domingo, 1 de abril de 2012

Sine-PB oferece 22 oportunidades de emprego em Campina Grande


O Sistema Nacional de Empregos da Paraíba (Sine-PB) está oferecendo 22 novas vagas de emprego em Campina Grande. A lista com as oportunidades de trabalho foi divulgada na sexta-feira (30).
As vagas oferecidas são para os cargos de auxiliar administrativo de pessoal, engenheiro civil, demonstrador de mercadorias, técnico em manutenção de equipamentos de informática, faturista, telefonista, saladeiro, oficial de serviços gerais, esteticista, vendedor pracista, vendedor de serviços, auxiliar de manutenção elétrica e hidraúlica, técnico de laborátorio de análises clínicas, auxiliar financeiro, supervisor de bilheteria de transportes, churrasqueiro,  cozinheiro de restaurante e pedreiro.
Os interessados devem comparecer à unidade do Sine-PB, em Campina Grande, na rua Dr. Severino Cruz, s/n, Centro, das 7h30 as 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3310-9411 e 3310-9412. Os currículos podem ser enviados para o email sinecg@gmail.com.

Polícia registra dois homicídios no bairro de Mandacaru em João Pessoa


Dois assassinatos foram registrados em João Pessoa e dois corpo foram encontrados durante a noite da sexta-feira (30) e a madrugada deste sábado (31). De acordo com informações da Delegacia de Homicídios, os homicídios aconteceram no bairro de Mandacaru. Já nos bairros dos Bancários e Castelo Branco os moradores encontraram dois corpos de homens com marcas de tiros.
Em Mandacaru o primeiro crime aconteceu na comunidade Porto de João Tota quando um homem de 55 anos foi surpreendido por dois homens que invadiram sua casa e atiraram várias vezes. A suspeita da polícia é que o crime tenha sido  motivado por um acerto de contas, pois a vítima seria informante da polícia.
Também em Mandacaru, no Jardim Mangueira, um homem de 38 anos foi assassinado quando saía de um mercadinho e dois homens se aproximaram atirando. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Já na comunidade do Timbó, localizada no bairro do Bancários, os moradores encontraram o corpo de um homem, em uma das ruas do bairro, com várias marcas tiros. Na comunidade São Rafael, no bairro Castelo Branco também foi encontrado um outro corpo de um homem com  ferimentos causados por disparos. A polícia segue investigando os crimes.

Quadrilha explode caixa eletrônico e foge sem o dinheiro no Cariri da PB


Mais uma explosão a caixa eletrônico foi registrada na Paraíba nesta semana. O caso mais recente aconteceu na madrugada deste sábado (31) no município de Livramento, no Cariri paraibano. Na última quarta-feira (28), no município de Igaracy, no Sertão do estado, criminosos aproveitaram uma queda de energia para explodir um caixa eletrônico. 
De acordo com as informações da Central de Operações da Polícia Militar (Copom) cinco homens armados arrombaram a porta de uma agência bancária da cidade e colocaram explosivos em um dos caixas eletrônicos. A explosão danificou a parte de cima da máquina, mas o compartimento onde as cédulas ficam armazenadas não foi violado.   
Segundo o Copom, os criminosos fugiram sem levar o dinheiro do caixa eletrônico. O veículo utilizado pelo quadrilha foi encontrado abandonado em uma estrada que dá acesso ao estado de Pernambuco. A polícia segue em busca dos criminosos e até às 14h nenhum suspeito havia sido preso.   

Gato escapa por pouco de virar comida de cobra de 3 m na Austrália


Um gato escapou por pouco de virar comida de uma píton de 3 metros de comprimento após ser atacado pelo réptil na última segunda-feira no estado de Queensland (Austrália), segundo o jornal "Newsport Daily".
Gato escapou por pouco de virar comida de uma píton de 3 metros. (Foto: Reprodução)
Inicialmente, o casal Sam e Sarah Cullen pensou que seu gato de estimação chamado "Forrest" estivesse brigando com outro felino. Mas, quando foram ver o que era, eles encontraram "Forrest" lutando pela vida enquanto a cobra se enrolava em torno dele.
O casal ajudando "Forrest" a escapar do ataque. A píton foi capturada no dia seguinte por um especialista em cobras.

Em operação antidrogas, polícia acha bichos exóticos em casa na Califórnia


Três homens foram presos depois que a polícia encontrou drogas e animais exóticos dentro de uma casa em Long Beach, no estado da Califórnia (EUA). Por volta das 22h30 de quinta-feira, a polícia foi até a casa em uma investigação sobre tráfico de drogas, mas, para surpresa dos policiais, eles acharam, além de drogas, quatro cobras, três tarântulas e um escorpião na casa, segundo reportagem da emissora de TV "KTLA".
Policial segura cobra encontrada na casa. (Foto: Reprodução)Policial segura cobra encontrada na casa. (Foto: Reprodução)
Traficantes também matinham escorpião na casa. (Foto: Reprodução)Traficantes também mantinham escorpião na casa. (Foto: Reprodução)

Inea identifica mancha de óleo a 20 quilômetros de Maricá, no RJ


Técnicos do Serviço de Operações de Emergência (Sopea) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com apoio do Grupamento Aéreo-Marítimo da Polícia Militar (GAM), localizaram na manhã deste sábado (31) uma mancha de óleo a 20 quilômetros da praia de Ponta Negra, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Com cerca de dois quilômetros de extensão e um metro de largura, o Inea estima que tenham sido derramados no mar 1.600 litros de óleo.
A presidente do Inea, Marilene Ramos, pediu à Petrobras equipamentos especiais para contenção ou dispersão da mancha, para evitar que o óleo atinja as praias. Com apoio da Capitania dos Portos, o Inea vai fazer a coleta de material para tentar identificar a origem do óleo. A hipótese mais provável, segundo o Inea, é que o óleo tenha vazado de alguma embarcação, já que a mancha está localizada numa rota de navegação.
A denúncia sobre a mancha foi feita por pescadores da colônia Z4, de Cabo Frio, na Região dos Lagos, na tarde de sexta-feira (30). O Inea vai monitorar o trajeto da mancha.
 

Começam eleições legislativas históricas em Mianmar


Os centros de votação abriram neste domingo (1º, no horário local) para as eleições legislativas parciais históricas em Mianmar, que deverão permitir à opositora Aung San Suu Kyi entrar para o parlamento, após 15 anos de prisão domiciliar.
Os eleitores começaram a votar às 6h locais na capital, Yangun.
Aung San Suu Kyi recebe flores em Kawhmu na noite de sábado (31), véspera da votação (Foto: Soe Than Win/AFP)
Mais de vinte anos depois de eleições em que a vitória lhe foi roubada, a opositora birmanesa e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, disputa uma cadeira no parlamento nas legislativas parciais.
Um total de 45 assentos está em disputa nessas eleições. A Liga Nacional pela Democracia (LND), partido em que Suu Kyi construiu toda sua carreira, briga por 44 deles.
Mas toda a atenção estará voltada para o distrito rural de Kawhmu, perto de Yangun, onde Suu Kyi se submete ao veredicto das urnas.
Essa eleição é de primeira importância para o Ocidente, que, depois de ter isolado a Junta Militar por décadas e de tê-la submetido a sanções econômicas, apoia os esforços do novo governo.

Pontos turísticos do Brasil aderem à Hora do Planeta e apagam as luzes


Os principais monumentos e pontos turísticos das principais cidades do Brasil apagaram suas luzes às 20h30 deste sábado (31) para participar da Hora do Planeta 2012.
No Rio de Janeiro, os Arcos da Lapa, no Centro, o Cristo Redentor e a orla de Copacabana e Ipanema, na Zona Sul da cidade, entre outros locais, ficaram às escuras por alguns minutos.
A ação é uma parceria da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, com a WWF-Brasil.
"O Rio de Janeiro se sente honrado em mais uma vez participar da Hora do Planeta. Nosso objetivo é incentivar ações sustentáveis e promover o uso adequado da energia", disse o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório.
Além desses pontos turísticos, também tiveram as luzes apagadas a Igreja da Penha, na Zona Norte, e o Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul.
Vista da pote estaiada  (Foto: AE)
Em São Paulo, a ponte estaiada Octávio Frias de Oliveira tambem ficou às escuras durante a "Hora do Planeta", na Marginal Pinheiros, bairro do Brooklin, zona sul da cidade.130 cidades apagaram as luzes de mais de 550 monumentos e pontos turísticos ou históricos significativos às 20h30 locais, durante uma hora.
O evento começou em 2007 com uma iniciativa da cidade de Sidney, na Austrália, para sinalizar aos governantes do mundo sobre a necessidade de tomar providências imediatas para minimizar os impactos das mudanças climáticas

Sobe para 13 o número de mortos em explosões no sul da Tailândia

Subiu para 13 o número de mortos em uma série de atentados ocorridos neste sábado (31) no sul da Tailândia, região muçulmana. A onda de violência é atribuída a separatistas da região que fica na fronteira com a Malásia, segundo policiais e oficiais de saúde citados pelas agências internacionais.

Mais de cem ficaram feridas. Três bombas explodiram na área finanaceira da cidade de Yala por volta da hora do almoço, provavelmente colocadas em carros e motos. Uma bomba também explodiu em um hotel em Hat Yai, distrito de Canção Kha.
"Explodiram três bombas. A primeira era um carro-bomba e as outras duas estavam escondidas em motos", indicou o porta-voz militar. Vários edifícios estavam em chamas, acrescentou a fonte.
Destroços da explosão em Yala, no sul da Tailândia (Foto: AP Photo/Sumeth Panpetch)
O governador da província de Yala disse à televisão local que muitos dos feridos foram atingidos pela terceira bomba, colocada em um carro. O balanço anterior era de nove mortos e 112 feridos, segundo autoridades tailandesas.
O extremo sul da Tailândia, uma região majoritariamente muçulmana que até o início do século XX pertencia à Malásia, registra desde 2004 uma insurreição contra o poder central, que custou a vida de mais de 5 mil pessoas.
Mulher é socorrida após atentado em Hat Yai, na Tailândia (Foto: Reuters/Stringer)Mulher é socorrida após atentado em Hat Yai, na Tailândia (Foto: Reuters/Stringer)

Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 5,5 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.376 da Mega-Sena, sorteadas nest sábado (31), em Charqueadas (RS). A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que será realizado na quarta-feira (4), é de R$ 5,5 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 09 - 11 - 21 - 49 - 53 - 54.
A Quina vai premiar 57 apostas com R$ 25.317,58. A Quadra registrou 4.091 apostas certas e cabe a cada uma delas R$ 503,92.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer uma das 11,2 mil lotéricas da CEF. A aposta mínima é de R$ 2.

World Bike Tour deve reunir no Rio neste domingo seis mil ciclistas


Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o World Bike Tour, o passeio ciclístico que já acontece em São Paulo e na Europa, em Lisboa e Porto, em Portugal, e Madri, na Espanha, deve reunir na manhã deste domingo (1º) em Copacabana, na Zonal Sul, cerca de seis mil ciclistas que pedalarão por 11 quilômetros até o Aterro do Flamengo.
O evento é uma promoção da Globo Rio. O World Bike Tour é considerado o maior evento de passeio ciclístico do mundo que tem como objetivo estimular o uso da bicicleta, das práticas esportivas e de um estilo de vida mais saudável.
O projeto começou em 2006, em Lisboa, com a travessia da Ponte Vasco da Gama, e vem crescendo a cada ano. De lá para cá, mais de 160 mil pessoas já participaram do passeio ciclístico. Para a edição do Rio de Janeiro, mais de 60 mil pessoas se inscreveram e os participantes foram escolhidos em sorteio eletrônico, pagaram uma taxa de R$ 200 de inscrição, e receberam em troca um kit com material esportivo e de segurança. Depois do passeio, ficam com a bicicleta, produzida exclusivamente para o evento.
No sábado (31), a versão infantil do World Bike Tour levou 600 meninos e meninos de comunidades pacificadas e de outros lugares do Rio de Janeiro ao Aterro do Flamengo. As crianças, de até 11 anos, percorerram entre 100 e 800 metros, de acordo com a idade. Deficientes também puderam participar, com bicicletas adaptadas.
O RJTV promoveu um concurso oferecendo 50 vagas para quem queria participar do passeio. Os interessados tinham que mandar um vídeo mostrando por que a bicicleta é a cara do Rio. O concurso recebem 600 vídeos.

'Supercampeã' entra em Harvard e em mais 5 universidades americanas

Há cinco anos, a estudante Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 18 anos, moradora de São Paulo, estabeleceu uma meta: estudar na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. De lá para cá, pegou firme nos estudos, foi destaque em olimpíadas estudantis dentro e fora do Brasil e aprendeu a falar inglês. O resultado oficial do esforço chegou na última quinta-feira (29), Tábata foi aceita em Harvard e em outras cinco universidades americanas. São elas: Caltech, Columbia, Princeton, Yale, e Pennsylvania.

Harvard é uma das universidades mais conceituadas do mundo e as outras cinco em que a brasileira foi aceita também seguem entre as mais bem colocadas em ranking mundial de reputação divulgado em 15 de março. A seleção é feita pelo Scholastic Assessment Test (SAT, Teste de Avaliação Escolar), uma espécie de 'Enem americano,' que também é aplicado no Brasil aos interessados em disputar vagas nos Estados Unidos. Para conquistar a vaga também é necessário fazer o teste de proficiência em inglês, o Toefl (Test of English as a Foreign Language).
"Quando soube [da aprovação em Harvard] comecei a chorar muito, perguntava se podia mudar o resultado. Eram duas da manhã, liguei para minha mãe, meu pai ficou super emocionado. Chorei duas horas seguidas", diz Tábata. O aviso foi feito via telefone por um representante da universidade, porém o resultado só foi oficializado na última quinta-feira.
A garota agradece ao fato de ter tido acesso ao resultado de Harvard antes do previsto. Três dias depois que soube da aprovação, o pai morreu. Se soubesse somente na última quinta-feira, não teria como ter contato a ele. "Foi muita sorte. Ele acreditou em mim e eu cumpri minha promessa. Ele ficou muito feliz, nem conseguiu mais dormir naquela noite. Que bom que deu tempo de falar, de qualquer forma ele saberia do céu, mas foi bom contar", afirma.
Tábata Amaral deu entrevista ao 'JN' em 2007 (no alto, à esq.), colecionou medalhas de olimpíadas estudantis e foi aprovada no último vestibular da Fuvest para o curso de física da USP (Foto: TV Globo/Reprodução/Divulgação)
A jovem foi aluna do Colégio Etapa, em São Paulo, como bolsista. Como sua mãe que trabalhava como vendedora de flores e o pai que era cobrador de ônibus não tinham como arcar com suas despesas de transporte e alimentação, o Etapa passou a custear um quarto em um hotel próximo à escola na Avenida Vergueiro, além de pagar as refeições da estudante. Atualmente, como já concluiu o ensino médio tornou-se funcionária do colégio: é professora de química e astronomia dos alunos que participam de olimpíadas.
Para estudar nos Estados Unidos também terá bolsa de estudos e ajuda de custo. Lá as bolsas são distribuídas de acordo com as condições socioecônomicas do estudante aceito e não por mérito, por isso a garota diz que não estar preocupada com a questão financeira.
Tábata estuda física na Universidade de São Paulo (USP). Como não sabia se seria aceita nos Estados Unidos, garantiu a vaga assim que foi aprovada no vestibular deste ano. Ainda não sabe por qual universidade americana vai substituir a USP, mas não esconde sua preferência por Harvard. Ela foi convidada por algumas universidades para uma visita e deve ir para os Estados Unidos na segunda quinzena de abril antes do período de matrículas. "É bem provável que escolha Harvard, mas quero pensar direitinho. Quero conhecer as universidades que me convidaram, visitar laboratórios, pensar na minha vida e digerir o que aconteceu. Na volta tomarei uma decisão bem tomada."

Astrofísica e socióloga
Apesar de ser craque nas ciências exatas, Tábata não dispensa a formação na área de humanas. A jovem quer mesclar os estudos entre astrofísica e ciências sociais. Ciência porque se diz apaixonada, e é por meio dela que consegue descobrir o mundo, e a sociologia porque quer trabalhar com educação, ajudar pessoas e retribuir as oportunidades que teve na vida.
Para isso, pensa em seguir carreira como pesquisadora, criar um centro de pesquisas de astrofísica e atender alunos de escolas públicas. Tábata afirma qualquer estudante pode chegar onde ela chegou. "Estabeleci um sonho 'meio grande' há cinco anos, e fiz de tudo para conseguir. Na verdade, no final não acreditava. Dá trabalho, mas não é impossível."
Tábata Amaral em reportagem do 'Fantástico' exibida no dia 4 de março (Foto: TV Globo/Reprodução)
História com as olimpíadasAs cerca de 30 medalhas das olimpíadas conquistadas na vida de "atleta" estão guardadas na casa dos pais na Vila Missionário, Zona Sul de São Paulo, onde também estão os dois baús repletos de presentes que trocou com os participantes das olimpíadas na China, Turquia e Polônia, e em várias cidades brasileiras. Ela também coleciona moedas e notas em papel.
A primeira medalha foi uma de prata que veio aos 12 anos, em 2005, quando ela fez sua estreia nos torneios estudantis com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No ano seguinte, ganhou o ouro e bolsa de estudos da escola Etapa.

A vontade de aprender vem junto com a de ensinar. Há três anos, Tábata criou o Vontade Olímpica de Aprender (VOA), um projeto que visa incentivar estudantes de escolas públicas nas olimpíadas. As aulas ocorrem sempre aos domingos de manhã em uma escola pública na Vila Mariana. Atualmente são cerca de 180 alunos.

"O VOA é meu xodó e o projeto vai continuar sem mim. Quero convencer ex-alunos a se tornarem professores. E vou ajudar pela internet, não quero me desligar", diz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...