quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Carro e ônibus batem de frente na PB e motorista morre carbonizado


O motorista de um carro morreu carbonizado após uma colisão frontal com um ônibus na BR-230, no município de Campina Grande. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu às 18h30 da quarta-feira (7) na comunidade de Lagoa de Dentro, próximo ao distristo de São José da Mata. As primeiras análises da perícia apontam que o carro de passeio fez uma ultrapassagem indevida e em alta velocidade.
Conforme a PRF, o motorista carro viajava com destino a Campina Grande quando bateu no ônibus, que estava no sentido contrário. Por causa do impacto, o veículo menor incendiou. As chamas foram apagadas por moradores da comunidade, mas o condutor ficou preso nas ferragens e morreu carbonizado. O Corpo de Bombeiros só conseguiu retirar o corpo cerca de três horas depois.
No ônibus, o motorista de 24 anos ficou em estado de choque, mas não se feriu. Alguns passageiros sofreram ferimentos leves. Uma mulher de 71 anos e um homem de 40 foram levados para o Hospital de Trauma de Campina Grande, mas receberam atendimento e foram liberados na mesma noite.
O trânsito ficou lento durante os trabalhos de remoção dos destroços do carro, mas a passagem de veículos já foi normalizada na manhã desta quinta-feira (8).

Secretária é submetida a cateterismo e permanece internada na Paraíba


A secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, Iraê Lucena, permanece internada na UTI do Hospital da Unimed, em João Pessoa, depois de ter sido submetida a um cateterismo. A suspeita é de que a ex-deputada estadual tenha sofrido um infarto, porém o hospital ainda não se pronunciou oficialmente sobre o motivo que a levou a ser internada. De acordo com a assessoria particular da secretária, ela passou mal e foi levada para a unidade no início da noite da quarta-feira (7).
Ainda conforme sua assessoria, ela tinha um voo para Brasília marcado para o início da tarde, mas sentiu fortes dores na região abdominal e sofreu uma queda de pressão. Encaminhada para o Hospital da Unimed, a auxiliar do Estado foi submetida a um primeiro eletrocardiograma, que não percebeu alterações, e chegou a receber alta. Porém, um cardiologista solicitou que o exame fosse repetido e detectou a necessidade do cateterismo.
Iraê Lucena viajaria a Brasília para participar de uma audiência no Ministério da Justiça, marcada para a sexta-feira (9), e da Conferência Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres. A secretária é filha do senador Humberto Lucena, um dos fundadores do PMDB, já foi três vezes deputada estadual pelo partido na Paraíba. Ela atuou como relatora da CPI do Narcotráfico e é autora da Lei que dispõe sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Adolescente é suspeito de matar tio com tiro acidental na Paraíba


A Polícia Civil de Campina Grande investiga uma morte supostamente ocorrida devido a um tiro acidental, no bairro Jardim Paulistano, na noite da quarta-feira (7). De acordo com a delegada de Homicídios da cidade, Cassandra Duarte, o suspeito de disparar o revólver calibre 38 é um adolescente de 14 anos. O fato aconteceu na sala da casa da vítima. A família argumentou que o rapaz chegou com uma arma, passou um tempo 'brincando' com o objeto, mas acabou disparando sem querer e atingindo o tio, um vendedor de 28 anos.
A bala feriu a cabeça e o próprio adolescente chamou a Polícia Militar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou ao local, mas o homem já havia morrido. Até as 7h (horário local) desta quinta-feira (8), o adolescente não havia se apresentado à polícia. O revólver também não foi encontrado.
"O pai mandou ele guardar a arma, proibiu ele de brincar. Mas ele não quis deixar o revólver. Ele mexeu na roleta e de repente disparou o tiro. Foi acidental", disse uma tia do rapaz, que pediu para não ser identificada.
Segundo a delegada, apesar dos relatos, a Polícia Civil ainda não descarta outras hipóteses para o morte. “Estamos averiguando como ocorreu o fato. Até agora, todas as testemunhas relataram que o tiro teria sido dado acidentalmente, mas estamos apurando a forma e os elementos que compõem o cenário onde o fato aconteceu”, comentou.
Outro objetivo é investigar o porte ilegal da arma. A delegada disse ter recebido informações de que a arma pertencia ao sobrinho da vítima e a outro adolescente e teria sido adquirida há poucos dias. 
Caso semelhante
Na noite da terça-feira (6), um jovem de 18 anos foi internado no Hospital de Emergência e Trauma com uma bala alojada no tórax. A suspeita também é de tiro acidental. A arma teria sido levada para a casa no bairro Santo Antônio pelo primo da vítima.

Bêbado fica preso na lama na China e acaba resgatado pelos bombeiros


Um chinês bêbado precisou resgatado pelos bombeiros depois de ficar preso na lama. O homem de 60 anos sofreu a queda depois de beber com amigos em Chongqing, na China. Embriagado, ele foi incapaz de se livrar sozinho da lama e precisou de ajuda, segundo reportagem do jornal "Daily Mirror".
Chinês bêbado precisou resgatado pelos bombeiros depois de ficar preso na lama. (Foto: Reprodução/Daily Mirror)Chinês bêbado precisou resgatado pelos bombeiros depois de ficar preso na lama. (Foto: Reprodução/Daily Mirror)

Cão sobrevive após ficar preso em toca de coelho no Reino Unido


Um cão ficou três semanas preso em uma toca de coelho perto da casa de sua dona, Nicky Harwood, na Cornualha, no Reino Unido. O animal chamado "Bilbo" perseguiu o coelho e entrou em seu buraco de 25 centímetros de diâmetro, segundo o jornal "Plymouth Herald".
Cão ficou três semanas preso em uma toca de coelho. (Foto: Reprodução)Cão ficou três semanas preso em uma toca de coelho. (Foto: Reprodução)
Depois de entrar na toca, "Bilbo" provavelmente se perdeu no labirinto subterrâneo. Nicky já havia perdido as esperanças quando seu cão de estimação apareceu na semana passada, após ter emagrecido o suficiente para sair do buraco.
"Bilbo", que estava desaparecido há 20 dias, perdeu 1,6 kg. "Fique pensando como é que ele sobreviveu sem água ou comida por todo esse tempo?", questionou a dona.
Os veterinários acreditam que ele encontrou algo para comer no solo e tomou água da chuva.

Putin acusa EUA de estimular protestos na Rússia após eleição


O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, acusou nesta quinta-feira (8) os Estados Unidos de terem estimulado os protestos na Rússia depois das eleições parlamentares de domingo e disse que centenas de milhões de dólares de recursos externos foram usados para financiar campanhas.
Em seu primeiro comentário em público sobre as manifestações quase diária de protesto contra as eleições de domingo, por suposta fraude e imparcialidade, Putin disse que a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, "deu o sinal" para os opositores do governo. "Ela deu o tom para alguns ativistas da oposição, deu o sinal a eles, eles ouviram esse sinal e iniciaram sua atividade", disse Putin.
Manifestantes protestam contra o governo da Rússia nesta terça-feira (6) em praça de Moscou (Foto: AP)Manifestantes protestam contra o governo da Rússia nesta terça-feira (6) em praça de Moscou (Foto: AP)
O premiê russo afirmou que alguns dos manifestantes que vêm protestando diariamente contra fraude na eleição têm motivações políticas egoístas e que a maioria dos russos não quer uma reviravolta política.
"Nós somos todos adultos e entendemos que alguns... dos organizadores agem em consonância com um cenário bem-conhecido e seguindo os próprios interesses políticos mercenários, afirmou."
Os Estados Unidos expressaram séria preocupação sobre o modo como se deu a eleição russa, que Hillary insinuou não ter sido livre nem justa.

Mãe é presa suspeita de jogar gêmeos pela janela do quarto andar em MG


Uma mulher é suspeita de jogar os filhos gêmeos, de um ano e cinco meses, pela janela do quarto andar, em Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais. De acordo com a polícia, a mulher, de 25 anos, sofre de depressão.
Ela teria discutido com a mãe e, em seguida, atirado as crianças pela janela. Os meninos caíram de uma altura de 12 metros e foram levados para o hospital municipal da cidade. Um deles sofreu traumatismo craniano e precisou ser transferido para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte, onde permanece internado.
A mãe das crianças foi presa e vai responder por tentativa de homicídio, segundo a polícia.

Bento XVI acende maior árvore artificial de Natal do mundo


O Papa Bento XVI acendeu nesta quarta-feira (8) diretamente do Vaticano as luzes da maior árvore de Natal artificial do mundo, erguida em Gubbio, a 220 quilômetros ao norte de Roma.
'Nós homens também precisamos uma luz que ilumine o caminho de nossa vida e nos dê esperança, especialmente neste tempo no qual sentimos de maneira particular o peso das dificuldades, dos problemas, dos sofrimentos e no qual um véu de escuridão parece nos envolver', disse o papa durante a cerimônia em que a árvore foi acesa.
Bento XVI defendeu que os homens se desprendam das coisas materiais e deixem o egoísmo 'que muitas vezes fecha o coração e os leva a pensar só em si mesmos'.
'Qualquer pequeno gesto de bondade é como uma luz desta grande árvore e junto às outras luzes é capaz de iluminar a escuridão da noite, inclusive a mais escura', acrescentou o papa, que fez votos para que a mente e o coração dos homens 'olhem para o alto, em direção a Deus'.
Após essas palavras, o pontífice começou a acender a já conhecida árvore de Gubbio, que entrou no 'Livro Guinness dos Recordes' em 1991 ao ser considerada a maior do mundo.
Papa usa tablet para acender árvore (Foto: AP)Papa usa tablet para acender árvore (Foto: AP)
Usou tablet
O Papa acendeu a árvore através de um tablet, com o qual ativou pela internet o quadro geral elétrico da árvore instalada a mais de 220 quilômetros do Vaticano.
A árvore de Gubbio domina a monumental cidade da região central de Úmbri e mede 750 metros de altura e 450 de largura. Os cabos utilizados para sua construção medem 7,5 quilômetros e a estrela que a coroa é formada por 250 luzes.

Controlador de voo ajuda evitar tragédia com Boeing em São Paulo


Um Boeing, com mais de cem pessoas a bordo, perdeu parte dos instrumentos no meio das nuvens logo ao decolar da cidade mais populosa do país, São Paulo, levando os pilotos a declarar emergência.
O episódio foi em outubro e o diálogo, entre controlador e pilotos, está publicado em sites especializados em aviação na internet. A conversa demonstra que o controlador, em terra, foi decisivo para o final feliz.
 

Perícia é feita em loja assaltada na Zona Sul de SP


Peritos da Polícia Científica realizaram durante a madrugada desta quinta-feira (8) a perícia na loja de material de construção onde um policial e um suspeito de assalto morreram após um tiroteio nesta quarta-feira (7). Pessoas que estavam na loja foram feitas reféns. Um segundo policial também foi baleado, mas sobreviveu.
Policiais que investigam o caso, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ainda estavam no local do crime pouco antes das 6h desta quinta. O policial que morreu estava sem o colete à prova de balas no momento que negociava a rendição com o suspeito. Segundo a coronel da PM Maria Aparecida Carvalho Yamamoto, o colete foi deixado no carro da equipe. De acordo com ela, pelo menos oito pessoas foram mantidas reféns no interior da loja - quatro homens e quatro mulheres. Todos os reféns foram liberados sem ferimentos, segundo a PM.
O tenente-coronel Fernando Demétrio Oliveira, comandante do 1º Batalhão da PM, responsável pela área, não soube dizer se os dois policiais estavam com o colete. “Tudo o que for pertinente a essa ocorrência será objeto de apuração tanto da Polícia Civil quanto da PM”, disse. Ele afirmou que a corporação dará todo o apoio para a família do policial que morreu na ação.
A polícia informou que três criminosos invadiram a loja no início da noite. Dois deles conseguiram fugir e o terceiro permaneceu no local com os reféns. Os policiais cercaram a loja, que fica na Estrada do M’Boi Mirim.
O helicóptero Águia e o Grupo de Ações Táticas Especiais, da PM, também foram acionados para ajudar no cerco. O tiroteio começou quando um dos suspeitos negociava a liberação dos reféns e atirou contra os policiais, que revidaram.
O policial morto é Sandro Moretti Silva Andrade,de 46 anos. Ele chegou há pouco tempo de Novo Horizonte, a 429 km de São Paulo, e ainda morava no Batalhão.
Segundo a coronel Maria Aparecida Carvalho Yamamoto, Sandro estava de folga, mas se prontificou a ajudar na operação. Ele tinha dois filhos: uma menina, de seis meses, e um rapaz, de 18 anos.

PM prende suspeitos após invasão a banco em Itapecerica da Serra, SP


Dois homens armados foram detidos após uma invasão a uma agência bancária em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, por volta das 9h30 desta quinta-feira (8). De acordo com a Polícia Militar, seis pessoas foram feitas reféns pelos assaltantes. Todas foram libertadas sem ferimentos, segundo a PM.
Ainda segundo informações da polícia, o gerente do banco foi o responsável por acionar a PM. Entre os reféns estavam dois seguranças e uma faxineira. A agência fica na Avenida Quinze de Novembro, no Centro da cidade.

‘Mais 1h enterrado, ele teria morrido’, diz veterinária sobre cão resgatado


O filhote de cachorro de apenas 4 meses resgatado em Novo Horizonte, no interior de São Paulo, após passar 12 horas enterrado pelo próprio dono, passa bem e já não corre riscos de morrer. O caso comoveu moradores da cidade e candidatos para adotá-lo não faltam.
O animal foi resgatado nesta quarta-feira (7), quando um integrante da Associação de Proteção aos Animais, Marcos Rodrigues, recebeu denúncia de que havia um cachorro enterrado vivo no quintal de uma casa. Ele conseguiu encontrar o cão e o levou para uma clínica. Segundo a veterinária Viviane Cristina da Silva, se o regate demorasse mais uma hora, ele teria morrido. “Ontem (7), o cãozinho comeu bem, mas hoje (8), já se recusou, porque o remédio que estamos dando a ele causa enjôos. Mas o filhote será medicado e vou colocá-lo no soro. Ele está bem e não vai morrer”, afirmou a veterinária.
Filhote está sob cuidados de veterinários (Foto: Rodrigo Mansil / TV Tem)Filhote está sob cuidados de veterinários (Foto: Rodrigo Mansil / TV Tem)
O filhote apelidado carinhosamente de Titã, que significa filho da terra, está desnutrido, desidratado e precisa passar por um tratamento de pele. De acordo com a veterinária, o animal deve ficar pelo menos durante 15 dias em observação. Ele tomará banhos com remédios e antibióticos duas vezes ao dia. Nesta quinta-feira (8), passará por um hemograma e poderá ter que fazer uma cirurgia no olho direito, onde há uma perfuração. “O filhote está com uma úlcera de córnea, que acredito ter sido causada pelo atrito da terra com o olho”, explicou a veterinária.
Como a prefeitura não tem um local para tratamento de animais, Titã está sob os cuidados de uma clínica particular. O custo inicial para cuidar do filhote foi de R$500, custeado através de doações de moradores sensibilizados pelo caso. Após os 15 dias, o cãozinho terá que passar por mais seis meses de tratamento de pele, que custa em torno de R$ 100 mensais.
Por enquanto, a Associação de Proteção aos Animais quer a melhora do animal e não se preocupou sobre a adoção. Muitas pessoas da cidade já manifestaram interesse e visitaram o cãozinho na clínica onde ele está internado. Caso Titã não tenha um dono quando tiver alta, permanecerá sob os cuidados da Associação. “A cidade tem 35 mil habitantes e a mobilização foi geral. Embora haja pessoas que façam essa crueldade, a maioria ama os animais e quer ajudar. A cidade tem um canil que é gerenciado por uma ONG, mas o local ainda não tem veterinário e por isso, Titã ficará conosco”, afirma Rodrigues.

Foi apresentado um termo circunstanciado à Justiça e o suspeito de enterrar o cachorro deverá ser investigado pelo crime de crueldade contra animais.

Governo estuda lançar propaganda com Tiririca para popularizar museu


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), subordinado ao Ministério da Cultura, estuda lançar uma campanha pela valorização dos museus estrelado pelo deputados federal Tiririca (PP-SP). A intenção de fazer uma propaganda com o parlamentar, o mais votado na eleição do ano passado, foi confirmada pela assessoria de imprensa, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
"Você sabe o que é um museu? Eu também não, mas vamos descobrir".” Segundo o deputado Tiririca (PR – SP), esta deverá ser sua fala em uma campanha publicitária do Ministério da Cultura pela popularização dos museus no país.

A ideia de parafrasear o slogan de sua campanha eleitoral partiu do presidente do Ibram, José Nascimento, de acordo com o deputado.

"Achei sensacional. Ele [Nascimento] que propôs o slogan e eu topei na hora. Se eu não gostasse, falava. Mas achei demais e é importante popularizar o museu. De onde eu venho pouca gente sabe o que é. Acham que é coisa de velho"”, disse Tiririca, natural do Ceará.

A assessoria de imprensa do Ibram confirmou a intenção de lançar o deputado como garoto-propaganda, mas disse que não há uma previsão para quando a campanha deverá ser lançada. 

Tiririca afirmou que apoia inciativas museológicas, como a criação de Museu Itinerante do Circo e a inclusão da cultura circense no Museu da Diversidade Brasileira. Este museu faz parte do projeto “Esplanada dos Museus” dos governos federal e do Distrito Federal e cujo objetivo é implantar cinco novos museus na região da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Circos
Nesta quinta-feira (8), às 10h, o deputado participa de audiência pública para discutir a cobrança de tarifas e concessão de alvarás para a instalação de circos no país. Ele é autor do projeto de lei 1527/11 que prevê a criação de programas assistenciais específicos para profissionais do circo.
Segundo Tiririca, “burocracia” e “discriminação” dificultam a difusão da arte circense pelo país. "Não sei se é por causa da origem simples, mas tem cidades em que o prefeito dificulta. Eu comecei a trabalhar no circo aos oito anos e sei bem o que é isso", afirmou.
O deputado defendeu que as taxas pagas pelos circos (luz, água, Corpo de Bombeiros, arrecadação de direitos autorais de músicas, etc) sejam reduzidas. "Eles querem pagar, mas não como uma empresa", disse.
Tiririca disse que não apresentou projeto de lei sobre o tema porque a maioria dos tributos são municipais e não podem ser alterados por lei federal. No entanto, ele espera realizar outras audiências públicas sobre o tema e contar com o apoio da Confederação Federal dos Municípios (CNM) para interceder junto a prefeitos.

Pernambuco faz 'viagem no tempo' com rapadura ao estilo Brasil Colônia

Na rota das cachoeiras da Mata Sul, a cidade de Quipapá atrai os visitantes pela história e lazer rural. No município, desbravado no século XVII por negros foragidos do Quilombo dos Palmares, um dos pontos turísticos mais conhecidos é o engenho de rapadura e cachaça Laje Bonita, localizado no quilômetro 133 da BR-104. Lá, os visitantes conhecem os processos de fabricação de famosos derivados da cana, produzidos desde o tempo do Brasil Colônia. A moagem da cana é feita por uma roda movida por queda d’água do riacho Duas Barras, peça única em todo o estado.

(O G1 faz uma série de reportagens sobre turismo em todos os estados onde está presente. A primeira semana da série foi no estado de São Paulo, a segunda foi no estado do Rio de Janeiro e a terceira em Pernambuco. Se você tiver dicas de destinos no estado, com descrição e fotos, envie aoVC no G1.)

Para acompanhar um dia de produção da rapadura, é preciso agendar a visita. Tudo começa às 2h, com a cana de açúcar sendo colocada em uma moeda movida por uma roda d'água, que opera desde 1890. A peça de oito metros de diâmetro é de madeira e ferro fundido, exportada da Inglaterra. O bagaço, resultado da moagem, é usado para alimentar o rebanho. O caldo da cana passa por filtragem e depois vai ferver em tachos de cobre.
A fervura expulsa a cargaça, que, depois de maturada na casca da laranja-cravo, vai para o alambique e se transforma em cachaça. No tacho, o caldo da cana atinge um misterioso ponto a 148° e vira rapadura. “Esse ponto, só o nosso mestre conhece”, contou a administradora do engenho, Melânia Vieira, que é da terceira geração da família de rapadureiros. Depois que o primeiro fica pronto, os outros tachos saem a cada 20 minutos.
Na gamela, a rapadura é colocada em formas e vai para a sala de secagem. Em cinco minutos já está embalada. Juliana Rocha e Raoni Rodrigues aprovaram a visita. “A gente sempre viajava para praias, queríamos fazer algo diferente. Gosto de rapadura e foi bem interessante conhecer a forma como ela é feita”, comentou Raoni.
Nos domingos e feriados, os visitantes também podem conhecer o Parque Aquático Rural Águas da Laje. O leito do riacho Duas Barras é formado por uma única laje, batizando, assim, o espaço, que também conta com passeio de caiaque, esquibunda, passeio de cavalo e banho de açude, bica e piscina. Outra atração é uma reserva particular de patrimônio natural, com 13 hectares de mata nativa. Fique à vontade para pegar uma fruta direto do pé. Leve protetor solar e tome muita água: o engenho está a 480 metros de altitude e você sentirá mais os efeitos do sol.
Farinha
Pertinho de Quipapá, está o município de São Benedito do Sul, onde o G1 conheceu um simpático casal que fabrica outro alimento muito comum na mesa nordestina, a farinha de mandioca. Quitéria Alves, 58 anos, e Júlio Silva,63, plantam, descascam, trituram, prensam, peneiram e cozinham a farinha numa casa simples de tijolo e barro. O trabalho é pesado e a pele branca, marcada pelo sol, mas os dois não tiram o sorriso do rosto.
Em boas safras de mandioca, eles chegam a produzir 30 sacos de 15 quilos por semana. Para vender o produto na feira da cidade, eles se revezam. “Só nessa hora se separa”, brinca dona Quitéria, casada há quase 40 anos com seu Júlio. “Tem hora que enche o saco mesmo”, atiça ele.

Para adoçar a relação, dona Quitéria faz beiju recheado com coco, com a massa da mandioca assada. Em visitas agendadas pelo Hotel Fazenda Betânia, que também está situado em São Benedito do Sul, ela serve a delícia indígena com café. Além da casa de farinha, o passeio, feito de trator, também passa pela parte alta e baixa do município e termina com um banho gostoso na Cachoeira do Poço do Caboclo. A dona de casa Susa Goggin se deliciou com a iguaria. "Vim de São Paulo descansar aqui por indicação de uma amiga minha. Está valendo a pena", comentou.
Casa de Farinha (Foto: Luna Markman/G1)Na casa de farinha, processo artesanal para fabricar o produto (Foto: Luna Markman/G1)


CAPS será inaugurado em Santa Luzia na próxima segunda-feira



A Prefeitura de Santa Luzia, através da Secretaria de Saúde, estará entregando na próxima segunda feira, às 17 horas, à população da cidade, o CAPS, Centros de Atenção Psicossocial, que funcionará na Rua Geraldo Ferreira Neves, 77, Centro da Cidade.

O CAPS tem por objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país. Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.

É função dos CAPS:

- prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos;
- acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território;
- promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais;
- regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação;
- dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica;
- organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios;
- articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território
- promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Estes serviços devem ser substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico. De fato, o CAPS é o núcleo de uma nova clínica, produtora de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento.

Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com o sujeito e a singularidade, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

O perfil populacional dos municípios é sem dúvida um dos principais critérios para o planejamento da rede de atenção à saúde mental nas cidades, e para a implantação de centros de Atenção Psicossocial. O critério populacional, no entanto, deve ser compreendido apenas como um orientador para o planejamento das ações de saúde. De fato, é o gestor local, articulado com as outras instâncias de gestão do SUS, que terá as condições mais adequadas para definir os equipamentos que melhor respondem às demandas de saúde mental de seu município.

Sertao1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...