sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Laudo aponta marcas de agressões em mulher que denunciou Marcelinho


O exame de corpo de delito feito pela Unidade de Medicina Legal (UML) de Campina Grande aponta marcas de violência física no corpo da advogada de 31 anos que denunciou o jogador Marcelinho Paraíba de tentar estuprá-la. De acordo com a delegada da Mulher Herta de França Pereira, designada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública para investigar o caso, o laudo informa existirem marcas de agressões na cabeça, hematomas no pescoço e corte na cavidade interna da boca da vítima, o que indicaria algum atrito superficial. Ainda segundo ela, a análise mostra que não houve conjunção carnal.
Na manhã da quarta-feira (30), Marcelinho Paraíba foi preso em flagrante em seu sítio em Campina Grande e levado para a Central de Polícia Civil, depois de ser denunciado pela advogada e por um irmão de 'criação' dela, o delegado Rodrigo Pinheiro. Eles argumentam que Marcelinho teria beijado a mulher à força e puxado os cabelos dela durante uma festa na granja.
A vítima atendeu à ligação do G1, mas disse que não queria comentar o assunto. Ela se restringiu apenas a dizer que está muito constrangida com tudo o que aconteceu e que só falaria em juízo.
Já o advogado de Marcelinho Paraíba, Afonso Vilar, disse que o laudo é apenas uma prova material que não comprova nenhuma culpa do jogador. “Agressões foram comprovadas, mas vamos discutir em juízo se elas foram provocadas por Marcelo ou de qualquer outra forma”, afirmou.
Em entrevista coletiva na sede do Sport Clube do Recife na quinta-feira (1º), o jogador tratou o assunto como 'página virada', reafirmou sua inocência em relação à acusação de tentativa de estupro e alegou que só soube do que se tratava quando chegou à delegacia. Ele garantiu que conhecia a vítima apenas de vista. "Não tinha nenhum relacionamento com essa mulher, já tinha visto ela junto com ele [o irmão, o delegado Rodrigo Pinheiro], mas não tínhamos relacionamento nenhum", disse.
Indiciado por estupro, o jogador passou 12 horas detido na carceragem da Central de Polícia e no Complexo Penitenciário do Serrotão, mas recebeu alvará de soltura por volta das 17h30 (horário local). O juiz da 5ª Vara Criminal de Campina Grande, Paulo Sandro de Lacerda, argumentou que o atleta não representa risco à sociedade, tem residência e emprego fixo e, por isso, poderia responder às investigações em liberdade.
Além de Marcelinho, três amigos dele foram presos e indiciados por resistência à prisão e desacato. Eles pagaram fiança de R$ 1 mil cada e foram liberados ainda na tarde da quarta-feira.
ralelamento às investigações do suposto estupro, a Corregedoria  da Secretaria de Segurança Pública da Paraíba abriu procedimento para apurar a conduta do delegado Rodrigo Pinheiro. Ele é suspeito de disparar tiros durante a festa de Marcelinho Paraíba. Além disso, chegou a ameaçar jornalistas que faziam a cobertura do caso em Campina Grande.

UFPB divulga relação de candidatos aptos para segunda fase do PSS


A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) divulgou nesta sexta-feira (2) a relação de candidatos aptos às provas relativas aos conteúdos da 3ª série no Processo Seletivo Seriado (PSS-2012). A avaliação é a principal forma de entrada nas 6.240 vagas oferecidas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em cursos de graduação (consulte a relação no site oficial).
A lista publicada hoje leva em consideração o desempenho dos participantes nas provas da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio, que foram aplicadas nos dias 20 e 21 de novembro. Os classificados nesta etapa se submeterão a novos testes em 18 e 19 de dezembro.
De acordo com o professor João Lins, presidente da Coperve,  do total de 42.560 inscritos, 31.663 estão aptos às provas da 3ª série. No total, foram 5.577 eliminados por falta na primeira fase e 118 por usarem aparelhos de telefone celular durante o processo. Ainda foram 194 desclassificados por nota zero e 5.008 por não terem atingido um desempenho mínimo de 15% do total de pontos em uma das áreas de conhecimento à qual se submeteram.
O gabarito oficial e definitivo da primeira fase foi divulgado na quarta-feira (28). As questões eram relativas às disciplinas de de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Química, Física e Biologia da 1ª e da 2ª série do Ensino Médio.

Três ônibus são encontrados em chamas em pátio de empresa na PB

Três ônibus foram encontrados em chamas na madrugada desta sexta-feira (2) em João Pessoa. Os veículos estavam na garagem da empresa São Jorge e ficaram totalmente destruídos. A polícia chegou a suspeitar que as chamas teriam sido provocadas de forma criminosa, no entanto a hipótese foi descartada na manhã de hoje.

Segundo o capitão Elias, do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), o fogo começou no motor de um dos ônibus e se espalhou para os outros dois. Segundo ele, as chamas devem ter sido provocadas por uma falha mecânica. No entanto, o Corpo de Bombeiros informou que os veículos serão periciados ainda na manhã desta sexta-feira.
Em agosto, aconteceu uma onda de incêndios em ônibus em João Pessoa. Foram quatro casos durante todo o mês, todos frutos de ações criminosas, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Suspeitos de participação nos casos foram presos.

Nos limites do Sistema Solar, sonda detecta raios inéditos na Via Láctea


Pela primeira vez, cientistas conseguiram detectar emissões Lyman-alfa da Via Láctea. Essa radiação ultravioleta é uma luz brilhante, gerada pela interação entre átomos de hidrogênio, o elemento mais abundante do Universo.
Fora da nossa galáxia, essa de radiação já tinha sido detectada. Em locais distantes, é considerada um indicador de estrelas em formação.
Na nossa própria galáxia, porém, nunca tínhamos conseguido perceber essas emissões, justamente porque elas não podem ser captadas na Terra. Nossa “proximidade” do Sol (pouco menos de 150 milhões de quilômetros) faz com que a luz emitida por ele impeça a chegada dos raios Lyman-alfa.
A descoberta foi feita com dados obtidos pelas sondas Voyager, lançadas em 1977, que já atingiram os limites do Sistema Solar. Com eles, uma equipe de cientistas liderada pela francesa Rosine Lallement, da Universidade de Paris, escreveu um estudo publicado na edição desta quinta-feira (1º) da revista “Science”.
No artigo, os cientistas sustentam que a emissão tem origem em regiões de formação de estrelas, e acreditam que a detecção desses raios na nossa própria galáxia vai fornecer dados mais precisos para estudos futuros.

Apresentador de TV acerta sem querer cabeça de colega com notebook


O apresentador Rob Nelson bateu acidentalmente com o notebook na cabeça da colega Sunny Hostin durante um programa vivo da emissora de TV "ABC". Nelson acertou a cabeça de Sunny quando se levantou para tirar o equipamento de cima da bancada, no meio de uma brincadeira. Depois, os dois começaram a rir histericamente do episódio. Assista ao vídeo.
O apresentador Rob Nelson atinge sem querer a nuca da companheira de bancada durante transmissão (Foto: Reprodução/ABC)O apresentador Rob Nelson atinge sem querer a nuca da companheira de bancada durante transmissão (Foto: Reprodução/ABC)

Nuvens de pássaros incomodam moradores em cidade dos EUA


Moradores de Florence, no estado americano do Alabama, estão reclamando que "nuvens" de pássaros estão invadindo a cidade. A imagem abaixo foi feita na quarta-feira (30). A chegada dos pássaros coincide com a do inverno no hemisfério norte.
Nuvem de pássaros é flagrada nesta quarta-feira (30) em Florence, no Alabama (Foto: Times Daily, Matt McKean/AP)Nuvem de pássaros é flagrada nesta quarta-feira (30) em Florence, no Alabama (Foto: Times Daily, Matt McKean/AP)

'Lula acha que a careca dele é mais bonita', diz Dilma a Chávez


As calvícies do presidente venezuelano, Hugo Chávez, e do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, provocadas pelo tratamento quimioterápico de combate ao câncer - foram motivo de risos durante o encontro entre Chávez e a presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira (1º) em Caracas.
Logo ao chegar ao Palácio de Miraflores, Dilma cumprimentou o venezuelano com um carinho em sua cabeça, ao notar que a calvície provocada pela quimioterapia está cedendo lugar aos primeiros fios de cabelo. Chávez foi diagnosticado com câncer no final de junho.
Constatei uma coisa que me deu muita alegria: que o presidente Chávez esta exercendo com muita alegria suas atividades', disse Dilma, ao reproduzir um recado enviado por Lula.
'Lula pediu que lhe desse seu abraço solidário (...) e disse que a careca dele é mais bonita que a do presidente Chávez', disse Dilma, arrancando risos de Chávez, que retrucou.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, na chegada dela ao Palácio Miraflores, em Caracas, nesta quinta-feira (1º) (Foto: AP)O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, na chegada dela ao Palácio Miraflores, em Caracas, nesta quinta-feira (1º) (Foto: AP)
'Nossas duas cabeças são tão feias uma como a outra (...) somos dois feios deste mundo', brincou Chávez.
'Cúpula do câncer'
O presidente venezuelano - que enfrentou meses de tratamento com quimioterapia - voltou a repetir a proposta de Lula - em tratamento para combater um câncer na laringe - de realizar uma Cúpula dos presidentes que superaram o câncer. 'Logo vamos fazer essa Cúpula e a Dilma vai dirigi-la', disse.
Chávez prometeu ir 'em breve', ao Brasil visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, provavelmente ainda neste mês, depois da posse da presidente argentina, Cristina Kirchner, para seu segundo mandato.
'Ele veio me visitar, então agora eu tenho planos de ir vê-lo', disse Chávez, minutos antes da chegada da presidente Dilma Rousseff ao Palácio de Miraflores.
'Eu e Lula somos irmãos. Somos mais que irmãos. Somos, como já disse Fidel Castro, esses tipos que andam por aí fazendo coisas, como Dilma, Cristina (Fernandez, presidente da Argentina), Néstor (Kirchner, ex-presidente argentino)', afirmou Chávez.

Principal base dos EUA no Iraque passa ao controle das forças locais


A principal base norte-americana no Iraque, Victory Base Complex, onde funcionava, entre outros, o comando central dos Estados Unidos e a cela de Saddam Hussein, foi entregue às forças iraquianas nesta sexta-feira (2).
"A Victory Base Complex foi entregue oficialmente por escrito ao governo iraquiano nesta manhã. A base não está mais sob controle americano e se encontra agora sob total autoridade do governo iraquiano", afirmou o coronel Barry Johnson.
A transferência da base não teve uma cerimônia especial, apenas a assinatura dos documentos, como em uma "negociação imobiliária", afirmou o porta-voz militar.
De acordo com a tenente-coronel Angela Funaro, também porta-voz do Exército americano no Iraque, os Estados Unidos contam agoram com apenas cinco bases no país.
Militar americano passa por veículos armados na base de Camp Victory em 9 de novembro (Foto: AP)Militar americano passa por veículos armados na base Victory em 9 de novembro (Foto: AP)
Em Base Victory moravam mais de 100 mil pessoas, sendo 42 mil militares e mais de 65 mil funcionários de empresas privadas.
A base se parecia com uma pequena cidade dos Estados Unidos, com as casas pré-fabricadas, as ruas Liberty, Victory ou Lost Lake, os supermercados e lojas de fast-foods.
Alguns setores do complexo já foram transferidos aos iraquianos, incluindo cinco dos nove palácios construídos por Saddam Hussein, com suas palmeiras e os lagos artificiais.
A retirada das tropas americanas do Iraque está prevista para até o fim do ano, em cumprimento a um acordo assinado em 2008.
A saída das tropas americanas provoca inquietação sobre a capacidade das forças de segurança iraquianas para garantir a estabilidade e a segurança no país.

Pessoa mais velha do Japão morre aos 115 anos


A pessoa considerada a mais velha doJapão, Chiyono Hasegawa, de 115 anos, morreu nesta sexta-feira (2), segundo a agência Kyodo.
Nascida em 20 de novembro de 1896, ela morreu no sul do país.
Não foram divulgados detalhes sobre a causa da morte.
Agora, a pessoa mais velha do país passou a ser Jirouemon Kimura, de 114 anos, nascido em 19 de abril de 1897.
Ele já era reconhecido pelo Livro Guinness de Recordes como o homem mais velho do mundo.
A pessoa mais velha do mundo ainda éBesse Cooper, de 115 anos, que mora em Monroe, no estado americano da Georgia.
Com 115 anos, ela nasceu em 26 de agosto de 1896.

Menino desafia opinião médica e sobrevive a câncer com terapia fotodinâmica


Um menino de 10 anos de idade diagnosticado com uma rara forma de câncer em 2006 vem surpreendendo especialistas na Grã-Bretanha pela melhora em seu estado de saúde depois de se submeter a um tratamento alternativo à quimioterapia.
Connah Broom, da cidade de Flintshire, no País de Gales, tinha 11 tumores e a quimioterapia apresentava poucos resultados.
Mas após se submeter ao tratamento, conhecido como terapia fotodinâmica e que custou mais de 200 mil libras (equivalentes a cerca de R$ 560 mil), resta ainda apenas um dos tumores.
Seu médico descreve seu estado físico como impressionante e sua família diz que ele está bem.
A avó, Debbie Broom, explicou que após a quimioterapia e outros tratamentos tradicionais terem sido descartados, a família começou a procurar outras formas de combate ao câncer raro, conhecido como neuroblastoma, uma doença que afeta cerca de 80 crianças na Grã-Bretanha anualmente.
Em 2007, eles ouviram falar de uma clínica privada no México que oferecia o tratamento de terapia fotodinâmica.
O tratamento usa laser, e outras fontes de luz, combinado com um medicamento que reage à luz (chamado de agente fotossensível) para destruir células cancerígenas.
Em alguns países, como na Grã-Bretanha, a técnica é usada para o tratamento de algumas formas de câncer, como o de pele.
O garoto se submeteu a um tratamento intensivo de duas semanas no México, segundo a avó.
Ele prosseguiu então com a terapia em casa, onde mora com os avós e o pai.
Resultados
Agora, após quatro anos, Debbie diz que os 10 tumores secundários do neto se foram.
"Estamos lutando e Connah também. Ele está se saindo muito bem", diz ela.
Ele ainda tem o tumor primário em seu abdômen e se submete a sessões de duas horas de tratamento, quatro dias por semana.
O garoto também frequenta uma escola em período integral, toca teclado, canta, dança e gosta de jogar futebol e fazer ginástica.
A avó está convencida de que o tratamento, aliado a uma dieta orgânica, é o segredo do sucesso do neto.
No entanto, o médico de Connah, Eamonn Jessup, não sabe se o tratamento surtiu efeito ou foi seu corpo que combateu o câncer.
"Seu estado é impressionante", diz ele. "É realmente inexplicável que a maioria dos tumores tenha desaparecido".
"Não sei se é por causa do regime seguido ou do tratamento", finaliza.
A avó diz que a família continuará com o tratamento até que o último tumor desapareça.

Criança de 3 anos é internada na PB com agulha alojada na região lombar


Uma criança de três anos de idade está internada no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande com uma agulha alojada na região lombar. Em entrevista ao G1, a costureira Lucilene de Lucena Brito informou que a filha teria derrubado uma lata de agulhas na cama quando se deitou para assistir televisão, mas acabou sendo perfurada nas costas. As informações preliminares do hospital eram de que a agulha estaria no pulmão, mas, após os exames, a equipe médica constatou que o objeto não atingiu nenhum órgão vital.
Conforme a mãe, o incidente às 18h da quinta-feira (30) na casa da família em Patos, cidade do Sertão paraibano. "Eu estava na calçada de casa terminando de costurar uma bolas quando ouvi o grito: 'mamãe!'. Sai desesperada. Ainda tentei puxar a cabeça da agulha, mas ela acabou se partindo", disse a mãe.
A menina foi levada pela mãe para um hospital infantil local, onde foram feitas avaliações. Porém, devido à complexidade do caso, os médicos recomendaram a transferência para o Hospital de Trauma de Campina Grande. A menina foi internada à meia-noite, medicada e submetida a novos exames.
De acordo cirurgião pediátrico Gonçalo Vieira de Sá, a criança permanece internada em observação. Ele explicou que, como o objeto não atingiu nenhum órgão vital, a garota não corre risco de morte e a equipe avalia a melhor maneira de retirar a agulha. "A cirurgia é simples, mas, por se tratar de um objeto cortante, não é um procedimento fácil", comentou. Segundo ele, o risco de contaminação existe, mas é preciso observar como o corpo dela está reagindo à presença do objeto estranho. "Caso seja formada uma fibrose em torno da agulha e ela não sinta nenhuma dor, talvez até conviver com o metal no corpo", explicou.
Menina ficou com marca de furo nas costas (Foto: Karoline Zilah/G1)Marca de furo nas costas da menina é quase imperceptível (Foto: Karoline Zilah/G1)

Estudante finge ser rico no Facebook e amigo manda assaltantes roubá-lo

Um estudante de 16 anos quis ganhar respeito dos demais colegas de classe em São Paulo. Para isso, chamou a atenção deles na internet revelando sua intimidade. Aluno de um colégio particular e morador da região da Barra Funda, Zona Oeste da capital paulista, ele passou a fingir que era rico em seu perfil no Facebook. Para isso, postou fotos de eletrônicos que comprou em sua viagem mais recente à Europa.

Um amigo dele, também com menos de 18 anos e que recentemente abandonou a mesma escola por faltas, se interessou pelos pertences do colega exibidos na web. Semanas atrás, ele visitou o estudante, que sentiu falta de uma chave de casa após o encontro. Na noite de terça-feira (29), o jovem que furtou a chave a entregou a dois assaltantes adultos que entraram no imóvel e renderam o aluno e seus pais.

Os criminosos, no entanto, não encontraram todos os produtos que haviam sido encomendados pelo então amigo da vítima. Eles decidiram, então, levar R$ 300 em dinheiro, telefones celulares e joias. Uma empregada da residência, que não foi vista pelos assaltantes, avisou a uma vizinha, que telefonou para o número 190 da Polícia Militar.
RotaEm pouco tempo, policiais militares das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) chegaram ao local. Segundo a Polícia Civil, que relatou o caso ao G1, o colega do estudante assaltado alertou os dois criminosos pelo celular.

Os criminosos, que deixavam o prédio pela porta da frente com os objetos roubados, decidiram pular um muro para escapar da PM e foram parar no estacionamento de um teatro ao lado. Testemunhas afirmaram ter escutado tiros após a Rota entrar. A dupla chegou a ser levada ferida para um hospital, mas morreu. Os suspeitos já tinham tido passagens pela polícia por outros crimes e haviam saído da prisão havia uma semana após cumprirem penas por assaltos.

A PM alegou que os criminosos estavam armados e foram mortos em confronto. Nenhum policial ficou ferido na ação. Como o caso envolveu resistência à prisão com morte, foi levado para investigação do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).

DHPPA equipe C Leste, comandada pela delegada Fabiana Sarmento de Sena, apura se os suspeitos foram mortos numa troca de tiros ou se foram executados pelos policiais da Rota. O DHPP ainda não concluiu o inquérito, mas informou que identificou o colega do estudante roubado como um dos responsáveis pelo crime.

“Chegamos a esse ex-colega de escola da vítima depois de sabermos que ele poderia ter ficado com a chave da casa onde o estudante mora com os pais. Como os assaltantes entraram na residência com essa chave, suspeitamos que se tratava da mesma pessoa. Em depoimento à polícia, o adolescente suspeito confessou sua participação no roubo. Ele, porém, alegou que foi pressionado pelos dois criminosos para entregar a chave e ajudá-los com informações sobre onde os pertences estavam no apartamento”, disse Fabiana ao G1.

Como o adolescente suspeito foi identificado na quarta-feira (30), não pode ser apreendido porque passou o tempo do flagrante. Após ser ouvido com sua mãe, ele terá de comparecer à Vara da Infância e Juventude. Um juiz deverá aplicar alguma medida sócio-educativa, seja restrição de liberdade ou algum trabalho comunitário.

O DHPP investiga se o adolescente suspeito já cometeu outros roubos utilizando o mesmo artifício de se aproximar de quem expõe sua vida na internet. A polícia pede para os pais monitorarem o que os seus filhos colocam ou com quem conversam nas redes sociais.

Unesp divulga a lista de aprovados para a segunda fase do vestibular


A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta sexta-feira (2) a lista de aprovados na primeira fase vestibular 2012 (é preciso clicar no link e procurar pelo curso desejado). . O candidato também pode ver seu desempenho no site da Vunesp colocando nome e senha de inscrição. Foram chamados os 38.765 dos mais de 91 mil inscritos concorrem a 6.629 vagas em 156 opções de carreira.
Os convocados para a segunda fase farão o teste nos dias 18 e 19 de dezembro, das 14h às 18h30, com 24 questões dissertativas no primeiro dia, e 12 questões no segundo, quando também será feita uma redação. Para os cursos de arquitetura e urbanismo, design e educação artística, de Bauru, e todos os cursos da capital, são aplicadas ainda provas de habilidades, nos dias 11 a 16 de dezembro.
Candidatas fazem a prova da primeira fase do vestibular da Unesp (Foto: Flávio Moraes/G1)Candidatas fazem a prova da primeira fase do vestibular da Unesp (Foto: Flávio Moraes/G1)
A prova da primeira fase foi realizada no dia 6 de novembro e registrou índice de abstenção de 8%, de acordo com a Vunesp, que organiza a prova. Dos 91.852 candidatos inscritos, 7.373 não compareceram à prova.

Preso ex-presidente de associação de moradores da Rocinha


O ex-presidente da associação de moradores da Rocinha, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, foi preso nesta sexta-feira (2) por suspeita de ligação com otraficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem. De acordo com policiais Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), William de Oliveira, conhecido como William da Rocinha, é acusado de associação para o tráfico e venda de arma de uso exclusivo das Forças Armadas.
"A Polícia Civil tem condições de afirmar que ele era ligado ao tráfico de drogas, inclusive participou de venda de arma para o traficante Nem. Podemos afirmar que temos provas suficientes que ele era conivente", afirmou o delegado Márcio Mendonça, acrescentando que outras pessoas envolvidas também vão ser presas.
De acordo com o delegado, agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do ex-presidente da associação de moradores da Rocinha e as investigações continuam. "Apreendemos computadores, documentos, inclusive que comprovam a ligação dele com uma vereadora do Rio de Janeiro. Esses documentos vão ser periciados", disse Mendonça.
Nesta sexta (2), a polícia cumpre mandados de busca e apreensão na casa do traficante Nem, apontado como chefe do tráfico da Rocinha, que foi preso no início de novembro, às vésperas daocupação policial nas favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu. Ele cumpre pena no Presídio Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e também vai responder por esses dois crimes.
"Por essa investigação nossa conseguimos provar que o Nem estava envolvido na compra de armas. A ação foi contra ele e contra as pessoas ligadas a ele", completou o delegado Márcio Mendonça.

Ministro diz que estádio do RS é o único com obra atrasada para Copa


O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou nesta sexta-feira (2), durante o programa "Bom Dia Ministro", que a obra do estádio do Internacional em Porto Algre é a única que está atrasada entre os demais estádios que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014.
"Nas doze cidades-sede, verifiquei a situação de todos os estádios. Só há atraso que precisa ser recuperado no Rio Grande do Sul, no estádio do Internacional, porque lá o clube se dividiu em uma polêmica. Mas nada que possa prejudicar. Estamos com [as obras da] Copa do Mundo dentro do prazo. [...] Podemos ficar tranquilos", afirmou Rebelo.
Segundo ele, o atraso no Rio Grande do Sul ocorre porque "há divergência entre os conselheiros do Inter [em relação ao projeto], o que paralisou uma decisão final e, portanto, o início da obras".
Aldo Rebelo afirmou ainda que não haverá "motivo para decepção com a Copa do Mundo de 2014". “Minha impressão é que se o Brasil precisasse organizar a Copa do Mundo daqui a 2 meses ele estaria preparado”.
Fifa
O ministro afirmou que, para o evento esportivo ser "resolvido com eficiência", é preciso "rigor no controle e aprovar a Lei Geral da Copa", legislação sobre as regras do Mundial que está em discussão no Congresso.
Aldo Rebelo diz ainda não ver "problemas" na relação entre o governo brasileiro e a Federação Internacional de Futebol (Fifa).
"Nossa relação é de cooperação. Podem existir diferenças naturais. Houve divergência em relação à meia-entrada para estudantes e idosos. Eu reivindiquei à Fifa que haja uma parcela de ingressos destinada à população de baixa renda, de beneficiários do Bolsa Família, as populações indígenas. No caso do Bolsa Família, é a maior festa do esporte do mundo, mesmo a meia-entrasa não resolve, não podemos deixar essa população de fora."
Antecessor
Durante o programa, o ministro comentou ainda as denúncias contra seu antecessor, Orlando Silva, que deixou o cargo após denúncia de envolvimento em irregularidades.
"A questão é que o ministro Orlando Silva pode provar sua inocência, mas o acusador é quem deveria provar a acusação. Hoje, o acusador não apresenta nenhuma prova. Quem acusou nem fala mais na acusação. Ele vai procurar reuperar sua imagem de homem público diante de uma acusação que fica só naquilo de ouvi dizer."

Cientistas desvendam profecia maia do 'fim do mundo em 2012'


Arqueólogos de diversos países se reuniram no Estado de Chiapas, uma área repleta de ruínas maias no sul do México, para discutir a teoria apocalíptica de que essa antiga civilização previra o fim do mundo em 2012.
A teoria, amplamente conhecida no país e contada aos visitantes tanto no México como na Guatemala, Belize e outras áreas onde os maias também se estabeleceram, teve sua origem no monumento nº 6 do sítio arqueológico de Tortuguero e em um ladrilho com hieróglifos localizado em Comalcalco, ambos centros cerimoniais em Tabasco, no sudeste do país.
O primeiro faz alusão a um evento místico que ocorreria no dia 21 de dezembro de 2012, durante o solstício do inverno, quando Bahlam Ajaw, um antigo governante do lugar, se encontra com Bolon Yokte', um dos deuses que, na mitologia maia, participaram do início da era atual.
Até então, as mensagens gravadas em "estelas" - monumentos líticos, feitos em um único bloco de pedra, contendo inscrições sobre a história e a mitologia maias - eram interpretadas como uma profecia maia sobre o fim do mundo.
Entretanto, segundo o Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah), uma revisão das estelas pré-hispânicas indica que, na verdade, nessa data de dezembro do ano que vem os maias esperavam simplesmente o regresso de Bolon Yokté.
"(Os maias) nunca disseram que haveria uma grande tragédia ou o fim do mundo em 2012", disse à BBC o pesquisador Rodrigo Liendo, do Instituto de Pesquisas Antropológicas da Universidade Autônoma do México (Unam).
"Essa visão apocalíptica é algo que nos caracteriza, ocidentais. Não é uma filosofia dos maias."
Novas interpretações
Durante o encontro realizado em Palenque, que abriga uma das mais impressionantes ruínas maias de toda a região, o pesquisador Sven Gronemeyer, da Universidade australiana de Trobe, e sua colega Bárbara Macleod fizeram uma nova interpretação do 6º monumento de Tortuguero.
Para eles, os hieróglifos inscritos na estela se referem à culminação dos 13 baktunes, os ciclos com que os maias mediam o tempo. Cada um deles era composto por 400 anos.
"A medição do tempo dos maias era muito completa", explica Gronemeyer. "Eles faziam referência a eventos no futuro e no passado, e há datas que são projetadas para centenas, milhares de anos no futuro", afirma.
Para a jornalista Laura Castellanos, autora do livro "2012, Las Profecias del Fin del Mundo", o sucesso da teoria apocalíptica junto à cultura ocidental se deve a uma "onda milenarista" que, segundo ela, "antecipa catástrofes ou outros acontecimentos cada vez que se completam dez séculos".
Para Castellanos, esse tipo de efeméride é reforçada por uma 'crise ideológica, religiosa e social'.
Ela observa que as profecias sobre 2012 não têm somente uma 'vertente catastrófica', mas também uma linha que "prognostica o despertar da consciência e o renascimento de uma nova humanidade, mais equitativa".
Crença no final
A asséptica explicação científica e histórica vai de encontro à crença popular no México, um país onde há quem procure adquirir os conhecimentos necessários para sobreviver com seu próprio cultivo de alimentos em caso de uma catástrofe mundial.
Muitos dos que vivem fora procuram regressar ao país porque sentem que precisam estar em casa em 2012, e há empresas que oferecem espaço em bunkeres subterrâneos, com todas as comodidades.
Afinal, o possível fim do mundo também é negócio. O próprio governo mexicano lançou uma campanha para promover o turismo no sudeste do país, onde estão localizados os sítios arqueológicos maias.
Muitos governos dos Estados onde existem ruínas da antiga civilização maia já estão registrando aumento na chegada de turistas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...