quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Detento é morto dentro de presídio em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba


Um detento foi morto na manhã desta quinta-feira (16) no Presídio Regional de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. De acordo com o 6º Batalhão da Polícia Militar, o preso foi assassinado por um outro detento, com o qual ele já tinha discutido fora da unidade prisional. A morte aconteceu às 6h30, no momento em que os detentos estavam no banho de sol.

Ainda segundo o tenente coronel, a morte teria acontecido porque a vítima roubou objetos da residência do detento apontado como autor do crime, quando ainda estava solto. O corpo da vítima foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Patos, também no Sertão. Já o suspeito está isolado dos demais detentos e será conduzido até a delegacia para ser autuado em flagrante.
O gerente executivo do Sistema Penitenciário, tenente coronel Arnaldo Sobrinho, informou que os agentes penitenciários tentaram evitar o homicídio, mas o suspeito acertou um golpe de espeto no peito da vítima, que morreu ainda no local. Arnaldo Sobrinho disse que o espeto é feito de ferro, retirado da estrutura de concreto das camas de alvenaria.
A Polícia Civil também acredita que o preso tenha sido morto porque denunciou à polícia a existência de um ponto de venda de drogas na cidade. O local foi descoberto e a polícia prendeu um suspeito, que morreu ao passar mal depois de ser preso na semana passada. Isso pode ter causado revolta no detento que matou o jovem na manhã desta quinta-feira e também ter motivado o crime.
A vítima, que tinha 18 anos de idade, tinha sido presa há uma semana com armas e vários objetos roubados. A Polícia Militar informou que ele era conhecido na região por praticar vários crimes. Arnaldo Sobrinho informou que será instaurada uma sindicância para apurar o caso.
G1

Andaime cai de 23º andar, fere motociclista e danifica carro na PB


Andaime caiu do 23º andar de um prédio e feriu motociclista que estava na rua (Foto: Walter Paparazzo/G1)Andaime caiu do 23º andar de um prédio e feriu
motociclista que estava na rua
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um andaime caiu do último andar de um prédio no bairro do Cabo Branco, em João Pessoa, e atingiu um homem que estava estacionando sua moto nesta quarta-feira (15). A moto que a vítima estava e outro carro também foram danificados. O motociclista atingido foi socorrido pelo Samu e levado para o Ortotrauma de Mangabeira. No andaime não havia ninguém trabalhando no momento em que despencou.
O promotor do Cidadão, Valberto Lira, que é síndico do prédio onde aconteceu o acidente, comentou que “está acontecendo uma reforma no 23º andar, e, pelo jeito, não estão cumprindo com as medidas de segurança da obra. Além de atingir um cidadão, provocou sérios danos em alguns veículos”.
O promotor confirmou que uma equipe estava no local realizando uma perícia na obra, para apurar se as medidas de segurança estariam sendo seguidas. “Alguém terá que ser responsabilizado pelo acidente. Não é possível que brinquem com a vida dos outros assim”, finalizou o promotor Valberto.
G1

Mulher perde controle de carro na BR-230, em João Pessoa, e fica ferida

Mulher perde o controle do carro e se acidenta na BR-230 (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Suspeitos de crimes são detidos no Litoral Sul da Paraíba


Uma mulher foi presa suspeita de tráfico de drogas na quarta-feira (14) no loteamento Carnaúbas, no município do Conde, no Litoral Sul da Paraíba. Com a suspeita de 49 anos a polícia apreendeu 22 pedras de crack, dinheiro, arma e uma balança. A polícia chegou até a suspeita após uma denúncia.
Já em Alhandra, também no Litoral Sul paraibano, um homem suspeito assaltos e latrocínio, que é roubo seguido de morte, foi preso na noite da quarta-feira. Os suspeitos serão encaminhados para presídios da Grande João Pessoa.
G1

Suspeitos de crimes são detidos no Litoral Sul da Paraíba


Uma mulher foi presa suspeita de tráfico de drogas na quarta-feira (14) no loteamento Carnaúbas, no município do Conde, no Litoral Sul da Paraíba. Com a suspeita de 49 anos a polícia apreendeu 22 pedras de crack, dinheiro, arma e uma balança. A polícia chegou até a suspeita após uma denúncia.
Já em Alhandra, também no Litoral Sul paraibano, um homem suspeito assaltos e latrocínio, que é roubo seguido de morte, foi preso na noite da quarta-feira. Os suspeitos serão encaminhados para presídios da Grande João Pessoa.
G1

Acidentes envolvendo motociclistas deixa trânsito lento em João Pessoa




Um acidente envolvendo uma motocicleta e uma carro deixou o trânsito lento no km 27 da BR-230, nas proximidades do Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no Cristo Redentor, pela manhã desta quinta-feira (16). De acordo com o sargento Valdi Lavor, do Corpo de Bombeiros, o motociclista colidiu na traseira de um veículo, foi atendido pelo serviço de urgência dos Bombeiros e levado para o Hospital Ortotrauma, em Mangabeira. Conforme o sargento, o motociclista teve apenas escoriações (Foto: Walter Paparazzo/G1)Um acidente envolvendo uma motocicleta e uma carro deixou o trânsito lento no km 27 da BR-230, nas proximidades do Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no Cristo Redentor, pela manhã desta quinta-feira (16). De acordo com o sargento Valdi Lavor, do Corpo de Bombeiros, o motociclista colidiu na traseira de um veículo, foi atendido pelo serviço de urgência dos Bombeiros e levado para o Hospital Ortotrauma, em Mangabeira. Conforme o sargento, o motociclista teve apenas escoriações (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Como se desenvolve ou se adquire AVC?


Como se desenvolve ou se adquire? 
Vários fatores de risco são descritos e estão comprovados na origem do acidente vascular cerebral, entre eles estão: a hipertensão arterial, doença cardíaca, fibrilação atrial, diabete, tabagismo, hiperlipidemia. Outros fatores que podemos citar são: o uso de pílulas anticoncepcionais, álcool, ou outras doenças que acarretem aumento no estado de coagulabilidade (
coagulação do sangue) do indivíduo. 

O que se sente? 
Geralmente vai depender do tipo de acidente vascular cerebral que o paciente está sofrendo se isquêmico ou hemorrágico. Os sintomas podem depender da sua localização e da idade do paciente. Os principais sintomas do acidente vascular cerebral incluem: 
Fraqueza: O início súbito de uma fraqueza em um dos membros (braço, perna) ou face é o sintoma mais comum dos acidentes vasculares cerebrais. Pode significar a isquemia de todo um hemisfério cerebral ou apenas de uma área pequena e específica. Podem ocorrer de diferentes formas apresentando-se por fraqueza maior na face e no braço que na perna; ou fraqueza maior na perna que no braço ou na face; ou ainda a fraqueza pode se acompanhar de outros sintomas. Estas diferenças dependem da localização da isquemia, da extensão e da circulação cerebral acometida. 
Distúrbios Visuais: A perda da visão em um dos olhos, principalmente aguda, alarma os pacientes e geralmente os leva a procurar avaliação médica. O paciente pode ter uma sensação de "sombra'' ou "cortina" ao enxergar ou ainda pode apresentar cegueira transitória (amaurose fugaz). 
Perda sensitiva: A dormência ocorre mais comumente junto com a diminuição de força (fraqueza), confundindo o paciente; a sensibilidade é subjetiva. 
Linguagem e fala (afasia): É comum os pacientes apresentarem alterações de linguagem e fala; assim alguns pacientes apresentam fala curta e com esforço, acarretando muita frustração (consciência do esforço e dificuldade para falar); alguns pacientes apresentam uma outra alteração de linguagem, falando frases longas, fluentes, fazendo pouco sentido, com grande dificuldade para compreensão da linguagem. Familiares e amigos podem descrever ao médico este sintoma como um ataque de confusão ou estresse. 
Convulsões: Nos casos da hemorragia intracerebral, do acidente vascular dito hemorrágico, os sintomas podem se manifestar como os já descritos acima, geralmente mais graves e de rápida evolução. Pode acontecer uma hemiparesia (diminuição de força do lado oposto ao sangramento) , além de desvio do olhar. O hematoma pode crescer, causar edema (inchaço), atingindo outras estruturas adjacentes, levando a pessoa ao coma. Os sintomas podem desenvolver-se rapidamente em questão de minutos. 

Como o médico faz o diagnóstico? 
A história e o exame físico dão subsídios para uma possibilidade de doença vascular cerebral como causa da sintomatologia do paciente.Entretanto, o início agudo de sintomas neurológicos focais deve sugerir uma doença vascular em qualquer idade, mesmo sem fatores de risco associados. A avaliação laboratorial inclui análises sanguíneas e estudos de imagem (tomografia computadorizada de encéfalo ou ressonância magnética). Outros estudos: ultrassom de carótidas e vertebrais, ecocardiografia e angiografia podem ser feitos. 

Como se trata e como se previne? 
Geralmente existem três estágios de tratamento do acidente vascular cerebral: tratamento preventivo, tratamento do acidente vascular cerebral agudo e o tratamento de reabilitação pós-acidente vascular cerebral. 
O tratamento preventivo inclui a identificação e controle dos fatores de risco. A avaliação e o acompanhamento neurológicos regulares são componentes do tratamento preventivo bem como o controle da hipertensão, da diabete, a suspensão do tabagismo e o uso de determinadas drogas (anticoagulantes) que contribuem para a diminuição da incidência de acidentes vasculares cerebrais. 
Inicialmente deve-se diferenciar entre acidente vascular isquêmico ou hemorrágico. 
O tratamento agudo do acidente vascular cerebral isquêmico consiste no uso de terapias antitrombóticas (contra a coagulação do sangue) que tentam cessar o acidente vascular cerebral quando ele está ocorrendo, por meio da rápida dissolução do coágulo que está causando a isquemia. A chance de recuperação aumenta quanto mais rápida for a ação terapêutica nestes casos. Em alguns casos selecionados, pode ser usada a endarterectomia (cirurgia para retirada do coágulo de dentro da artéria) de carótida. O acidente vascular cerebral em evolução constitui uma emergência médica, devendo ser tratado rapidamente em ambiente hospitalar. 
A reabilitação pós-acidente vascular cerebral ajuda o indivíduo a superar as dificuldades resultantes dos danos causados pela lesão. 
O uso de terapia antitrombótica é importante para evitar recorrências. Além disso, deve-se controlar outras complicações, principalmente em pacientes acamados (pneumonias, tromboembolismo, infecções, úlceras de pele) onde a instituição de fisioterapia previne e tem papel importante na recuperação funcional do paciente. 
As medidas iniciais para o acidente vascular hemorrágico são semelhantes, devendo-se obter leito em uma unidade de terapia intensiva (UTI) para o rigoroso controle da pressão. Em alguns casos, a cirurgia é mandatória com o objetivo de se tentar a retirada do coágulo e fazer o controle da pressão intracraniana. 
Qual é o prognóstico? 
Mesmo sendo uma doença do cérebro, o acidente vascular cerebral pode afetar o organismo todo. Uma sequela comum é a paralisia completa de um lado do corpo (hemiplegia) ou a fraqueza de um lado do corpo (hemiparesia). O acidente vascular cerebral pode causar problemas de pensamento, cognição, aprendizado, atenção, julgamento e memória. O acidente vascular cerebral pode produzir problemas emocionais com o paciente apresentando dificuldades de controlar suas emoções ou expressá-las de forma inapropriada. Muitos pacientes apresentam depressão. 
A repetição do acidente vascular cerebral é frequente. Em torno de 25 por cento dos pacientes que se recuperam do seu primeiro acidente vascular cerebral terão outro dentro de 5 anos. 

Motorista perde controle e destrói Ferrari rara na Alemanha


Um motorista de 39 anos destruiu sua Ferrari Daytona Spider após perder o controle do veículo em Lingen, na Alemanha. O condutor não ficou ferido na batida, mas o esportivo de luxo teve perda total (veja vídeo), segundo o jornal alemão "Bild".
Ferrari Daytona Spider teve perda total. (Foto: Reprodução/Bild)Ferrari Daytona Spider teve perda total. (Foto: Reprodução/Bild)
O motorista disse à polícia que os freios falharam. Ele só parou depois que se chocou contra uma árvore. O outro ocupante que estava na Ferrari teve ferimentos leves.
De acordo com o "Bild", o veículo está avaliado em cerca de 500 mil euros (R$ 1,24 milhão). Agora, há supostamente apenas mais 19 unidades.
Teriam sido construídas cerca de mil unidades do modelo, mas apenas 122 saíram da fábrica como conversível.
Leia mais notícias na página principal do Planeta Bizarro. Conheça também a página doPlaneta Bizarro no Facebook.
G1

Vídeo que mostra jovem fazendo tatuagem anal vira hit na web


O vídeo (assista) que mostra uma jovem fazendo uma tatuagem anal durante uma feira no estado da Flórida, nos EUA, virou hit na internet. Publicado na segunda-feira, o vídeo já recebeu mais 1,78 milhão de acessos até as 15h45 desta quarta-feira.
Participante de evento de tatuadores na Flórida se submete à tatuagem anal (Foto: Reprodução / 'New Times')Participante de evento de tatuadores na Flórida se submete à tatuagem anal (Foto: Reprodução / 'New Times')
A tatuagem anal chamou a atenção dos visitantes da 17ª edição da South Florida Tatoo Expo, evento que reúne anualmente, além de tatuadores, atrações musicais, carros, shows exóticos.

Uma das participantes do evento contou ao site "New Times", de Palm Beach, já ter tatuado o nome de dois ex-namorados no ânus e garantiu que tatuar o local é “muito, muito bom”.

Tatuagem anal chamou a atenção dos visitantes de feira na Flórida. (Foto: Reprodução)Tatuagem anal chamou a atenção dos visitantes de feira na Flórida. (Foto: Reprodução)
Leia mais notícias na página principal do Planeta Bizarro. Conheça também a página doPlaneta Bizarro no Facebook.

Vídeo que mostra jovem fazendo tatuagem anal vira hit na web


O vídeo (assista) que mostra uma jovem fazendo uma tatuagem anal durante uma feira no estado da Flórida, nos EUA, virou hit na internet. Publicado na segunda-feira, o vídeo já recebeu mais 1,78 milhão de acessos até as 15h45 desta quarta-feira.
Participante de evento de tatuadores na Flórida se submete à tatuagem anal (Foto: Reprodução / 'New Times')Participante de evento de tatuadores na Flórida se submete à tatuagem anal (Foto: Reprodução / 'New Times')
A tatuagem anal chamou a atenção dos visitantes da 17ª edição da South Florida Tatoo Expo, evento que reúne anualmente, além de tatuadores, atrações musicais, carros, shows exóticos.

Uma das participantes do evento contou ao site "New Times", de Palm Beach, já ter tatuado o nome de dois ex-namorados no ânus e garantiu que tatuar o local é “muito, muito bom”.

Tatuagem anal chamou a atenção dos visitantes de feira na Flórida. (Foto: Reprodução)Tatuagem anal chamou a atenção dos visitantes de feira na Flórida. (Foto: Reprodução)
Leia mais notícias na página principal do Planeta Bizarro. Conheça também a página doPlaneta Bizarro no Facebook.

Site reúne fotos de poses sexy que ficaram desastrosas


O site "These Americans" reúne fotos de poses sexy que ficaram desastrosas. As imagens que parecem ter sido tiradas nas décadas de 80 e 90 mostram em sua maioria mulheres em poses estranhas. Em uma das fotos, trio aparece segurando armas em pose "sexy".
Site reúne poses sexy que ficaram desastrosas. (Foto: Reprodução)Site reúne poses sexy que ficaram desastrosas. (Foto: Reprodução)
Imagens chamam atenção por terem ficado engraçadas. (Foto: Reprodução)Imagens chamam atenção por terem ficado engraçadas. (Foto: Reprodução)
G1

Prazo de inscrição para o próximo Exame da OAB termina nesta quinta


O prazo de inscrição para o VIII Exame de Ordem Unificado pode ser feito até as 23h59 desta quinta-feira. As inscrições podem ser feitas no site da OAB ou no site da FGV Projetos, responsável pela prova.  A taxa de inscrição é de R$ 200, e a aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.
A inscrição pode ser paga no banco até sexta (17), considerando homologada a inscrição com a efetivação do pagamento.
SAIBA MAIS SOBRE O EXAME DE ORDEM
O que diz a lei:
O Exame da OAB se baseia no artigo 5º parágrafo XIII da Constituição Federal: "XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer"; e no Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94): "Art. 3º O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)"
Quem deve participar
Todo bacharel de direito precisa fazer o exame para poder exercer a profissão de advogado
Quantas provas são feitas por ano?
São três edições por ano e o candidato que não for aprovado pode fazer a edição seguinte
Como é a prova?
A prova é dividida em duas fases. A primeira fase é composta de 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase. Na segunda fase o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema, compreendendo as seguintes áreas de opção do bacharel, indicada no momento da inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário.
Quanto custa a taxa de inscrição?
O candidato paga R$ 200 para fazer o exame
No momento da inscrição, o candidato precisa optar pela cidade onde fará o exame e pela área jurídica da prova prático-profissional. São elas: direito administrativo, civil, constitucional, do trabalho, empresarial, penal ou tributário.
Calendário
A primeira fase, com prova objetiva, será realizada no dia 9 de setembro. De acordo com o edital, o local de provas dos candidatos inscritos será divulgado no dia 3 de setembro.

A prova objetiva terá a duração de cinco horas no período da tarde, das 14h às 19h. Serão 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase. O resultado será divulgado em 19 de setembro.
A prova da segunda etapa será realizada em 21 de outubro. Nela, o candidato precisa redigir uma peça processual, no valor máximo de cinco pontos, e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema. Cada uma das questões tem valor de no máximo 1,25 ponto. O local de prova dos candidatos aprovados para a segunda fase será divulgado em 15 de outubro.
O resultado preliminar final será divulgado em 8 de novembro, quando os candidatos poderão entrar com recursos.
Na última edição do Exame de Ordem, dos 109.649 bachareis que se inscreveram para o exame, foram aprovados 16.419, ou 14,97% do total.


G1

MEC divulga nomes das melhores e piores escolas da PB; Sertão é o 2º lugar nas piores


O Ministério da Educação (MEC), através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgou nessa terça-feira (14), o ranking das melhores e das piores escolas públicas da Paraíba.
Para surpresa de todos, a Escola Municipal Sandoval Rubens de Figueiredo, do município de Várzea, que tem apenas 2457 habitantes, localizada na região do Seridó, ficou em 1º lugar, na avaliação das melhores escolas. Os dados são referentes aos alunos da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, em prova aplicada no ano de 2011.
Segundo os dados do MEC, essa escola ultrapassou a meta de 2021, onde objetiva uma média das escolas municipais e estaduais de nota 6,0, mesmo índice atingido pelo ensino em países desenvolvidos.
No Sertão, duas escolas de Pombal ficaram entre as 10 melhores do Estado, São elas: Escola Municipal Matilde de Castro Bandeira, em 6º lugar, com média de 6,2 e Escola Municipal Vida Nova, que ficou em 8º lugar com média de 6,1.
Nessa mesma modalidade de ensino, a Escola Municipal Professor Carlos Arnóbio Maroja Di Pace, na cidade de Santa Rita, foi escolhida a pior instituição de ensino, pois atingiu apenas 1,4 na média do Ideb.
O 9º lugar no ranking das piores ficou com a Escola Municipal Joaquim Cassiano Alves, cidade de Cacimba, no Sertão do Estado, com média de 2,2. O 10º também ficou para o Sertão da Paraíba, pois a Escola Estadual de Barra Oitis, na cidade de Diamante ficou média 2,2.
Da 5ª a 8ª série
De acordo com os dados da pesquisa, entre os alunos da 5ª a 8ª série, a escola foi o Instituto Estadual Dom Adauto, de João Pessoa, com nota 5,3.
No Sertão, apenas a Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário, em Pombal figura entre as 10 melhores, ocupando o 10º lugar, com média de 4,6.
A pior escola nessa modalidade de ensino é a Estadual Isabel Rodrigues de Melo, em Campina Grande, que obteve média 0,9.
Como pior, quatro escolas do Sertão estão na lista, são elas: Escola Normal Estadual Santo Antonio, em Piancó, com média, 1,0, ganhando o 2º lugar no ranking.
A Escola Estadual Professor José Olímpio Maia, em Brejo do Cruz, com média de 1,5, conseguindo a 4ª posição; A Escola Estadual Professor José Gomes Alves, em Patos, com média 1,6, ocupando a 6ª colocação e a Escola Júlio L. de Almeida, em Santana dos Garrotes, com média 1,7, na 10ª colocação.

O índice geral da Paraíba foi de média de 3,4 para 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Para o 1ª a 4ª série do ensino fundamental, o Estado ficou com 4,3.
DIÁRIO DO SERTÃO

Miss Rodeio planeja colocar silicone após Festa do Peão de Barretos


"Se eu não me achar bonita, quem vai achar?", diz Ingrid Irano, de 18 anos, escolhida entre 50 candidatas de todo o país como a Miss Rodeio da Festa do Peão de Barretos 2012. Para fazer jus ao discurso e ao título recebido no início de agosto, a jovem de Taquaritinga (SP) planeja colocar silicone nos seios após o término dos eventos que fazem parte do maior rodeio da América Latina e que acontece de 16 a 26 de agosto.

Modelo desde os 8 anos, a jovem de 1,72 metro de altura e 60 quilos comenta que sempre foi muito atenta aos cuidados com a própria beleza. "Cuido da alimentação, ando de bicicleta e faço academia sempre."
"Acho meus peitos pequenos", diz Ingrid sobre os 85 centímetros de busto, atributo que parece ser mais que suficiente para os admiradores. A miss chegou a Barretos na quarta-feira (14) e já atraiu olhares masculinos por onde passou. Fato que ela diz levar na esportiva. "Tiro foto, dou atenção e a maioria tem muito respeito. Com os que bebem um pouquinho a mais ou passam da conta nas brincadeiras é preciso ter jogo de cintura", diz Ingrid.
Além de distribuir sorrisos e atrair olhares durante os 11 dias do rodeio, a miss espera poder conferir de perto os shows de seus ídolos na arena principal da festa, sobretudo da dupla Jorge e Mateus e do cantor Gusttavo Lima. "Sou fã deles, quero muito ver os shows", afirma a modelo, que nunca prestigiou a Festa do Peão de Barretos.
Rainha de Barretos
Ingrid é uma das duas selecionadas para representarem a beleza feminina durante a Festa do Peão de Barretos. Além da Miss Rodeio, o evento tem como embaixadora a jovem Kamila Oliveira, de 17 anos, escolhida como a Rainha em 2012, após uma seletiva exclusiva para candidatas que vivem na cidade-anfitriã do rodeio.

Ingrid diz que pretende colocar silicone após rodeio  (Foto: Foto: André Monteiro/Os Independentes)Ingrid diz que pretende colocar silicone após rodeio (Foto: André Monteiro/Os Independentes)

Apresentadora Hebe Camargo passa noite em hospital


Hebe durante evento em SP no começo do mês de março (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press)Hebe Camargo está novamente internada
(Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press)
A apresentadora Hebe Carmargo, de 83 anos, passou a noite desta quinta-feira (16) internada no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. A internação, que ocorreu na quarta-feira (15), foi confirmada pela assessoria de imprensa da instituição médica, que afirmou não ter sido autorizada a informar o estado de saúde da apresentadora nem os motivos da internação. O G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa de Hebe, mas ninguém foi localizado até as 9h20.
A apresentadora da Rede TV! ficou internada por cinco dias no mesmo hospital no mês passado, para a realização de exames médicos, de acordo com o sobrinho dela, Claudio Pessutti.
Em 2012, Hebe Camargo já havia se internado em outras ocasiões: em março, para uma cirurgia de emergência para a retirada de um tumor na alça do intestino e, em junho, para uma nova cirurgia, desta vez para a retirada da vesícula.
Em 2010, ela fez sessões de quimioterapia e uma cirurgia para a retirada de um tumor no peritônio, membrana que envolve o aparelho digestivo.
G1

Menos de 3% das escolas batem a média nacional no Ideb para 2021


Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para 2011, divulgados pelo Ministério da Educação na terça-feira (14), mostram que menos de 3% das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental igualaram ou superaram, no ano passado, a meta do Brasil para 2021.
A edição mais recente do índice calculou os dados de 30.842 escolas do fundamental II, e 908 delas, ou 2,94% do total, somaram 5,5 pontos, patamar que o governo só pretende alcançar na média brasileira para este ciclo do fundamental daqui a nove anos. O Ideb Brasil é uma média do índice de todas as escolas.
Já para os primeiros anos do fundamental (1º ao 5º ano), a meta média brasileira para 2021 é de 6,0. No Ideb 2011, 5.200 escolas tiveram índice igual ou acima de 6,0. Esse grupo de "superescolas", que tiveram resultados bem mais avançados que o resto do Brasil, representa 12,88% das 40.382 escolas deste nível de ensino com Ideb calculado no ano passado.
A comparação não pode ser feita no ensino médio porque o MEC divulga apenas as médias das redes de ensino nas unidades da federação e no nível brasileiro.
Nível de ensinoEscolas com Ideb 2011 na meta brasileira para 2021Total de escolas%
Anos iniciais do fundamental5.200 (a meta do Ideb Brasil 2021 é 6,0)40.38212,88
Anos finais do fundamental908 (a meta do Ideb Brasil 2021 é 5,5)30.8422,94
Fonte: Inep/MEC
Carolina Aguiar  e Larissa Wanderley são alunas do Colégio de Aplicação da UFPE, maior Ideb do país no 9º ano (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Metas e média
As escolas que se anteciparam em uma década o índice esperado para o Brasil, porém, têm suas próprias metas para bater, e não é incomum que uma instituição com Ideb alto acabe ficando abaixo do esperado. Um exemplo é o Colégio de Aplicação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife. Com Ideb de 8,10, a escola foi, pela terceira vez consecutiva, a melhor do país no seu ciclo.

Desde 2007, seu primeiro ano de participação no índice, ela tem tido resultados acima de 8 e, portanto, sempre puxou a média brasileira para cima. Porém, como partiu de um patamar alto, as expectivas para o Colégio de Aplicação da UFPE também são mais altas que para outras escolas brasileiras. A meta da instituição para 2011 era 8,3. Para 2021, é de 8,8.
"É muito mais difícil você alcançar a meta prevista à medida que você vai subindo degraus. É difícil se manter, é um esforço permanente", afirmou Mozart Neves Ramos, conselheiro do movimento Todos Pela Educação e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE). Segundo ele, a porcentagem de escolas com Ideb baixo que conseguiram alcançar suas metas em 2011 é muito maior do que a proporção de colégios com Ideb acima de 6,0 que seguem evoluindo dentro da projeção.

O especialista explicou que o valor 6,0, meta do ensino fundamental I brasileiro para 2021, também é uma média para a Europa. Ele deu como exemplo a Finlândia, país conhecido por seus índices de educação de excelência. "A média do 'Ideb' finlandês é 7,0, a média da comunidade europeia é 6,0."
As metas para 2021 foram estabelecidas em 2007, quando o Ideb foi criado, como um padrão de qualidade para as escolas de cada nível, com base nos indicadores educacionais dos países europeus. "Naquela época, havia a compreensão de que esse seria o valor de referência de qualidade dos países da comunidade europeia", afirmou Ramos.
Como cada nível de ensino tem suas especificidades, a média considerada de qualidade é diferente nos anos iniciais e finais do fundamental, e também no ensino médio. É por isso, diz Ramos, que as metas do ensino fundamental II (5,5) e do ensino médio (5,2) são menores que a do fundamental I. "O problema do ensino médio que se observa hoje com muita gravidade no Brasil é também preocupante na comunidade europeia. Hoje há uma crise no ensino médio, a escola do jovem no mundo, de forma geral, está passando por uma grande crise, a gente vê isso na comunidade europeia também."
Manutenção da qualidade
O fato de uma escola ter atingido a meta com dez anos de antecedência não significa, porém, que ela não deva seguir investindo na melhoria da gestão escolar. Segundo os dados do Inep, das 536 escolas dos anos finais do fundamental que, em 2009, atingiram a média brasileira para 2021, apenas 305 se mantiveram, dois anos depois, acima do patamar considerado de qualidade compatível com a média europeia.

Outras 30 escolas não tiveram participação de alunos suficiente para terem seu Ideb 2011 calculado, e 201 tiveram resultado inferior a 2009 e acabaram saindo do seleto grupo de instituições igualadas, no Ideb anterior, aos índices de alguns países de primeiro mundo.
No caso dos anos iniciais do fundamental, das 3.240 escolas que se adiantaram à meta média nacional em 2009, 683 caíram de rendimento dois anos depois e ficaram com índice abaixo dos 5,5 esperados para o Brasil em 2021.
Entenda o IdebO índice foi criado pelo MEC em 2007 para medir a qualidade no ciclo básico de ensino. Ele é feito a cada dois anos e já tem quatro edições (2005, 2007, 2009 e 2011). Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O Ideb possibilita analisar a qualidade da educação em uma determinada escola e nas diversas redes de ensino; no fundamental, é possível avaliar o desempenho dos municípios nas redes públicas e, no nível médio, o Ideb é divulgado por UF. Há também o Ideb Brasil, dividido entre as redes municipal, estadual e privada.
Como a Prova Brasil pretende analisar a qualidade da turma com a maior abrangência, os alunos fazem provas diferentes que só podem ser avaliadas em conjunto. Assim, não há nota individual.
G1

Prêmio de R$ 28 milhões da Mega-Sena sai para duas apostas


Uma aposta de Estrela do Norte (SP) e outra de Brasília (DF) acertaram as seis dezenas do concurso 1.416 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (15). Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), cada uma leva prêmio de R$ 14.192.091,49.
Veja as dezenas sorteadas: 03 - 19 - 22 - 24 - 35 - 49.
Outras 206 apostas acertaram a Quina e cada uma vai receber prêmio de R$ 14.477,96. Já a Quadra, acertada por 14.457 apostas, vai pagar R$ 294,71.
Para o próximo sorteio, que será feito no sábado (18), o prêmio estimado é de R$ 2,5 milhões.
G1

Equador concede asilo diplomático ao fundador do WikiLeaks


O governo do Equador anunciou nesta quinta-feira (16) que concedeu asilo diplomático a Julian Assange, fundador do site de vazamentos WikiLeaks.
O anúncio foi feito por Ricardo Patiño, chanceler equatoriano, que argumentou que Assange corre riscos de segurança.
O australiano está abrigado na embaixada equatoriana em Londres, tentando evitar sua extradição para a Suécia, onde as autoridades querem ouvi-lo sobre supostos crimes sexuais.
Pouco antes do anúncio feito por Patiño, o governo britânico havia informado ao Equador que qualquer pedido de salvo-conduto para Assange seria negado.
"Devemos ser totalmente claros que isso significa que, em caso de receber um pedido de salvo-conduto para Assange, depois que tenha obtido asilo, será negado", diz a nota, entregue às autoridades equatorianas.
Manifestantes pró-Assange e policiais britânicos entraram em confronto nesta quinta em frente ao prédio da Embaixada do Equador em Londres após o governo britânico ter dado a entrender que pode entrar no prédio para prender o fundador do WikiLeaks.
Polícia britânica detém manifestante pró-Assange nesta quinta-feira (16) em frente à embaixada equatoriana em Londres (Foto: AP)
Um jornalista da Reuters viu pelo menos três manifestantes sendo levados pela polícia, enquanto os manifestantes cantavam slogans e gritavam: "Vocês estão tentando começar uma guerra com o Equador".
Pelo menos 20 policiais estavam fora da embaixada, tentando controlar um grupo de cerca de 15 manifestantes.
Policiais cercam o prédio da Embaixada do Equador em Londres nesta quinta-feira (16) (Foto: AP)
O Reino Unido anunciou nesta quarta-feira que está "decidido" a extraditar Assange para a Suécia, onde é procurado pela justiça para ser ouvido sobre acusações de agressão sexual e estupro.
Segundo o porta-voz do ministério britânico das Relações Exteriores, "o Reino Unido tem uma obrigação legal de extraditar Assange para a Suécia para que responda às acusações de agressão sexual e estamos decididos a cumprir essa obrigação".
Assange, de 41 anos, se refugiou na embaixada do Equador em Londres no dia 19 de junho passado, para evitar sua extradição à Suécia.
O australiano afirma que a Suécia planeja entregá-lo aos Estados Unidos, onde é investigado por espionagem após divulgar em seu site despachos confidenciais do departamento de Estado, incluindo documentos sobre as guerras do Iraque e Afeganistão.
O vazamento deixou em situação incômoda o serviço diplomático americano e de outros países a partir de 2010.
Assange afirma temer que uma eventual deportação para a Suécia abra as portas para uma nova deportação, desta vez para os Estados Unidos, onde seria processado pela divulgação dos documentos.
G1

Aniversariante do dia


Várzea tem a melhor escola pública da Paraíba e Campina Grande a pior


A melhor escola pública da Paraíba posicionada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é do município de Várzea, localizado a 320 km da Capital. Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), a Escola Municipal Sandoval Rubens de Figueiredo atingiu a nota de 6,6. Os dados são referentes aos alunos da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, em prova aplicada no ano de 2011.
O dado atesta que o colégio ultrapassou a meta de 2021, no qual visa que a média das escolas municipais e estaduais chegue à nota seis, mesmo índice atingido pelo ensino em países desenvolvidos, segundo o MEC.
Já entre os alunos da 5ª a 8ª série, a campeã com a melhor nota no Estado foi a Escola Estadual Instituto Dom Adauto, localizada em João Pessoa, com nota 5,3.
Na outra ponta do ranking está a Escola Estadual Isabel Rodrigues de Melo, localizada em Campina Grande, com a pior nota. O colégio obteve média 0,9. Índice refere-se aos alunos da 5ª a 8ª série.
Já no que se trata dos estudantes da 1ª a 4ª, com média 1,4, a Escola Municipal Professor Carlos Arbónio Marojá Di, que fica na cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, teve a pior média.
O índice geral da Paraíba foi de média de 3,4 para 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Para o 1ª a 4ª série do ensino fundamental, o Estado ficou com 4,3.
A cada dois anos, o índice é medido e atualizado pelo Ideb, que foi criado em 2007 para medir a qualidade de ensino nas escolas de rede de ensino brasileira. O indicador é calculado com base nas taxas de aprovação e no desempenho dos alunos em provas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Correio da paraíba
Matéria e foto obtidas no Sertão 1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...