domingo, 22 de janeiro de 2012

Delegacia da Mulher na Paraíba registra mil ocorrências em 2011

A Delegacia da Mulher da capital da Paraíba terminou 2011 com o registro de aproximadamente mil ocorrências de violência doméstica. Nestes dados estão incluídos, além de agressão física, a violência psicológica e moral. A delegada Ivanisa Olimpia alerta as mulheres para que denunciem qualquer tipo de violência sofrida.

“O agressor, ou agressora, restringe o espaço da mulher, a proíbe de manter amizades. A mulher ao perceber essas agressões deve procurar a delegacia porque essa violência pode evoluir”, explica a delegada.
Segundo Ivanisa Olímpia, o número insuficiente de policiais destinados à delegacia e a inexistência de uma vara especializada em violência doméstica na capital dificultam o andamento dos processos de violência doméstica.
“Nós precisamos de uma equipe maior, porque temos que realizar investigações e, em alguns casos, retirar os pertences do agressor da residência. E com uma equipe pequena esse trabalho fica comprometido”, completou Ivanisa.

Cinco homicídios são registrados em 12 horas na Grande João Pessoa

O fim de semana segue violento na Grande João Pessoa, com cinco mortes registradas apenas entre a noite do sábado (21) e a manhã deste domingo (22). Quatro dos crimes foram cometidos na capital, enquanto o outro caso foi registrado em Santa Rita. Pelo menos um suspeito de um dos casos foi preso, no bairro Valentina Figueiredo. As informações são da Delegacia de Homicídios de João Pessoa e da 6ª Delegacia Distrital de Santa Rita.

Em Cruz das Armas foram registradas as primeiras mortes. O duplo homicídio teria ocorrido por volta das 20h, na rua João Soares da Costa, antiga Avenida da Pedra, próximo à Rua do Rio. Ricardo Fernando Santos, de 32 anos, e Rodolfo Alves Santos, de 21 anos, passavam pela rua quando foram surpreendidos pelos disparos.
A vítima mais jovem tentou correr até a porta de casa, morrendo a poucos metros de distância da sua residência, enquanto João Soares chegou a ser socorrido e levado para o Hospital de Emergência e Trauma, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a polícia, as vítimas não se conheciam e não há pistas sobre os suspeitos.
No Bairro São José, em João Pessoa, foi encontrada outra vítima de arma de fogo, executada com quatro tiros. Conhecido como “Neguinho”, o homem não portava documentos, mas segundo pessoas que vivem nas proximidades, era morador de rua e dependente químico.
Já no Valentina Figueiredo, um tiroteio entre quatro suspeitos resultou em um morto, dois feridos e um suspeito preso. A troca de tiros ocorreu por volta das 23h50 do sábado (21), quando Gemisson Pontes, de 27 anos, e Carlos Soares Frederico, de 30 anos, conversavam em uma rua da Comunidade Frei Damião e foram abordados por um homem identificado por Edson Alexandre Bernardino, que teria começado uma discussão e efetuado os primeiros disparos contra a dupla.
Os dois amigos revidaram os disparos e mataram o homem no meio da rua, que logo foi vingado pelo cunhado, Cícero Paixão, acusado de chegar ao local atirando contra os suspeitos. Paixão foi preso em flagrante, enquanto os feridos, Gemisson Pontes e Carlos Soares Frederico, encontram-se no Hospital de Trauma.
Santa Rita
Em Santa Rita, a cena do crime foi o bairro de Tibiri, por volta das 20h30 do sábado (21). Romário da Silva Araújo, de 23 anos, foi morto a tiros na rua Deputado Soares Madruga, em frente à residência número 91, próximo à Praça do Chafariz.
Segundo declarações dos policiais de plantão na 6ª DD, a vítima estava conversando com dois colegas no momento em que foi abordada pelos suspeitos, identificados apenas como “Pitomba” e Pablo. Dois rapazes chegaram em uma motocicleta e atiraram contra o jovem, que morreu no local.
A polícia ainda não localizou os suspeitos e desconhece as razões que teriam motivado o crime, uma vez que a família do rapaz declarou que ele não vinha sofrendo ameaças.

Ponte de Acaú, no Litoral Sul da PB, afunda com peso de caminhão



Empresa faz 'joinha gigante' de chocolate, mas escultura lembra 'cocô'


Para comemorar a marca de mais de 1 milhão de fãs no site Facebook, a empresa Cadbury criou uma escultura de chocolate representando um mão gigante fazendo "joinha". No entanto a escultura, que tem três metros de altura, pesa quase três toneladas e levou 48 horas para ficar pronta, mais parece com "cocô gigante".
Escultura mede três metros de altura, pesa quase três toneladas. (Foto: Reprodução/Cadbury Dairy Milk)Escultura teme três metros de altura e pesa quase três toneladas. (Foto: Reprodução/Cadbury Dairy Milk)

Carro desgovernado desce rua e invade casa em Jaú, SP


Uma senhora de 79 anos levou um susto na tarde de sábado (21) quando estava dentro de casa, em Jaú, no interior de São Paulo. Um carro desgovernado que descia a Rua Osvaldo Cruz, arrebentou o portão da residência e bateu no muro da parede da sala, entrando parcialmente dentro da casa.
Por sorte, no momento do acidente, a moradora estava em outro cômodo. O motorista contou à polícia que perdeu o controle da direção do veículo.
Ele foi levado com ferimentos leves para a Santa Casa da cidade.
 
Carro desgovernado desce rua e invade casa em Jaú, SP (Foto: Defesa Civil de Jaú)O carro invadiu a sala de uma idosa de 79 anos em Jaú, SP (Foto: Defesa Civil de Jaú)

Ambulância demora e homem em surto incendeia casa em SP


Um rapaz que sofreu um surto psicótico neste sábado (21) esperou três horas e meia por uma ambulância em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Segundo a mãe do paciente, o jovem é incapaz de controlar as crises de fúria e chegou a colocar fogo em um quarto da casa da família. Policiais militares foram chamados e apagaram as chamas.
Vera Lúcia Tosato disse que ligou seis vezes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para solicitar atendimento para o filho, que tem 27 anos. “Nem assim a ambulância deu prioridade, disse que nesse caso tinha que aguardar.”
A mãe ainda ouviu da atendente do serviço que aquele não era um caso de saúde, mas sim de polícia. “É um descaso com as pessoas que têm problemas mentais. Nós não temos apoio, de forma nenhuma”, afirmou.
Vera também contou que há mais de um ano tenta uma internação para o filho na rede pública de saúde. Até as 19h deste sábado, o rapaz estava internado na Unidade Básica de Saúde do Castelo Branco.
Outro ladoA Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto informou que o paciente não foi socorrido antes porque a central reguladora avaliou que não havia risco de morte e as ambulâncias estavam ocupadas atendendo outras ocorrências.

MC Marcinho continua no CTI e faz novos exames em hospital no Rio


O funkeiro MC Marcinho continua internado neste domingo (22) no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Quinta D´Or, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. De acordo com a produtora do músico, Lidiane Madureira, o artista se submeterá ainda a novos exames ao longo do dia.
Marcinho está internado na unidade desde a tarde de sábado (21). Lidiane explica que os médicos ainda não conseguiram diagnosticar a doença dele. O funkeiro chegou ao hospital apresentando febre e problemas respiratórios.
"Na manhã de domingo, ele já não tinha mais febre. A nossa expectativa é que ele seja transferido para o quarto ainda no final da tarde", disse Lidiane.
Segundo a assessoria do Hospital Quinta D´or, ainda não há previsão de alta para o cantor.
MC Marcinho começou a se sentir mal na última quinta-feira (19), quando procurou o primeiro atendimento médico. Segundo sua produtora, na ocasião, o funkeiro foi orientado a passar a noite no hospital. No entanto, Lidiane Madureira disse que o músico preferiu tomar apenas medicamentos e seguir com a rotina de shows.
Shows cancelados
De acordo com a produtora, o cantor está sendo medicado com antibióticos. A agenda de shows do cantor para este fim de semana foi cancelada. Assim que MC Marcinho receber alta, Lidiane explicou que os compromissos profissionais serão retomados.
Príncipe do Funk
Márcio André Nepomuceno Garcia , o MC Marcinho, também conhecido por "Príncipe do Funk", foi revelado na década de 90 com o "Rap do Solitário". Desde então, o cantor passou a ser uma das referências do estilo funk. Entre seus sucessos estão as músicas "Princesa", "Glamurosa", "Garota Nota 100", "Favorita", "Tudo é festa" e "catucar".

Três estações da Linha 2 do Metrô de SP estão fechadas nesta manhã


Três estações da Linha 2-Verde do Metrô estarão fechadas até o meio-dia deste domingo (22): Vila Prudente, Tamanduateí e Sacomã. O motivo são os testes do CBTC - um novo sistema que prevê que os trens cheguem até 20% mais rápido às estações, ao permitir que as composições circulem mais próximas umas das outras. No período, ônibus da São PauloTransporte (SPTrans) farão o percurso entre as estações. Nos próximos domingos e feriados - com exceção do dia 25, data de aniversário da cidade -, haverá novos testes.
A previsão do Metrô era de que o CBTC fosse implantado na Linha 2 ainda no ano passado, diminuindo a lotação das plataformas nos horários de pico. Mas ela não se concretizou. A estatal alega que, por ser de "alta complexidade", o sistema "exige uma quantidade muito grande de testes" antes de entrar em operação. O Metrô diz ainda que o CBTC "é considerado o sistema de controle de trens mais moderno do mundo". De Sacomã a Vila Prudente, o sistema já vem operando de modo interconectado ao convencional, o que provoca lentidão em determinados pontos.
No primeiro semestre de 2011, o Metrô disse, inclusive, que as Estações Vila Prudente e Tamanduateí - entregues em 2010 - ainda não podiam abrir em horário integral porque restavam "horas de testes a serem executadas". Por causa disso, a operação plena dos ramais só começou em setembro, um ano após a abertura.

Mortos em ataque de seita islâmica sobem para 178 na Nigéria


Pelo menos 178 pessoas morreram após tiroteios e ataques com bomba na cidade de Kano, ao norte da Nigéria, disse um médico no principal hospital da cidade no domingo, transformando o episódio no mais sangrento ataque assumido pela seita islâmica radical Boko Haram.
Nigéria (Foto: Arte/G1)
"Temos 178 pessoas mortas nos dois principais hospitais", disse o médico-sênior no hospital Murtala Mohammed em Kano depois dos ataques de sexta-feira, mencionando sua contagem e a do outro hospital principal de Nasarawa.
"Poderia haver mais mortos porque alguns corpos ainda não chegaram e outros foram recolhidos antes".
O Boko Haram afirmou ter sido responsável pelos ataques no sábado. A seita matou centenas de pessoas no norte do país mais populoso da África no ano passado.
Os ataques no fim da sexta-feira fizeram com que o governo anunciasse um toque de recolher do anoitecer de sábado ao amanhecer de domingo na cidade de mais de 10 milhões de habitantes, a segunda maior da Nigéria.
Moradores caminham perto de edifícios incendiados após ataques na última sexta, em Kano (Foto: AFP)Moradores caminham perto de edifícios incendiados após ataques na última sexta, em Kano (Foto: AFP)

Dilma tem aprovação superior à de Lula no 1ª ano, aponta Datafolha

Ao final do primeiro ano de governo, a presidente Dilma Rousseff registrou índice de aprovação superior à de todos os seus antecessores no mesmo período desde a volta das eleições diretas, segundo pesquisa Datafolha publicada na edição deste domingo (22) do jornal "Folha de S.Paulo".

 De acordo com a pesquisa, 59% dos brasileiros consideram a gestão de Dilma Rousseff ótima ou boa, enquanto 33% classificam a gestão como regular e 6% como ruim ou péssima.
Ao final de seu primeiro ano de governo, Luiz Inácio Lula da Silva alcançou 42%. No segundo mandato, o ex-presidente alcançou 50% de aprovação no primeiro ano de gestão.
Ao completar um ano de governo, Fernando Collor tinha 23% de aprovação. Itamar Franco contava com 12%. Fernando Henrique Cardoso teve 41% no primeiro mandato e 16% no segundo.
O Datafolha ouviu 2.575 pessoas nos dias 18 e 19 de janeiro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Aniversariante do dia


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...