sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Laudo aponta cocaína no organismo de modelo morta ao colocar silicone

Um laudo toxicológico divulgado pelo Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, apontou a existência de cocaína no organismo da modelo Louanna Adrielle Castro. A jovem de 24 anos morreu no dia 1º de dezembro do ano passado, em Goiânia, durante uma operação para colocar prótese de silicone nos seios.
laudo Louanna, Jataí, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)As análises químicas foram divulgadas na quinta-feira (10). Segundo o documento, além da droga, outras três substâncias foram encontradas no corpo da jovem. Na época da morte, uma das causas apontadas pelo médico do hospital onde Louanna morreu é que ela teria usado a droga antes do procedimento.
O advogado da família de Louanna, Mário Ibrahim, disse que a família não irá comentar o resultado do laudo.O primeiro exame feito no organismo da modelo, em janeiro deste ano, não tinha acusado nenhum tipo de droga ou bebida alcoólica. Apesar do resultado, o delegado responsável pelas investigações, Fernando de Oliveira, informou que o laudo não é conclusivo e somente o exame cadavérico, que não tem data para ficar pronto, irá apontar o que provocou a morte da vítima.
Morte
Louanna é de Jataí, no sudoeste de Goiás e já havia sido eleita Miss Jataí Turismo. Ela morreu após iniciar o procedimento cirúrgico para colocar prótese de silicone nos seios, no Hospital Buriti, no Parque Amazônia, em Goiânia.
Em depoimento na época, a médica anestesista Beatriz Vieira Espíndola, que participou da cirurgia na modelo, detalhou a intervenção da equipe médica para ressuscitar a paciente, que sofreu duas paradas cardíacas. Ela disse que durante a operação a paciente teve reações que poderiam ser comuns a pessoas que já usaram algum tipo de droga. A suspeita de uso de cocaína e ecstasy constou no relatório médico encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
Modelo Louanna Adrielle Castro Silva, de Jataí, em Goiás, morreu ao colocar silicone (Foto: Reprodução/Facebook)A suposição da anestesista chocou família e amigos da vítima, que negaram que a modelo fizesse o uso de álcool ou entorpecentes. “Muitos filhos fazem isso escondido dos pais [usam drogas], mas eu falo pelo caráter dela e por todos os amigos que conhecem ela e sabem que isso não é verdade. Eles vão ter que provar isso”, contestou a mãe de Louanna em entrevista à TV Anhanguera em dezembro.
Desde a morte da jovem, a família dela cobra o exame cadavérico para a conclusão do inquérito. A mãe de Louana, Dênia Castro, chegou a reclamar da demora: “É muita enrola. Quero saber o que aconteceu com minha filha”, afirmou ao G1.
G1

Morre aos 100 anos na Itália o criminoso nazista Erich Priebke

Erich Priebke em foto feita durante julgamento em 1996 (Foto: Giulio Broglio/AP)
O criminoso de guerra nazista Erich Priebke morreu nesta sexta-feira (11) em Roma aos 100 anos, segundo a imprensa local.
Priebke, que completou um século de vida no dia 29 de junho, foi um dos oficiais que organizou o massacre em cavernas nos arredores de Roma de 335 civis, entre eles 75 judeus, executados com um tiro na nuca no dia 24 de março de 1944, em represália por um ataque da resistência contra uma unidade das SS.
Detido na Argentina em 1994 depois de ter vivido tranquilamente neste país por mais de 40 anos, extraditado e julgado na Itália, onde cumpriu prisão domiciliar por razões de saúde, Priebke jamais pediu desculpas, nem manifestou arrependimento algum.
"Não choraremos por ele. Morreu um assassino que matou mais gente que um 'serial killer'. Alguém que não se arrependeu e que viveu uma vida longa, em parte feliz", lamentou Francesco Polcaro, presidente da Associação Nacional de Partisanos Italianos (ANPI).
O ex-capitão nazista gozou do apoio de vários movimentos pró-nazistas da Itália e da Europa, que garantiram a ele assistência legal e médica até o fim de sua vida.
"Suportou com dignidade anos de perseguição, convertendo-se em exemplo de coragem e coerência", comentou seu advogado e procurador, Paolo Giachini, depois de anunciar sua morte.
Segundo contou ao jornal "Il Corriere della Sera" um de seus amigos, Mario Merlino - conhecido como o "professor negro" por sua militância fascista - o ex-capitão alemão teria se convertido nos últimos anos ao cristianismo, lia textos sagrados e costumava se recolher para meditar depois de ter perdido quase completamente a memória.
Há 10 anos, uma festa organizada por seus 90 anos, assim como a saída pública a um restaurante provocaram protestos na Itália.
Sua presença em um restaurante romano em 2011 acompanhado por amigos, fotografada pela popular revista "Oggi", provocou indignação, em particular pela comunidade judaica, que pediu que seu caso fosse revisado.
Priebke foi autorizado em 1999 a deixar seu domicílio "durante o tempo estritamente necessário para a satisfação de necessidades indispensáveis", como as visitas médicas.
Os familiares das vítimas do maior massacre cometido pelas tropas nazistas na Itália esperaram por anos que pedisse desculpas pelo papel que teve como responsável pela operação.
Durante o processo realizado em Roma, Priebke, que compareceu em várias audiências, afirmou que se limitou a cumprir ordens.
Sebastiano di Lascio, advogado da associação de familiares de vítimas do massacre, chamou de chocante a negativa do ex-oficial nazista de pedir desculpas.
O fato de Priebke ter vivido até os 100 anos, enquanto suas vítimas, algumas das quais tinham 17 ou 18 anos, nunca terem conseguido envelhecer, era inaceitável para os sobreviventes e familiares.
O massacre das Fossas Ardeatinas, em março de 1944, foi ordenado em vingança por uma bomba detonada pela resistência nas ruas de Roma, que matou 33 soldados alemães.
Acredita-se que foi o próprio Adolf Hitler quem ordenou que 10 pessoas fossem mortas por cada alemão morto.
As vítimas foram reunidas no bairro judeu e outras, sobretudo detidos políticos, foram transferidas das prisões a uma rede de cavernas nos arredores da cidade, onde foram executadas.
O massacre durou horas e Erich Priebke era um dos oficiais responsáveis por organizar a ação.
Em julho, quando ele completou 100 anos, houve protestos em frente a sua residência em Roma.
G1

Garota diz à polícia ter brigado com amante após gravar vídeo de sexo

Vídeo de sexo caiu na internet e virou piada na internet (Foto: Reprodução/Facebook)
Ela já havia prestado informações à polícia na última sexta (4), quando registrou o boletim de ocorrência. No entanto, a delegada quis ouvir novamente a garota para "esclarecer algumas dúvidas". Por volta das 13h30 de quinta, a estudante compareceu à Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) e prestou esclarecimentos complementares.A jovem de 19 anos que teve vídeos íntimos divulgados em um aplicativo de celular foi ouvida novamente, na quinta-feira (10), pela delegada Ana Elisa Gomes, responsável pelo caso. Segundo a delegada, a estudante afirmou que brigou com o amante, suspeito de propagar as imagens, logo após a gravação onde ela aparece fazendo sinal de 'OK'. O gesto virou meme [termo usado para frases, imagens e vídeos que se disseminam na internet de forma viral].
"Ela conta que, no dia em que esses vídeos foram gravados, depois do ato sexual, os dois estavam no carro e iniciaram uma discussão por causa de uma foto no Instagram. O rapaz parou o carro e fez ela descer. Ela precisou ligar para uma amiga para buscá-la", diz a delegada. O caso, segundo a garota, aconteceu no dia 2 de setembro. Depois disso, eles não teriam se encontrado mais e se falaram apenas por mensagens de celular.
Segundo a delegada, a garota está triste e com um visual totalmente diferente. "Eu quase não a reconheci. Mudar a aparência foi a forma que ele encontrou para se proteger", afirma Ana Elisa.
A jovem, que é estudante universitária e vendedora em uma loja de roupas em um shopping da capital, relatou em depoimento que, por causa da divulgação dos vídeos, não vai à aula desde a semana passada e foi afastada do trabalho temporariamente. "As pessoas ficavam tirando fotos na porta da loja, fazendo o sinal de 'OK', e importunavam até as outras vendedoras", diz a delegada.
 Intimação
O suspeito de divulgar os vídeos, um estudante de direito de 22 anos com quem ela teria um relacionamento extraconjugal, foi intimado e deve prestar depoimento na manhã desta sexta-feira (11). Ao G1, ele negou ser o autor dos vídeos e da divulgação.
Em entrevista ao G1, o pai do suspeito diz que o filho está sofrendo ameaças de morte e, por isso, teria enviado o celular para "uma perícia". O empresário de 47 anos, que não quis ser identificado, afirmou que o rapaz não sai de casa há dois dias. O homem também garantiu que não é seu filho quem aparece nas imagens, tampouco teria sido ele quem propagou o material pela rede.
Os vídeos onde a jovem aparece fazendo sinal de 'OK' durante ato sexual começaram a circular em um aplicativo de celular no fim da semana passada e virou meme nas redes sociais. O símbolo, inicialmente, virou piada nas redes, com montagens de políticos e celebridades fazendo o sinal.
Apoio
No entanto, após a repercussão do caso, internautas manifestaram apoio à garota difamada. Imagens de pessoas, sozinhas ou em grupos, fazendo o mesmo sinal de 'OK', com a palavra "força" ganharam as redes sociais.

A polêmica também levantou o debate sobre a necessidade de tornar mais rígidas as leis de crimes cibernéticos. Vice-presidente da Comissão de Direito Digital da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), o advogado Rafael Maciel defende a criação de uma delegacia especializada na investigação de crimes cometidos em ambiente digital.
Delegada Ana Elisa Gomes, em Goiânia (Foto: Gabriela Lima/G1)
No ano passado, após fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann vazarem na internet, uma lei foi criada no país com o nome da artista. Mas o especialista explica que a lei não protege casos em que não há invasão de computadores. Para o advogado, a legislação não acompanhou as mudanças da sociedade.
“A maior parte das interações humanas são hoje realizadas em ambientes digitais e o ordenamento jurídico deve proteger os cidadãos de crimes e da propagação de conteúdos difamatórios e caluniosos. Esse tipo de conduta trazem transtornos sérios às vítimas”, argumenta Rafael Maciel.
De acordo com a delegada, o crime é caracterizado como difamação com base na Lei Maria da Penha, porque existiu uma relação de afeto entre vítima e autor. Se for condenado, o suspeito pode pegar pena de 3 meses a 1 ano de detenção.
G1

Artista argentino faz pinturas bizarras ao espirrar tinta com os olhos

O artista Leandro Granato usa uma técnica bizarra para esguichar tinta na tela a partir dos olhos em seu estúdio na cidade de Alejandro Korn, na Argentina, como uma forma de pintura.
Granato se tornou conhecido por chorar” as cores na tela, colocando a tinta no nariz e espirrando por meio de seu canal lacrimal.
Após terminar os quadros, o argentino envia a cada cliente um vídeo que demonstra como o quadro foi pintado, e explica que a tinta utilizada não causa danos ao seus olhos.
Leandro Granato espirra a tinta na tela usando os olhos (Foto: Enrique Marcarian/Reuters)
Argentino Leandro Granato exibe quadro pintado com os olhos em Alejandro Korn (Foto: Enrique Marcarian/Reuters)
Artista afirma que envia vídeo para os clientes com imagens do quadro sendo feito (Foto: Enrique Marcarian/Reuters)
Granato garante que técnica e a tinta utilizada não danificam seus olhos (Foto: Enrique Marcarian/Reuters)
G1

Levantamento mostra rodovias com maior exploração sexual de menore

A Polícia Rodoviária Federal antecipou o resultado de um levantamento sobre a exploração sexual de adolescentes e crianças ao longo das rodovias de todo o país. Os números mostram o maior risco desse tipo de crime em cada região - a maioria dos pontos é perto das cidades. No Centro-Oeste, são quase 400 e, na Região Norte, o perigo está a cada 40 quilômetros de estrada.
O dia já estava claro quando os agentes da Polícia Rodoviária Federal chegaram a uma casa de festa em um balneário perto de Florianópolis. Encontraram adolescentes consumindo bebida alcoólica sem qualquer constrangimento.
Um casal foi flagrado em um motel, na beira da estrada em Belo Horizonte, e levado para a delegacia. O homem foi preso porque a acompanhante era menor da idade.
Desde 2006, a polícia vem monitorando rodovias federais para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Os pontos mais vulneráveis ficam nas BRs 230, 116 e 101, e as ocorrências são registradas principalmente em áreas urbanas.
São mais de 1,7 mil locais de risco de exploração sexual de menores nas rodovias federais de todo o país. Os crimes normalmente ocorrem em locais como estacionamentos de postos de gasolinas e também em bares e restaurantes.
Nos últimos sete anos, 3,8 mil adolescentes e crianças estavam em situação de perigo e foram encaminhados para conselhos tutelares e órgãos de proteção. Só em 2013, 405 menores foram resgatados. A maioria na Bahia, no Paraná e em Minas Gerais.
Neste ano, as operações contam com o apoio do Serviço de Inteligência da Polícia, e 142 pessoas já foram presas. “O mais frequente é um aliciador para várias crianças. Contudo, a situação de pais explorando os seus próprios filhos também é recorrente”, afirma Andrei Gomes, da Comissão de Direitos Humanos da PRF.
A professora Maria Lúcia Leal, da Universidade de Brasília, diz que além de intensificar a fiscalização nas rodovias, também é preciso punir com rigor os donos de lojas, bares e restaurantes que criam ambientes favoráveis ao crime vendendo bebida alcoólica para menores.
“Nós temos que responsabilizar o comerciante porque ele também precisa entender que ele é responsável pela situação de exploração sexual que ocorre no seu estabelecimento”, ressalta.
G1

Descoberta de um planeta vagando solitário pelo espaço

Quando eu era mais novo e começava a me interessar por astronomia, as coisas eram bem mais simples. Estrelas eram gigantescas bolas de gás incandescentes, produzindo sua própria luz. Do mesmo disco em que as estrelas se formavam, planetas poderiam se formar, dando origem a sistemas planetários. Sem massa suficiente para iniciar a reação de fusão nuclear em seu interior, planetas estariam sempre associados à estrelas, refletindo sua luz no espaço.
Mas as coisas mudaram muito de lá para cá e ficaram mais complicadas, mas, principalmente, mais interessantes!
Primeiro que planetas começaram a pipocar ao redor de vários tipos de estrelas, desde estrelas quentes e jovens até estrelas mortas como pulsares. Planetas rochosos, gasosos, pequenos ou grandes foram sendo descobertos a partir da melhoria dos equipamentos e das técnicas de observação. Hoje já são mais de 700 confirmados e mais de 3 mil candidatos! Em segundo lugar, bem, aí vem o mais estranho.
Essa semana, uma equipe da Universidade do Havaí anunciou a descoberta de um planeta vagando solitário pelo espaço. Esse objeto, chamado de PSO J3218.5-22 (PSO para os íntimos) foi encontrado na constelação de Capricórnio, em um esforço observacional para se detectar anãs marrons, um tipo de estrela que não conseguiu acumular matéria o suficiente para iniciar o processo de fusão nuclear. Apesar disso, as anãs marrons produzem radiação infravermelha, por causa da dinâmica de seus gases. O objeto PSO surgiu justamente dos catálogos produzidos na busca deste tipo de estrela. Aliás, esses catálogos têm, até agora, um tamanho de 4 mil Terabytes, mais que a soma de todos os livros já publicados, do que todos os filmes feitos e de todas as músicas já escritas!
Depois de detectado, esse objeto foi acompanhado por 2 anos seguidos, com observações precisas que permitiram deduzir que sua distância é de 80 anos luz apenas. Além disso, pelo seu movimento próprio, a equipe liderada por Michael Liu conseguiu deduzir que o PSO pertence a um conjunto de estrelas conhecido como “grupo móvel de Beta Pictoris”, que teria se formado há 12 milhões de anos.
Ninguém sabe ao certo como esse planeta teria se formado, a primeira hipótese é ele teria sido formado junto com as estrelas deste grupo e, por interações gravitacionais mútuas, teria sido “estilingado” do sistema. Essa hipótese encontra resistência por que o PSO tem 12 milhões de anos também.
Outra ideia é que o planeta tenha se formado a partir do colapso de uma nuvem de gás, tal qual o processo de formação de uma estrela, mas em escala menor. Apesar de a ideia ser um tanto estranha, isso já foi observado, pelo menos uma vez, é o caso de OTS44. Esse objeto está cercado por uma nuvem e é possível observar gás caindo em direção à ele. OTS44 tem, no máximo, 2 milhões de anos apenas e estaria ainda em processo de acúmulo de matéria.
Esses dois objetos são considerados planetas, mas tem gente que torce o nariz. Planetas se formam e, ao menos em princípio, se mantêm ao redor de estrelas. O processo de formação através do colapso de uma nuvem é a descrição do processo de formação de estrelas. Em termos de massa, há um consenso, não muito firme, de que objetos com mais de 12 vezes a massa de Júpiter deveriam ser considerados estrelas, apesar de alguns catálogos listarem planetas com 24 vezes a massa de Júpiter. OTS44 tem massa de estrela (12 massas de Júpiter) e se forma como estrela, mas ainda assim é considerado planeta. Já PSO tem apenas 6 massas de Júpiter, o que o deixa definitivamente na classe de planetas. Se ele se formou como OTS44 está se formando, então as teorias de formação de planetas vão precisar de uma boa revisão.
Além de ser um caso interessante, PSO deve ser o planeta solitário menos massivo conhecido até agora, sua descoberta abre excelentes perspectivas para o estudo de exoplanetas. Obter uma imagem de um exoplaneta é muito difícil, pois o brilho da estrela é muito maior, o que o ofusca. Estudos da atmosfera dos exoplanetas descobertos até agora foram feitos de forma indireta. Agora, a descoberta de PSO nos dá a oportunidade de estudar não só a composição química, mas também a dinâmica de atmosferas dos exoplanetas de maneira direta.
G1

Bancários chegam a acordo com bancos para fim da greve, diz Contraf

Bancários querem mostrar indignação  (Foto: Walter Paparazzo/G1)
O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo na madrugada desta sexta-feira (11) para encerrar a greve da categoria, que completou 22 dias na quinta (10), informou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A decisão agora terá de ser levada às assembleias locais para ser votada, e, se aprovada, porá fim à paralisação.
Segundo a Contraf-CUT, cidades de São Paulo, incluindo a capital, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul vão realizar assembleias na tarde desta sexta. Demais sindicatos do país vão realizar assembleias até segunda-feira (14).
As assembleias nas regiões
Os principais pontos do acordo, segundo a Contraf-CUT, são 8% de reajuste (1,82% de aumento real); 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria, e compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro.
No sul de Minas Gerais, a proposta foi aceita e os bancos privados já foram reabertos. Os bancos estatais devem reabrir na segunda-feira. Em Itajubá, uma assembleia vai decidir à tarde se aceita o acordo.
Na região de Taubaté (SP), a greve já foi encerrada e as agências voltaram a funcionar parcialmente.
Na região serrana do Rio de Janeiro, uma assembleia aprovou a proposta na manhã desta sexta, e parte das agências já reabriram.
Na região de Araraquara, no interior de São Paulo, a decisão ainda será levada a assembleia. Mas em São Carlos, as agências dos bancos privados reabriram.
Em Salvador, na Bahia, uma assembleia ainda vai avaliar o final da paralisação.
No Amapá, o acordo também será avaliado na tarde desta sexta.
No Piauí, a assembleia para analisar a proposta dos bancos está marcada para as  17h.
Também às 17h devem ser realizadas assembleias em São Paulo e em Sorocaba, no interior do estado. No Maranhão, a reunião está marcada para o mesmo horário.

Como pagar as contas?
Enquanto a greve não acaba, o consumidor que precisar usar os serviços bancários deve ficar atento. Alguns deles podem ser realizados em canais alternativos, mas outros dependem das agências ou do trabalho dos funcionários.

Pagamentos não vencidos, transferências e bloqueios e desbloqueios de cartões, por exemplo, podem ser feitos pela internet (veja serviços afetados e como pagar as contas durante a greve).
Os saques e as transferências têm valor limitado nos caixas eletrônicos. Nos caixas eletrônicos, é possível sacar no máximo R$ 300 à noite e durante o dia o valor varia de acordo com o banco. As transferências são limitadas a partir de R$ 1.000 para TED (a transferência cai no mesmo dia) e R$ 5.000 para DOC. Não há uma norma que estabeleça os valores máximos e mínimos, por isso o cliente deve consultar o seu banco.
Transferências e saques de maior valor, financiamentos e outros serviços que dependem de análise de crédito só podem ser feitos em agências, o que faz com que o consumidor tenha de esperar o retorno do bancário.
O Procon-SP avisa que a greve não desobriga o consumidor de pagar as contas em dia, mas diz que a empresa credora tem a obrigação de oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.
A orientação é entrar em contato com a empresa para saber quais são as formas e locais de pagamento como internet, sede da empresa, casas lotéricas e código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos. O pedido deve ser documentado (via e-mail ou número de protocolo de atendimento, por exemplo) para permtir a reclamação aos órgãos de defesa do consumidor, caso não seja atendido.

Em busca de acordo
O presidente da Contraf e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, disse que avaliou como positiva a proposta patronal e orientou os sindicatos da categoria a aceitarem o acordo, encerrando a greve em todo o país.

A reunião entre o comando e os representantes dos bancos começou pela manhã, mas as negociações se arrastaram até por volta de 2h30 porque a Fenaban propunha a compensação dos dias parados em 180 dias, enquanto os representantes dos trabalhadores pediam a anistia do período.
“A culpa da greve é dos bancos. Não aceitamos que sejamos responsabilizados pelos dias parados”, disse Ademir Wiederker, diretor de imprensa da Contraf-CUT.
Procurada pelo G1, a Fenaban não se pronunciou até a última atualização desta reportagem. 
Os bancários em greve haviam rejeitado, na segunda (7), uma proposta de reajuste de 7,1% oferecida pela Fenaban.Balanço divulgado na véspera pela Contraf-CUT informava que a greve dos bancários deixou 56,4% das agências do país fechadas na quarta-feira (9).
Na terça, a Contraf-CUT diz ter enviado ofício do comando nacional de greve à Fenaban comunicando que as decisões das assembleias de segunda-feira em todo o país "rejeitaram a proposta insuficiente" apresentada na sexta, que eleva de 6,1% para 7,1% (o que representa apenas 0,97% de ganho real).
Proposta
A proposta dos bancos, de elevar de 6,1% para 7,1% foi apresentada na sexta (4) pela Fenaban. A proposta incluia ainda aumento de 7,5% no piso da categoria e elevação de 10% nos valores fixos da PLR (participação nos lucros e resultados).

"A Fenaban lamenta os transtornos causados pela paralisação e ressalta que está empenhando todos os esforços necessários para chegar a um acordo", afirmou a federação na segunda.
A paralisação dos bancários já afeta a captação de crédito no país, segundo a Contraf-CUT, que cita o Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito. De acordo com o levantamento, o número de pessoas em busca de crédito diminuiu 9,8%, em setembro, comparado a agosto.
Os bancários inciaram a greve pedindo reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários mais R$ 5.553,15 e piso de R$ 2.860. Eles buscavam, ainda, fim de metas abusivas e de assédio moral que, segundo a confederação, adoece os bancários.
A Fenaban aifrma que o piso salarial da categoria subiu mais de 75% nos últimos 7 anos e os salários foram reajustados em 58%, ante uma inflação medida pelo INPC de 42%.
G1

Organização para a Proibição das Armas Químicas ganha Nobel da Paz

Ahmet Uzumcu, diretor da Opaq (Organização para a Proibição das Armas Químicas) (Foto: AFP)
Opaq (Organização para a Proibição das Armas Químicas) foi laureada nesta sexta-feira (11) com o Prêmio Nobel da Paz.

O anúncio foi feito pela Comissão do Nobel, em Oslo, na Noruega, que citou os "amplos esforços" da entidade para eliminar os arsenais químicos pelo mundo.
Thorbjoern Jagland, chefe do comitê, disse que a premiação foi um lembrete para os países com grandes estoques desse tipo de arma, como EUA e Rússia, para que se livrem deles, "especialmente porque eles estão exigindo que outros, como a Síria, façam o mesmo".
"Agora temos a oportunidade de nos livrarmos de toda uma categoria de armas de destruição em massa", disse. "Será um grande aontecimento histórico se conseguirmos."
entidade, baseada em Haia, na Holanda, está atualmente supervisionando, com apoio da ONU, a destruição das armas químicas do regime do presidente Bashar al-Assad, na Síria, em meio à guerra civil que devasta o país e já matou mais de 115 mil pessoas, provocando uma crise humanitária e política que ameaça contaminar a região do Oriente Médio.
A ameaça de ataque americana ocorreu após um ataque, provavelmente com gás sarin, que matou pelo menos 1.429 civis sírios, muitos deles crianças, nos subúrbios da capital, Damasco, em agosto.A destruição das armas químicas foi definida após um acordo diplomático entre Rússia eEstados Unidos, que impediu um ataque militar americano ao país em crise, que parecia iminente.
O Ocidente, liderado pelos EUA, responsabilizou o regime de Assad pelo ataque.
O governo sírio se disse inocente e afirmou que o ataque foi levado por terroristas ligados à rede daAl-Qaeda.
Guerra continua
Mas, enquanto a inspeção e a destruição das armas químicas continua, com uma equipe de 27 pessoas em campo, as forças de Assad e os rebeldes continuam se enfrentando pelo país, com armas convencionais.

A entidade Human Rights Watch disse que rebeldes mataram pelo menos 190 civis na província de Latakia em agosto.
Volta às raízes
A premiação é uma volta às raízes pacifistas do prêmio ,após algumas premiações recentes, como a da União Europeia, no ano passado, e a do presidente ameriano Barack Obama, em 2009, que foram alvo de críticas.

O Nobel foi instituído pelo industrial sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite.
Sua última vontade foi de que a láurea premiasse três causas: "fraternidade entre as nações", a abolição ou a redução dos exércitos e a formação e difusão de congressos de paz.
O prêmio, equivalente a US$ 1,25 milhões, deve ser formalmente entregue em uma cerimônia em Oslo em 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel, fundador do prêmio.
A TV pública norueguesa NRK, que costuma antecipar o nome dos laureados, anunciou a vitória da Opaq mais de uma hora antes do anúncio oficial.
Malala
A decisão a favor da Opaq surpreendeu a imprensa, já que na reta final para o anúncio do prêmio a jovem paquistanesa Malala Yusufzai era considerada como favorita.

A adolescente de 16 anos foi baleada no ano passado pelos talibãs paquistaneses por defender a educação feminina em seu país.
A Opaq só começou a ser cogitada como vitoriosa "em cima da hora".
Economia
Após o anúncio desta sexta, resta saber quem será laureado com o Nobel de Economia, que será anunciado na próxima segunda em Estocolmo.

O Nobel da Paz é o único a ser anunciado e entregue fora de Estocolmo, por decisão do criador dos prêmios, o magnata sueco Alfred Nobel, já que, em sua época, a Noruega fazia parte do Reino da Suécia.
Na quinta-feira, o Nobel de Literatura foi dado à contista canadense Alice Munro.
Nos dias anteriores foram conhecidos os laureados no campo da ciência.
Na segunda-feira, os cientistas americanos James E. Rothman e Randy W. Schekman e o alemão Thomas C. Südhof dividiram o prêmio de Medicina.
Na terça-feira, o belga François Englert e o britânico Peter Higgs foram anunciados como os ganhadores do prêmio de Física, por terem descoberto a existência da partícula subatômica conhecida como Bóson de Higgs.
Na quarta-feira foi anunciado o último Nobel científico, o de Química, para o austríaco Martin Karplus, o sul-africano Michael Levitt e o israelense Arieh Warshel, os três estabelecidos nos Estados Unidos.
G1

Caminhão sem freio desce ladeira e derruba muro de casa na Paraíba

Caminhão com equipamento de sim derrubou o muro de uma casa em Mandacaru, em João Pessoa. (Foto: Walter Paparazzo/G1-PB)
Moradores do bairro de Mandacaru, em João Pessoa, tomaram um susto na manhã desta sexta-feira (11), quando o motorista de um caminhão baú esqueceu de acionar o freio de mão do veículo, que desceu a ladeira e caiu em cima do muro de uma residência. O caminhão levava equipamentos musicais para uma festa em comemoração ao Dia das Crianças, na Unidade de Saúde da Família (USF), que fica na mesma rua. Ninguém ficou ferido.
Quando percebeu que o caminhão estava descendo, a dona de casa começou a gritar, pedindo ajuda. Vários homens ainda tentaram acionar o freio de mão, mas não deu tempo de parar o veículo. O motorista, segundo a mulher, ficou muito nervoso e recebeu assistência dos próprios moradores. A diretora do Distrito Sanitário IV, Fabíola Moreira, disse que o caminhão presta serviços à prefeitura e que não houve feridos, nem interrupção da festa por conta do ocorrido.De acordo com a dona de casa Josenilda Duarte da Silva, que mora nas proximidades, o caminhão estava estacionado para retirada de material acústico para a festa, quando começou a descer. “Foi um susto muito grande. De repente o caminhão começou a descer e acabou caindo e quebrando o muro. Do lado de dentro havia uma mulher sentada debaixo de uma árvore, por pouco ela não foi atingida”, frisou.
G1pb

Confira o que abre e o que fecha neste feriado em Campina Grande

A população de Campina Grande tem um feriado prolongado neste fim de semana. Com a comemoração dos 149 anos do município nesta sexta-feira (11) o horário de funcionamento das lojas e instituições públicas sofreu alterações. Além da emancipação política da cidade, neste sábado (12) é comemorado o dia nacional de homenagens a Nossa Senhora Aparecida e na terça-feira (15), o Dia dos Professores.
Nesta sexta, os órgãos públicos estão fechados, devendo voltar a funcionar na segunda-feira (14). As farmácias e supermercados estão funcionando em horário especial até amanhã. Nos shoppings, a praça de alimentação e o cinema estão abertos e as lojas devem abrir no período da tarde, de acordo com a preferência dos lojistas. O horário de funcionamento dos estabelecimentos volta ao normal no domingo (13).De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL), neste feriadão o funcionamento do comércio está sendo facultativo aos lojistas e as lojas que devem permanecer abertas são as que oferecem produtos que são opções de presentes para o Dia das Crianças.
As escolas municipais e estaduais, bem como as instituições superiores de ensino devem antecipar o Dia dos Professores e não funcionarão na segunda-feira (14). Devido à greve dos bancários, as agências não estão funcionando, mas após o acordo entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) nesta sexta-feira, a paralisação poderá se encerrar na próxima segunda, após a realização das assembleias locais para votação da decisão.
G1pb

João Pessoa tem programação gratuita para o Dia das Crianças

Kelly Key lança CD duplo com remixes de sucessos de sua carreira e com músicas voltadas para público infantil (Foto: Divulgação)
A cidade de João Pessoa tem programação bastante diversificada para o Dia das Crianças, comemorado neste sábado (12). São atrações gratuitas em por toda a cidade, durante todo o dia. No Jardim Botânico, a programação, com o tema 'Um Dia de Escoteiro', começa às 9h e vai até às 14h. As crianças de 6 a 12 anos de idade poderão participar de jogos e dinâmicas ligados ao mundo do escotismo.
No Shopping Tambiá, também no Centro de João Pessoa, acontecerá o espetáculo teatral com o grupo Boca de Cena às 16h. A apresentação tambem poderá ser vista no domingo (13).No anel interno do Parque Sólon de Lucena, centro da capital, a ação começa às 12h e vai até às 18h, como parte do projeto “Brincar e Ser Feliz”. O evento realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) terá shows de Kelly Key e Dadá Venceslau e Banda, além de brinquedos mecânicos, infláveis, camas elásticas e lanches, tudo gratuito.
A Fundação Espaço Cultural (Funesc), promove a 2ª edição do projeto ‘Espaço da Criança’. A programação acontece na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira II, a partir das 17h. com shows da cantora Érica Maria e dos grupos circenses 'Los Iranzi' e 'Carroça de Mamulengos'.
Na Estação Cabo Branco, às 18h, acontece o concerto da Orquestra Infantil do Estado da Paraíbacomo encerramento da '1ª Feira do Livro Infanto-Juvenil da Paraíba', com regência da maestrina Norma Romano. O repertório é baseado nas trilhas sonoras dos filmes de Walt Disney, como 'Pinocchio', 'Pocahontas', 'A Dama e o Vagabundo', 'Rapunzel', 'Branca de Neve e os 7 Anões'  e  'A Bela e a Fera'. 'Aquarela do Brasil', de Ary Barroso, encerra a apresentação, lembrando o filme 'Alô, amigos'.
G1

Paraibana Lucy Alves é classificada na audição às cegas do The Voice

Lucy Alves como vocalista do Clã Brasil (Foto: Arquivo Pessoal)
The Voice Brasil desta quinta-feira (11) deu lugar à tradicional música nordestina. Conhecida regionalmente pela sua bela voz e pelo talento no acordeom, Lucy Alves se apresentou nas audições às cegas do reality show da Globo.

Com o instrumento que é sua marca, Lucy subiu ao palco e cantou para os técnicos a canção “Qui Nem Jiló”, uma das músicas mais conhecidas de Luiz Gongaza. Não demorou muito para que Carlinhos Brown virasse a cadeira a fim de ver a dona daquela voz tão peculiar.
Clã Brasil
Embora esteja tentando agora uma carreira nacional, Lucy Alves já é bastante conhecida no Nordeste. A pessoense é vocalista do Clã Brasil, grupo musical formado em 2011 e composto por ela e pelas irmãs Laryssa, Lizete e Maria José, além do pai José Hilton.
A música nordestina de raiz do Clã Brasil logo conquistou os apaixonados pelo ritmo. O grupo já gravou dois DVDs e acumula grandes parcerias com ícones do forró e do baião, como Marinês, Sivuca, Três do Nordeste, Pinto do Acordeon e Elba Ramalho.
Foi com outro grande músico que Lucy Alves e o Clã Brasil tiveram mais contato: Dominguinhos. Morto em julho deste ano, o exímio sanfoneiro, como todo nordestino, encantou-se pelo talento da banda familiar. A admiração por ele era tão forte que, em 2009, o grupo musical lançou o DVD “Clã Brasil canta Dominguinhos”, com um apanhado dos maiores sucessos do poeta do acordeom.
Carreira
A vida artística de Lucy Alves começou aos 4 anos de idade, tocando violino no Conservatório Musical da Universidade Federal da Paraíba. Autodidata no acordeom, a participante do The Voice também aprendeu a tocar piano, bandolim e cavaquinho.
Formada em Música no mesmo departamento onde iniciou sua vida artística, Lucy Alves hoje tenta conciliar as apresentações do Clã Brasil com a carreira solo e a preparação para o lançamento do seu primeiro trabalho individual, no próximo ano.
Agora a pessoense aguarda ansiosa o fim das audições às cegas do The Voice Brasil para começar as batalhas, etapa em que os membros do próprio grupo se enfrentam e os técnicos escolhem os que vão para a semifinal e aqueles que são eliminados.
Quem passar por todas as fases e chegar à grande final ganha R$ 500 mil, um contrato com a gravadora Universal Music, gerenciamento de carreira e um automóvel 0 km.

Água é encontrada fora do sistema

Água é encontrada fora do sistema
 Cientistas afirmam que essa é a primeira "evidência confiável" de material planetário rochoso contendo água fora do nosso Sistema Solar   Astrônomos anunciaram a descoberta da primeira evidência de água em um corpo celeste rochoso vindo de fora do Sistema Solar. Através dos destroços de um asteroide que orbitava uma estrela exaurida – ou anã branca –, os cientistas determinaram que a estrela GD 61 e seu sistema planetário, localizado a aproximadamente 150 anos-luz do nosso planeta e em seus últimos momentos de vida, têm o potencial de abrigar exoplanetas semelhantes à Terra. Essa é a primeira vez que tanto água quanto uma superfície rochosa – dois aspectos considerados fundamentais para a existência de planetas habitáveis e, portanto, vida – foram encontrados juntos além do nosso sistema solar.

A Terra é essencialmente um planeta "seco", com apenas 0.02% de sua massa contendo água de superfície, o que significa que oceanos surgiram depois que o planeta tinha se formado: provavelmente quando asteroides cheios de água vindos do Sistema Solar colidiram contra o nosso planeta. Pesquisadores das universidades de Cambridge e Warwick que publicaram o estudo na revista Science acreditam que o mesmo "sistema de entrega" de água possa ter ocorrido no distante sistema solar dessa estrela.

Evidências obtidas com base em análises do telescópio espacial Hubble e do observatório astronômico Keck, no Havaí, sugerem que esse sistema continha um tipo similar de asteroide rico em água – o mesmo que teria trazido o elemento pela primeira vez à Terra. O corpo celeste analisado é composto por 26% de água em sua massa, quantidade bastante parecida à de Ceres, outrora considerado o maior asteroide do Sistema Solar e hoje um planeta anão. Ambos têm muita mais água em sua composição do que a Terra.

"A descoberta de água em um grande asteroide significa que a 'pedra fundamental' de planetas habitáveis existiu – e talvez ainda exista – no sistema da GD 61, e provavelmente também ao redor de um número significativo de estrelas similares", afirmou Jay Farihi, do Instituto de Astronomia de Cambridge, um dos autores da pesquisa.

Os astrônomos descrevem a descoberta como "um olhar para o nosso futuro" já que, daqui a seis bilhões de anos, talvez, astrônomos de outros planetas estudando os destroços ao redor do Sol – então extinto, sem hidrogênio – poderão chegar à mesma conclusão: que os planetas terrestres uma vez orbitaram a nossa estrela-mãe.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...