quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Várzea participa de Conferência Regional.


O Município de Várzea participou nesta última terça-feira, dia 18 de outubro da I Conferência de Transparência e Controle Social que foi realizada na cidade de Santa Luzia, de caráter regional, com os municípios de Várzea, São José do Sabugi, Salgadinho e Santa Luzia.
 
A Conferência foi realizada no Hotel Santa Luzia, na oportunidade estavam presentes os prefeitos de Várzea, José Ivaldo Galego de Morais, o prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, a prefeita de São José do Sabugi, Iracema Nelis, e o Secretário de Finanças do Município de Salgadinho representando a prefeita Débora Morais.
 
Representando o Município de Várzea estavam presentes alguns Secretários Municipais, Vereadores, Presidentes de Associações Rurais, Presidente do Sindicato Rural, representantes de Conselhos Municipais, Associações e sociedade civil.
 
Os trabalhos foram realizados durante todo o dia, com a participação do Presidente do Conselho Estadual de Transparência e Controle Social, Emmanuel Conserva de Arruda, que explicou todo o processo da Conferência, como também, os quatro eixos que foram discutidos pelos grupos formados através dos representantes do Governo, Conselhos e Sociedade Civil.
 
Após as discursões realizadas, a plenária foi distribuída em quatro grupos temáticos para a elaboração das propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual que será realizada no dia 12 de março de 2012, na Capital João Pessoa.
 
De acordo com o Regimento Interno da Conferência, os participantes teriam que eleger cinco delegados para representa-los na Conferência Estadual, e através de eleição e/ou aprovação por parte da plenária, os delegados escolhidos foram: Maria Aparecida Medeiros do Nascimento, representante deVárzea, Joselito Fernandes de Oliveira, representante deSalgadinho, Adriana Angélica Nóbrega, representante de São José do Sabugi, Nelson Xandoca,Maristela Patrícia Araújo de Medeiros e Camila Dayanne Rodrigues Morais, representando o município de Santa Luzia.
 
“A transparência e Controle Social é o ‘bonde do momento’ e quem não aderir vai ficar para trás”, enfatizou Emmanuel Conserva em sua fala inicial onde apresentou um pequeno relatório sobre o início do processo de Transparência e Controle Social, no Estado da Paraíba que foi no ano de 2009, quando foi realizado o 1º Seminário neste segmento.

Município de Várzea recebe oficialmente o seu Brasão.


O Prefeito Constitucional de Várzea, José Ivaldo Galego de Morais enviou para a Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei Nº 014/2011 que estabelece o Brasão Municipal e dá outras providências, para apreciação e votação.
 
A Câmara Municipal de Vereadores de Várzea realizou na última segunda-feira, dia 17 de outubro de 2011, mais uma de suas sessões e nesta sessão, os Vereadores aprovaram o Brasão Oficial do Município de Várzea. Símbolo este que será utilizado na parte superior de todos os documentos oficiais do Município.
 
Os autores do Brasão Municipal foram os jovens Alcimar da Costa Rocha, Ednildo Araújo dos Santos e Márcio Justino da Nóbrega, que através de muitos estudos e pesquisas em relação à história do Município construíram o símbolo com a ajuda do web designer Rogério de Lucena Barros.
 
Segundo o Jornalista e Especialista em Assessoria de Comunicação, Márcio Nóbrega, um dos autores do Brasão, ter feito parte desta construção, lhe deixou bastante gratificado. “Estou muito grato por está fazendo parte desta história, haja vista que, todas as vezes que eu pegar em um documento oficial do Município e ver o Brasãosentirei orgulhoso por ter feito parte desse projeto”, ressaltou.
 
De acordo com os autores do Brasão, o símbolo foi minunciosamente detalhado de forma que procurou-se destacar a cultura, a economia e a própria história do município, desde o seu advento.

Aniversariante do dia



Juízes e delegados da Paraíba criam plano de segurança contra ameaças


Juízes, delegados das Polícias Civil e Federal e representantes da Polícia Militar e de direções de presídios do Sertão paraibano elaboraram um plano de segurança para as cidades de Patos e Catolé do Rocha, onde as autoridades dizem estar recebendo ameaças de morte. O clima de tensão se estabeleceu nas cidades depois da realização da operação Laços de Sangue, que resultou na prisão de 17 suspeitos de integrar grupos de pistoleiros comandandos por famílias rivais.
O Plano Integrado de Segurança é composto por 15 ações e foi definido na segunda-feira (17) durante reunião no Fórum Miguel Sátyro, em Patos. Entre as iniciativas estão barreiras nas estradas e uma ‘força-tarefa’ para agilizar as investigações e a conclusão dos inquéritos. Os detalhes operacionais não foram revelados à imprensa.
Segundo o juiz Antônio Silveira Neto, presidente da Associação dos Magistrados, as pessoas que receberam ameaças terão segurança reforçada. “Haverá ainda maior integração entre os órgãos de investigação e o próprio Poder Judiciário, com vista a imprimir maior eficiência nos processos criminais”, explicou. Já o coronel José de Almeida Rosas, comandante do 3º Batalhão de Patos, garantiu que o esquema não ficará restrito à proteção das autoridades, mas também servirá para a população em geral. “Serão realizadas operações em prol da comunidade e das pessoas envolvidas nesta operação”, afirmou.
Conforme a Polícia Civil, depois da operação, uma juíza disse ter sido seguida quando voltava do trabalho para casa. Ela retornou ao fórum e solicitou acompanhamento policial. A polícia também investiga a ligação entre as ameaças de morte supostamente feita por pistoleiros com o atentado sofrido pelo diretor da Penitenciária de Segurança Máxima de Patos, Estênio Dantas.
Na terça-feira (18), o Estado determinou a abertura de uma sindicância para apurar as causas da morte de um dos suspeitos presos na operação. Marcelo Vieira Batista foi vítima de um incêndio dentro do presídio de Patos.

Secretaria de Saúde confirma nona morte por dengue na Paraíba


A Secretaria de Saúde da Paraíba confirmou na terça-feira (18) a nona morte por dengue este ano no estado. De acordo com o boletim epidemiológico, os casos foram registrados Guarabira, Catolé do Rocha, Campina Grande, Caturité, João Pessoa, São José de Piranhas e Cajazeiras. Apesar do número ter aumentado, a secretaria afirma que o percentual de cura da dengue no estado é de 99,9% e apenas 0,1% dos casos teria evoluído para óbito.
O boletim divulgado na terça-feira (18) traz dados da semana epidemiológica número 40, que compreende o período de 2 a 8 de outubro. O mais recente levantamento revela que, além dos óbitos na primeira semana do mês, foram notificados 21 casos suspeitos de dengue nos municípios de Cabedelo (cinco), João Pessoa (15 casos) e Pitimbu (um).
Nesse período, foram confirmados 92 casos de dengue clássica e um caso de dengue com complicações, todos notificados em períodos anteriores e que foram encerrados na semana 40.

Motorista diz ter comprado lençóis descartados pelos EUA na Paraíba


Só depois que assistiu às reportagens sobre o caso do lixo hospitalar comercializado em Pernambuco, um motorista da Paraíba notou a semelhança com os lençóis de casa. Atraído pela oferta de um vendedor de João Pessoa, Élio Lucena da Nóbrega comprou o material e só agora percebeu que há uma frase carimbada em inglês: “Governo dos Estados Unidos”.

Então, Élio Lucena decidiu procurar a imprensa para divulgar: “Fiquei pensando que eu comprei um lixo hospitalar, vindo dos EUA, que pode me prejudicar... Eu me sinto lesado e alerto ao pessoal que comprou para divulgar onde comprou e não comprar mais”.
Ele não é o único que se sente prejudicado com a venda de material hospitalar importado dos EUA. A equipe de reportagem da Globo Nordeste encontrou, na última terça-feira (18), lençóis descartados em hotéis e pousadas de Timbaúba, Mata Norte de Pernambuco. O município fica a 158 Km de Santa Cruz do Capibaribe, onde fica a empresa que estaria comprando a mercadoria estrangeira.
Em lojas de Timbaúba, também é possível encontrar tecidos com nomes de hospitais americanos, bem parecidos aos encontrados em contêineres no Porto de Suape, no dia 11 de outubro. Em um dos armarinhos mais populares do local, os itens estavam em promoção. Informadas da procedência das peças, todas as clientes disseram que, se soubessem que os lençóis foram descartados por hospitais, não comprariam.

A dona da loja não estava na cidade. Por telefone, ela falou à reportagem da Globo Nordeste que os lençóis foram comprados como retalho a comerciantes de Santa Cruz de Capibaribe. Ela informou também que não tinha ideia de que o tecido não podia ser comercializado no Brasil.

Investigações
A PF instaurou inquérito com o objetivo de apurar as responsabilidades pelo desembarque de contêineres com lixo hospitalar vindo dos Estados Unidos, que apontam para a prática de crimes de contrabando, ambiental e uso de documento falso. As investigações estão sendo coordenadas pelo delegado Fernando Aires, mas o atual chefe da Delegacia de Polícia Fazendária, Humberto Freire, vai assumir nos próximos dias, porque ele já foi chefe da Delegacia da PF em Caruaru e conhece bem a região. "Estamos tentando rastrear quem está comprando o material da importadora. Queremos saber também se esse produto foi distribuído para outras empresas no Brasil", disse o superintendente da PF em Pernambuco, Marlon Jefferson.

'Faltou fiscalização nos EUA'
Em entrevista à Globo Nordeste, na última terça-feira, o governador Eduardo Campos afirmou que faltou fiscalização também por parte dos Estados Unidos. “A mercadoria saiu e não deveria ter saído. Aqui a fiscalização tem sido incrementada no Porto de Suape. Mas, mesmo a checagem sendo feita por amostragem, pegou exatamente um contêiner com esse tipo de material e interrompeu esse fluxo de mercadoria.”

Campos anunciou também que vai pedir, através da Secretaria de Governo, uma representação do Ministério das Relações Exteriores sobre o caso. “Esse incidente precisa ser relatado nos Estados Unidos e vamos pedir que eles investiguem como aconteceu a exportação desse material”, disse.

Ao final da tarde da terça, o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, foi ao Consulado dos Estados Unidos em Pernambuco, no Recife, onde foi recebido pela cônsul Usha Pitts para tratar do assunto. Também participaram da reunião o gestor da Secretaria de Defesa Social, Wilson Damázio, e o secretário de Estado, Maurício Rands.

Em nota divulgada à imprensa, o Consulado disse que já informou o caso às agências norte-americanas responsáveis pela entrada e saída de mercadorias nos Estados Unidos, assim como às agências responsáveis pelo controle ambiental.

“Os Estados Unidos e o Brasil mantêm uma relação comercial forte e madura, que envolve mais de 60 bilhões de dólares por ano. Nós estamos comprometidos em facilitar o comércio legal, reforçando as leis de comércio dos Estados Unidos que protegem a economia, saúde e segurança das pessoas em todo o mundo, através de sólidas parcerias com governos estrangeiros. Nós estamos tratando desse assunto com muita seriedade e verificando se alguma lei americana foi violada”, complementa o comunicado.

Queda nas vendas

De acordo com Adenísio Vasconcelos, presidente do Sindicato do Vestuário de Pernambuco, a repercussão negativa do caso levou a uma queda de 30% nas vendas nas feiras livres das 14 cidades integrantes do Polo. “A notícia pegou todo mundo de surpresa, mas acreditamos que, com as investigações, as pessoas vão notar que foi apenas um caso isolado”, falou.

Uma comissão formada por representantes do Governo do Estado e da cadeia têxtil de Pernambuco se reunirá na próxima sexta-feira (21), novamente no Palácio do Campo das Princesas, para apresentar as primeiras ações tomadas em conjunto.

Filme sobre menino vítima de chuva na Paraíba é exibido em comunidade


Karoline ZilahDo G1 PB
Comente agora
José Deyvison Fernandes (Foto: Wagner Pina//Divulgação)José Deyvison em cena do documentário "Quando
eu crescer" (Foto: Wagner Pina//Divulgação)
Os moradores da comunidade do Mutirão, em Campina Grande, vão assistir pela primeira vez ao documentário sobre a vida do menino José Deyvison Fernandes, de 10 anos, que morreu durante uma forte chuva na cidade no mês de julho. A equipe de produção de "Quando eu crescer" vai exibir quatro sessões do curta metragem na sexta-feira (21) na Escola Municipal Paulo Freire, onde o garoto estudava, às 9h, 10h, 13h e 14h.
Segundo o diretor Emmanuel Dias, a homenagem será prestada três meses depois do corpo do menino ter sido encontrado. Ele foi levado por uma enxurrada quando sua casa desabou no dia 17 de julho, mas o corpo só foi resgatado no dia 20. A mãe de Deyvison também foi arrastada pela correnteza, mas conseguiu se agarrar em uma árvore e foi resgatada com vida.
"Apesar de já ter 'estreado', ainda não tínhamos exibido para os moradores da comunidade onde Deyvison morava. Nós apresentamos o filme em duas escolas e conversamos com alunos da mesma faixa etária dele", disse Emmanuel, que é estudante de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
O documentário foi lançado no mesmo dia do enterro, sob clima de luto. "Quando eu crescer" aborda o preconceito sofrido por crianças que trabalham. Segundo Emmanuel Dias, Deyvison era chamado de 'Zé do Grude' pelos colegas de escola porque trabalhava em um lixão de Campina Grande para ajudar a renda da família, o que o fazia evitar brincadeiras coletivas. Seu sonho era ser vendedor de sapatos.
Quando eu crescer (Foto: Divulgação)Quando eu crescer (Foto: Divulgação)
O projeto recebeu incentivo da UEPB quando Emmanuel fazia um curso de extensão em Produção de Documentário.
"Depois que nós caímos em campo, a diretora da escola recomendou Deyvison como nosso 'personagem' devido à sua história forte. Nós passamos dois meses em pré-produção. Um dos desafios foi conquistar a confiança dele. Aos poucos ele se entrosou. Era um menino muito simples", revelou o diretor.
Segundo ele, a família de Deyvison está superando aos poucos a ausência do menino. "A mãe ainda está em fase de aceitar a perda do filho, mas nós ficamos muito felizes ao saber que eles conseguiram se mudar do casebre onde moravam e que o pai dele voltou a estudar. Percebemos uma evolução, uma vontade de superar as dificuldades", comentou o diretor.

Recordista se aposenta após lesão ao beber cerveja de cabeça para baixo


Do G1, em São Paulo
Peter Dowdeswell sofreu lesões nas costas e no ombro enquanto tentava beber um copo de cerveja de cabeça para baixo.  (Foto: Reprodução/Site pessoal)Peter Dowdeswell sofreu lesões nas
costas e no ombro. (Foto: Reprodução/Site pessoal)
Detentor de vários recordes, o britânico Peter Dowdeswell, de 71 anos, foi forçado a se aposentar depois de sofrer lesões nas costas e no ombro enquanto tentava beber um copo de cerveja de cabeça para baixo, segundo reportagem do jornal inglês "Metro".
Dowdeswell, que entre suas façanhas chegou a tomar duas pints (mais de um litro) de cerveja em 6,4 segundos, sofreu as lesões durante uma tentativa realizada em julho. Ele diz que está devastado por ter que encerrar sua carreira de 40 anos.
Em seu site, ele diz ter quebrado 339 recordes desde 1974. Dowdeswell chamava a atenção pela velocidade em beber grandes quantidades de cerveja, mas também por devorar comidas.
Ele chegou a comer 24 cebolas em conserva em menos de um minuto.

Babuíno é flagrado roubando comida de turistas na África do Sul


Um babuíno com um filhote preso em sua barriga foi fotografado roubando comida em um carro de turistas em um reserva perto Cape Point, na África do Sul, nesta quarta-feira  (19).
Hendrik Raven se assusta após babuíno saltar em sua direção após roubar comida. (Foto: Schalk van Zuydam/AP)Hendrik Raven se assusta após babuíno saltar em sua direção após roubar comida. (Foto: Schalk van Zuydam/AP)
Babuíno com um filhote preso em sua barriga rouba comida. (Foto: Schalk van Zuydam/AP)Babuíno com um filhote preso em sua barriga rouba comida. (Foto: Schalk van Zuydam/AP)
Casal fica surpreso ao ver babuíno abrir porta de seu carro. (Foto: Schalk van Zuydam/AP)Casal fica surpreso ao ver babuíno abrir porta de seu carro. (Foto: Schalk van Zuydam/AP)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...