quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Votação de veto do governador gera confusão na Assembleia da Paraíba


Deputado Hervazio Bezerra, líder do governo na Assembleia da PB  (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)Líder do governo criticou manobra da bancada de
oposição (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)
As bancadas de situação e oposição da Assembleia Legislativa da Paraíba travaram um confronto durante a sessão desta quarta-feira (14). O motivo do desentendimento foi a votação do veto do governador Ricardo Coutinho (PSB) às emendas dos parlamentares que foram feitas à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2013. A situação queria que a matéria fosse colocada para apreciação, mas a oposição quebrou o quórum e impediu a votação.
O atrito entre as bancadas começou quando a oposição questionou o trâmite da votação. Os deputados afirmaram que Edmilson Soares (PEN), que presidia a sessão, não abriu espaço para a discussão da matéria antes de ela ser colocada em análise. O vice-líder da oposição, Aníbal Marcolino (PEN), pediu que os deputados se retirassem do plenário para impedir a continuidade do processo. “Vamos nos retirar e cada uma que aprove da forma que bem entender”, disse o parlamentar. A deputada Olenka Maranhão (PMDB) que chegou a bater boca com Edmilson disse que ele desrespeitou o regimento da Casa. “Houve um excesso por parte do deputado, acho que o nosso regimento interno deve ser respeitado”, afirmou.

Quando a oposição realizou a manobra, apenas 17 deputados continuaram o plenário e para que houvesse a votação era necessário ao menos 19 parlamentares. O veto do governador Ricardo Coutinho já tem o parecer pela derrubada dado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A pauta da Assembleia Legislativa está trancada e a primeira matéria que precisa ser votada é justamente esse veto.
Líder da bancada governista, Hervázio Bezerra (PSDB) questionou a manobra da oposição. De acordo com ele, o tempo para discussão do projeto aberto sim e os oposicionistas 'cochilaram'. “Quero que a Assembleia cumpra o seu papel que é o de votar as matérias. Os deputados têm que estar em plenário para votar, para ganhar ou para perder. Qualquer que fosse o resultado nos acataríamos”, pontuou.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Adolescente é mantida em cárcere privado em João Pessoa, diz polícia


Suspeito foi preso em flagrante e encaminhado para a Unidade de Polícia Solidária de Mandacaru (Foto: Walter Paparazzo/G1)Suspeito foi preso em flagrante e encaminhado
para a Unidade de Polícia Solidária de Mandacaru
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Policiais militares prenderam nesta quarta-feira (14) um homem suspeito de raptar e manter a ex-namorada em cárcere privado desde segunda-feira (12), em João Pessoa.

De acordo com a Polícia Militar, a adolescente de 14 anos foi raptada pelo suspeito no bairro do Sesi em Bayeux, Grande João Pessoa, na segunda-feira (12) e levada para o Distrito Mecânico, na capital, onde estava impedida de manter contato com a família.

"A mãe da adolescente nos procurou e fez a denúncia. O suspeito queria obrigar a garota a viver com ele. Inclusive, após raptá-la, ele a levou para uma pousada, onde, segundo ela, a abusou sexualmente", afirmou o capitão Antônio.

De acordo com a mãe da vítima, somente nesta quarta-feira, a adolescente conseguiu arranjar um celular e entrar em contato com a família, dizendo que estava no bairro do Distrito Mecânico.

A mãe da adolescente contou à polícia que o suspeito é ex-noivo da vítima. “Eu ligava e o celular dela estava desligado. “Eu já pedi a ele para que ele deixasse a minha filha em paz, mas ele não me atendeu. Desde segunda-feira eu estava sem saber onde minha filha estava”, afirmou.


O caso será investigado pela 5ª Delegacia Distrital de Bayeux, segundo o capitão Antônio.
“Iremos agora conduzir o suspeito até à Unidade de Polícia Solidária no bairro de Mandacaru, onde vamos fazer os procedimentos legais”, afirmou o cabo Eduardo, da Polícia Militar.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

CRM constata distribuição ilegal de medicamentos em Campina Grande


O Conselho Regional de Medicina (CRM) denunciou ao Ministério Público da Paraíba a distribuição ilegal de medicamentos, incluindo psicotrópicos, realizada por médicos em unidades do Programa Saúde da Família (PSF) de Campina Grande. Fiscalizações do CRM constataram a ausência de farmacêutico habilitado a realizar o procedimento. Secretária municipal de saúde, Marisa Agra, nega a ilegalidade e diz que médicos habilitados fazem a distribuição.
O promotor da Saúde, Luciano de Almeida Maracajá, realizou na tarde de terça-feira (13) uma audiência com o Conselho Regional de Farmácia e a Secretaria Municipal de Saúde. Ficou definido entre as partes que, em até 30 dias, a irregularidade será resolvida.Conforme o Ministério Público, além da distribuição de forma irregular, sem a presença obrigatória de um profissional farmacêutico, os remédios estariam sendo entregues sem receita ou sem assinatura e com omissões na documentação. As receitas também não vinham sendo recolhidas pelo órgão fiscalizador da Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) de Campina Grande.
“Essa distribuição não poderia estar acontecendo. As receitas têm que ser assinadas pelo profissional responsável. Um médico realizando essa entrega se caracteriza exercício ilegal da profissão de farmacêutico. Na audiência, objetivamos suprir essas irregularidades sem prejudicar a população”, afirmou o promotor Luciano Maracajá.
A Secretaria Municipal de Saúde firmou compromisso para preparar, no prazo de 30 dias, plano de reestruturação nas Unidades Básicas de Saúde da Família em Campina Grande. Segundo o promotor, a intenção inicial da Secretaria de Saúde é centralizar os profissionais farmacêuticos em unidades que atendam pelo menos quatro equipes para cada região.
Resposta
A secretária municipal de Saúde, Marisa Agra, enviou nota à imprensa em que nega que haja distribuição ilegal de medicamentos. Segundo o informe, "os medicamentos são prescritos por médicos habilitados, que realizam a entrega dentro de um elenco básico preconizado pelo Ministério da Saúde em todas as unidades de saúde de Campina Grande, assim como de qualquer outra cidade".

A nota diz ainda que os conselhos de classe (CRM, COREN, CRF), junto com o Ministério Público, compartilham a ideia de que a distribuição de medicamentos deve ser privativa do profissional farmacêutico. "Marisa Agra acrescentou ainda que comunga e concorda plenamente que o ideal seria um profissional desta área para cada equipe do Saúde da Família".
"Entretanto, explica a secretária municipal de Saúde, tal medida, momentaneamente, não encontra rubrica orçamentária nem no Ministério da Saúde, nem nas prefeituras e seria muito ruim para os usuários do SUS não receberem os seus remédios porque não há um farmacêutico em cada unidade", finaliza a nota.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Concurso fotográfico Paraíba dos Seus Olhos premia vencedores



A foto 'Céu do sertão', de Marconi Cruz de Souza, foi o 1º lugar na categoria Profissional (Foto: Marconi Cruz de Souza/Paraíba dos seus Olhos)
A foto 'Céu do sertão', de Marconi Cruz de Souza, foi o 1º lugar na categoria Profissional
(Foto: Marconi Cruz de Souza/Paraíba dos seus Olhos)
O concurso fotográfico Paraíba dos Seus Olhos, realizado pela Rede Paraíba de Comunicação, premiou nesta quarta-feira (14) os vencedores das categorias Profissional, Amador e Celular da edição 2012, que tinha como tema “Noite”. Os vencedores participaram de um coquetel no Mag Shopping, em João Pessoa, evento que também simbolizou a abertura da exposição das fotografias. Clique aqui para ver todas as finalistas.

Veja abaixo a lista completa dos finalistas das três categorias:

Categoria Profissional
1º - Céu do sertão – Marconi Cruz de Souza
2º - Longa exposição orientada para o norte – Luiz Alberto Gadelha de Oliveira Filho
3º - Descanso do Mar – Ivan de Paula
4º - Entreluzes – Mônica Câmara
5º - Durante a noite – Cacio Murilo
6º - Memória – Saulo dal Bó
7º - Capital iluminada – Augusto Pessoa
8º - Rio de gente – Márcio Batista Monteiro
9º - Miramar – Lukas Toscano
10º - Chuva de 100 réis – Igor Almeida Suassuna

A foto 'Velocidade da Luz', de Emmanuel Conserva de Arruda, foi o 1º lugar na categoria Amador (Foto: Emmanuel Conserva de Arruda/Paraíba dos seus Olhos)
A foto 'Velocidade da Luz', de Emmanuel Conserva de Arruda, foi o 1º lugar na categoria Amador
(Foto: Emmanuel Conserva de Arruda/Paraíba dos seus Olhos)
Categoria Amador
1º - Velocidade da Luz – Emmanuel Conserva de Arruda
2º - Bolhas noturnas – Renally Raissa Palmeira Tomaz Souza
3º - Caminho de Luz – Thais de Oliveira Dantas
4º - A vida aparentemente morta – Anderson Dantas Santos
5º - Luar do Cabo Branco – José Francisco de Sousa Junior
6º - Passado iluminado – George de Souza Alencar
7º - Vitrais – Mariana de Oliveira Campos da Trindade
8º - Pedra da boca sob a luz das estrelas – Marcelo Zurita
9º - Vista da Periferia – Júlio César Alves de Miranda
10º - Refletindo da janela – Walmar Pessoa Amorim Neto

A foto 'O mundo aos meus pés', de Júnior Tavares, foi a grande vencedora da categoria Celular (Foto: Júnior Tavares/Paraíba dos seus Olhos)
A foto 'O mundo aos meus pés', de Júnior Tavares, foi a grande vencedora da categoria Celular
(Foto: Júnior Tavares/Paraíba dos seus Olhos)
Categoria Celular
1º - O mundo aos meus pés – Júnior Tavares

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Confira o que abre e o que fecha no feriado desta quinta na Paraíba


Esta quinta-feira, 15 de novembro, é o Dia da Proclamação da República, considerado feriado nacional. Por conta disto, bancos e repartições públicas não funcionam; shoppings e comércio passam a ter horário diferenciado. Em João Pessoa, trens operam em horários especiais e ônibus extras serão disponibilizados na rodoviária.
Shoppings
O Manaíra Shopping abre às 10h e encerra atividades às 22h. Já o Tambiá Shopping abre tanto lojas como praça de alimentação às 12h, fechando às 20h. O Shopping Sul também tem horário alterado: praça de alimentação abre às 11h e fecha às 21h, enquanto as lojas abrem às 13h e fecham às 20h. O MAG Shopping irá funcionar normalmente, com a Praça de Alimentação e Lazer abrindo às 10h e as lojas e o cinema a partir das 13h. No Boulevard Shopping, em Campina Grande, a praça de alimentação estará aberta entre 11h e 22h, enquanto as lojas ficam abertas das 14h as 20h.

Comércio
O comércio de João Pessoa tem funcionamento livre, ou seja, lojas podem abrir normalmente durante o feriado, desde que o funcionário receba R$ 30 a mais e um dia de folga.

Repartições públicas
As repartições públicas estaduais e municipais também não têm expediente nesta quinta. Funcionam apenas os transportes usados nos serviços essenciais, como veículos de fiscalização, das Polícias Civil e Militar, do Gabinete Militar e ambulâncias.

Bancos
Todas as agências bancárias encerram as atividades no final do expediente desta quarta-feira (14) e volta ao funcionamento normal na sexta-feira (16).

Trens
Devido ao feriado, os trens funcionarão em horário especial nesta sexta feira, dia 15 de novembro. O primeiro trem partirá de João Pessoa às 5h25 para Cabedelo e às 5h39 para Santa Rita, encerrando a operação comercial às 19h41, com a chegada do trem que chega de Cabedelo.

Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Comissão discute piso salarial para técnicos em saúde bucal e para auxiliares


A Comissão de Seguridade Social e Família realizará, hoje, audiência pública para discutir o Projeto de Lei 1187/11, que institui piso salarial de R$ 1.020 para técnicos em saúde bucal e de R$ 770 para auxiliares.
O valor, segundo o texto, será reajustado anualmente pelo INPC e a carga de trabalho será de 8 horas diárias e 40 semanais. A autora, deputada Gorete Pereira (PR-CE), lembra que o Congresso já reconheceu as profissões de técnico e de auxiliar em saúde bucal (Lei 11.889/08), mas não instituiu piso salarial para as categorias. “Esse projeto vem preencher essa lacuna”, afirma.
Foram convidados para o debate:
– o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antonio Carlos Figueiredo Nardi; 
- a secretária de Saúde da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), Irene Rodrigues dos Santos;
– a coordenadora-geral de Regulação e Negociação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde, Miraci Astun; e
– a secretária executiva da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, Eliana Pontes de Mendonça.

Ao vivo
Quem quiser poderá assistir ao debate ao vivo e ainda enviar perguntas aos deputados por meio do bate-papo on-line promovido pelo Portal e-Democracia. Clique aqui e participe!

Fonte: http://correiodobrasil.com.br

Seca, baixa procura por parte de empresários e pouco incentivo faz produtores desistir do plantio e procurar outra fonte de renda


Paraíba enfrenta queda de 85% na produção de algodão colorido  Imagem (Da Internet)
                       
O produto que mais impulsionou a agricultura paraibana no mercado nacional e internacional, o algodão colorido, tem enfrentado em 2012 um período preocupante. Segundo levantamento da Embrapa Algodão, detentora da tecnologia do algodão colorido e que fornece a semente geneticamente modificada para abastecer o mercado, o Estado deve colher apenas 15 toneladas este ano, cerca de 85 toneladas a menos em comparação ao ano anterior.  
Em 2012, o quilo do algodão colorido em ramas (com caroço) será comercializado ao valor de R$2.00, o mesmo obtido no ano passado, conforme relatado pela Cooperativa Agrícola Mista de Patos (Campal). Segundo informou o tesoureiro da cooperativa, Edmundo da Silva, a Campal recebeu apenas 7 mil quilos do algodão com caroço, e outros 13 mil do algodão branco, plantados na região de Lagoa, Pombal, Santana dos Garrotes e outros municípios circunvizinhos. "A seca prejudicou muito a produção e não deu pra lucrar o esperado. Muitos produtores perderam metade da colheita".
Além da seca, a pouca procura do produto entre empresários do setor, aliada a falta de assistência e incentivos econômicos faz com que os pequenos produtores que atuam no Sertão, migrem para outra fonte de renda, que pode ser o plantio de outras culturas, e, até mesmo a procura por emprego fora da Agricultura.
De acordo com Gilvan Ramos, pesquisador da Embrapa Algodão em Campina Grande, a queda da produção do algodão e a perda econômica é reflexo da insatisfação dos pequenos produtores, que não conseguem obter lucro satisfatório com o plantio. A baixa no preço do algodão colorido em 2011 refletiu na produção deste ano.
"Nenhuma família de agricultores consegue lucro se for produzir algodão colorido e vender a este preço. Eles estão encontrando no mercado outras atividades mais rentáveis. Construções civis em expansão é um dado concreto da economia. Muitos agricultores estão largando o campo para trabalhar como pedreiros e outras funções ligadas a construção. O Estado precisa observar esse dado". 
Com lucros abaixo do esperado, tem sido cada vez menor o número de famílias que aderem à produção. Por isso, com medo de arriscar e ter um saldo negativo, o produtor que decidiu plantar optou pela contratação prévia da colheita, com empresas que atuam em Campina Grande e João Pessoa.  
"Observamos que a cada ano a produção tem sido menor. Algumas empresas estão exportando, mas a quantidade é muito pequena. Esses agricultores familiares paraibanos que trabalhavam com algodão colorido normalmente não trabalham exclusivamente com algodão colorido. Eles plantam quando os empresários demandam. Na Embrapa, temos um interesse de discutir isso com o estado da Paraíba, para reunir os empresários para discutir a produção e o mercado comprador que existe", esclarece Gilvan Ramos.

Variedades e pesquisas
Atualmente o algodão colorido é produzido nas variedades de cores verde, marrom escuro e bege. O objetivo dos pesquisadores da Embrapa é lançar, nos próximos 3 anos, a variedade rosa e a longo prazo, por meio de outro processo mais demorado, a tonalidade azul. A espécie pode ser produzido em qualquer ponto do estado, de João Pessoa a Cajazeiras, mas os municípios sertanejos de Patos e Pombal concentram as maiores produções.
Fonte: http://www.clickpb.com.br

Governo realiza primeiro concurso público para o Detran


Concurso Público


Começam na próxima segunda-feira (19) inscrições para o primeiro concurso público do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O edital foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (14), mas será republicado em virtude de equívocos no número de vagas e no conteúdo programático para o cargo de advogado.

Nas disposições preliminares, o edital informou que seriam 110 vagas, quando o número correto estava publicado no quadro do anexo I, com a distribuição das 108 vagas, sendo 18 para nível superior e 90 para nível médio.

O concurso será realizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) e as inscrições serão feitas pela internet, no endereço eletrônico www.funcab.org, até o dia 9 de dezembro de 2012. As provas serão aplicadas no dia 13 de janeiro de 2013.

O valor das inscrições será de R$70,00 para nível superior e R$60,00 para nível médio.

Os salários iniciais serão de R$978,50 para nível médio e R$ 1.957,00 para nível superior.

O maior número de vagas é para o cargo de agente de trânsito, em João Pessoa, para o qual foram reservadas 60 vagas, sendo 3 para pessoas com deficiência.

Os requisitos para o cargo de agente de trânsito são ensino médio completo e carteira nacional de habilitação, no mínimo, na categoria “B”. Os mesmos requisitos são exigidos para o cargo de agente de vistoria, para o qual são oferecidas 30 vagas, sendo 2 para pessoas com deficiência.

Bandeiras DETRANAs vagas de agente de vistoria serão distribuídas entre os municípios de João Pessoa (15 vagas, sendo 1 para pessoa com deficiência); Campina Grande ( 6 vagas, sendo 1 para pessoa com deficiência); Patos (3 vagas); Cajazeiras (2 vagas) e Sousa ( 2 vagas) e Guarabira ( 2 vagas). As vagas para nível superior são para os cargos de advogado e analista de sistemas, em João Pessoa.

Para advogado, são oferecidas 8 vagas, sendo 1 para pessoa com deficiência. Os requisitos são formação superior completa em Direito e registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Para o cargo de analista de sistemas é exigido nível superior completo em Informática. São oferecidas 10 vagas, para João Pessoa, sendo 1 para pessoa com deficiência.

Concurso histórico - Para o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, ao promover o primeiro concurso público, desde a criação do Detran, o Governo do Estado demonstra bem mais que a intenção de ampliar o quadro de servidores. “O concurso representa um novo tempo na história do Detran, garantindo aos que buscam vagas no mercado de trabalho uma oportunidade de ingressar no serviço público dentro de todas as normas de avaliação e critérios de estabilidade asseguradas pela Constituição”.

Em 2014, o Detran da Paraíba estará completando 80 anos. De 1934 a 1947, o atual Departamento Estadual de Trânsito, era chamado Inspetoria Geral do Tráfego Público.

De 1947 a 1951, passou a chamar-se Delegacia de Trânsito e Vigilância, e em 1976, através da Lei 3.848, de 15 de junho de 1976, publicada no DOE nº 4.217, de 20.06.76, com a definição do Sistema Estadual de Trânsito, foi transformado em autarquia e passou a ser Departamento Estadual de Trânsito.

O Detran é um órgão da administração indireta vinculado à Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sedes) e nenhum dos servidores efetivos ingressou por meio de concurso público o que faz do primeiro concurso um momento marcante para a história do órgão.
Fonte: http://www.detran.pb.gov.br

Modelo seminua chama atenção ao realizar show com cobra na China


Uma modelo seminua chamou atenção ao realizar uma performance com uma cobra em um festival cultural na semana passada em Guiyang, na China, segundo o site de notícias "Ifeng".
Modelo seminua chamou atenção ao realizar performance com cobra. (Foto: Reprodução)Modelo seminua chamou atenção ao realizar performance com cobra. (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Site reúne barbas, cabelos e bigodes mais curiosos na hora da prisão


O jornal “Daily Mail” fez uma seleção de diversas fotos de pessoas que acabaram presas, dando destaque aos curiosos bigodes, barbas e cabelos dos acusados. Há desde cavanhaques bem trabalhados até indivíduos com visual “meio a meio”.
Só pela metade: Salvatore Dichiera, à esquerda, preso por consumir álcool em veículo, ao lado de homem desconhecido (Foto: Divulgação)Só pela metade: Salvatore Dichiera, à esquerda, preso por consumir álcool em veículo, ao lado de homem desconhecido (Foto: Divulgação)
Há exemplos de bigodes bem trabalhados e até um 'bigode-tatuagem', de um homem preso por violação de condicional. Na inscrição, é possível ler "as mulheres adoram", em tradução livre.
O bigode caprichado de Zachary Kuhn, preso por porte de maconha, e Ismael Ramirez, que tem um 'bigode-tatuagem' (Foto: Divulgação)O bigode caprichado de Zachary Kuhn, preso por porte de maconha, e Ismael Ramirez, que tem um 'bigode-tatuagem' (Foto: Divulgação)
Há outros exemplos de barbas, cabelos e bigodes no site do jornal.
A barba decorada de Bruce Manuel Bracetty, preso por roubo e agressão, e as tranças de Max Quzene Claunch, detido por contrabando (Foto: Divulgação)A barba decorada de Bruce Manuel Bracetty, preso por roubo e agressão, e as tranças de Max Quzene Claunch, detido por contrabando (Foto: Divulgação)
ara ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Construtoras estão entre maiores doadoras a PT e PSDB em SP


Empresas do setor imobiliário e construtoras de obras públicas foram o segmento responsável pela maior parte das doações ao PT e ao PSDB nas eleições para prefeito e vereadores na capital paulista em 2012. A verba disponibilizada chegou a R$ 8,09 milhões, 61% da verba com origem já identificada pelos partidos na prestação de contas que fez ao Tribunal Superior Eleitoral.
Os dados foram divulgados pela Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os partidos que participaram do segundo turno, no entanto, têm até o dia 27 de novembro para atualizar sua prestação de contas.
Na lista do PSDB o grupo Amil aparece em primeiro lugar com R$ 1 milhão. Em seguida, as construtoras OAS e JHSF, com R$ 500 mil cada e a Gafisa, com R$ 400 mil. No total, o partido recebeu doações de 19 empresas ligadas ao setor imobiliário e ao da construção, incluindo o setor de cimento, que renderam R$ 3,6 milhões.A campanha do PT arrecadou cerca de R$ 4,4 milhões do setor. A principal doadora foi a construtora UTC Engenharia, com R$ 1 milhão, mesmo valor repassado pelo Grupo Safra, do setor financeiro. Em seguida a construtora OAS, responsável por grandes obras na cidade como a ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, doou R$ 950 mil. A quarta colocada é a WTorre, que constrói a nova arena do Palmeiras e ainda realiza obras viárias relativas ao complexo JK Iguatemi, onde está o Shopping JK. Também aparecem na lista empresas como a Even, construtora de condomínios, e a imobiliária Multiplan.
Doação oculta
A arrecadação já divulgada pelo PT e pelo PSDB mostra que foram arrecadados R$ 74 milhões pelos comitês e direções dos partidos considerados todas as doações. No entanto, R$ 60 milhões não têm origem especificada, e a origem é apresentada por exemplo como "direção nacional do partido".

A doação oculta é feita geralmente por empresas que não querem que seu nome seja vinculado ao de determinado candidato. O doador então repassa dinheiro ao partido, que depois transferem aos comitês e às campanhas dos candidatos.
Os dados já divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral referem-se aos comitês e às direções partidárias. Até o final de novembro, quando a prestação de contas de partidos que estiveram no segundo turno deve ser finalizada, deverão ser informadas também as doações específicas às campanhas dos candidatos Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB).
José Serra foi o candidato que previu gastar a maior quantia em campanha no registro da candidatura no TSE - R$ 98 milhões. Em segundo lugar no ranking dos candidatos à prefeitura de São Paulo apareceu Fernando Haddad (PT), que previu gastar R$ 90 milhões.
Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 São Paulo no Twitter e por RSS.
G1

Alvo dos colegas por pênalti perdido, Neymar diz: 'Não vai acabar a vida'


Neymar virou alvo de brincadeira dos amigos de seleção brasileira por conta do pênalti perdido no empate por 1 a 1 com a Colômbia (assista ao lance), na última quarta-feira, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Como a cobrança foi muito alta, por cima do gol, Kaká comparou o lance a um "field goal", uma espécie de pênalti do futebol americano.

- Assustou pelo tanto que a bola subiu. Mas isso não tira o mérito do que ele tem feito na Seleção. Nós até brincamos com ele dizendo que o juiz teria feito o sinal do "field goal" quando ele bateu na bola. Ele já tinha feito um golaço e continua sendo um jogador decisivo. O erro não influencia em nada - declarou o meia do Real Madrid.

Na saída do estádio, Neymar também comentou sobre o lance que poderia ter dado a vitória à seleção brasileira no amistoso com os colombianos. O atacante mostrou ter aceitado bem o erro. E mais: colocou a culpa no estado do gramado, trocado recentemente depois de um jogo de futebol americano no local.

- Foi horrível, mas acontece perder um pênalti. E o gramado prejudicou. Mas já perdi vários e agora é levantar a cabeça. Fico feliz pela participação. Foi um jogo difícil. Acertando os detalhes, nós vamos bem. Não é porque errei que vai acabar a vida - disse Neymar.

Neymar perde pênalti Brasil x Colômbia (Foto: Wagner Azevedo / Ag. Estado)A bola começa a subir na cobrança desastrada de Neymar (Foto: Wagner Azevedo / Ag. Estado)
O técnico Mano Menezes também saiu em defesa de sua principal estrela. Lamentou, é claro, o fato de o erro ter evitado a vitória brasileira. Mas o comandante verde e amarelo aposta em uma rápida recuperação do atacante, para que ele volte logo mais a infernizar os zagueiros com seus dribles e jogadas.

- A questão do pênalti é tão atípica que não merece uma observação especial. Obviamente ele vai passar por cima disso, assim como passar por cima dos zagueiros na maioria das vezes - finalizou o técnico da Seleção.

Com Neymar, a seleção brasileira formada apenas por jogadores que atuam no futebol nacional encara a Argentina na próxima quarta-feira, em Buenos Aires, pela decisão do Superclássico das Américas. O duelo terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.
G1

Câmera de segurança registra execução de morador de rua em GO


Imagens captadas pela câmera de segurança de um supermercado mostram a execução de um morador de rua, no Setor Oeste, em Goiânia (veja vídeo ao lado). O homicídio foi cometido no dia 5 de novembro e o vídeo foi divulgado na quarta-feira (14) pela Polícia Militar. De acordo com a gravação, o suspeito, usando capacete, ao lado de uma moto, dá alguns passos em direção ao morador de rua que dorme no chão. Com uma mochila nas mãos ele olha para os lados, aproxima-se da vítima, olha mais uma vez para trás, tira o revólver da bolsa e atira. Em seguida, corre, sobe na moto e foge. Em menos de duas semanas cinco moradores de rua foram mortos em Goiânia.
A polícia informou que está investigando os casos de assassinatos de moradores de rua em Goiânia. Investigações apontam para a possibilidade do envolvimento de policiais nesses assassinatos. Em entrevista à TV Anhanguera na quarta-feira (14), o delegado da Delegacia de Homicídios, Alexandre Bruno, falou sobre esses assassinatos. “A Polícia Civil trabalha nessa via investigativa no sentido de poder representar, pela prisão preventiva, dos autores. Também trabalha com a possibilidade de haver policiais envolvidos nesse homicídios que têm ocorrido em desfavor dos moradores de rua. Inclusive, se essas pessoas forem presas já responderão pelo novo título penal. A Polícia Civil trabalha com duas motivações: uma delas, eliminar a questão dos usuários e a segunda, a extorsão desses moradores de rua”, comenta.Ao ver a cena, a voluntária da Pastoral de Rua, movimento da Igreja Católica, Maria Madalena Patrício, faz um desabafo. “A preocupação se torna maior porque há um descaso por parte das autoridades policiais de Goiânia na apuração da eliminação, da chacina, que está acontecendo contra a população de rua. A CNBB [Confederação Nacional dos Bispos do Brasil] acredita que as autoridades de Goiânia vão agir imediatamente para mostrar para a sociedade os responsáveis por essa violência, por essa chacina, por essa eliminação daquilo que alguns setores da sociedade acham que, no período natalino, sujam as ruas de Goiânia”, afirma a voluntária.

De acordo com a polícia, o caso mais recente de morte de morador de rua foi o de uma mulher morta a facadas no dia 7 de novembro deste ano. Ela foi assassinada no Conjunto Dom Fernando, região leste da capital. Na época, uma mulher de 32 anos, também moradora de rua, foi presa suspeita de praticar esse crime. O motivo seria uma briga por uma pedra de crack. A vítima foi encontrada morta na calçada de um supermercado da região. Uma moradora de rua, que não quis se identificar, estava no local do assassinato: “Eu não vi matando, mas a hora que ela começou a bater nela e falar que ia matar ela se ela não desse a pedra. Então, eu falei para ela não bater e ela me disse que não tinha nada a ver e eu saí”, diz.

Nesta segunda-feira (19), a Pastoral de Rua e outras entidades vão entregar um documento ao secretário de Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás, Joaquim Mesquita, cobrando o fim desta onda de assassinatos de moradores de rua.

Para ler mais notícias de Goiás, clique em g1.com.br/goias. Siga também o G1 Goiás noTwitter e por RSS.
G1
 

Xi Jinping é eleito novo líder do Partido Comunista da China


O Comitê Central do Partido Comunista da China designou nesta quinta-feira (15), como era esperado, Xi Jinping como o secretário-geral da formação e o "número um" da nova lista de sete membros do Comitê Permanente, principal órgão da agremiação, anunciou a agência Xinhua.
Desta forma, Xi, de 59 anos, vai assumir a presidência da China em março de 2013, sucedendo a Hu Jintao, que deixa nesta quinta seu posto no Comitê Permanente e também a Secretaria Geral do Partido.
Essas mudanças são o primeiro passo na transição da quarta para a quinta geração de líderes comunistas.
A nomeação de Xi como novo líder do partido já era esperada havia meses.Os outros novos intengrantes do Comitê Permanente, também principais autoridades do partido, são Li Keqiang, Zhang Dejiang, Yu Zhengsheng, Liu Yunshan, Wang Qishan e Zhang Gaoli.
Ele também foi alçado à condição de presidente da Comissão Militar Central, o órgão que controla as Forças Armadas da potência asiática.
Xi e os outros seis membros do Comitê Permanente se apresentaram à imprensa local e internacional por volta das 12h locais (2h de Brasília) no Grande Palácio do Povo, em Pequim, onde foi realizado o 18º Congresso do Partido Comunista entre 8 e 14 de novembro.
  •  
Xi Jinping acena ao ser escolhido presidente do Partido Comunista da China, nesta quinta-feira (15), em Pequim (Foto: AP)Xi Jinping acena ao ser escolhido líder do Partido Comunista da China, nesta quinta-feira (15), em Pequim (Foto: AP)
Tela gigante transmite reunião do Partido Comunista da China, na qual Xi Jinping assume a secretaria geral do PCCh e a Presidência do país em março de 2013. (Foto: Andy Wong / AP Photo)Tela gigante transmite reunião do Partido Comunista da China, na qual Xi Jinping assume a secretaria geral do PCCh e a Presidência do país em março de 2013. (Foto: Andy Wong / AP Photo)
Em seu primeiro discurso como chefe do partido, Xi louvou "o caráter e a vontade do povo chinês durante seus 5.000 anos de história" e demonstrou a intenção de dar continuidade ao processo de reformas e abertura vivido pela China nas últimas décadas.
Ele disse que assume "enormes responsabilidades" diante da segunda economia do mundo, e admitiu que o Partido Comunista enfrenta "graves desafios", incluindo a corrupção.
Mas os novos dirigentes chineses estão mobilizados para 'garantir uma vida melhor' ao seu povo, assegurou.
Escolha em segredo
Diferentemente da overdose midiática observada na eleição presidencial dos Estados Unidos na semana passada, a aparição à luz do dia da nova direção do partido único chinês, no poder desde 1949, coloca um ponto final aos trabalhos, cercados de segredos, do 18º congresso do partido.

Reunido pela manhã, o novo comitê central do PCC, 205 dignitários eleitos na véspera pelos congressistas, deveria designar um novo Politburo de 25 membros.
Entre eles foi eleito o cenáculo - reduzido de nove a sete membros - das máximas personalidades do regime, no qual Xi Jinping terá que se impor nos próximos cinco anos de seu primeiro mandato. A reeleição é praticamente certa.
Este grupo estrito será composto, além do novo líder, por Li Keqiang, Zhang Dejiang, Yu Zhengsheng, Liu Yunshan, Wang Qishan e Zhang Gaoli, segundo a agência oficial chinesa.
Ao se despedir, Hu Jintao pediu que seu sucessor "faça uma limpeza" na casa chinesa, afundada em corrupção.
Personalidade enigmática
Primeiro dirigente nascido após a fundação do regime comunista por Mao Tsé-Tung, em 1949, a personalidade de Xi Jinping é um grande enigma, e sua carreira é própria de um integrante do partido que foi subindo à sombra de seu antecessor.

Filho de um "herói revolucionário", Xi Jinping é um dos "pequenos príncipes" da aristocracia que governa um país em plena mutação.
Sua esposa, Peng Liyuan, uma famosa cantora que tem a patente de general do exército, é mais popular que ele na China, e o casal tem uma filha que estuda nos Estados Unidos, na Universidade de Harvard, com nome falso.
Ele seguiu uma carreira clássica de dirigente comunista, primeiro provincial, depois em Xangai, antes de integrar o "santa santorum" do PCC em 2007 e assumir a vice-presidência da tepública em 2008.
A censura bloqueou imediatamente as revelações da agência Bloomberg em junho passado sobre a fortuna de sua família, avaliada em mais de US$ 2 bilhões.
Na política externa, não são esperadas mudanças espetaculares na questão diplomática.
Em relação aos direitos humanos, Xi deverá decidir se manda colocar em liberdade o prêmio Nobel da Paz 2010, o intelectual dissidente Liu Xiaobo.
Xi é apresentado, em geral, como um homem de compromisso aceitável pelas facções reformistas e conservadoras. Será apoiado por Li Keqiang, que em março substituirá Wen Jiabao no cargo de primeiro-ministro.
Hu Jintao, por sua vez, passará aos bastidores do poder, como ocorreu com ex-dignitários do regime, entre eles o ex-presidente Jiang Zemin (1992-2002), o mais poderoso de todos.
Xi será o sexto líder máximo da República Popular da China, depois de Mao Tse-tung (1949-1976), Hua Guofeng (1976-78), Deng Xiaoping (1978-92), Jiang Zemin (1992-2002) e Hu Jintao (2002-2012).
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...