segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Aulas recomeçam na segunda-feira na UFPB após quatro meses de greve


Na segunda-feira (17), dia em que a greve dos professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) completaria quatro meses, as aulas recomeçam na instituição. A Coordenação de Escolaridade (Codesc) mudou o calendário acadêmico em função do movimento grevista e o período reiniciado na segunda-feira será encerrado no dia 6 de novembro.
A decisão pelo fim da greve foi tomada na quarta-feira (12) em assembleia com os professores. Com o retorno das atividades, cerca de 42 mil alunos voltam a assistir às aulas que estavam paralisadas desde o início do movimento, no dia 17 de maio. Como a mobilização demorou, a universidade precisou redefinir o calendário.

A greve dos docentes envolveu várias universidades federais e eles reivindicavam a reestruturação da carreira, melhoria das condições de trabalho e a modificação do Projeto de Lei que o governo enviou para mudar a carreira da categoria e que foi rejeitado pelos professores. Eles querem a padronização do nível de carreira para um só. Atualmente, são 17 níveis de professores e o governo reduziria no máximo para 13.
De acordo com o novo calendário, o primeiro período termina no dia 6 de novembro e o segundo começa no dia 26 de novembro e vai até abril de 2013. A proposta apresentada pela Codesc ainda será avaliada na terça-feira (18) pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Na segunda-feira já serão retomadas todas as atividades acadêmicas, como graduação, pós-graduação e ensino à distância.
Em Campina Grande
A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) também estava em greve há quatro meses. Na quarta-feira (12) os professores se reuniram e decidiram encerrar o movimento e já voltam a trabalhar também na segunda-feira (17), mas as aulas somente serão retomadas no dia 24 deste mês. Na UFCG são quase 25 mil alunos. A reitoria informou que vai esperar o término da greve para estudar mudanças no calendário letivo, mas adiantou que o período 2012.2 deve se estender pelos primeiros meses de 2013.

Servidores
Os servidores da UFPB e da UFCG também estava em greve e decidiram no dia 21 de agosto pelo término da greve. Eles aceitaram a proposta do Governo Federal e voltaram ao trabalho no dia 27 do mesmo mês. A proposta do Governo Federal, que foi aceita pelos servidores, é de um reajuste salarial de 15% até 2015, a partir de 2013.

IFPB
Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba da Paraíba (IFPB), após quase três meses em greve, também estão retomando aos poucos as as atividades. Nos campus de Campina Grande e Sousa os professores e técnicos voltaram ao trabalho no dia 10 e as aulas serão reiniciadas na segunda-feira (17).

Apesar do fim do movimento grevista, os professores informaram que vão continuar mobilizados lutando por melhorias, mas que entenderam que era a hora de voltar. Os servidores reivindicam a reestruturação da carreira, aumento salarial de aproximadamente 22,08% e garantias da previdência, além da melhoria nas condições de trabalho e o repasse de 10% do PIB nacional para educação.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Soldado do Exército morre em acidente no Agreste da Paraíba


Um soldado do Exército morreu em um acidente na noite deste domingo (16) na cidade de Puxinanã, no Agreste da Paraíba. De acordo com a Polícia Militar, a vítima dirigia um veículo em uma rodovia estadual entre as cidades de Montadas e Puxinanã, quando perdeu o controle da direção e saiu da pista. O carro não chegou a capotar, mas a vítima quebrou o pescoço e morreu ainda no local.
O militar voltava de uma comemoração de aniversário em Montadas e estava com a noiva no banco do passageiro. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital de Trauma de Campina Grande em estado de saúde regular.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

TRE-PB suspende pedido de prisão de diretor do Google Brasil


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) suspendeu, no sábado (15), a determinação do juiz Ruy Jander Teixeira, da 17ª Zona Eleitoral de Campina Grande, de mandar prender o diretor do Google no Brasil, Edmundo Luiz Pinto Balthazar, por descumprir decisão judicial. A decisão havia sido tomada para que a empresa retirasse do YouTube um vídeo que, segundo o juiz, ridiculariza um dos candidatos à Prefeitura da cidade, Romero Rodrigues (PSDB).

A decisão do TRE diz que o Google deveria simplesmente quebrar o sigilo de correspondência, identificando e fornecendo à Justiça o endereço de IP de onde partiu a postagem do vídeo para que se descubra quem criou o material. O juiz Ruy Jander, da Coordenação da Propaganda de Mídia e Internet, argumentou que um aviso prévio pedindo a retirada do vídeo já havia sido enviado  ao Google e que a decisão foi tomada por causa desse descumprimento. 
O pedido de retirada do vídeo, que deveria ser cumprido pela Polícia Federal, partiu de um pedido da coligação do próprio candidato do PSDB. A determinação da prisão foi suspensa pelo juiz Miguel de Britto Lyra, que concedeu liminar a um recurso de Edmundo Balthazar.

Google informou que apenas oferece uma plataforma tecnológica para que os usuários publiquem o seu conteúdo independente. Por isso, o magistrado entendeu que ele não poderia ser responsabilizado penalmente pela veiculação do vídeo. Sobre o pedido de prisão, o empresa reforçou, em nota divulgada na sexta-feira (14), que não é responsável pelo conteúdo publicado na Internet.

O vídeo trata de um erro cometido pelo candidato durante o horário eleitoral quanto ao significado da sigla do Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A retirada do vídeo foi reivindicada pela coligação de Romero Rodrigues, alegando que o candidato está sendo ridicularizado. O vídeo, publicado no YouTube no dia 1º de setembro, é de autoria de uma conta anônima. No dia 5 de setembro o juiz determinou a retirada em ate 48 horas da rede e na sexta-feira (14) foi determinada a prisão de Eduardo.
Para ler mais notícias do G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.
G1

Austríaco é chamado de 'o monstro das profundezas' e processa TV


Um aposentado entrou com um processo contra a emissora de TV alemã "RTL" depois que foi chamado de "o monstro das profundezas" em uma brincadeira feita pelo apresentador Dieter Bohlen, segundo o jornal "Hamburger Morgenpost".
O austríaco identificado apenas como Herbert P., de 69 anos, estava de férias nas Maldivas, em novembro de 2010, quando apareceu caminhando de sunga ao fundo enquanto era gravado um programa do canal "RTL".
Aposentado foi chamado de 'o monstro das profundezas'. (Foto: Reprodução)Aposentado foi chamado de 'o monstro das profundezas'. (Foto: Reprodução)
Depois que o aposentado apareceu ao fundo na gravação, o apresentador brincou: "E agora - horrível, perigoso, voraz - o monstro das profundezas", disse Dieter Bohlen, acrescentando na sequência. "Ele se parece com uma garrafa de cerveja".
A "RTL" pagou voluntariamente 9 mil euros (R$ 23,7 mil) de compensação, mas Herbert P. está pedindo uma indenização de mais de 21 mil euros (R$ 53,4 mil) na ação.
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1

Aniversariante do dia


Site 'elege' as invenções mais bizarras


Um aparelho que cria abdômen "tanquinho" e outro que ajuda o usuário a colocar as meias estão entre as 20 criações mais bizarras, segundo o site "World Wide Interweb".
Aparelho que cria marcas de 'tanquinho' no abdômen. (Foto: Reprodução)Aparelho cria marcas de 'tanquinho' no abdômen. (Foto: Reprodução)
A lista inclui ainda chinelos que "limpam" o chão enquanto você caminha pela casa. 
Dispositivo ajuda o usuário a colocar as meias. (Foto: Reprodução)Dispositivo ajuda o usuário a colocar as meias. (Foto: Reprodução)
Os aparelhos ridículos foram listados pelo site worldwideinterweb.com.
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS
G1

Criança passa por cirurgia depois de ser arremessada de brinquedo


Menina de 5 anos cai de brinquedo em buffet em Santos (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)Menina de 5 anos passa por cirurgia depois do acidente em Santos (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1)
Uma criança de 5 anos foi arremessada do brinquedo de um buffet infantil, durante uma festa de aniversário na última sexta-feira (14), em Santos, no litoral de São Paulo. A menina sofreu ferimentos atrás da orelha e teve que passar por cirurgia plástica. Os pais da criança registraram boletim de ocorrência. O dono do buffet afirmou que o brinquedo será trocado por um novo.

Graziele de Oliveira, de 5 anos, foi à festa de aniversário de uma amiga, acompanhada pelos pais e a irmã, em um buffet de festa infantil, localizado no bairro Boqueirão, em Santos. A mãe da menina, Debora Cristina Rotolo, lembra que a filha mais velha chegou a comentar que o brinquedo "La Bamba" apresentava problemas. "Minha filha mais velha, de 7 anos, veio à mesa onde eu estava com meu marido e disse que o brinquedo estava caindo. Na hora pensamos que fosse brincadeira da parte dela, não demos importância", diz Debora.

Brinquedo estava com a porta quebrada (Foto: Debora Cristina Rotolo/Arquivo Pessoal)
O acidente aconteceu no brinquedo "La Bamba", que consiste em realizar movimentos giratórios e rápidos. Os pais da vítima afirmam que o brinquedo não tinha barras para as crianças se segurarem, e que a porta estava com defeito. " Minha filha escorregou em direção à porta, que caiu no chão. Ela foi parar nas grades", explica a mãe.

Os pais da menina ouviram um barulho forte, e perceberam que um acidente havia acontecido. "Corri em direção ao brinquedo e fiquei desesperada quando vi alguém levantando minha filha do chão, ela estava sangrando na cabeça", relembra Debora. A criança sofreu um corte atrás da orelha e precisou passar por cirurgia plástica. Os pais registraram boletim de ocorrência no 3º DP de Santos, mas a mãe de Graziele diz que os responsáveis pelo buffet ofereceram suporte e estão interessados na recuperação da menina. "Meu objetivo principal é que outras crianças não passem pelo que minha filha passou, poderia ter sido algo muito pior", relata Débora.

Em nota enviada ao G1, o representante do buffet afirma que o estabelecimento lamenta o incidente e diz que em 17 anos no ramo é a primeira vez que isso acontece. A empresa prestou todo o atendimento possível à vítima e, continua disposta a ajudar em qualquer coisa que a família precisar. Em relação ao brinquedo, a empresa afirma que o equipamento está com a manutenção em dia, mas o mesmo será trocado em no máximo cinco dias.

Para ler mais notícias do G1 Santos e Região, clique em g1.globo.com/santos. Siga também o G1 Santos e Região no Twitter e por RSS.
G1

Em novo texto, Dom Odilo critica chefe da campanha de Russomanno


site arquidiocese são paulo (Foto: Reprodução)Novo texto de Dom Odilo foi publicado no site da
Arquidiocese de São Paulo (Foto: Reprodução)
O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, publicou, neste domingo (16), um texto em que reafirma as críticas feitas pela Arquidiocese da capital ao pastor Marcos Pereira, presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e atual coordenador da campanha de Celso Russomano. No novo texto, intitulado “Política, com ofensas à Igreja, não!”, Dom Odilo afirma que a “instrumentalização da religião, em função da busca do poder político, não prometem ser um bem para a sociedade” (leia a íntegra do texto abaixo). A assessoria de imprensa da campanha de Russomanno informou ao G1nesta segunda-feira (17) que Pereira não irá comentar o novo texto da liderança católica.
“Entendemos que o voto dos cidadãos é livre e não deve ser imposto aos fiéis, como por 'cabresto eleitoral', pelos ministros religiosos; nem devem nossos templos e organizações religiosas ser transformados em 'currais eleitorais'”, diz o novo texto publicado no site da Arquidiocese de São Paulo e assinado pelo próprio Dom Odilo.

As críticas de Dom Odilo referem-se ao texto publicado em maio de 2011 no blog de Pereira, em que ele associa o "kit anti-homofobia", que ficou conhecido como "kit gay", à influência da Igreja Católica. A mensagem do pastor voltou a circular nas redes sociais e provocou a primeira reação católica.
Na quinta-feira (13), a Arquidioces havia publicado em seu site uma "nota de repúdio" a um artigo de Pereira. Na sexta (14), a Arquidiocese publicou nova nota, explicando seu posicionamento. Ainda na sexta-feira, Pereira disse em seu blog que manifestou sua liberdade de pensamento e lamentou que o texto tenha voltado à tona um ano e quatro meses depois “de maneira indevida às vésperas da eleição para a Prefeitura de São Paulo”.
No texto publicado neste domingo, o arcebispo de São Paulo considera inaceitável que a campanha eleitoral fomente “um clima de intranquilidade” entre os cristãos. O religioso afirma que o texto do blog de Pereira já estava sendo veiculado nas redes sociais para uso eleitoral antes mesmo na manifestação da Igreja Católica, na quinta-feira. “A Arquidiocese não aceita a afirmação de que o fato foi trazido à tona por ela mesma, ou por um “falso blogueiro”, uma vez que nem o próprio autor negou a autoria do escrito, que se encontra atualmente no seu blog, e também nos “sites” relacionados com o mesmo partido. Portanto, o artigo já estava sendo usado na campanha eleitoral, antes da manifestação da Arquidiocese”, diz Dom Odilo.
O texto "Política, com ofensas à Igreja, não!" foi lido na missa presidida pelo arcebispo de São Paulo, às 11h deste domingo, na Catedral da Sé. As 300  paróquias da capital foram orientadas a divulgar o material.
Ao jornal “O Estado de S.Paulo” desta segunda-feira (17), o pastor Marcos Pereira informou que considerava a polêmica encerrada e que não comentaria o texto publicado pelo líder católico neste domingo. “Não vou alimentar um assunto que não acrescenta nada à democracia”, disse Pereira ao jornal.
Íntegra do texto de Dom Odilo
Política, com ofensas à Igreja, não!

Na atual campanha eleitoral para os cargos do Poder Municipal, a Arquidiocese de São Paulo tem procurado manter uma postura coerente com as disposições canônicas da Igreja Católica e com suas próprias orientações pastorais. Instruções foram passadas ao clero, para que os espaços e os momentos de celebrações religiosas não sejam utilizados para a propaganda eleitoral partidária, nem para pedir votos para candidatos. Estas orientações também estão sintonizadas com as próprias normas da Justiça Eleitoral.

Entretanto, a mesma Arquidiocese, através de seu Arcebispo e dos Bispos Auxiliares, também deu orientações e critérios sobre a participação dos fiéis na campanha eleitoral e na vida política da cidade e sobre a escolha de candidatos idôneos, embora sem citar nomes ou partidos. Essas orientações estão amplamente divulgadas. Entendemos que o voto dos cidadãos é livre e não deve ser imposto aos fiéis, como por “cabresto eleitoral”, pelos ministros religiosos; nem devem nossos templos e organizações religiosas ser transformados em “currais eleitorais”, reeditando práticas de uma política viciada, que deveriam estar superadas. A manipulação política da religião não é um benefício para o convívio democrático e pluralista e pode colocar em risco a tolerância e a paz social.

Também com este propósito, enquanto organização presente de maneira capilar na cidade, a Arquidiocese de São Paulo convidou os 5 candidatos, atualmente mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais, sem distinção de partido, para um colóquio com o clero e os religiosos, no próximo dia 20 de setembro, para que os candidatos tenham a ocasião de apresentar seus projetos e propósitos de governo e, da parte do clero e dos religiosos, possam ouvir os questionamentos sobre assuntos que interessam muito o povo de São Paulo e dizem respeito a realidades e questões, nas quais as organizações da nossa Igreja estão profundamente inseridas e envolvidas.

Consideramos que a manipulação e instrumentalização da religião, em função da busca do poder político, não prometem ser um bem para a sociedade e não são coerentes com os princípios da liberdade de consciência e do legítimo pluralismo no convívio dos cidadãos. Além de tudo, isso poderia deixar divisões e feridas dificilmente cicatrizáveis no seio das religiões e das comunidades religiosas.

Muito nos entristeceu, no contexto da propaganda eleitoral partidária, ver a Igreja Católica Apostólica Romana atacada e injuriada, de maneira injustificada e gratuita, justamente num artigo do chefe da campanha de um candidato à Prefeitura de São Paulo. Coisas ali ditas sobre a Igreja Católica são difamatórias e beiram ao absurdo, merecendo todo o repúdio. Não foram ofendidos e desprezados apenas os fiéis católicos da Arquidiocese de São Paulo, mas de toda a Igreja Católica no Brasil, uma vez que o autor do infeliz escrito também é chefe nacional do partido que representa.

Semelhantes ataques são inaceitáveis e a Arquidiocese de São Paulo não podia deixar de se manifestar, como fez com uma Nota de Repúdio, através de sua Assessoria de imprensa, durante a semana que passou. A Arquidiocese não aceita a afirmação de que o fato foi trazido à tona por ela mesma, ou por um “falso blogueiro”, uma vez que nem o próprio autor negou a autoria do escrito, que se encontra atualmente no seu blog, e também nos “sites” relacionados com o mesmo partido. Portanto, o artigo já estava sendo usado na campanha eleitoral, antes da manifestação da Arquidiocese.

Também é inaceitável que na campanha eleitoral se fomente um clima de intranqüilidade entre os cristãos das diversas comunidades e denominações, que convivem na cidade de São Paulo. Temos muito em comum na nossa fé e somos todos cidadãos desta cidade imensa, onde nossa atuação e testemunho comum de fé têm muito a contribuir para o bem da cidade, especialmente no serviço à justiça social, à verdade, à dignidade humana e na solidariedade para com os que mais sofrem e mais precisam das atenções do Poder Público municipal.

Reiteramos nossa orientação para que os fiéis católicos votem de maneira consciente, livre e responsável, e de acordo com os princípios e valores que orientam suas próprias vidas e da fé que abraçam, contribuindo para que nossa cidade seja governada por Autoridades dignas e atentas à promoção do bem da cidade, mais que aos interesses de parte, e capazes de promover a solidariedade e a paz entre todos os habitantes desta Metrópole.

Cardeal D.Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo
G1

Corpo de jovem morta em São Vicente, SP, é levado para Uberlândia


Tia de Jaciene veio até Santos para levar o corpo da jovem (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Tia de Jaciene veio até Santos para levar o corpo
da jovem (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
O corpo da adolescente Jaciene, de 16 anos, morta no último sábado (15) em São Vicente, no litoral de São Paulo, foi levado pela família na madrugada desta segunda-feira (17) para Uberlândia, em Minas Gerais. A madrasta da jovem é a principal suspeita de cometer o crime e está presa.

A tia da adolescente, Elizabeth da Silva, veio até o IML de Santos para buscar o corpo da vítima. A família, que mora em Minas Gerais, está inconformada com o que aconteceu e quer justiça. "Eu só sei que eu quero justiça. Quem fez isso com a minha sobrinha? Tem que ter justiça para isso, a pessoa tem que pagar. A gente está sem saber o que aconteceu. A gente tem que correr atrás e a investigação vai descobrir o que realmente aconteceu", diz a tia.

A menina veio para São Vicente, a pedido da madrasta, para ajudar a cuidar dos dois irmãos. De acordo com informações de amigos da jovem, o pai de Jaciene está preso há seis meses. Ainda segundo amigos, a adolescente viria somente para um aniversário, mas ficou na cidade e largou o emprego e a escola em Uberlândia. Depois da separação dos pais, a menina foi morar com os avós maternos na cidade mineira.

Nesta segunda-feira (17), será apresentado à polícia o laudo do IML sobre os ferimentos sofridos pela jovem. As informações podem confirmar se a madrasta tem relação com o assassinato. O crime aconteceu na manhã de sábado na casa da vítima. Segundo a madrasta, assaltantes invadiram a casa e mataram a jovem, mas a polícia não acredita nessa versão. “Não há indícios de que seja um roubo porque a maneira que ela foi brutalizada indica vingança, um estado emocional muito alterado. Ela levou várias facadas, fio de ferro amarrado no pescoço. A situação em que o corpo foi encontrado denota que houve um estado emocional muito alterado de quem cometeu o crime”, diz o delegado Juvenal Marques Ferreira Filho.

De acordo com a polícia, ela é a principal suspeita e está presa na cadeia feminina, anexa ao 2º DP de São Vicente. A perícia apreendeu a faca usada no crime, que já havia sido lavada, e também roupas sujas de sangue guardadas no armário da casa.

Para ler mais notícias do G1 Santos e Região, clique em g1.globo.com/santos. Siga também o G1 Santos e Região no Twitter e por RSS.
G1

Após falha, passageiros quebram trem em estação da CPTM


Passageiros depredaram um trem da Companhia Paulistana de Trens Metropolitanos (CPTM) na Estação Comendador Ermelino, na Zona Leste deSão Paulo, na manhã desta segunda-feira (17). A Polícia Militar foi chamada para conter a confusão.
Os policiais chegaram a utilizar bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os passageiros e ajudaram a esvaziar as composições, segundo informações do Globo Notícia. O capitão Marco Aurélio, do 2º Batalhão, informou à Globo News que quatro pessoas foram detidas por vandalismo e incitação ao tumulto. Segundo o policial, a estação precisou ser esvaziada e a CPTM devolveu os bilhetes aos usuários.
Um banheiro químico foi jogado nos trilhos da Linha 12- Safira, que liga o Brás a Calmon Viana e atende cerca de 230 mil passageiros. Até as 10h, uma ambulância do Samu estava no local, mas não havia informações sobre feridos durante o tumulto.
Por conta do excesso de usuários, volta das 7h30, uma outra composição não conseguiu partir no sentido da estação Brás. Os usuários não aguardaram o restabelecimento e desceram à via, segundo nota divulgada pela CPTM.A confusão aconteceu depois que uma falha de tração atingiu um trem que trafegava no sentido Brás, na Estação Engenheiro Goulart. O problema aconteceu às 6h05 e interrompeu a circulação na linha.
Para conter o fluxo de passageiros, a companhia fechou as 13 estações da Linha 12-Safira. A SPTrans informou que a operação Paese não foi acionada. As linhas, porém, que funcionam na região servida pela linha Safira operam como se estivessem em horário de pico para auxiliar os passageiros da CPTM prejudicados pela confusão.  
G1

Robô Curiosity registra eclipse parcial do Sol com lua de Marte


O jipe Curiosity, enviado pela agência espacial americana (Nasa) a Marte fotografou o momento que a lua Phobos, um dos dois satélites naturais que orbitam o planeta vizinho à Terra, encobre parte do Sol. A imagem foi divulgada pela Nasa no último sábado (15).
O robô pousou no planeta vermelho em agosto e ficará por lá ao menos dois anos, em busca de evidências favoráveis à vida.
Eclipse parcial da lua Phobos, um dos satélites naturais de Marte, foi fotografado pelo jipe Curiosity, enviado pela Nasa ao planeta vermelho. (Foto: Divulgação/Nasa)Imagem mostra momento que a lua Phobos, um dos satélites naturais de Marte, encobre parte do Sol. Fenômeno foi fotografado pelo jipe Curiosity, enviado pela Nasa ao planeta vermelho. (Foto: Divulgação/Nasa)
Ao todo, o Curiosity leva consigo dez instrumentos científicos, com uma carga 15 vezes maior que os veículos Spirit e Opportunity, que estão em Marte desde 2004 – o primeiro foi desativado em 2010 e o segundo se concentra em procurar água.
Um dos instrumentos do novo jipe-robô funciona a laser e serve para analisar, a distância, a composição química das rochas. Além disso, uma broca e uma colher no braço dele vão ajudá-lo a recolher amostras, peneirá-las e avaliá-las no laboratório em seu interior.
Por conter todo esse kit científico, o Curiosity é duas vezes mais comprido e cinco vezes mais pesado que seus antecessores.
G1
estatico curiosity (Foto: Arte/G1)

Pode ou não pode? Saiba o que é e o que não é permitido neste período eleitoral


No período de campanha e no dia das eleições, há uma série de normas e procedimentos que têm de ser seguidos por eleitores, candidatos a cargos eletivos e cabos eleitorais. Definidas pela Justiça Eleitoral, tais regras dizem respeito, por exemplo, ao uso da internet, de camisetas e bonés e à distribuição de folhetos ou santinhos, além de estabelecerem critérios para a realização de comícios, carreatas e caminhadas.

Veja aqui o que é permitido e o que não é permitido no período eleitoral:

INTERNET

Pode

Está autorizado o uso de sites de partidos e candidatos, desde que comunicados à Justiça Eleitoral e hospedados em provedores estabelecidos no Brasil. É permitida também a veiculação de propaganda eleitoral por meio de blogs, sites de relacionamento (Orkut, Facebook, Twitter etc) e sites de mensagens instantâneas. As propagandas eleitorais veiculadas por e-mail são permitidas, mas devem conter mecanismo que possibilite ao destinatário solicitar seu descadastramento. É permitida ainda a reprodução do jornal impresso na internet, desde que seja feita no sítio do próprio jornal, respeitado integralmente o formato e o conteúdo da versão impressa.

Não Pode

Qualquer tipo de propaganda eleitoral paga, propaganda em sites de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e em sites oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública. Serão aplicadas aos provedores de conteúdo ou de serviços multimídia as penalidades previstas em lei, caso não cumpram, no prazo estipulado, a determinação da Justiça Eleitoral para cessar a divulgação de propaganda irregular veiculada sob sua responsabilidade, desde que comprovado seu prévio conhecimento.

CAMISETAS, CHAVEIROS, BONÉS, CANETAS E BRINDES

Pode
A comercialização pelos partidos políticos e coligações, desde que não contenham nome ou número de candidato, nem especificação de cargo em disputa. A restrição vale para qualquer outro material de divulgação institucional.

Não Pode

A confecção, utilização ou distribuição realizada por comitê de candidato ou com a sua autorização. Esta vedação vale para quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

COMÍCIO

Pode

Os comícios poderão ser realizados até a meia-noite do dia 5 de outubro. É autorizado o uso de aparelhagem de som fixa. O trio elétrico terá de permanecer parado servindo apenas como suporte para divulgação de jingles e mensagens do candidato.

Não Pode

Estão proibidos shows com apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animação.

ALTO-FALANTES OU AMPLIFICADORES DE SOM

Pode

São permitidos desde que respeitadas algumas regras.

Não Pode

A menos de 200 metros das sedes de órgãos públicos.

CAMINHADA, CARREATA E PASSEATA

Pode

Até dia 2 de outubro. É permitida a distribuição de material gráfico e o uso de carro de som que circule pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos. É preciso respeitar a distância mínima de 200 metros dos órgãos públicos.

Não Pode

Usar a aparelhagem de som para transformar a manifestação em comício.

NO DIA DAS ELEÇÕES
É permitida apenas a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor, revelada pelo uso de bandeiras, broches e adesivos.

CAVALETES, BONECOS, CARTAZES E BANDEIRAS MÓVEIS

Pode

Ao longo das vias públicas, desde que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos.

Não Pode

Nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público, ou que a ele pertençam. São proibidos também nos bens de uso comum, inclusive postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos. A proibição vale ainda para árvores e jardins localizados em áreas públicas, muros, cercas e tapumes divisórios. Esta vedação também vale para qualquer outro tipo de propaganda. Para a Justiça Eleitoral, bens de uso comum, para fins eleitorais, são aqueles a que a população em geral tem acesso, tais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios e estádios, ainda que de propriedade privada.

FAIXAS, PLACAS, CARTAZES, PINTURAS OU INSCRIÇÕES

Pode

Apenas em bens particulares, independentemente de autorização da Justiça Eleitoral, observado o limite máximo de 4 metros quadrados.

Não Pode

Em troca de dinheiro ou de qualquer tipo de pagamento pelo espaço utilizado. A propaganda deve ser feita espontânea e gratuitamente.

DISTRIBUIÇÃO DE FOLHETOS, VOLANTES E OUTROS IMPRESSOS (Santinhos)

Pode

Até as 22h do dia que antecede as eleições. Não depende da obtenção de licença municipal, nem de autorização da Justiça Eleitoral.

Não Pode

Apenas com estampa da propaganda do candidato. Todo material impresso de campanha deverá conter também o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do responsável pela confecção, bem como de quem a contratou, e a tiragem. No dia das eleições: é vedada a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna (distribuição de santinhos) e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

OUTDOORS

Não Pode

Independentemente do local. A empresa responsável, os partidos, as coligações e os candidatos pagarão multa, caso recorram a propaganda em outdoors.

JORNAIS E REVISTAS

Pode

Até a antevéspera das eleições, para divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita. É permitida a divulgação de opinião favorável a candidato, a partido político ou a coligação pela imprensa escrita, desde que não seja matéria paga.

Não Pode

Publicação de propaganda eleitoral que exceda a dez anúncios, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, num espaço superior, por edição, de um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de página de revista ou tablóide. Também não pode deixar de constar no anúncio, de forma visível, o valor pago pela inserção.

RÁDIO E TELEVISÃO

Pode

Apenas para propaganda eleitoral gratuita, veiculada nos 45 dias anteriores à antevéspera das eleições (em 2012, este período corresponderá ao intervalo entre os dias 21 de agosto e 4 de outubro, inclusive).

Não Pode

Antes das eleições as emissoras não poderão, em sua programação normal e noticiário, transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados, entre outras vedações.
Fonte: sertao1 

Aumenta número de mortes de mulheres por tráfico

Aumenta número de mortes de mulheres por tráfico
Na PB 30% das mortes de mulheres vítimas de violência é por envolvimento com o tráfico


A presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência Contra a Mulher, Jô Moraes disse que é preciso combater a violência contra as mulheres vítimas do tráfico de drogas de forma mais efetiva, particularmente na Paraíba e especialmente em João Pessoa. Segundo Jô, na capital do estado o crime passional corresponde a 42% e o os crimes motivados por tráfico de drogas chegam a 30%.



“Na Paraíba como um todo o crime passional é alto com 42% de tráfico perto de 30% então para enfrentar a violência contra a mulher tem que enfrentar especialmente a questão do envolvimento das mulheres no tráfico”, aconselhou.



A presidente ainda disse que para melhorar o atendimento as mulheres vítimas de violência na Paraíba é

necessário ampliar o quadro de servidores para atender melhor e intensificar a articulação entre os organismos que são as delegacias especializadas, o Ministério Público, a Defensoria Pública e os Juizados Especiais.


“Nós não temos condições de vencer a guerra da violência contra mulher sem um grau maior de articulações”



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional, que investiga a violência contra a mulher, está em João Pessoa desde ontem quinta-feira (13) onde cumpre uma série de visitas. A equipe da CPMI já visitou a cidade de Queimadas para saber como andam as investigações sobre o caso do estupro coletivo ocorrido em fevereiro deste ano, vitimando cinco mulheres e resultando na morte de duas delas como também participa de audiência com o governador Ricardo Coutinho.



Sobre a CPMI - Em funcionamento no Congresso Nacional desde fevereiro, a comissão tem como objetivo investigar a situação da violência contra a mulher no Brasil e apurar denúncias de omissão do poder público. Presidida pela deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG), a CPMI tem em sua relatoria a senadora Ana Rita (PT-ES).


Números da violência contra a mulher - A Paraíba é o sétimo estado do País em assassinatos de mulheres, segundo dados do Mapa da Violência (2012), elaborado pelo Instituto Sangari/Ministério da Justiça. A taxa de homicídios é de seis assassinatos para um grupo de 100 mil mulheres.



Pacto Nacional – A Paraíba também integra o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher com a participação de 73 municípios. O Pacto tem o objetivo de combater a violência, promover mudança cultural através de capacitação, cursos, oficinas, campanhas e proteger os direitos das mulheres em situação de violência com o foco nas questões raciais, étnicas, geracionais, orientação sexual e de mulheres com deficiência na perspectiva da inclusão social e da autonomia econômica.
Fonte: pbagora
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...