morrem por ano em decorrência do cigarro. Quem fuma adoece com uma frequência duas vezes maior que um indivíduo livre do vício. Também tem pior resistência física, fôlego, aparência e desempenho nos esportes e na vida sexual.

Relator vota no TRE-PB por cassação de prefeito de Campina Grande, PB

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba colocou em pauta na terça-feira (13) mais um pedido de cassação contra o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB). O gestor é suspeito de ter praticado abuso de poder político e econômico nas eleição de 2008. O relator do processo, o juiz João Batista Barbosa, votou pela cassação do mandato de Veneziano. O julgamento foi adiado após um pedido de vista do juiz Miguel de Britto Lyra.

Este é o último processo contra o prefeito de Campina Grande relativo às eleições de 2008. De acordo com a defesa de Veneziano ele já foi julgado em outras seis ocasiões, sob as mesmas acusações, e o Tribunal Regional Eleitoral o absolveu em todas.
 Em um voto longo que durou mais de duas horas, o juiz João Batista Barbosa entendeu que ficou muito bem configurado o abuso de poder político com viés econômico. Ele considerou três dos nove pontos da acusação: a utilização de propaganda institucional durante o período vedado, distribuição de fardamento escolar em período vedado e a utilização de recursos do Fundo Municipal de saúde em conta de campanha eleitoral.

Após pedido de vista Miguel de Britto Lyra, os demais juízes decidiram esperar para prosseguir com o julgamento. O juiz tem duas sessões para apresentar seu voto, sendo que a última sessão do TRE em 2011 acontece na próxima sexta-feira (16) e por isso a continuidade do julgamento pode ficar para 2012.

O processo contra Veneziano foi movido pelo segundo colocado no pleito de 2008, o atual vice-governador Rômulo Gouveia (PSD).

Elefante usa a tromba para pegar 'gorjeta' em zoo no Paquistão


Um elefante foi fotografado no domingo (11) usando a tromba para pegar uma "gorjeta" no zoológico de Islamabad, no Paquistão. Visitante deu uma nota de 10 rúpias paquistanesas ao animal.
Elefante foi fotografado usando a tromba para pegar 'gorjeta' no zoo de Islamabad. (Foto: Aamir Qureshi/AFP)Elefante foi fotografado usando a tromba para pegar 'gorjeta' no zoo de Islamabad. (Foto: Aamir Qureshi/AFP)
Visitante deu uma nota de 10 rúpias paquistanesas ao animal. (Foto: Aamir Qureshi/AFP)Visitante deu uma nota de 10 rúpias paquistanesas ao animal. (Foto: Aamir Qureshi/AFP)

Muricy se irrita com perguntas sobre falhas e descarta ‘sorte’ na vitória


Minutos depois de o Santos ter batido o Kashiwa Reysol por 3 a 1, na estreia do Mundial de Clubes, o técnico Muricy Ramalho demonstrou certa irritação sobre os constantes questionamentos a respeito do sistema defensivo do Peixe (reveja os gols no vídeo abaixo). Apesar do placar elástico, o Alvinegro foi pressionado até os últimos minutos do jogo pelos japoneses. Os gols de Neymar, Borges e Danilo – Sakai descontou – colocaram a equipe brasileira na final da competição.
- No Brasil é assim: se dá importância ao sistema defensivo, criticam o ataque. Se vai para o ataque, dizem que tem de defender. Então, temos de fazer o que achamos melhor – afirmou o treinador, incomodado.
Mais tarde, Muricy admitiu que o time sofreu principalmente pelo lado esquerdo, onde o lateral Sakai se arriscava constantemente ao ataque. Durval, zagueiro improvisado no setor, teve problemas com a marcação.
- Ele sentiu dificuldades porque o lado direito deles (Kashiwa Reysol) é forte. No segundo tempo o Sakai foi muito ao ataque. São dificuldades que não estamos acostumados porque sempre marcamos bem com o Durval na esquerda. E a dificuldade contra o Barcelona (possível adversário na final) será maior porque a qualidade individual deles é superior a dos japoneses. Mas não devemos marcar como hoje. Vamos melhorar bastante.
Por fim, o treinador santista ainda se incomodou com uma pergunta sobre a sorte que o Santos teve na disputa com os japoneses. Além do gol sofrido, o time teve de suportar a pressão até o fim da partida e se assustou com uma bola na trave de Sawa.
- Não é sorte, é competência e fomos bem nas finalizações. Futebol é assim, competência. Nos outros dois jogos o Kashiwa já tinha mostrado que é um time de qualidade e organizado. Não teve surpresa nenhuma.

Claudia Leitte canta com o filho Davi em gravação de DVD


Claudia Leitte disse ter ficado surpresa com a desenvoltura do filho Davi, 2 anos, quando ele subiu ao palco do Teatro Castro Alves e roubou a cena na gravação do DVD Verde e Amarelo. Ela contou que o menino ficou insistindo par o pai deixá-lo sair da plateia e subir para cantar com a mãe a música Locomotion batucada.
A cantora não sabe se a participação especial do filho vai aparecer no DVD ou nos extras da gravação. "Eu sei lá o que vai ser. Eu me vi muito em meu filho naquela hora. Vi uma sede de palco que parecia a minha quando eu tinha a idade dele. Ele tem só 2 anos e 10 meses."
Claudia disse que não foi a primeira vez que o filho encarou a plateia de um show seu. "Em um evento fechado em São Paulo, ele fez isso. Agora, eu fico pensando, será que ele vai ser artista? Dá uma certa aflição porque tem essas coisas [câmeras] em cima dele, mas ele lida tão bem com isso e ele subiu lá na frente. O pai dele falou que ele [Davi] ficou insistindo 'eu quero subir lá agora e cantar Locomotion batucada'. Foi muito bom."
A gravação do DVD teve apenas uma interrupção durante a música 'Falando sério'. Os hits Magalenha e Mas que nada - que tiveram a participação especial de Sergio Mendes -, e Incendeia precisaram ser regravadas após o fim da apresentação de duas horas.
Claudia Leitte contou com as participações especiais de Tico Santa Cruz, Carlinhos Brown – que assina os arranjos do show –, Gracinha Leporace, Max Vianna e Henrique Cerqueira.
Claudia Leitte grava DVD no Teatro Castro Alves com participações especiais de Carlinhos Brown, Sérgio Mendes, Tico Santa Cruz e Max Viana. (Foto: Divulgação / Fábio Nunes)Claudia Leitte grava DVD no Teatro Castro Alves com participações especiais de Carlinhos Brown, Sérgio Mendes, Tico Santa Cruz e Max Viana. (Foto: Divulgação / Fábio Nunes)
O showCom repertório intimista, dedicado a músicas de MPB, Claudia Leitte só quebrou o andamento lento das músicas com "No carnaval de Salvador", que contou com uma percussão mais aparente e parecida com a forma de cantar e se apresentar da cantora.
Claudia Leitte surpreendeu o público logo de cara, quando surgiu por trás da área da plateia e cantando a música "Pássaros". Em seguida, ela entoou "Dois caminhos" e "A noite dos jangadeiros".
Nega Lora, apelido dado pelo músico Carlinhos Brown, apresentou uma composição sua em homenagem ao marido Marcio Pedreira, "Bem-vindo amor". Em seguida, ela variou o repertório com "Telegrama", de Zeca Baleiro.
Claudia Leitte grava DVD duplo 'Verde e Amarelo', em Salvador, na noite desta terça-feira (13). (Foto: Divulgação / Fábio Nunes)Claudia Leitte grava DVD duplo 'Verde e amarelo', em Salvador, na noite desta terça-feira (13). (Foto: Divulgação / Fábio Nunes)
O cantor Max Viana foi o primeiro convidado a subir ao palco. Ele cantou "Sorri, sou rey".
A primeira troca de figurino, feito pela grife Água de Coco, aconteceu na música "Afaste-se de mim". Depois de "Crime", em dueto com Henrique Cerqueira, Claudia cantou "Falando sério", quando ela mesma notou um erro de sincronia dela com os músicos e reiniciou o hit com naturalidade.
Tico Santa Cruz dividiu o palco em homenagem a Cazuza, cantando "O tempo não para". Ao fim do dueto, o cantor fez uma ode ao amor como solução dos problemas modernos.
Claudia Leitte canta "Você existe em mim" e sai do palco para a segunda troca de roupa.
Sergio Mendes
Enquanto isso, Gracinha Leporace e Sérgio Mendes cantam "Mas que nada". A loira volta para "Magalenha" com o conterrâneo. "Adorei o convite de Claudia. Gostei muito da naturalidade dela, da energia dela no palco. Estou muito feliz por participar deste DVD", disse o músico radicado em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Claudia Leitte retomou o show com"Sambah" e trocou novamente de figurino para cantar "Mestre sala dos mares".
Em homenagem a Batatinha, ícone do carnaval baiano, Carlinhos Brown surgiu em meio aos integrantes do coro, posicionado ao fundo do palco, e canta "Pra todo efeito" e "Repente negalora". "Ele é um gênio. Ele não quis me mostrar a música, que foi escrita por ele dois dias antes do show. Se eu não incorporasse o personagem no palco, acho que eu desabaria em choro", disse a cantora.
Durante a música "Black man", Claudia pediu aos fãs para se aproximarem do palco. Ela emenda "Locomotion batucada" com parte do público aos pés, colados no “gargarejo”. O filho Davi quebrou ainda mais o gelo e surgiu sorrateiro para abraçar a mãe, mas começou a cantar com Claudia.
A gravação da primeira etapa do DVD duplo encerrou por volta da 0h10 desta quarta-feira (14).
A arrecadação do show será revertida para o Hospital Aristides Maltez, referência no tratamento do câncer na Bahia.

Polícia encontra corpo de mulher em casa de atirador de Liège


A polícia da Bélgica encontrou o corpo de uma mulher em um abrigo que pertence ao atirador que matou cinco pessoas e cometeu suicídio em Liège na terça-feira.
Segundo as autoridades belgas, o corpo foi encontrado com um ferimento a bala na cabeça e seria de uma mulher de cerca de 45 anos que trabalhava para um dos vizinhos do atirador.
A promotora pública Daniele Reynders informou, durante uma entrevista coletiva, que também foram encontradas no abrigo duas armas e muita munição. Mas nenhuma mensagem foi deixada pelo atirador.
Segundo as autoridades, o atirador, Nordine Amrani, usava o abrigo também para cultivar maconha.
Amrani lançou seu ataque na tarde de terça-feira contra a praça central de Liège. O ataque, com armas e granadas de mão, deixou quatro mortos.
Dois adolescentes e uma mulher de 75 anos morreram e um bebê de 17 meses morreu no hospital devido aos ferimentos, horas depois do ataque. Os disparos foram feitos do alto de um prédio, de onde o atirador jogou granadas, ferindo cerca de 125 pessoas, antes de cometer suicídio.
O Ministério do Interior belga informou que quatro pessoas ainda estão em estado grave.
O atirador, de 32 anos, já havia sido condenado em 2008 por porte ilegal de armas. Ele saiu de casa com uma pistola e três granadas dentro de uma bolsa, segundo a promotora da cidade.
'Caso isolado'
O primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo, afirmou que este foi um 'caso isolado'.
'Este é um caso isolado. Não é terrorismo', afirmou.
A cidade de Liège vai fazer um minuto de silêncio e uma vigília nesta quarta-feira em homenagem às vítimas do ataque.
Segundo o correspondente da BBC na cidade Matthew Price, a praça onde onde ocorreu o ataque, Place Saint-Lambert, foi reaberta nesta quarta-feira, mas as manchas de sangue, vidros quebrados e marcas de bala ainda podem ser vistas no local.
As autoridades belgas descartaram a possibilidade de terrorismo político ou de doença mental de Nordine Amrani, mas ainda não sabem o motivo do ataque. Agora, a investigação vai tentar descobrir se havia qualquer indicação de que Amrani poderia ser uma ameaça ao público, de acordo com Price.
O atirador, que morava em Liège, ficou preso por 58 meses em setembro de 2008 por porte ilegal de armas e drogas, segundo a imprensa local.
As autoridades não confirmaram a informação, mas afirmaram que sabiam que Amrani tinha passado algum tempo na prisão.
'Em nenhum momento os procedimentos judiciais contra ele tiveram qualquer sinal de desequilíbrio', afirmou a promotora Daniele Reynders a jornalistas.
'Quatro explosões'
Amrani estaria em liberdade condicional e, na terça-feira, tinha sido convocado para uma entrevista em uma delegacia de polícia, uma entrevista que estaria ligada a acusações contra ele.
Ao invés de ir para a delegacia, Amrani pegou um rifle, revólver e granadas de mão e levou tudo para o centro da cidade, perto do tribunal.
Por volta do meio-dia, ele atirou três granadas contra as pessoas que esperavam nos pontos de ônibus da praça e, em seguida, abriu fogo, causando pânico.
'Ele queria machucar o máximo de pessoas possível', disse o jornalista Nicolas Gilenne à agência de notícias AFP. 'Ouvi quatro explosões e tiros durante dez segundos.'
Um adolescente de 15 anos morreu na hora, outro, de 17 anos, e uma mulher de 75 anos, morreram no hospital. Amrani morreu no local, mas as autoridades afirmam que ele não foi morto pela polícia. Algumas testemunhas afirmaram que ele se matou com um tiro na cabeça.
O primeiro-ministro belga, Elio Di Rupo, que ocupa o cargo há apenas uma semana, afirmou que 'não há palavras para descrever a tragédia'.
'O país inteiro divide a dor com as famílias afetadas. Sentimos o choque da população', disse o primeiro-ministro durante uma visita à praça em Liège.
O rei Albert 2º e a rainha Paola 2ª também visitaram a praça da cidade na noite de terça-feira para homenagear as vítimas.

Polícia confirma nona morte suspeita de ter sido causada por remédio


A Polícia Civil em Teófilo Otoni, na região do Vale do Mucuri, em Minas Gerais, informou nesta terça-feira (13) que subiu para nove o número de mortes investigadas que podem ter como causa a ingestão de um medicamento, produzido por uma farmácia de manipulação. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também participa das investigações.
Segundo a SES, a primeira vítima teria morrido no dia 20 de novembro e a última neste domingo (11). O nono óbito investigado é de uma mulher de 81 anos. De acordo com a delegada Herta Coimbra, ela morreu no dia 23 de novembro
Ainda segundo Herta, parentes da vítima procuraram a polícia após ver as matérias sobre o assunto veiculadas na mídia e disseram que a mulher tomou duas cápsulas do medicamento suspeito. A família também entregou dois comprimidos aos policias. A delegada disse que as amostras foram enviadas a secretaria de saúde para análise.
De acordo com a nota divulgada pela SES, a investigação começou no dia 1º de dezembro e aponta uma possível relação entre as mortes e o medicamento Secnidazol 500 mg, produzido pela farmácia de manipulação Fórmula Pharma e utilizado para combater verminoses.
G1 tentou entrar em contato com a Fórmula Pharma, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.
A investigação começou depois de uma notificação de dois casos suspeitos de intoxicação feita no dia 30 de novembro pela Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni. No dia 3 de dezembro, foram coletadas amostras na farmácia e foi realizada uma interdição cautelar na área de manipulação de sólidos orais.
Na manhã de sábado (10), técnicos da SES, da Secretaria Municipal de Saúde de Teófilo Otoni e militares da PM foram à farmácia para coletar possíveis provas. Ao chegarem ao local, constataram que, apesar da interdição cautelar, o estabelecimento continuava a dispensar medicamentos manipulados. O local foi totalmente interditado e um boletim de ocorrência contra o responsável pelo estabelecimento foi registrado.
A Secretaria de Saúde faz um alerta para que a população não utilize o Secnidazol 500 mg e nenhum outro medicamento da Fórmula Pharma durante a investigação. Ainda segundo a SES, outras 11 pessoas podem ter usado o medicamento, de acordo com documentos encontrados na farmácia.

Presos produzem cachaça para o próprio consumo em presídio do PR

A polícia apreendeu dentro do minipresídio de Apucarana, no norte do Paraná, diversas garrafas de cachaça artesanal feita pelos presidiários para consumo próprio. Além da bebida, a polícia também apreendeu 1,6 kg de maconha, cocaína, haxixe, crack, 81 celulares, 40 carregadores, um martelo, seis brocas, uma maleta com instrumentos para fazer tatuagem e uma lista com o gasto dos presidiários com drogas e bebidas alcoólicas. O delegado Ricardo Casa Nova, responsável pelo minipresídio, não quis se pronunciar.

A imprensa  não obteve autorização para filmar os objetos apreendidos nas celas. A lista foi cedida pelo promotor de Apucarana, Vilmar Fonseca. O delegado Casa Nova afirmou que não autorizou a divulgação porque é algo negativo para a imagem da polícia.
O Ministério Público vai investigar se policiais facilitavam a entrada dos objetos, dos entorpecentes e dos ingredientes para a produção da cachaça no minipresídio.

Mulher inicia briga racista em ônibus e tenta agressão, mas leva tombo


Semanas após um vídeo gravado em um trem resultar na prisão de uma mulher por racismo no Reino Unido, outro vídeo com conteúdo similar tem chamado atenção da mídia inglesa.
A gravação, feita em uma linha de ônibus que cruza o centro de Londres, mostra uma uma mulher loira discutindo com um rapaz negro e insultando-o de forma racista. Em dado momento, ela chega a tomar impulso para tentar atingi-lo com um chute, mas acaba levando um tombo e caindo de costas. Assista ao vídeo.
Mulher discute com um passageiro, ambos de pé no corredor do ônibus (Foto: Reprodução/Youtube)Mulher discute com um passageiro, ambos de pé no corredor do ônibus (Foto: Reprodução/Youtube)
Durante a discussão, repleta de palavrões encobertos na gravação, é possível ouvir a mulher dizendo: "Quer saber? Não sei se você é um afro-bian (sic), caribenho". O homem responde: "Acabei de explicar que m* eu sou. (..) Eu sou a m* de um inglês".
Depois do chute fracassado, a mulhe se levanta e tenta novamente agredir o homem, que revida. As outras pessoas pedem que o motorista pare o ônibus, e a mulher parece ser expulsa do veículo ao final do vídeo.
Gravado em uma noite de julho deste ano, por volta de 22h, só agora o vídeo veio à tona e apareceu em reportagem do "Daily Mail".
Em certo ponto, ela tenta agredi-lo com um chute mas escorrega e cai de costas (Foto: Reprodução/Youtube)Em certo ponto, ela tenta agredi-lo com um chute, mas escorrega e cai de costas (Foto: Reprodução/Youtube)

Rio tem quase 75 mil casos de dengue em 2011, diz prefeitura


A prefeitura do Rio divulgou, nesta quarta-feira (14), uma panorama dos casos de dengue registrados no município em 2011. Até o dia 10 dezembro, foram notificados 74.232 casos no Rio, sendo 173 entre 4 e 10 deste mês. O número de óbitos chega a 51 este ano. As informações constam do primeiro boletim que a Prefeitura passa a divulgar semanalmente, com com dados sobre casos notificados, distribuição dos casos por região e atendimentos em polos de assistência.

O boletim diz ainda que, em 2011, foram eliminados 1,7 milhão de criadores de Aedes aegypti e 2,2 milhões de depósitos com potencial de se tornarem criadouros foram tratados.
Medidas de combate à doença
O prefeito Eduardo Paes, e o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, anunciaram, durante o lançamento do boletim, o aumento no número de agentes de Vigilância em Saúde e dos polos de assistência e hidratação, e a compra de novos carros e equipamentos. Segundo Dohmann, serão criados mais dez polos de assistência funcionando 24 horas por dia.
Segundo o prefeito, em 2011 o trabalho de combate e prevenção à dengue no Rio resultou em mais de 4,5 milhões de visitas de inspeção.
O prefeito contestou as informações do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que colocou a cidade do Rio no nível de alerta em relação à dengue. Para Paes, a situação do Rio é mais grave, no nível de alto risco de epidemia.
O boletim vai informar a população também sobre as ações de prevenção que estarão ocorrendo nos bairros da cidade, dias e locais por onde passará o fumacê, e locais dos polos de atendimento. O boletim pode ser acessado no site da Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil.

Campanha
Para tentar evitar uma epidemia no estado, a Secretaria estadual de Saúde implementou acampanha “10 minutos contra a dengue”, criada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que estimula moradores a gastarem dez minutos de seu dia no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti em suas próprias casas. No dia 5 de outubro, a campanha ganhou um reforço com a criação de uma caravana com profissionais da saúde percorrendo os 92 municípios do estado e discutindo com as prefeituras as diversas formas de combater a doença.
80% dos focos estão em casa
De acordo com a secretaria, o ambiente doméstico concentra 80% dos focos. A campanha traz orientações como ficar atento a calhas entupidas, caixas d’água destampadas, ralos com água da chuva acumulada, pratinhos de vasos de planta. E também alerta para a necessidade de colocar baldes e garrafas com a boca virada para baixo para evitar o acúmulo de água.
Possibilidade de epidemia
No dia 13 de setembro, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, afirmou que há "forte possibilidade de haver uma grande epidemia" de dengue em 2012. Para ele, essa será "talvez uma das piores epidemias da história do estado".
Vírus tipo 4Onze casos de dengue tipo 4 foramregistrados no município de Niterói, no estado do Rio, este ano, segundo informou, no dia 31 de outubro, a representante da Vigilância em Saúde da Secretaria estadual de Saúde, Hellen Miyamoto.
O avanço do vírus tipo 4 da dengue pelo Brasil é uma ameaça à saúde pública, segundo especialistas, não somente pelo vírus, que não seria mais perigoso que os tipos 1, 2 e 3, mas pela entrada em ação de mais uma variação do microorganismo, o que aumenta ainda mais a probabilidade de uma pessoa se infectar.
No estado do Rio ela destaca as regiões mais propensas à epidemia de dengue: toda a Região Metropolitana, o Norte Fluminense e a Costa Verde (localidades próximas ao município de Angra dos Reis, no Sul Fluminense).


Marcos Valério deixa prisão em Salvador


O publicitário mineiro Marcos Valério deixou a prisão da Polícia Interestadual (Polinter), no centro de Salvador, por volta das 12h10 desta quarta-feira (14). "Eu confio na Justiça. O que é imputado a mim não procede. E vou dizer mais. Chega de jogo político. Eu nem conheci São Desidério", disse. Primeiro, o empresário se negou a dar entrevista, mas acabou derrubando o celular de um operador de áudio da TV Bahia, afiliada da Globo. Valério parou para pedir desculpas ao funcionário e acabou respondendo algumas perguntas. "Eu não sou grosseiro", completou.
Apesar de a liminar de soltura ter sido concedida na tarde de terça-feira (13) pelo desembargador Sebastião Reis Júnior, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o principal suspeito do esquema de grilagem de terra na cidade de São Desidério, oeste da Bahia, demorou mais que o seu sócio, Francisco Castilho, para ser libertado. Castilho teve o pedido de habeas corpus contemplado na mesma ocasião de Valério e saiu da Polinter por volta das 18h50 da terça-feira.
O STJ informou na manhã desta quarta-feira (14) que o sócio Ramon Hollerbach, detido na mesma ocasião, também teve habeas corpus julgado e deferido pelo mesmo ministro, Sebastião Reis Júnior, ainda na terça-feira.
A delegada Neide Barreto, da Polinter, relatou que a soltura obedece ao trâmite legal, em que é necessário que o STJ envie a documentação formal para o Tribunal de Justiça da Bahia, através da comarca de São Desidério, onde corre o processo criminal, e depois à unidade da Polinter para execução da decisão.

O delegado responsável pelas investigações, Carlos Ferro, afirma que o inquérito policial foi encaminhado à Justiça na segunda-feira (12) e que, ao fim, 40 pessoas foram indiciadas, entre empresários, advogados, agricultores e serventuários do Cartório de Registro de Imóveis de São Desidério. "Já era esperada [a soltura]. As leis desse país beneficiam as pessoas que têm condições de pagar um bom advogado. Quem tem bom advogado, não fica preso. Nossa operação deu um passo para algo muito maior a ser descoberto. Cabe ao juiz da cidade mover o processo e condená-los", comenta.
De acordo com o STJ, o ministro relator do habeas corpus avaliou que a "segregação cautelar" de Marcos Valério é injustificável porque "não é mencionada nenhuma participação do paciente, ainda que como autor intelectual", como consta como argumento na decisão. Ainda segundo a decisão do relator, é válida a tese defendida pelos advogados de que a atualidade do fato deve ser considerada [o inquérito revela que o esquema foi iniciado em 2000]. "Passados quase dez anos desde os fatos, sem notícia de novas fraudes, não se apresenta razoável a alegação de que a colocação em liberdade do paciente traria risco à ordem pública", apresentou o ministro.
Os quatro publicitários e sócios mineiros presos durante a Operação Terra do Nunca no dia 2 de dezembro, deflagrada pela Justiça da Bahia, são investigados por crimes de grilagem de terra e aquisição de papéis públicos. Margaretti Maria de Queiroz Freitas teve liberdade restabelecida na tarde de segunda-feira, dia em que foi concedida a liminar de soltura. Os advogados dos suspeitos também solicitaram os habeas corpus através de liminares ao Tribunal de Justiça da Bahia, mas foram indeferidos no dia 6 de dezembropelo desembargador Jefferson Alves Assis, plantonista criminal do mês.
Nova fraude

O delegado Carlos Ferro, responsável pelo inquérito sobre grilagem de terra em São Desidério, no interior da Bahia, afirmou no dia 6 de dezembro ter localizado uma fraude de cerca de R$ 500 mil em tributos. A suspeita é de sonegação do Imposto sobre Transmissão de Bens de Imóveis (ITBI). O delegado diz que Marcos Valério deve ser responsabilizado pela nova fraude e indiciado por crime tributário.
Prisão

Dez pessoas foram presas na Bahia na manhã do dia 2 de dezembro sob a suspeita de participação em um esquema de aquisição de "papéis públicos" e "grilagem de terra" na cidade de São Desidério, região oeste do estado. As prisões foram efetuadas na cidade de Barreiras. Segundo o delegado Carlos Ferro, responsável pelas investigações, empresários, funcionários públicos e advogados estão entre os envolvidos no crime.
As prisões da operação nomeada de Tera do Nunca começaram na Bahia e atingiram os estados de Minas Gerais, onde foi preso o publicitário Marcos Valério junto com três sócios, e de São Paulo, onde foi feita mais uma prisão. Os 23 mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Gabriel Moraes Gomes, da Comarca de São Desidério.
De acordo com relatório do delegado Carlos Ferro, o esquema foi iniciado em 2000 e está sendo investigado há 17 meses em trâmite da delegacia de São Desidério. "Os cartórios vendiam a escritura pública, adulteravam os documentos, criavam áreas ou mudavam localizações, tamanhos", descreve ele sobre o trâmite da fraude. Os detidos devem responder por falsificação de documentos, falsidade ideológica, corrupção passiva, corrupção ativa e formação de quadrilha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...