terça-feira, 27 de setembro de 2011

Homem é encontrado morto na praia do Bessa em João Pessoa, PB


Do G1 PB
Corpo é encontrado no Bessa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Polícia foi avisada do fato por volta das 6h
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado na manhã desta terça-feira (27) na praia do Bessa, em João Pessoa. A polícia foi avisada do fato por volta das 6h.
Segundo informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), peritos estão no local onde o corpo foi encontrado para analisar se a morte do homem foi causada por afogamento ou por crime.
Uma equipe da Delegacia de Homicídios da capital também foi à praia para fazer averiguações.
Esse é o segundo corpo encontrado no Bessa em dois dias. Na segunda-feira (26) uma mulher foi achada morta na praia. Ela estava seminua e a polícia não descarta a hipótese de violência sexual. A polícia segue investigando se o caso se trata de um homicídio ou se a mulher foi vítima de afogamento.

Rádio comunitária é alvo de incêndio criminoso na PB, dizem bombeiros


Do G1 PB, com informações da TV Paraíba
Rádio comunitária é incendiada em Massaranduba, PB (Foto: Marcos Vasconcelos/TV Paraíba)Rádio comunitária é incendiada em Massaranduba,
no Agreste (Foto: Marcos Vasconcelos/TV Paraíba)
A sede de uma rádio comunitária do município de Massaranduba, na região metropolitana de Campina Grande, foi destruída por um incêndio nesta segunda-feira (26). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi ateado de forma criminosa. O atual diretor da rádio e ex-prefeito da cidade, Antônio Medonça, acredita que o crime teve motivação política.
Testemunhas informaram ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Civil que o portão do prédio foi arrombado de madrugada por quatro homens armados. Os moradores de um apartamento localizado no primeiro andar, em cima das instalações da rádio, teriam sido feitos reféns enquanto os crimosos disparavam tiros pelo prédio. Em seguida, atearam fogo em vários equipamentos. Todo o estúdio e a recepção ficaram destruídos.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram chamados, mas o fogo demorou duas horas para ser controlado. Depois que as chamas foram apagadas, a perícia encontrou cápsulas de balas calibre 380 espalhadas pelo chão.
Na cidade, o clima é de tensão política. O diretor da rádio apontou o atual prefeito, Paulo Oliveira, como suspeito de ter encomendado o crime. Segudo ele, a população ligava com frequência para a rádio para fazer denúncias sobre supostos desvios de verbas.
O gestor, por sua vez, declarou que vai processar o ex-prefeito por calúnia e difamação. Ele declarou que estaria sofrendo perseguição política do adversário há algum tempo e que não daria ordens a integrantes de seu partido para fazer algo do tipo.
O Corpo de Bombeiros registrou o caso como incêndio intencional. A Polícia Civil assumiu as investigações, mas não fez declarações sobre o assunto.

Presos na PB suspeitos de integrar grupos de extermínio entre famílias


Integrantes de três famílias da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará são alvos de mandados de prisão temporária nesta terça-feira (27) por suspeita de integrarem grupos de extermínio. A motivação seria rixas entre seus integrantes. De acordo com a Polícia Civil, que coordena a Operação Laços de Sangue, pelo menos 15 pessoas foram presas com 18 armas, entre pistolas, escopetas e espingardas supostamente utilizadas nos assassinatos.
A operação conta com a participação de 130 pessoas, entre policiais civis, militares e representantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público da Paraíba. Além da atuação na 'pistolagem', alguns investigados são apontados como envolvidos em tráfico de drogas.
Foram realizadas prisões em Catolé do Rocha, Brejo dos Santos, Patos e João Pessoa, na Paraíba, além de Caraúbas e Antônio Martins, esta última no Rio Grande do Norte. Conforme os delegados regionais Cristiano Jacques, de Patos, e André Rabelo, de Catolé do Rocha, as três famílias são suspeitas de participação em 64 assassinatos devido a rixas, além de outros 31 em consequência da atuação destas organizações criminosas, totalizando 95 mortes.
"Os três clãs vêm se confrontando e realizando várias execuções. Uma característica marcante dos três grupos é o planejamento de suas ações. Todos os crimes são previamente planejados, com tarefas bem definidas dentro da organização: pessoas que planejam, financiam, recrutam mercenários, levantam os alvos, executam", explicou Cristano Jacques.
Investigações da Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público apontam que as famílias seriam responsáveis por um clima de acirramento há mais de 60 anos, devido a brigas políticas. Os conflitos teriam adquirido mais violência com o passar dos anos, culminando em confusões por motivos banais e assassinatos em represália aos rivais, segundo apurado pelos investigadores.

TJ determina demissão de servidores temporários em 24 cidades da PB


Do G1 PB
Sessão do TJPB determina demissões em 24 cidades (Foto: Divulgação/TJPB)Sessão do TJPB determina demissões em 24 cidades
(Foto: Divulgação/TJPB)
Servidores contratados em caráter temporário em 24 municípios da Paraíba deverão ser demitidos dentro de até 180 dias. A decisão foi tomada em sessão extraordinária na segunda-feira (26) pelo Pelo do Tribunal de Justiça, durante julgamentos de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins). Os processos foram impetrados pelo Ministério Público Estadual, argumentando irregularidades em prefeituras que admitiram funcionários sem a realização de concursos públicos.
Os relatores das ações entenderam que as adminstrações municipais estariam violando a Constituição Federal, que exige o concurso para a admissão de pessoal. Conforme o entendimento dos desembargadores, as prefeituras também dispõem de leis municipais que não especificam quais os casos em que há necessidade de excepcional interesse público para justificar as contratações temporárias.
Para o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, relator do processo referente ao município de Gado Bravo, a contratação direta de servidores para atender a alguma necessidade transitória só pode ser feita mediante descrição taxativa do interesse público excepcional, o que não teria ocorrido na lei municipal julgada.
A Corte utilizou os mesmos argumentos nas outras 23 ações impetradas contra leis dos municípios de Teixeira, Zabelê, Itapororoca, Marcação, Lucena, São José do Sabugi, Gurjão, Montadas, Riacho dos Cavalos, Sousa, Santa Cruz, Desterro, Alagoa Nova, Gurinhém, Marizópolis, Junco do Seridó, Pilar, Mari, Solânea, Itatuba, São Bentinho, Paulista e Cabedelo.
A sessão teve relatorias dos desembargadores Manoel Soares Monteiro, Marcos Cavalcanti de Albuquerque, João Alves da Silva, Fred Coutinho, Romero Marcelo e Genésio Gomes Pereira.

Turista deficiente físico aponta falhas de acessibilidade no ES


Ricardo Shimosakai é turismólogo e ficou paraplégico após levar um tiro durante um sequestro relâmpago. Desde então ele incentiva o turismo para deficientes físicos. Em uma volta pela Grande Vitória, ele enfrentou dificuldades com a acessibilidade de alguns pontos turísticos do Espírito Santo. Ele está na capital para participar da Expotur, o evento que divulga a cultura do espírito santo e discute nosso potencial turístico.
A primeira parada foi no Convento da Penha, em Vila Velha. Ricardo se encantou com a vista, mas encontra dificuldade de ver a igreja, por dentro. "Existem outros lugares em que empresas fornecem o serviço para transporte de deficientes físicos. Impossível é uma palavra que não existe no meu dicionário. Cabe aos poderes públicos e privados tentarem descobrir uma maneira de acessibilidade", cobra Ricardo.
Turista deu uma volta pela Grande Vitória e apontou falhas de acessibilidade (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Turista deu uma volta pela Grande Vitória e apontou falhas de acessibilidade (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
De volta para Vitória, a rampa na Praça dos Namorados ajudou. "No Espírito Santo, existem táxis especializados no transporte de deficientes físicos, alguns ônibus têm elevatórias. O estado tem lugares bonitos, falta saber explorar melhor. Turismo acessível é uma coisa que o pessoal não descobriu. São 29 milhões de pessoas com alguma deficiência, no Brasil", comenta.
Expotur
De acordo com a organização, a feira teve o objetivo de divulgar as potencialidades turísticas do estado e a programação inclui desde a feira, com artesanato, gastronomia e exposição e degustação de produtos do agroturismo capixaba, até fórum e debates sobre turismo náutico, encontros de prefeitos e de negócios.
Outro ladoA Secretaria de Desenvolvimento da Cidade de Vitória (Sedec) informou, em nota, que todos novos projetos urbanísticos entregues à população observam a acessibilidade universal.
Entre os novos projetos entregues que estão adequados à acessibilidade, estão a Praça Dom João Batista, as novas orlas de Maria Ortiz e de Nova Palestina, a nova orla de Camburi, a Praça Costa Pereira, a Praça do Papa e o Parque Tancredão.
A Secretaria esclarece que prioriza a acessibilidade nas áreas não urbanizadas, mas futuramente, todas as áreas públicas e urbanas, dentre elas, a Praça dos Namorados, serão adequadas em conformidade com as normas da acessibilidade universal.
Sobre o Convento da Penha, a prefeitura de Vila Velha ainda analisa uma resposta para o problema da acessibilidade.

Crocodilo de estimação surpreende dona ao ficar laranja


Um crocodilo de 2,5 metros que é mantido como animal de estimação pela australiana Tracey Sandstrom em Melbourne, na Austrália, ficou laranja. Segundo a agência "Barcroft Media", o réptil ganhou a coloração inusitada devido a uma reação com a água de sua jaula.
Crocodilo surpreendeu a dona ao ficar laranja. (Foto: Barcroft Media/Getty Images)Crocodilo surpreendeu a dona ao ficar laranja. (Foto: Barcroft Media/Getty Images)
A dona disse ter ficado surpresa quando seu animal de estimação chamado "Snappy" ficou laranja. Apesar da mudança de cor, Tracey destacou que o réptil parece bem. "Ele ainda tem um apetite saudável e devora de três a quatro frangos frescos por semana", disse ela.
Para o especialista Grahame Webb, a coloração é geralmente causada por problemas na água. "Nosso palpite é que é algo na água, tais como ferro ou taninos a partir de folhas ou algas que se oxidam quando secas", afirmou Webb.

Morre cientista que tentou fertilização in vitro pela 1ª vez em humanos


Do G1, com informações da France Presse
O ginecologista Carl Wood, pioneiro nas pesquisas sobre fertilização in vitro. (Foto: Judith Wood / Wikimedia Commons / Creative Commons 2.0 genérico)O ginecologista Carl Wood, pioneiro nas pesquisas
sobre fertilização in vitro.(Foto:Wikimedia Commons
/ Creative Commons 2.0 genérico)
O ginecologista australiano Carl Wood, responsável pela primeira tentativa de fertilização in vitro em humanos no mundo, morreu na última sexta-feira na Austrália aos 82 anos. O cientista lutava contra a doença de Alzheimer desde 2004 e estava internado em uma clínica em Melbourne.
O australiano tentou, em 1973, ser o pioneiro na técnica que une o óvulo da mulher ao espermatozoide do homem fora da barriga da mãe, mas a gravidez não prosseguiu.
O feito seria finalmente obtido cinco anos mais tarde pelo médico Robert Edwards, britânico que recebeu o prêmio Nobel de Medicina em 2010 por ter feito nascer o primeiro bebê de proveta do mundo: Louise Brown, em 1978.
A sorte de Wood em 1980, quando conseguiu gerar a primeira fertilização in vitro da Austrália junto com o colega Alan Trouson, da Universidade Monash, também em Melbourne. Três anos mais tarde, Wood foi responsável pelo nascimento do primeiro bebê a partir de um embrião congelado.
As pesquisas do cientista sobre os níveis de hormônios durante o ciclo de ovulação de mulheres que passam por fertilizações in vitro foram importantes para ajudar milhares de casais inférteis a terem filhos.

Venda de RioCard Rock in Rio especial recomeça na terça-feira


Os cartões RioCard para os ônibus especiais de Primeira Classe voltam a ser vendidos nesta terça-feira (27), a partir das 9h, na Fundição Progresso, na Lapa, no Centro do Rio. O transporte deixa os passageiros a 250 metros da entrada da Cidade do Rock, na Zona Oeste. As vendas para os próximos quatro dias de shows ocorrerão até quarta-feira (28).
De acordo com a Fetranspor, nos três primeiros dias de shows os ônibus das linhas circulares que partiram do Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, transportaram 30 mil passageiros/dia. Já os ônibus especiais tiveram uma média de 20 mil passageiros/dia.
Para atender a todos esse público foram colocados à disposição 1.250 ônibus em cada dia. Mas houver transtornos no primeiro dia do festival, na sexta-feira (23). Fãs enfrentaram superlotação e filas enormes para embarcar nos ônibus especiais. Para contornar a situação, a Fetranspor permitiu que passageiros com RioCard comum ou pagando R$ 20 em espécie pudessem embarcar nos veículos da Primeira Classe para que pudessem chegar à Cidade do Rock.
Mais de três mil atendimentos médicosForam feitos, nos três primeiros dias do Rock in Rio, na Cidade do Rock, na Zona Oeste do Rio, 3.373 atendimentos médicos, segundo informou a Rede D’Or, responsável pelo serviço no local. Foram montados seis postos médicos na Cidade do Rock.
Atendimento médico: seis postos instalados (Foto: Flavio Moraes/G1)Atendimento médico: seis postos estão instalados
na Cidade do Rock (Foto: Flavio Moraes/G1)
No primeiro dia do evento, sexta-feira (23), 863 pessoas foram atendidas na Cidade do Rock. Já no segundo dia (24), foram 1.127 e, no terceiro (25), 1.383. Além dos seis postos, o público, artistas e demais envolvidos no evento têm à disposição 15 ambulâncias e cerca de 1, 5 mil profissionais, entre equipes de socorristas, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Em todos os postos foram atendidas gratuitamente as emergências adultas, pediátricas e ortopédicas. A operação médica contou com 40 leitos, sendo 9 UTIs completas com monitores cardíacos, cardiodesfibriladores para situações de paradas cardíacas e ventiladores mecânicos.
De acordo com João Pantoja, coordenador médico do atendimento clínico do Rock in Rio, a maioria dos casos pode ser considerado de baixa complexidade, sendo dores de cabeça, alteração da pressão arterial, entorses e luxações, além de outras emergências ortopédicas, as maiores queixas do público. Foram removidos 24 pacientes para hospitais.
O caso mais grave foi de uma jovem de 19 anos que na madrugada de sábado deu entrada no posto médico com insuficiência respiratória e precisou ser entubada e receber respiração artificial. Após o primeiro atendimento, ela foi transferida para o Hospital municipal Lourenço Jorge. “O pronto e eficiente atendimento no local do evento à paciente em estado tão grave permitiu rápida recuperação no HMLJ, possibilitando sua alta em cerca de dois dias após sua internação”, ressaltou Pantoja.

Lixo
Garis trabalham para recolher sujeira deixada no domingo (Foto: Divulgação/Comlurb)Garis trabalham para recolher sujeira deixada no
domingo (Foto: Divulgação/Comlurb)
O terceiro dia de trabalho da Comlurb no Rock in Rio resultou na retirada de 30 toneladas de resíduos. Foram coletadas 19 toneladas de materiais potencialmente recicláveis, encaminhadas para a Estação de Transferência de Jacarepaguá. Outras 11 toneladas de lixo orgânico foram levadas para a Usina do Caju para compostagem e transformação em adubo orgânico.

No primeiro dia foram recolhidas 49 toneladas de resíduos, sendo 14 de lixo orgânico, 12 toneladas de material potencialmente reciclável e 23 retirados pelo catadores da coleta seletiva. O segundo dia resultou na retirada de 40 toneladas de resíduos. Foram coletadas 30 toneladas de materiais potencialmente recicláveis e outras 10 toneladas de lixo orgânico. A limpeza prévia e os três primeiros dias do evento resultaram na produção de 195 toneladas de resíduos.

De acordo com a Comlurb, os 200 garis que atuam em três turnos, 24 horas por dia na Cidade do Rock, constataram que o público deixa muito lixo no chão e esquecem de utilizar os contêineres, lixeiras adequadas para receber os resíduos orgânicos e recicláveis.

Professora baleada por aluno vai passar por nova cirurgia em SP


Kleber TomazDo G1 SP
Professora Rosileide Oliveira, de 38 anos, deverá passar por nova cirurgia na quarta-feira (28) no HC em São Paulo  (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)Professora Rosileide Oliveira, de 38 anos, deverá
passar por nova cirurgia na quarta-feira (28)
no HC em São Paulo
(Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)
A professora Rosileide Queirós Oliveira, de 38 anos, baleada por um aluno que se matou em seguida dentro da Escola Municipal Professora Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul, no ABC, na quinta-feira (22), vai passar por uma nova cirurgia, segundo informou o Hospital das Clínicas de São Paulo na manhã nesta terça (27).

A Polícia Civil ainda não sabe por que Davi Mota Nogueira, de 10 anos, atirou na pedagoga e se suicidou. Ele era tido como bom aluno e nunca havia apresentado problemas. A investigação apura as hipóteses de tiro acidental, bullying e supostas ameaças para explicar a motivação do crime.
A previsão é que Rosileide tenha o joelho esquerdo operado na quarta-feira (28) pela equipe de ortopedia do HC. Quando foi atingida no quadril pelo disparo, ela caiu e fraturou a patela do joelho, que foi imobilizada no dia e agora terá de ser fixada. Atualmente, Rosileide está internada em observação num quarto do hospital. Ela se recupera da cirurgia que retirou a bala que a feriu. Seu estado de saúde é estável. Ela não corre risco de morrer. Não há previsão de alta de quando será o dia que ela deixará o hospital.

Segundo funcionários do hospital ouvidos pelo G1, Rosileide soube da morte de Davi na segunda-feira (26). Depois de ter visto um noticiário na TV sobre o caso, ela teria sido avisada por seus familiares que o estudante da 4ª série do ensino fundamental se matou. A equipe de reportagem não conseguiu localizar os familiares da educadora para confirmar a informação.
Depoimento da professoraA previsão da delegada Lucy Fernandes, titular do 3º Distrito Policial de São Caetano, é ouvir o depoimento da professora por volta das 10h de quinta-feira (29) dentro do HC, na capital paulista. A investigação quer saber se a pedagoga sofreu alguma ameaça de Davi. O namorado de Rosileide, o funcionário público Luiz Eduardo Hayakawa, chegou a dizer à imprensa que nunca houve queixa dela contra o aluno.

Apesar disso, outros alunos chegaram a afirmar a psicólogos que estão prestando atendimento na escola e a funcionários da unidade educacional que Davi havia prometido matar a professora e se matar em seguida, o que levaria a hipótese de o crime ter sido premeditado.

Tiro acidentalMas após depoimentos da diretora da escola, Márcia Gallo, essa tese de crime premeditado perdeu força. Também é investigada a hipótese de tiro acidental. Ela afirmou à polícia que uma psicóloga lhe contou que um aluno confirmou que Davi queria dar um susto na professora, mas que a brincadeira saiu errada e ele acabou se matando com medo das consequências que sofreria dos pais.

Essa psicóloga e mais cinco alunos, incluindo o que teria contado sobre a brincadeira que deu errado, serão ouvidos pela delegada na própria escola durante a tarde de quarta. A psicóloga integra a equipe de especialistas mantidos na unidade para atender os alunos, seus pais e funcionários.

“Seria a hipótese mais plausível, por se tratar de um bom menino, sem problema com a professora. Dá a impressão de que o tiro pode ter sido acidental”, disse a delegada Lucy em entrevista coletiva na segunda. Ela quer traçar um perfil psicológico do aluno. Um desenho que ele fez segurando duas armas ao lado de um professor é analisado.

Segundo Lucy, os depoimentos ouvidos até agora reforçam a ideia do bom comportamento de Davi. "Não trabalho com a possibilidade de bullying ou que ele tenha sido vítima de outro tipo de violência", afirmou.

Volta às aulas de brancoNa manhã de quarta está programada a retomada das aulas na escola Dantas Feijão em São Caetano. Os funcionários e professores estão recebendo atendimento psicológico para saber como receber os estudantes. A sala onde houve o disparo permanecerá fechada. A ideia da direção é transformar o local num espaço de leitura e reflexão de paz com livros e gravuras.

Os alunos estão se mobilizando nas redes sociais para que todos compareçam de branco e levem rosas da mesma cor para homenagear Davi na quarta.

Ainda não há informações de algo mudará em relação à segurança da escola. Em princípio não haverá mudanças. Na quinta passada, Davi havia entrado com a arma particular do seu pai escondida dentro da mochila, pediu para ir ao banheiro, retornou e disparou contra a pedagoga, que dava aula numa classe com mais de 20 alunos.

Depoimentos do pai e irmão de DaviO pai de Davi, o guarda-civil municipal Milton Nogueira, de 42 anos, e o irmão do aluno morto, de 14 anos deverão ser ouvidos pela polícia na manhã de sexta-feira (30). O depoimento deverá ocorrer no 3º Distrito Policial de São Caetano.

Milton é dono do revólver calibre 38 usado pelo filho para atirar na professora e se matar em seguida. Ele disse que guardava a arma num armário. O pai disse que havia sido a primeira vez que guardou a arma carregada com balas. Também já teria ensinado o filho a manusear a arma, explicando como fazia para tirar as balas. “Mas sempre alertei que a arma só servia para matar”, chegou a dizer Milton aos jornalistas.

Milton poderá ser responsabilizado criminalmente por negligência por não ter conseguido impedir o filho de pegar o revólver que guardava em casa. Para o pai de Davi, o que ocorreu com a professora e seu filho foi uma fatalidade. Em entrevista ao G1, o pai de Davi afirmou no domingo (25) que não tinha explicação para aquilo. "A gente nunca vai ter resposta", havia dito.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...