terça-feira, 17 de junho de 2014

Aneel analisa pedido para adiar entrada em operação de Belo Monte

1ª Turbina Belo Monte Casa de Força Usina Hidrelétrica Pará (Foto: Divulgação/Norte Energia)
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, confirmou nesta terça-feira (17) que recebeu do consórcio Norte Energia um pedido para adiar o cronograma de entrada em operação da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, noPará.
“Eles [Norte Energia] entraram com o pedido. A Aneel está analisando como tantos outros entram com pedido de revisão de cronograma. Não temos ainda posição”, disse Rufino. De acordo com ele, uma eventual decisão favorável ao adiamento da entrada em operação de Belo Monte não implica, automaticamente, em revisão do prazo de concessão.
Em nota divulgada no sábado (14) a Norte Energia informou que encaminhou em maio à Aneel um relatório em que lista eventos que “afetaram o andamento das obras” da hidrelétrica e pede o adiamento, em pelo menos um ano, do cronograma para entrada em operação da usina.
Segundo o documento, o pedido trata dos “impactos causados por bloqueios de acesso e invasões dos canteiros, paralisações de funcionários e liminares judiciais nas obras dos sítios Pimental, Belo Monte e Canal de Derivação.”
“Este conjunto de interrupções resultou, nos anos 2011 e 2012, em perda da janela hidrológica do período de seca, fundamental para os serviços que envolvem movimentação de terra. Como consequência, a primeira fase do desvio do rio Xingu, programada para dezembro de 2011, só ocorreu em janeiro de 2013, o que veio a comprometer o andamento das obras do Sítio Pimental, fundamentais para a formação do reservatório principal”, diz a nota do consórcio.

“A perda da janela hidrológica provocada pelas interrupções também comprometeu o calendário de implantação do Sítio Belo Monte. A principal razão foi o atraso que causou nas obras do canal de derivação e dos 28 diques necessários para o início do enchimento do reservatório intermediário, construído com a finalidade de levar água à casa de força principal do empreendimento.”

A previsão mais recente era de que a hidrelétrica de Belo Monte entraria em operação em fevereiro de 2015. Já conclusão das obras era prevista para janeiro de 2019. O investimento estimado na usina é de R$ 28,9 bilhões. Belo Monte terá potência de 11.233 MW e deve gerar 4.571 MW médios.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...