terça-feira, 17 de junho de 2014

Várzea é destaque no Vale do Sabugi

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM - www.firjan.org.br/ifdm/) é um estudo do Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde.

De acordo com o último levantamento do IFDM, realizado com base no ano de 2011 e divulgado nesse mês, o município de Várzea obteve uma pontuação consolidada de 0,6392, no qual é classificado como um desenvolvimento moderado a satisfatório. Seu índice é o maior registrado no vale do Sabugi, onde encontra-se São José do Sabugi com 0,6326; Santa Luzia com 0,6310; São Mamede com 0,6276 e Junco do Seridó, com 0,5914. A nível estadual, Várzea obteve o 16º maior índice.

Das áreas analisadas, a Educação foi a que obteve maior pontuação (0,8843), seguidas de Emprego & renda (0,5506) e Saúde (0,4827).
Fonte: http://www.varzea.pb.gov.br/

Festejos juninos de Patos terão reforço de 150 policias militares por dia

A Polícia Militar vai empregar um efetivo de 150 policiais por dia para reforçar a segurança nos festejos de São João na cidade de Patos, que ocorrerá entre os dias 18 e 23 deste mês. O Terreiro do Forró, área onde são realizados os shows, contará ainda com 32 câmeras de vídeo monitoramento para auxiliar no policiamento preventivo e oito pontos de observação policial (POP).

De acordo com o comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Cunha Rolim, o efetivo será implementado com policias de outras cidades que não realizam festejos juninos. “Através do Comando do Policiamento Regional II, receberemos este reforço, o que possibilitará a realização do mesmo trabalho feito nos anos anteriores, onde alcançamos a tranquilidade durante o período das festas”, disse.

O tenente-coronel informou ainda que, apesar da festa ser realizada durante a noite, a partir das 16h já terá policiamento na área da festa. “Vamos fazer uma varredura e também para evitar que alguém esconda algum objeto para resgatá-lo à noite, uma vez que no horário da festa o folião passa por detector de metais na entrada do local”, destacou.

No dia do jogo do Brasil, na segunda-feira (23), as viaturas vão intensificar o policiamento nas áreas de maior aglomeração de pessoas, principalmente nas proximidades dos clubes onde terão eventos por conta da transmissão da partida.

Outras cidades – A Polícia Militar, por meio do 3º Batalhão, também reforçará a segurança nas cidades de Santa Luzia e Teixeira, onde serão realizadas festas de São João mais tradicionais, no mesmo período da realizada em Patos.

Alexandre Nunes se afasta da OAB/Patos até Outubro

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/Patos, Alexandre Nunes, irá se afastar dos trabalhos deste órgão a partir desta terça-feira, 17, até 30 de Outubro deste ano. Assumirá o cargo, o vice-presidente, o advogado Canuto Fernandes Barreto Neto em uma solenidade que ocorre nesta manhã na sala dos advogados no Fórum Miguel Sátyro.

De acordo com Dr° Alexandre Nunes, seu afastamento será por motivos pessoais.

Canuto Barreto é advogado militante há 15(Quinze) anos ininterruptos e possui escritório na cidade de Patos, onde sempre exerce seu míster de advogado. É casado com a advogada Michelle Barreto, pai de 03(Três) filhos e filho do advogado Cláudio Barreto de quem herdou a vocação para o mundo do direito.

Canuto exerceu o cargo de Secretário Geral Adjunto na gestão 2010/2012 e está no pleno exercício do mandato de vice-presidente para o qual foi eleito para o triênio 2013/2015.

Na ocasião em que Canuto assumirá a presidência da OAB/Patos, a advogada Mara Sotero será conduzida a vice-presidência da comissão de eventos da entidade.

A advogada vai suceder Laís Nunes que recentemente ingressou nos quadros do Ministério Público o que gerou a vacância do cargo.

A posse de MARANA será o último ato do presidente Alexandre Nunes antes da assunção de Canuto ao cargo de presidente.

Durante a solenidade, será servido um café da manhã com comidas típicas.
 
Fonte: maispatos.com 

Prefeitura de Patos entrega sétima Unidade de Saúde durante atual gestão

A Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou nessa segunda-feira (16), a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Sebastiana Xavier, localizada no bairro Bivar Olinto. Com este novo equipamento, a administração municipal já entregou sete estabelecimentos de atenção básica à saúde, entre reformas, construções e ampliações.
Com a reforma e ampliação da UBS Sebastiana Xavier, o imóvel ficou mais amplo, moderno, climatizado e informatizado, tudo em conformidade com as normas do SUS, para oferecer mais conforto aos pacientes e funcionários.
Segundo a secretária de Saúde, Ilanna Motta, essa inauguração representa mais um avanço na saúde do município, e além disso, presenteia a comunidade do Bivar Olinto que já esperava com anseio essa melhoria. A secretária ainda destacou o empenho do deputado federal, Hugo Motta, em conseguir emendas destinadas à melhoria dos equipamentos de saúde em Patos, a exemplo de outra unidade de saúde já em fase de construção no bairro Bivar Olinto, a José de Oliveira Pio.
A prefeita Francisca Motta, destacou o compromisso da gestão em priorizar os avanços na saúde e disse estar feliz com os resultados. A gestora ainda anunciou a construção de uma praça com academia de saúde no bairro Bivar Olinto, destacando que seu plano de governo está sendo cumprido de acordo com cada etapa prevista.
O presidente da Associação dos Moradores do Bivar Olinto, Paulinho Lacerda, disse que a comunidade está aberta a desenvolver mais parcerias com o município no sentido de conseguir mais novidades para o bairro.
A enfermeira, Camila Rocha, ressaltou que a reforma e ampliação da UBS servirá para que os serviços de saúde sejam prestados com mais qualidade, tendo em vista a modernização do local.
A reforma, ampliação e modernização das unidades básicas de saúde do município, faz parte do plano de recuperação e avanços dos equipamentos da rede municipal de saúde, implantado desde o início de 2013.
A previsão para os próximos dias é de novas inaugurações, sendo: a implantação da UBS do bairro Matadouro, que está sendo equipada para funcionar, e a inauguração da UBS Jatobá, que está sendo construída no bairro de mesmo nome.
Com a implantação da Unidade Básica de Saúde do Matadouro, a cidade de Patos contará com 40 pontos de assistência básica à saúde.

Fonte: http://www.patosonline.com/

Jovem embriagada ao volante causa destruição em loja no Centro de Patos

A jovem Eliene Silva Guedes, 22 anos, residente no Bairro Jatobá, em Patos, colidiu com seu veículo na vidraça da Loja Betinho Eletros que está localizada na Rua do Prado na mesma cidade.
De acordo com informações repassadas pela Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTRAN), o fato aconteceu por volta das 01:20h desta terça-feira, dia 17, quando Eliene Silva, que conduzia um automóvel Chevrolet, modelo Astra, placa KLD 3310, perdeu o controle do veículo, subiu a calçada da referida loja e quebrou a vidraça com o carro.
A guarnição da CPTRAN que atendeu a ocorrência verificou que a condutora estava na Rua Irineu Joffily, Centro, em direção a Rua do Prado quando não realizando a conversão colidiu com a frente da loja.   
A jovem foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil (DPC) onde se constatou embriagues ao volante e que o veículo se encontra com o licenciamento atrasado.
Eliene Silva teve escoriações leves e o veículo foi apreendido e levado ao depósito de automóveis que é conhecido por “Sucatão” na saída para Teixeira (PB).

Fonte: Jozivan Antero – Patosonline.com

Homem é preso suspeito de agredir esposa por cerca de seis horas na PB

Policiais arrombaram a porta para prender suspeito e socorrer mulher na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um homem de 55 anos foi preso no início da manhã desta terça-feira (17), no bairro de Tibiri em Santa Rita, na Grande João Pessoa, suspeito de trancar e espancar sua esposa, de 43 anos. Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito foi preso em flagrante, após ter sido encontrado agredindo a vítima. De acordo com informações colhidas pela polícia, a dona de casa ficou pelo menos seis horas sofrendo agressões.
Ainda conforme a polícia, um vizinho ouviu os gritos da mulher sendo agredida e acionou a polícia pelo telefone. Os policiais que foram até a residência do casal precisaram arrombar a porta para socorrer a mulher. No local foram apreendidos um pedaço de pau e uma faca de serra que teriam sido usados na agressão. A polícia informou ainda que o suspeito sofre de esquizofrenia e estava sem tomar os medicamentos no momento das agressões. 
O casal foi levado para Delegacia da Mulher de Santa Rita, onde foram ouvidos pela delegada Maria Rodrigues. A mulher foi encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa devido aos ferimentos. O suspeito estava detido na carceragem da delegacia à espera do laudo que confirmasse os problemas psiquiátricos para ser transferido para um presídio da capital paraibana ou para um hospital psiquiátrico judicial.De acordo com a vítima, as agressões começaram por volta das 2h desta terça-feira após uma discussão entre os dois. O homem preso suspeito de agredir a esposa trabalha como auxiliar de serviços gerais, mas está afastado das funções por invalidez, segundo depoimento do próprio suspeito.
G1PB

Prefeitura reduz programação do São João de João Pessoa em quatro dias

Rm João Pessoa, no Busto de Tamandaré, que divide as praias do Cabo Branco e de Tambaú, o palco já está montado para a festa. Os Paralamas do Sucesso se apresentam após a queima de fogos. (Foto: G1/André Resende)
A programação do São João de João Pessoafoi reduzida de nove para quatro dias. O anúncio no corte do número de datas de festejos juninos foi feito por meio de nota oficial emitida na manhã desta terça-feira (17) pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa. Os dias de festa continuam previstos para começar no dia 21 de junho, mas agora vão até o dia 24, e não mais até o último domingo de junho, 29.
Com a mudança, os artistas que se apresentariam entre os dias 25 e 29, dentre os quais Dorgival Dantas e Flávio José, não vão mais tocar no evento batizado neste ano de “São João Pra Valer”. Ainda de acordo com a nota da prefeitura da capital paraibana, a realização dos shows foi confirmada para o palco no Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco.

Conforme a nota oficial, a decisão de reduzir a programação ocorreu para tentar se adequar a uma recomendação do Ministério Público da Paraíba contrária à realização de nove dias seguidos de festas na orla, por motivos de degradação do ambiente e de problemas para mobilidade urbana da área da orla. Conforme o anúncio, “a prefeitura buscando de forma incansável uma solução harmoniosa, realizou diversas reuniões com o órgão [MPPB], inclusive com várias concessões na busca de um acordo, culminando com a redução da programação”.

O promotor João Geraldo Barbosa, da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Social, reforçou que a diminuição da programação não vai evitar a agressão ao meio ambiente. “Tanto faz degradar nove dias ou quatro. A degradação vai continuar garantida. Se houve a redução, é porque a prefeitura considerou o alerta feito pelo Ministério Público. O município precisa dispor de locais apropriados para realização de festas desse tipo. Ou fazem eventos que caibam dentro do Cem Réis ou construam espaços que abriguem shows dessa magnitude”, completou.Os shows foram transferidos para orla de João Pessoa após um laudo do Corpo de Bombeiros estabelecer, por questões de segurança, um público máximo de 10.800 pessoas para o Ponto de Cem Réis, primeiro local previsto para a promoção do evento. A nota completa afirmando que “através da presente decisão, a Prefeitura de João Pessoa reafirma seu compromisso com a extrema legalidade em todos os seus atos, e com a responsabilidade de garantir a segurança do seu povo, bem como com a preservação do Patrimônio Artístico e Cultural da nossa cidade, postura que se espera de todo e qualquer agente ou órgão público”.
Ainda segundo o representante do Ministério Público, não está descartada a possibilidade da prefeitura ser responsabilizada criminal e administrativamente pela realização do “São João Pra Valer”. “Acredito que vamos ingressar com uma Ação Civil Pública para responsabilização da degradação. Meu trabalho nessa promotoria é recente, não tenho como responder por eventos semelhantes realizados no Natal, mas posso trabalhar para evitar degradações no São João”, finalizou.
G1pb

Dívida de R$ 81 mil motivou morte de casal em casamento na PB, diz polícia

Arma usada no crime tinha sido repassada a um adolescente, que foi apreendido há alguns dias. Ela vai passar por perícia para confirmar que foi usada no crime (Foto: Diogo Almeida/G1)
Uma dívida de R$ 81 mil proveniente da compra de um carro foi um dos motivos para o duplo homicídio registrado após um casamento em Campina Grande no dia 29 de março, segundo a polícia revelou durante coletiva na manhã desta terça-feira (17). O outro motivo levantado pelas investigações aponta o sócio das vítimas e noivo do casamento como um dos mandantes do crime: uma cláusula do contrato de sociedade da faculdade que eles dividam previa que no caso da morte de um deles, todo o bem seria transferido para o outro.
O crime aconteceu na noite do dia 29 de março, em frente a uma casa de festas da cidade. O casal, Washington Luiz, de 51 anos, e Lúcia Santana, de 42 anos, foi abordado pelo assassino por volta das 21h30, quando saía da festa e se aproximava do carro do casal. Segundo a polícia, o assassino já chegou atirando. Uma operação realizada pela Polícia Civil na madruga desta terça-feira prendeu cinco suspeitos de envolvimento no crime, entre eles o noivo da festa onde o casal estava antes do crime.
Todo o caso começou quando dois suspeitos teriam decidido contratar alguém para matar o casal. Um desses homens era o sócio. O outro era o dono do carro, que foi vendido ao Washington, mas não tinha sido pago. Eles contrataram um terceiro homem para intermediar o crime que, junto com sua esposa, que sabia de todo o plano, também foram presos.De acordo com a delegada Tatiana Matos, que comandou as investigações, o crime foi elucidado a partir da quebra do sigilo telefônico dos envolvidos, revelando conversas telefônicas e trocas de mensagens combinando detalhes do crime. A polícia chegou aos nomes de sete pessoas envolvidas em diversas fases do crime, já que o casal foi morto na terceira tentativa de homicídio.
Assalto disfarçou primeira tentativa
A primeira tentativa de homicídio aconteceu no dia 1º de março, quando um homem foi contratado para atirar no casal. Nesse dia, Washington e o sócio voltavam de carro de Bayeux para Campina Grande quando o motorista notou que o sócio fez muitas perguntas sobre os planos de Washington, enquanto enviava mensagens de texto pelo celular. A polícia identificou que ele se comunicava neste dia com os outros suspeitos, informando sobre onde Washington poderia ser encontrado.

Ao chegar na casa da esposa, Washington e o motorista foram abordados por dois homens que saíram de uma caminhonete S10, um deles encapuzado, e anunciaram um assalto. Washington conseguiu, com a ajuda de Lúcia, entrar em casa, mas o motorista ficou do lado de fora. A dupla acabou desistindo da abordagem e fugiu levando apenas o celular do motorista. Segundo a delegada, um dos mandantes do crime também estava dentro do carro neste dia. Um dos dois homens que fizeram a abordagem neste dia está entre os presos nesta terça-feira.
Segundo uma irmã de Lúcia, o sócio chegou a consolar a família na noite do crime.
Uma semana antes do casamento do sócio, a dupla de mandantes decidiu fazer uma nova tentativa e um intermediário foi contratado. Ele chegou a contratar uma outra pessoa, que por R$ 4 mil ficaria responsável por executar o crime. Nesta tentativa, eles conseguiram arrombar a casa do casal, mas eles não estavam lá.
Casal morto depois de festa de casamento em Campina Grande (Foto: Reprodução / TV Paraíba)
Casamento seria usado como disfarce
Com a segunda tentativa frustrada, o grupo decidiu fazer uma nova tentativa no dia do casamento do sócio, com o plano de que a festa ajudaria a disfarçar o crime, já que o casal era padrinho do casamento. O homem contratado para mediar o crime foi mais cedo ao local para reconhecer o ambiente e se escondeu. Registros telefônicos dão conta de que o mandante que queria cobrar a dívida do carro informou ao mediador que o casal estava saindo da festa. Só então o executor foi acionado e seguiu para o local do crime.

O homem contratado para executar o crime confessou sua participação e explicou que chegou já atirando, disparando três vezes contra Lúcia, tentando acertar sua cabeça. Apenas dois dos disparos acertaram a mulher e o terceiro atingiu um vigilante que estava na rua. Logo depois, ele atirou duas vezes em Washington e fugiu correndo pela rua. O intermediário, que estava com sua esposa, localizou o executor e os três fugiram.
A arma usada no crime, segundo o executor informou à polícia, era do intermediário que ajudou na fuga. A polícia descobriu que essa arma tinha sido repassada a um adolescente, que foi apreendido há alguns dias em Campina Grande. Ela já foi repassada à equipe de investigação do caso e vai passar por perícia para confirmar que foi usada no crime.
Documentos e cheques foram apreendidos
Um grande volume de cheques e documentos foi encontrado na casa de um dos suspeitos de ser mandante do crime, entre eles três cheques com valores de até R$ 40 mil assinados pelo sócio do casal. Todo esse material ainda vai passar pela investigação. Até as 12h a polícia continuava ouvindo os suspeitos presos na manhã desta terça-feira, mas o sócio das vítimas se manteve em silêncio durante seu interrogatório.


A irmã de Lúcia, Miriam Santana Pereira, disse na manhã desta terça-feira que a família estava aliviada com a solução do caso, mas destacou que o suspeito de ser um dos mandantes do crimechegou a consolar os familiares na noite do crime. "Eu não suspeitava do noivo [sócio] porque ele era amigo de todos e nos tratava com carinho, me chamava de tia e no dia do crime chegou a me abraçar para me confortar", disse. Mesmo assim, ela diz que perdoa os suspeitos e espera que a justiça seja feita.
G1pb

Banda de heavy metal de Campina Grande inicia turnê em sete países


Grupo já se apresentou em diversos festivais no Nordeste (Foto: Marília Cacho/Warcursed)
A banda paraibana Warcursed viaja nesta terça-feira (17) para a primeira turnê internacional do grupo. Formada em Campina Grande, a Warcursed fará 15 shows em sete países da Europa, e a turnê será focada em divulgar o segundo álbum da banda ‘The Last March’, lançado em janeiro.
De acordo com o baterista Marsell Senko, a turnê acontece em conjunto com outras duas bandas, o Nervochaos, de São Paulo, e o Centurian, da Holanda. “Sairemos de Recife, faremos uma pequena parada em São Paulo e depois pegamos o voo direto para Frankfurt, na Alemanha, onde descansaremos alguns dias antes de começar o tour. Toda a nossa viagem será documentada através das redes sociais da banda”, disse Marsell. A Warcursed ficará hospedada em hostels, casas de shows e nas casas dos produtores e o traslado entre as cidades será feito por terra, de van.
O baterista explica que primeiro show do quarteto será na cidade de Tilburg, na Holanda, seguido de apresentações na Bélgica, França, Espanha, República Tcheca, Itália e Alemanha, entre os dias 20 de junho e 5 de julho. “Vai ser algo realmente puxado fazer shows todos os dias. Não temos a mínima ideia de como vai ser corrido e cansativo, mas na instigação dos novos locais para tocar e junto com o público, vai dar para aguentar”, comenta o músico.
Confira as datas dos shows no site da Warcursed.
Segundo o guitarrista Richard Senko, a ideia de fazer uma turnê internacional surgiu como forma de ampliar a divulgação do trabalho da banda e do novo disco. A ideia se tornou possível após o fechamento de um contrato com uma agência que organiza e promove shows na Europa. “Sabemos que o segmento do Heavy Metal é muito forte lá [na Europa], possuindo inúmeros festivais, bandas, shows, entre outros, e a oportunidade de mostrar nosso trabalho em um continente onde praticamente surgiu grande parte das bandas que servem de inspiração para nós é uma coisa sensacional”, diz Richard.
Próximos planos
O guitarrista da Warcursed explica que a banda já pensa em uma turnê pelo sul do Brasil e outra pela América Latina. “Provavelmente até a data da nossa volta já divulgaremos algumas datas pelo Nordeste, onde já temos alguns shows programados”, completou o músico. Além de Richard, a banda é composta pelo vocalista e baixista Jean Sauvé, pelo guitarrista Eduardo Victor e pelo baterista Marsell Senko.

Consolidada em 2010, a Warcursed segue uma linha voltada para o Death/Thrash Metal. Em 2012, o grupo lançou o álbum de estreia, intitulado ‘Escape From Nightmare’. A turnê do disco passou por diversos festivais no Nordeste. Em novembro de 2013, foi lançado o clipe da música ‘Renegades From Hell’, que está presente no álbum ‘The Last March’, lançado em 2014. O vídeo pode ser conferido no canal da banda no Youtube. (www.youtube.com/user/WarcursedOfficial/) As letras do grupo são focadas em problemas sociais envolvendo religião, guerras, insanidade e problemas existenciais.
G1

Prefeitura na PB decreta 'luto oficial' em dias de jogos da Seleção Brasileira

Prefeitura de Montadas decretou "luto oficial" durante jogos do Brasil (Foto: Reprodução/Famup)
A prefeitura da cidade Montadas, no Agreste da Paraíba, decretou "luto oficial" nos dias de jogos da Seleção Brasileira. O objetivo é encerrar o expediente mais cedo para acompanhar a participação brasileira na primeira fase da Copa do Mundo 2014. A decisão foi publicada no Diário Oficial dos Municípios desta segunda-feira (16), retroativa ao dia 11 de junho.
Em seu artigo 2º, o Decreto 005/2014 determina que "adotem-se as medidas pertinentes para o cumprimento do Luto Oficial nas repartições deste município".
No entanto, segundo o prefeito Jairo Herculano de Melo (PSB), já foi publicada uma correção alterando o decreto para "ponto facultativo" nas mesmas datas e horários do "luto" anterior. A confusão aconteceu devido a um modelo relacionado à morte de um ex-gestor municipal, explicou o prefeito.
O chefe do executivo já avisou que pretende continuar liberando os servidores municipais para assistir aos próximos jogos, caso o Brasil avance na competição. "Vamos manter o mesmo procedimento, horário de funcionamento só pela manhã, decretando o ponto facultativo à tarde para os jogos da seleção durante toda a copa", assegurou Jairo Herculano.
Prefeitura de Montadas decretou "luto oficial" durante jogos do Brasil (Foto: Reprodução/Famup)
O feito foi atribuído pela gestão a um equívoco da equipe jurídica municipal, que somente após a publicação notou que o modelo de documento, com objetivo de alterar o horário do funcionamento da administração municipal, foi utilizado há cerca de 20 dias, para lamentar a morte do ex-prefeito Luiz Avelino Gomes - ocorrida no último dia 6.
O decreto do gabinete determina o início do expediente no executivo municipal de Queimadas às 8h, com encerramento às 14h, nos dias 12 (Brasil x Croácia, na abertura da copa), 17 (Brasil x México) e 23 (Camarões x Brasil). A falha ainda "exclui" na sequência de determinações um inexistente artigo 3º.
"Assim que a publicação foi ao ar é que a gente percebeu. O funcionário usou um modelo padrão, digitou em cima dele e esqueceu de deletar o restante. Já publicamos hoje a correção de publicação, decretando ponto facultativo. O luto foi há uns 20 dias e foi um lapso do pessoal jurídico na hora da digitação", garantiu o prefeito.
G1pb

Após exemplo de japoneses, alemães recolhem lixo em praia do Rio


Turistas alemães recolheram lixo no Fifa Fan Fest (Foto: Nicole Seelinger/Arquivo pessoal)
Seguindo o exemplo de turistas japoneses que recolheram o lixo gerado na Arena Pernambuco, no Recife, após a derrota de seu país para a Costa do Marfim, por 2 a 1, no sábado (14), agora foi a vez de alemães chamarem a atenção dos brasileiros pela civilidade exibida durante a Copa do Mundo. Na Fifa Fun Fest de segunda-feira (16), em Copacabana, Zona Sul do Rio, um grupo de turistas recolhia não apenas seus copos plásticos, mas também os de outros frequentadores do espaço, e encorajavam a retirada dos objetos que já haviam sido jogados no chão.
Segundo a leitora Nicole Seelinger, que fotografou a cena, a atitude foi admirada pelos brasileiros que estavam no local.
"Quem achou que a Copa não tinha que acontecer, espero que até o fim mude de ideia e perceba o quanto todo esse intercâmbio cultural é muito rico para o nosso país, onde pouquíssimos têm acesso a viajar e viver outras realidades. Acredito que a Copa veio para nos ensinar muito! Não só de política, democracia, mas também como atitudes simples de cada um podem fazer a diferença e impactar todos", escreveu Nicole no Facebook.
G1

Torcedores dos EUA brigam em saída de jogo da Copa em Natal; veja fotos



Torcedores americanos brigam após jogo no Arena das Dunas, em Natal 5 (Foto: Jose Aldenir)Torcedores americanos trocaram socos após a vitória da seleção dos EUA sobre Gana, por 2 a 1, na noite de segunda-feira (16) na Arena das Dunas, em Natal. A confusão aconteceu na saída do estádio. Voluntários apartaram os agressores e, segundo a Polícia Militar, eles foram embora sem registrar queixa da briga na delegacia de Polícia Civil instalada dentro da arena.
O fotógrafo José Aldenir fez uma sequência de imagens do momento em que os torcedores se esbofetearam e se agarraram perto das escadarias que dão acesso ao estádio da Copa.
G1

MTE interdita operação de içamento e fixação de vigas de monotrilho em SP

O superintendente Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP), Luiz Antônio Medeiros, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), anunciou nesta segunda-feira (16) a interdição das operações de içamento, lançamento e fixação das vigas na obra do monotrilho Linha 17-Ouro. Na tarde do último dia 9, a queda de uma viga na obra matou um operário e feriu outros dois. O Consórcio Monotrilho Integração, responsável pela obra, informou que está cumprindo a determinação.
A interdição, segundo Medeiros, foi decidida após reunião com técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) nesta segunda-feira. “Os auditores passaram três dias na obra, analisando materiais, operações etc. e chegaram à conclusão que são necessárias mudanças no içamento e na colocação da viga. Quando ela está lá em cima, é presa com pinos, não fica estável, pendendo para um lado ou para o outro. A fixação é completada por operários”, explicou Medeiros. As demais etapas da obra, como a construção dos pilares de sustentação, não devem ser interrompidas, segundo ele.
“Terão de apresentar uma nova tecnologia de içamento e fixação da viga”, esclareceu Medeiros. Três auditores do IPT participaram da inspeção e assinaram o laudo final.Segundo a empresa, “as atividades de lançamento de vigas foram paralisadas imediatamente após o acidente, como forma de garantir agilidade e transparência no processo de apuração das causas do acidente e a segurança na continuação da obra”.
   
O consórcio terá de cumprir com quatro condições antes de poder retomar as operações de içamento e colocação das vigas: revisão do procedimento adotado no içamento, lançamento e colocação dos pilares; revisão dos projetos dos elementos de ajustes e  sustentação da viga; análise de risco dos procedimentos de içamento, lançamento e ajuste das vigas sobre os pilares, com descrição detalhada de cada tarefa e composição, além da capacitação das equipes envolvidas; e relatórios técnicos garantindo a segurança nos processos de análise de risco.

  •  
Operários realizam a retirada de uma viga do monotrilho da Linha 17 Ouro do Metrô, com a ajuda de um guindaste, na Avenida Washington Luís na zona sul de São Paulo, SP, na manhã desta terça-feira (10) (Foto: Luiz Claudio Barbosa/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Segundo o superintendente do MPT, o consórcio tem até as 11h de sexta-feira (20) para se pronunciar sobre o termo de compromisso que terá de cumprir para que a obra possa vir a ser liberada.

Investigação
A Polícia Civil de São Paulo investiga três hipóteses para tentar explicar as causas da queda da viga. O delegado Marcos Gomes de Moura, titular do 27º Distrito Policial, Campo Belo, informou na última terça-feira (10) que também será apurada eventual responsabilidade pelo acidente com morte e lesões.

O caso foi registrado como homicídio e lesão corporal culposos (sem intenção). A investigação quer saber se houve imperícia, imprudência ou negligência na colocação da estrutura de cerca de 90 toneladas que despencou.
Desde o dia 9, a Defesa Civil interdita por tempo indeterminado um trecho de 300 metros de distância da obra onde ocorreu o acidente. A liberação só ocorrerá após a retirada da viga que despencou. Em novembro, um ponto da obra também tinha sido interditado por causa da queda de vergalhões.
O Ministério Publico Estadual (MPE) vai instaurar inquérito para para apurar a situação da obra.

A peça do monotrilho que despencou estava sustentada por duas colunas a mais de 20 metros de altura. Três operários estavam sob ela. A viga caiu por volta das 16h50 sobre a Rua Vieira de Morais, na esquina da Avenida Washington Luiz. Essas vias estavam abertas para o trânsito de veículos no momento do acidente, mas nenhum auto foi atingido. O local também é perto do Aeroporto de Congonhas.

Polícia Civil
“Tenho informação preliminar e não oficial de que parte do ferro que dava sustentação à viga se rompeu, mas isso ainda precisa ser apurado”, disse o delegado Moura. “Em tese, como o crime que está sendo apurado é culposo, sem intenção de provoca-lo, cabe a polícia investigar se houve imperícia, imprudência ou negligência na execução da peça que caiu”.

Entre as questões que o delegado quer saber, estão, por exemplo, qual o tipo de material foi empregado na estrutura da viga, se a peça foi colocada corretamente, como foi encaixada e quem realizou esse procedimento. “Mas para isso precisamos ter noção de engenharia. Nesse caso, a investigação vai depender mesmo dos laudos técnicos que serão feitos pela Polícia Técnico-Científica”.

Imagens de uma câmera de segurança gravaram o momento da queda da viga da obra do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô.

Operário morto
Segundo a investigação, outros operários teriam visto o momento em que um lado da viga se movimenta sobre uma coluna, se deslocando e caindo primeiro. Depois, o outro lado da viga onde estavam operários teria deslizado, atingindo Juraci Cunha dos Santos, de 27 anos. Ele fazia ajustes na viga e ficou prensado entre com a pilastra, morrendo no local. A vítima fatal era do Piauí (PI) e trabalhava havia um ano na empresa. Seu corpo foi levado ao estado onde ele nasceu para ser enterrado, informou o SPTV.

Em nota, o Metrô informou que “lamenta o acidente ocorrido na obra do monotrilho da Linha 17” e acrescentou que vai exigir do consórcio responsável pelo serviço “uma rápida apuração sobre as causas da ocorrência”.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) se solidarizou com os parentes da vítima pelo Twitter. "Lamento a morte do Juraci Cunha do Santos, ocorrida hoje na queda de uma viga nas obras da linha 17. Toda nossa solidariedade à família", escreveu na segunda-feira.

O Consórcio Monotrilho Integração, responsável pela construção da obra, lamentou a morte de Juraci. Por meio de nota, informou que os trabalhadores ajustavam a viga quando a peça caiu. Ainda divulgou que “uma perícia será feita no local paraidentificar as causas do acidente”.

O grupo informou nesta terça-feira que espera a presença dos peritos. Uma viga foi retirada por motivos de segurança no trabalho feito durante a noite. A pilastra que despendou ainda precisa ser retirada.

Imagem mostra momento em que a viga despenca e mata operário em obra do monotrilho em São Paulo (Foto: Reprodução/GloboNews)
Operários feridos
Os dois operários feridos no acidente são Carlos Vieira de Souza e Manoel Cristiano da Silva. Eles também estavam em cima da viga no momento que ela despendou. Um deles ficou pendurado. Carlos teria sido levado ao Hospital Saboya, e Silva para o Hospital da Luz. As unidades médicas ficam na Zona Sul. Segundo os bombeiros, os dois machucados estavam em estado grave.

O consórcio informou que esses funcionários que se feriram no acidente foram socorridos, mas não correm risco de morte. “Nesse momento o consórcio responsável pela obra se solidariza com as famílias e prestará todo o suporte necessário às mesmas", diz a nota.

Defesa Civil
Segundo Jair Paca de Lima, coordenador municipal da Defesa Civil, um trecho de 300 metros da obra onde ocorreu o acidente está interditado desde a tarde de segunda-feira e continuará por tempo indeterminado. “Foi interditado emergencialmente porque a viga continua bloqueando a rua e também precisa se retirada", disse Lima.

Uma locadora de carros ao lado do local do acidente também foi interditada pela Defesa Civil após ter a estrutura abalada.  O impacto da queda da viga provocou rachaduras no subsolo. “Deve ter sido um problema técnico”, disse o coordenador sobre uma das prováveis causas do acidente que serão apuradas pelo Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Técnico-Científica.
Operários realizam a retirada de uma viga do monotrilho da Linha 17 Ouro do Metrô, com a ajuda de um guindaste, na zona sul de São Paulo,  na manhã desta terça-feira (10). A viga caiu nesta segunda-feira (9) causando a morte de um operário  (Foto: Luiz Claudio Barbosa/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Ministério Público Estadual
O Ministério Público Estadual vai instaurar inquérito para apurar a situação da obra, se ela oferece segurança ou não. "O MPE vai pedir um laudo para atestar isso", disse o promotor de Habitação e Urbanismo, José Carlos de Freitas. "Se o laudo não apontar deficiência, ok, mas se apontar, poderá ser pedida a paralisação da obra".

Monotrilho
O Consórcio Montrilho Integração é formado pelas empresas Andrade Gutierrez, CR Almeida, Scomi Engineering e MPE Montagens e Projetos Especiais. O monotrilho é uma espécie de trem elevado, que transita num único trilho. Durante seu anúncio, foi cogitada a possíbilidade de a obra ser entregue durante a Copa do Mundo, mas devido a atrasos não ficou pronta neste ano.

A linha 17 do monotrilho terá 18 km de extensão e ligará os bairros do Morumbi e Jabaquara, passando pelo Aeroporto de Congonhas. O primeiro trecho deverá ter 7,7 km e contará com as estações Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi.
Posicionamento
O Consórcio Monotrilho Integração informou, por meio de nota, que está cumprindo a determinação. Veja a íntegra da nota abaixo:

“O Consórcio Monotrilho Integração informa que já está cumprindo a determinação da Superintendência Regional do Trabalho. Cabe ressaltar que as atividades de lançamento e ajustes de vigas foram paralisadas imediatamente após o acidente, com o objetivo de garantir transparência e agilidade na apuração das causas do acidente. O Consórcio Monotrilho Integração ressalta ainda que está dando todo apoio à apuração dos fatos para que seja identificada as razões do acidente. Por fim, o Consórcio reafirma que segue todas as normas de segurança vigentes e que se preocupa permanentemente com o aprimoramento de boas práticas que corroborem com o princípio de segurança dos seus colaboradores.”
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...