quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Polícia confirma que bebê nasceu vivo e autua mãe e tia na PB pela morte


Karoline ZilahDo G1 PB
Terreno onde o recém-nascido foi enterrado em Catolé do Rocha, PB (Foto: Reprodução/TV Paraíba)Terreno onde o corpo recém-nascido foi encontrado
em Catolé do Rocha (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
A Polícia Civil de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano, recebeu a confirmação de que o bebê encontrado enterrado em um terreno baldio da cidade na quarta-feira (12) estava vivo quando nasceu. De acordo com o delegado Aneilton Castro, a mãe, que tem 19 anos, foi autuada em flagrante pelo crime de infanticídio. Para ele, há indícios de que a jovem teria escondido a gravidez e provocado a morte do filho depois de dar à luz. Ela continua internada em um hospital da cidade, devido a uma forte hemorragia.
O parto teria acontecido na madrugada da quarta-feira. Foi por meio de uma denúncia anônima que a Polícia Militar encontrou o corpo do recém-nascido enterrado em um terreno baldio. Depois que o caso foi descoberto, a irmã da jovem, uma dona de casa de 37 anos, teria ido até o local acompanhada de policiais civis e confessado que enterrou o bebê.
Suspeita de co-participação na morte da criança, a tia materna foi detida, prestou depoimento, pagou fiança e agora responde em liberdade pelo crime de ocultação de cadáver. Apesar de assumir que enterrou o feto, ela defende que não houve intenção de matar porque a irmã teria sofrido um aborto devido a um susto, e o bebê já teria nascido morto.
Vizinhos da jovem disseram à Polícia Civil e à TV Paraíba que a suspeita escondia a gravidez até da família. "Ela negava até à própria mãe. Foi descoberto só ontem porque ela foi para o hospital e os médicos disseram que ela tinha tido uma criança", disse a dona de casa Rosineide da Silva.
O corpo do recém-nascido foi levado para o Núcleo de Medicina Legal (Numol) de Patos. De acordo com a perícia, o bebê sofreu politraumatismo craniano. A Polícia Civil continua as investigações para esclarecer mais detalhes.

Greve do Fisco impede liberação de US$ 1 mi em mercadorias na Paraíba


A greve dos servidores da Receita da Paraíba, que já dura mais de uma semana, está impedindo a liberação de mais de 1 milhão de dólares em mercadorias no porto da cidade de Cabedelo. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), o fato das mercadorias não poderem ser liberadas está prejudicando os negócios de algumas empresas e pode acabar causando o fechamento de postos de trabalho.
Os auditores fiscais pararam as atividades no último dia 5 de outubro. A categoria cobra que o governo estadual implante a Lei do Subsídio. A norma estabelece a política remuneratória da categoria e garante reajuste salarial mediante a superação de metas de arrecadação.

Segundo o vice-presidente da Fiep, Magno Rossi, os empresários estão preocupados com a extensão da greve, pois vários segmentos estariam sendo prejudicados com a falta de insumos. De acordo com ele, entre as mercadorias paradas no porto estão insumos para a produção dos produtos do Natal e do fim de ano e isso pode prejudicar a geração de empregos.

Magno afirma que já houve conversas entre representantes da Fiep e do governo do Estado, mas que nenhuma medida foi tomada até então. Os empresários cobram um canal alternativo para a liberação dos documentos necessários para que as cargas sejam liberadas, como a Guia de Exoneração Fiscal, fornecida pelo Fisco para cargas que contribuem com impostos de forma diferenciada. Ainda conforme o vice-presidente se não for tomada alguma medida os prejuízos serão enormes.

O diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, que administra o porto de Cabedelo disse que realmente há uma grande quantidade de cargas paradas. Na opinião dele os fiscais da Receita deveriam ser um pouco flexíveis e a paralisação não poderia ser de 100%.

Criança morre atropelada na Paraíba por motorista embriagado, diz PM


Uma criança de nove anos de idade morreu atropelada no Sertão paraibano, na quarta-feira (12), no Dia das Crianças. O acidente aconteceu às 13h na PB-400, no município de São José de Piranhas, próximo ao conjunto de Frei Damião. Com base em informações de testemunhas, a Polícia Militar de Cajazeiras suspeita que o condutor do veículo estava embriagado.
O motorista foi identificado e seria um agricultor. Segundo os depoimentos das testemunhas, o homem de 45 anos teria fugido sem prestar socorro. Os policiais militares informaram que ainda encontraram o suspeito no distrito de Santa Fé, mas ele abandonou o carro e conseguiu escapar da perseguição policial entrando em um matagal.
O estudante foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu no caminho para o hospital de São José de Piranhas. O caso foi comunicado à Polícia Civil, que também entrou nas buscas junto à PM para localizar o suspeito.

Presos fazem três reféns durante rebelião em cadeia de Esperança, PB


Presos da Cadeia Pública de Esperança, no Agreste paraibano, iniciaram uma rebelião às 19h da quarta-feira (12) e não cessaram os protestos até as 7h desta quinta (13). Três detentos foram feitos reféns por colegas de celas e outros dois foram feridos. De acordo com o capitão Tavares, do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que conduz as negociações, os manifestantes anunciaram que só libertam os reféns com a chegada de um juiz de execuções penais e de um promotor.
Ainda conforme o capitão, os presos reivindicam melhorias na infraestrutura da cadeia, revisão de penas e atendimento médico adequado. Eles também reclamam da superlotação. A cadeia que deveria abrigar apenas 20 presos comporta 50 atualmente.
Apesar das exigências, a rebelião teve início durante uma briga envolvendo oito detentos dentro de uma cela. Segundo o policial militar, dois agentes penitenciários faziam uma revista nas celas quando um grupo se desentendeu. Seis presos teriam ferido outros dois, um com golpes de espeto artesanal e outro espancado. Além deles, três foram feitos reféns.
Desde o início da rebelião, às 19h, a direção da cadeia pública tem o apoio do grupo de Choque e do Gate. Na tentativa de conter os protestos, os policiais interromperam o fornecimento de água e retiraram aparelhos de TV e ventiladores das celas. "Os ânimos se acalmaram, mas ainda estamos em estado de alerta", informou o capitão Tavares ao G1.
Um dos presos feridos foi atendido ainda na cela e permanece na cadeia. O outro está internado no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande sob custódia policial. Ele foi espancado e sofreu várias fraturas pelo corpo, inclusive na face. Seu estado de saúde é considerado regular.

Poodle vira 'Meu Pequeno Pônei' em competição canina na Inglaterra


Cães foram transformados em diferentes personagens durante uma competição canina em Swanley, na Inglaterra. Um Poodle foi transformado no personagem ‘Meu Pequeno Pônei’, enquanto outro virou um dragão durante o evento.
Poodle foi transformado no personagem ‘Meu Pequeno Pônei’. (Foto: Steve Collins/Barcroft Media/Getty Images)Poodle foi transformado no personagem ‘Meu Pequeno Pônei’. (Foto: Steve Collins/Barcroft Media/Getty Images)
Cão virou dragão durante o evento canino. (Foto: Steve Collins/Barcroft Media/Getty Images)Cão virou dragão durante o evento canino. (Foto: Steve Collins/Barcroft Media/Getty Images)

Fotógrafo registra momento em que 3 raios atingem o solo na África do Sul


O fotógrafo Mitchell Krog, de 39 anos, registrou uma cena impressionante em Pretória, na África do Sul. Ele fotografou o momento em que três raios atingiram o solo dentro de 15 segundos, segundo a agência "Barcroft Media".
"Em quase seis anos fotografando tempestades, essa imagem retrata, mais do que qualquer outra, o caos puro e o poder de uma tempestade com raios", afirmou Krog, que deu o nome de "Caos Monumental" para a foto.
Mitchell Krog fotografou o momento em que três raios atingiram o solo dentro de 15 segundos. (Foto: Mitchell Krog/Barcroft USA/Getty Images)Mitchell Krog fotografou o momento em que três raios atingiram o solo dentro de 15 segundos. (Foto: Mitchell Krog/Barcroft USA/Getty Images)

Isenção de PIS e Cofins para a produção de tablets entra em vigor


Os incentivos fiscais para a produção de tablets no Brasil começam a valer a partir desta quinta-feira (13), de acordo com publicação da medida provisória que estimula a fabricação dos aparelhos no país com isenção de PIS e Cofins no Diário Oficial da União. A presidente Dilma Rousseff sancionou a medida na terça-feira (11), incluindo tablets no Programa de Inclusão Digital do governo.
Pela lei, serão beneficiados dispositivos "que tenham uma unidade central de processamento com entrada e saída de dados por meio de uma tela sensível ao toque de área superior a 140 centímetros quadrados, sem teclado".
A chinesa Foxconn, que monta o iPad, da Apple, condicionava o início da produção no país à concessão de incentivos fiscais que já eram oferecidos para outros produtos de informática. Com a medida de redução de impostos, os preços dos tablets devem cair mais de 30%, de acordo com o Ministério das Comunicações.
Segundo o governo, Samsung, Motorola e a chinesa ZTE também manifestaram interesse em produzir seus tablets no país. A Positivo Informática, maior fabricante de computadores do Brasil, anunciou em setembro sua entrada no segmento.
A inclusão dos tablets na "Lei do Bem" permite que o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) baixe nestes produtos de 15% para 3%. Além disso, a alíquota do PIS/Cofins cai de 9,25% para zero.
Dilma vetou o inciso I do artigo 8º do texto aprovado pelo Senado, que previa a possibilidade de aplicação dos incentivos para tablets produzidos a partir do 20 de maio deste ano. Originalmente, a isenção valeria a partir de 23 de maio, o que foi mantido.

Vietnamita de 26 anos sofre reação alérgica e fica com aparência de 70


A vietnamita Nguyen Thi Phuong tem 26 anos, mas a aparência de uma mulher de 70 anos. Depois de sofrer uma reação alérgica em 2008, a pele do rosto, pescoço e mãos de Phuong enrugou e a deixou com uma aparência mais velha, segundo os jornais locais "Petro Times" e "Tien Phong".
Nguyen Thi Phuong tem 26 anos, mas a aparência de uma mulher de 70 anos.  (Foto: Reprodução)Nguyen Thi Phuong tem 26 anos, mas a aparência de uma mulher de 70 anos. (Foto: Reprodução)
A jovem, que mora em Giong Trom, na província de Ben Tre, disse que o problema começou depois que ela comeu frutos do mar. Por conta de uma alergia, ela teve erupções pruriginosas no rosto. Para aliviar os sintomas, ele tomou alguns medicamentos.
Os remédios não surtiram efeito. Um médico local chegou a prescrever um medicamento para dermatite. No entanto os comprimidos provocaram um inchaço de seu rosto e apareceram urticárias no local.
Após sua história ganhar destaques na imprensa local, Phuong passou a ser tratada por especialistas da cidade de Ho Chi Minh. Os médicos estão realizando exames, mas ainda não sabem o que provocou o processo de envelhecimento da pele da jovem.
Nguyen Thi Phuong com o marido, Nguyen Thanh Tuyen. (Foto: Reprodução)Nguyen Thi Phuong com o marido, Nguyen Thanh Tuyen. (Foto: Reprodução)

Hackers invadem Blog do Planalto


Hackers invadiram na madrugada desta quinta-feira (13) o Blog do Planalto. Os invasores colocaram frases em que pedem Ficha Limpa e voto aberto no Congresso, além de uma foto em que pessoas aparecem com vassouras - em uma referência a varrer a corrupção.
Na quarta-feira, milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra a corrupção. O movimento convocou protestos em 25 cidades em 18 estados no país.
De acordo com a assessoria de imprensa do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Blog do Planalto é hospedado na Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) e, portanto, o Serpro não pode comentar o caso. O G1 tenta contato com a Dataprev.
Blog do Planalto é hackeado (Foto: Reprodução)Reprodução do Blog do Planalto hackeado (Foto: Reprodução)

Empregada de Renato Aragão foi feita refém durante assalto, diz PM

O ladrão que invadiu a casa de Renato Aragão, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira (12) fugiu do condomínio fechado onde o humorista mora levando a empregada da casa como refém, informou a Polícia Militar.

Até esta quinta-feira (13), o suspeito não havia sido localizado e os objetos de valor levados da residência não haviam sido recuperados.

Policiais do 31º Batalhão da PM (Recreio dos Bandeirantes), responsável pela área, foram acionados por volta das 23h30, após a libertação da empregada pelo assaltante, já do lado de fora do condomínio. A família de Renato está viajando e não estava no local.

O roubo ocorreu na casa onde Renato mora com a família no Condomínio Malibu, localizada na rua Jorge Natal Pinheiro da Costa nº 100, na Barra da Tijuca. As informações do boletim de ocorrência, registrada no 16º Distrito Policial, apontam que apenas um homem armado entrou na casa após render a empregada.
 
Segundo a PM, ele perguntou para a vítima onde estavam os objetos de valor e fugiu com um Land Rover verde da família que estava na garagem. A empregada foi levada como refém e libertada do lado de fora do condomínio, onde o suspeito encontrou um comparsa em um Gol preto, cujas placas não foram anotadas.

O Land Rover foi encontrado abandonado pela polícia, horas depois, na Avenida das Américas, altura do número 4.000, também na Barra da Tijuca. Além da empregada levada como refém, estavam na casa outra empregada e um motorista da família.

No boletim de ocorrência não foi informado o que foi roubado da casa do humorista.

A Polícia Civil não soube informar se havia suspeitos para o crime.

Maioria dos funcionários dos Correios retoma trabalho, diz Fentect


A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect ) informou nesta quinta-feira (12) que a maioria dos funcionários estão voltando ao trabalho na manhã de hoje, cumprindo a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
"Dos 35 sindicatos, 31 já realizaram assembleias e orientaram os trabalhadores a retomarem o trabalho. Faltam alguns, como o de Minas [Gerais], que faz assembleia só às 11h, mas a orientação é para que todos retornem ainda pela manhã", disse o diretor da Fentect, José Gonçalves de Almeida.
De acordo com o diretor, a maioria dos estados já decidiu por encerrar a greve iniciada no dia 14 de setembro. Só nesta quinta-feira, entretanto, a federação terá um balanço sobre o fim das paralisações.
Os Correios disseram que divulgariam novas informações sobre a greve apenas perto das 13h.
Na terça-feira, o TST determinou a volta ao trabalho a partir de quinta-feira, sob pena de multa, e autorizou a empresa a descontar dos funcionários sete dos 28 dias não trabalhados. O tribunal fixou ainda o reajuste salarial da categoria em 6,87%, retroativo a 1º de agosto, além de aumento real de R$ 80 com validade a partir de 1º de outubro.

"Não consideramos que saímos derrotados. Não conseguimos tudo o que queríamos, mas entendemos que a luta foi válida. Conseguimos inclusive um aumento real nos salários", disse o diretor da federação.
Trabalhadores dos Correios acompanham julgamento da greve no TST (Foto: Agência Brasil)Trabalhadores dos Correios acompanham julgamento da greve no TST (Foto: Agência Brasil)
Entregas
De acordo com os Correios, cerca de 184 milhões de correspondências estão atrasadas em todo o país hoje. A previsão é que, retomado o trabalho na empresa, elas sejam normalizadas entre 7 e 10 dias.
Para a federação dos trabalhadores, porém, há 600 milhões de entregas atrasadas e o serviço será totalmente normalizado dentro de três semanas. "Antes mesmo da greve já estava ocorrendo atrasos. Temos um déficit de pelo menos 12 mil carteiros no país", afirma Almeida.
Os Correios avaliam que a greve trouxe um prejuízo de cerca de R$ 20 milhões à empresa. Já os custos dos benefícios aos trabalhadores decididos pelo TST devem custar cerca de R$ 800 milhões.
Desconto de dias não trabalhados
Em seu voto, o relator do dissídio, ministro Mauricio Godinho Delgado, defendeu que os dias parados fossem totalmente compensados com trabalho pelos funcionários, já que a greve não foi considerada abusiva.

Entretanto, a maioria dos ministros votou pelo desconto dos dias parados, total ou em parte, considerando uma jurisprudência do tribunal – que prevê desconto devido à suspensão do contrato de trabalho e, portanto, dos serviços -, além de um pré-acordo assinado na semana passada entre representante dos Correios e sindicalistas.

A proposta aprovada nesta terça-feira pelo tribunal, intermediária, prevê o desconto, de uma só vez, de sete dias e compensação de outros 21. Como os Correios já haviam cortado seis dias dos trabalhadores, referentes a setembro, falta descontar mais um.

Funcionária disse ter sentido cheiro de gás no restaurante que explodiu


Lilian QuainoDo G1 RJ
1 comentário
Márcio Antonio com os braços enfaixados; ele passava pelo local e desmaiou com a explosão (Foto: Lilian Quaino/G1)Márcio Antonio com os braços enfaixados; ele
passava pelo local e desmaiou com a explosão
(Foto: Lilian Quaino/G1)
À procura de notícias da mulher Daniele no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, Edvaldo Santos da Silva contou na manhã desta quinta-feira (13) que ela é funcionária do restaurante onde houve uma explosãoque matou três pessoas. Segundo Edvaldo, a mulher ligou para ele dizendo que estava sentindo forte cheiro de gás no local.
Segundo ela disse, os funcionários e o dono do restaurante estavam decidindo se iriam fechar a casa e ir embora. Ela desligou e, dois minutos depois, segundo contou, Edvaldo recebeu uma ligação dizendo que havia acontecido uma explosão e a mulher estava ferida.
"Mas graças a Deus [ela] está sendo atendida", disse Edvaldo na porta do hospital.
A Secretaria municipal de Saúde informou que Daniele está sendo operada e seu estado é delicado. Ela teve fratura de tórax e de fêmur.
Alguns feridos já liberados contaram os momentos de pavor que viveram.
Márcio Antonio de Souza disse que estava passando em frente ao restaurante quando ouviu a explosão e sentiu que algo o atingiu. Ele desmaiou e acordou no hospital. Com escoriações nos braços e cortes no rosto, ele disse que achava que o pior ia acontecer com ele e estava muito assustado.
"Nunca vi nada igual", disse ele, elogiando o atendimento rápido que teve no hospital.
Luiz Claudio passava pela rua quando a explosão o atirou no chão (Foto: Lilian Quaino/G1)Luiz Claudio passava pela rua quando a explosão 
atirou no chão (Foto: Lilian Quaino/G1)
Luiz Cláudio Tavares também estava passando pelo local quando ouviu a explosão e, segundo contou, voou pelos ares.
"Achei que o  mundo ia acabar", disse ele saindo do Souza Aguiar, com escoriações nos braços e cortes nos pés. Ele também disse  ter tido um atendimento rápido.
No Hospital Souza Aquiar, no Centro da cidade, próximo ao local da explosão, deram entrada 16 pessoas feridas. Dessas, sete estão em estado grave e duas estão sendo operadas. Um ferido foi transferido para o Miguel Couto, na Zona Sul, para não sobrecarregar o Souza Aguiar, segundo informou a Secretaria municipal de Saúde.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...