sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Aplicativo permite acionar o Samu pelo smartphone ou tablet

Foto88
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) poderá ser acionado pelo smartphone ou tablet conectado à internet, por meio de um aplicativo que começa a ser implementado a partir de março deste ano, em 76 centrais de regulação no país. A novidade foi apresentada nesta quinta-feira pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quinta-feira (30), em passagem pela Campus Party, evento de tecnologia realizado em São Paulo. A digitalização dos chamados deverá diminuir o tempo de espera para cada atendimento. Com apenas um toque, além de acionar o serviço, o solicitante poderá acompanhar na tela do dispositivo o trajeto percorrido pela ambulância até o local do atendimento. O app tem integração com as redes sociais Facebook e Waze.

No primeiro acesso, o cidadão deverá fornecer informações de saúde, por exemplo, se possui plano de saúde, se é hipertenso, diabético ou se tem alguma alergia. Os dados serão disponibilizados à equipe que prestará socorro. Com a sincronização ao Facebook, o usuário tem a opção de escolher familiares ou amigos para serem acionados automaticamente, em caso de emergência. O chamado também será exibido na página do usuário.

Com o fornecimento da identificação e localização de forma instantânea, a expectativa é diminuir o tempo de resposta para cada atendimento. O sistema funcionará em fase de testes no Carnaval de Salvador (BA) e durante a Copa do Mundo.

O aplicativo funciona integrado ao sistema E-SUS Samu, que é disponibilizado gratuitamente aos aos gestores e proporciona mais controle, na medida em que os profissionais envolvidos poderão acompanhar cada passo do atendimento ao cidadão, desde a identificação da unidade deslocada, o percurso feito pela ambulância, o acolhimento e a área de transferência para uma unidade de pronto-socorro. 

Pela internet e em tempo real, os gestores poderão verificar o que está acontecendo em uma determinada central e checar quais ambulâncias estão em atendimento, quais estão paradas e o motivo. Para isso, o sistema usará os mapas da rede de GPS Waze, que sugere rotas alternativas para fugir de áreas com trânsito lento e agilizar o serviço.

Não há previsão para que o serviço comece a funcionar em Sorocaba. A central integrada do Samu na cidade informou que, até o momento, não recebeu nenhuma informação oficial do Ministério da Saúde sobre o assunto. De acordo com o ministério, as centrais de regulação que já utilizam outros sistemas de gestão informatizados poderão mantê-los ou solicitar a atualização ao E-SUS Samu. As centrais sem sistema informatizado serão convidadas a conhecer a ferramenta e aderir a ela até dezembro de 2014. A partir de março, o sistema começa a ser implementado em 76 centrais de todo o país que utilizam o antigo sistema do Ministério da Saúde e devem migrar para o programa que faz uso do aplicativo, como Manaus (AM), Cuiabá (MT), Natal (RN), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Santo André (SP) e Euzébio (CE).

Inovação para a saúde pública

Durante o evento, o ministro também convidou os participantes a criar soluções em tecnologia voltadas para a melhoria da saúde pública. Os projetos devem ser inscritos na segunda edição do prêmio Cecília Donnangelo de Ouvidoria SUS, que será lançado no segundo semestre deste ano. 

A ideia é identificar, principalmente, propostas de inovação tecnológica para relacionamento com cidadãos com deficiência auditiva ou visual, por exemplo. "Eu gosto muito de aplicativos para transparência, para a população acompanhar os recursos, os gastos, controle e combate ao desperdício. O que vocês pensarem pode ajudar a saúde e nós precisamos de vocês", declarou o ministro.

Aplicativo MedSUS oferece lista de medicamentos gratuitos

Outra iniciativa do ministério anunciada por Padilha é o aplicativo MedSUS, que facilitará a prescrição de medicamentos disponíveis na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). Com ele, o profissional da saúde terá todas as informações gerais dos medicamentos, tais como princípio ativo, nome comercial, apresentação e indicação, precauções e contra-indicações. "Muitas vezes, na hora de fazer a receita o médico não sabe o medicamento que está disponível pelo SUS e às vezes prescreve algum que tem um outro nome ou marca. Ou, às vezes, ele deixa de prescrever para o paciente por não saber se o SUS garante o medicamento. Agora, o profissional médico, com esse aplicativo, vai ter acesso a toda lista e vai poder prescrever o medicamento, melhorando a saúde da população", explicou.
Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/

Capotamento registrado no inicio da tarde de hoje na estrada da Palma no município de Caicó

Policiais do 3º DPRE registraram um acidente do tipo capotamento por volta das 12h desta sexta-feira (31) na VI 999 entre o distrito da Palma e a cidade de Caicó. 

O sinistro acabou vitimando mãe e filha paraibanas, que se deslocavam da cidade de Cabedelo/PB com destino ao município de Catolé do Rocha. 

As vítimas foram a senhora Ana Lays Barreto Chaves (condutora) e sua filha Roberta Gomes Chaves (passageira), que segundo a policia podem ter se envolvido nesse acidente por desconhecimento da referida via, que por sinal é cheia de curvas acentuadas. 

Os pms do trânsito fizeram o registro e providenciaram o socorro as duas vítimas que foram encaminhadas ao hospital regional com algumas escoriações pelo corpo, ficando em observação médica.

Fonte: Niltinho Ferreira

VIOLÊNCIA: SE MATA NA PB QUASE QUATRO VEZES MAIS DO QUE EM SP

violencia-grafico
É verdade que a Segurança Pública na Paraíba conseguiu conter, e até começar a reverter, o gráfico ascendente de homicídios no Estado. Foi quase estúpido o crescimento de crimes dolosos entre 2001 e 2011 no Estado, mas são verdadeiros os índices apontam redução de 8,2% nos últimos dois anos. Apesar desse fato, não há motivos para comemoração. Na Paraíba, se mata quase quatro vezes mais do que no Estado de São Paulo e duas vezes e meia a mais do que na cidade de São Paulo.


Na consolidação dos números de 2013 foram registrados 1.537 assassinatos dolosos na Paraíba, apenas cinco a menos do que em 2012. A taxa é de aproximadamente a 39 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. A Paraíba tem uma população aproximada de 3,9 milhões de habitantes. Em São Paulo, foram 4.439 homicídios para uma população de 43,6 milhões de habitantes. A taxa ficou em 10,4 para cada grupo de 100 mil habitantes.

Na cidade de São Paulo, com 10,8 milhões de habitantes e gigantesca em todos os aspectos, foram registrados 1.176 homicídios em 2013, menos do que os 1.537 anotados em todo o Estado da Paraíba, com apenas 3,9 milhões de moradores. Os números revelam sobejamente que ainda está muito distante de o Governo conseguir conter a violência em seu território. A taxa de homicídios é mais elevada do que a de regiões conflagradas por conflitos ou guerras. Há profunda carência de investimentos, estratégia e ações de combate ao crime.
Fonte: http://www.jornaldaparaiba.com.br/

Homem morre eletrocutado no Sertão da PB ao ligar máquina, diz PM

Um serralheiro de 24 anos morreu eletrocutado na noite de quinta-feira (30), na cidade deCajazeiras, no Sertão paraibano. De acordo com as informações preliminares da Polícia Militar, o jovem sofreu uma descarga elétrica ao tentar ligar uma máquina de soldar. Ele deixou uma esposa e um filho.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda tentou reanimar o jovem por pelo menos 40 minutos, mas ele não resistiu e morreu no local. O corpo do rapaz foi encaminhado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Patos, onde vai passar por perícia e ainda nesta sexta-feira (31) deve ser liberado para a família.O acidente aconteceu por volta das 18h (horário local), no bairro Pôr do Sol. De acordo com a PM, o serralheiro estava tentando consertar o portão do estabelecimento dele e, ao ligar a máquina de soldar na rede elétrica, sofreu uma descarga. A polícia deve investigar o que teria causado o choque elétrico.
G1pb

Polícia prende suspeito de fazer entrega de drogas em João Pessoa

Droga foi encontrada com o suspeito no bairro do Cristo Redentor de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um operação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes de João Pessoa prendeu um jovem suspeito de tráfico de drogas no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, na quinta-feira (30). Além da prisão, a polícia apreendeu três pacotes de cocaína e duas motocicletas, uma que pertencia ao jovem apontado como traficante e outra que era usada apenas para transportar a droga.
De acordo com o delegado titular da DRE, Allan Murilo Terruel, denúncias feitas pela população apontaram que o suspeito estaria transportando drogas de um bairro para outro.
“Soubemos que na terça-feira esse rapaz tinha ido até Mangabeira pegar droga para levar até o bairro do Cristo. A partir daí, montamos uma operação e conseguimos pegá-lo no momento em que passou com a droga, configurando o flagrante”, comentou o delegado.
Ainda de acordo com Terruel, a função do suspeito detido no esquema de tráfico se resumia a transportar as drogas para abastecer os pontos de venda na Região Metropolitana de João Pessoa. O suspeito ficou detido na carceragem da DRE e será encaminhado provisoriamente para um presídio da capital.
G1pb

Polícia apreende aves e aplica mais de R$ 7 mil em multas na Paraíba

Uma ação da Polícia Ambiental apreendeu 32 aves silvestres na manhã desta sexta-feira (31) emJoão Pessoa. Os animais foram encontrados em três residências, no Bairro das Indústrias e no Ernesto Geisel, e os policiais chegaram até os locais através de denúncias anônimas. Além das apreensões foram aplicadas R$ 7,5 mil em multas aos proprietários das casas.
Papagaios estavam entre aves apreendidas (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Segundo o comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Paulo Sérgio, entre as espécies encontradas estão duas espécies de papagaio que correm risco de extinção. “Eles estavam com uma mesma pessoa e sendo criadas em uma única gaiola”, disse. Ainda de acordo com o oficial,  em casos de animais em risco de extinção a multa é de R$ 5 mil por exemplar, mas ela não foi aplicada no caso porque houve a entrega espontânea. Nos outros casos  a multa é de R$ 500.
“Ele foi vítima de maus tratos. Foi atendido pelo veterinário, mas não resistiu”, contou o comandante destacando que outros pássaros também não estão em seu estado de saúde perfeito.Além dos papagaios, também foram apreendidos azulão, graúna, sabia e outras espécies. Paulo Sérgio enfatizou que um galo de campina que estava debilitado morreu após chegar à sede da Polícia Ambiental, para onde as aves foram levadas.
Os pássaros serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em  Cabedelo, na Grande João Pessoa, onde passaram por um período de quarentena e depois serão soltos no habitat natural.
G1pb

Equipamento de obra cai e destrói cabine de caminhão em João Pessoa


Acidente aconteceu em uma construção no bairro de Tambaú (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma perfuratriz quebrou e caiu em cima de um caminhão por volta das 9h30 (horário local) em uma construção no bairro de Tambaú, em João Pessoa. A cabine do veículo ficou destruída. Ninguém passava pela calçada nem estava na cabine, por isso, não houve feridos.

Segundo o diretor da construtura, João Bezerra, o acidente ocorreu por conta de uma peça que se deslocou do guindaste. Ele também informou que a empresa responsável pelo equipamento é terceirizada.O equipamento trabalhava na construção de um prédio empresarial no bairro e o caminhão é de uma empresa que presta serviços à construtora.
G1pb

MPT quer multa de R$ 3,8 milhões para a prefeitura de João Pessoa

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba requereu à Justiça a aplicação de uma multa de R$ 3,8 milhões contra a prefeitura de João Pessoa por descumprimento de acordo judicial para a realização das obras de reforma do Centro Comercial de Passagem, no Centro da capital, e mais R$ 10 mil por dia de atraso. O prazo para a conclusão das obras terminou no último dia 20. O requerimento foi divulgado nesta sexta-feira (31) e, segundo o MPT, o procurador Eduardo Varandas também pediu inspeção judicial no local.

Problemas nas instalações elétricas e estrutura física do Centro de Passagem, com riscos à vida de trabalhadores e clientes, levaram o MPT a mover ação civil pública e pedir a interdição do local. Em acordo judicial firmado em  dezembro de 2013, na 7ª Vara do Trabalho, ficou acertado que a prefeitura sanaria todas as irregularidades no meio ambiente de trabalho daquele centro até 20 de janeiro, sob pena de interdição e multa.

O Ministério Público argumentou também que laudos apresentados pela concessionária de energia e pelo Corpo de Bombeiros apontaram situação precária e grave risco de incêndio no Centro Comercial de Passagem. Local apresenta  fios descobertos, falta de extintores, ausência de indicativos de saída de emergência, entre várias outras irregularidades.Segundo o MPT, a prefeitura pediu novamente prorrogação do prazo. “O município descumpriu, repetidas vezes, os prazos estipulados no acordo e pela Justiça. Estamos lidando com segurança no trabalho e, por conseguinte, proteção à vida humana. Não aceitaremos mais dilações indevidas. Em medida extrema, não descartamos ainda a interdição do local”, argumenta o procurador do Trabalho.

Varandas disse ainda que está havendo “falta de sensibilidade social do município para com os trabalhadores”, pois as atividades  no local param a partir das 15h para os trabalhos de reforma, prejudicando a vendas.“A execução das obras poderia ter sido programada para após o horário comercial, a fim de evitar mais danos aos comerciantes”, observa o procurador.

O procurador-geral de João Pessoa, Rodrigo Farias, disse que a administração municipal está cumprindo todos os termos do acordo firmado na Justiça do Trabalho e por isso não vê razão no pedido de aplicação de multa. “ A prefeitura não finalizou a  obra, mas comprovou tudo que fez. Na audiência do ano passado já tinha ficado decidido que se houvesse a necessidade poderia ser pedido a dilatação de prazo, e foi isso que fizemos”, disse.

G1pb

Dupla é presa na Paraíba após fazer empréstimo com documentos falsos

Dois homens foram presos nesta sexta-feira (31) na cidade de Guarabira, Agreste da Paraíba, por suspeita de estelionato. Segundo a Polícia Civil, a dupla falsificou documentos de um médico que atua na região e fez um empréstimo de R$ 42 mil no nome do profissional. Eles foram detidos após uma denúncia de uma funcionária do correspondente bancário.
De acordo com a coordenadora adjunta da 8ª seccional de Polícia Civil, delegada Emília Ferraz, os dois suspeitos moram em Tocantis e afirmaram que trabalham como professores. Um deles é natural de Guarabira e outro é de Ouricuri, cidade de Pernambuco.
O valor do empréstimo chegou a ser depositado em uma conta aberta no nome do profissional, mas a operação foi suspensa após a suspeita de fraude e a dupla não conseguiu fazer o saque.Segundo a delegada, um dos  homens se apresentou no correspondente bancário com um RG em nome do médico, mas que tinha a foto dele. Ela explicou que isso levantou a suspeita. “A funcionária percebeu a foto não batia com as descrições do médico”, disse Emília.  Além da identidade, os suspeitos também falsificaram um comprovante de residência e apresentaram um contracheque com nome do médico.
Emília Ferraz disse que a prisão foi feita em parceria com a Polícia Militar e os dois homens foram localizados quando estavam Guarabira, em um carro, com destino a Tocantins . “Nós encontramos com eles uma série de documentos de empréstimos financeiros e acreditamos que essas operações também sejam fraudes”, declarou a delegada.
Os dois homens foram ouvidos na Delegacia de Guarabira e, segundo a polícia, devem ser transferidos para o presídio da cidade.
G1pb

Funcionários dos Correios na Paraíba entram em greve

Funcionários dos Correios na Paraíba entraram em greve por tempo indeterminado  nesta quinta-feira (30). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos do estado (Sintect-PB), a decisão de paralisar os serviços foi tomada em uma assembleia realizada na quarta-feira (29). O movimento está acontecendo em várias partes do país e a principal reivindicação é a manutenção do atual plano de saúde da categoria.
O dirigente do Sintect-PB afirmou que a maior adesão à paralisação está acontecendo no setor postal, cerca de 70%. “É o que mais impacta por ser o setor de entrega de correspondência nos domicílios”, disse. Emanuel disse que não tem a informação de quantos funcionários estão parados, mas afirmou que o movimento tem mais força  em João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita, Patos, Sousa e Cajazeiras.O sindicato afirma que a empresa está mudando o plano dos servidores e 'privatizando' o serviço. De acordo com o secretário-geral do Sintect, Emanuel Santos, conforme determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), emitida após o fim da última paralisação da categoria, no ano passado, o atual plano deveria ser mantido, e qualquer modificação só poderia ser feita após diálogo com representantes dos servidores.

“Isso [a mudança de plano] vai levar os trabalhadores à inadimplência pela simples falta de condições de pagamento porque são valores altos, incompatíveis para a maioria da categoria”, explicou Emanuel Santos.

 

O que diz a empresa
Por meio de nota, a superintendência dos Correios na Paraíba disse que aproximadamente 88% do efetivo, de quase 1.650 empregados, estão trabalhando no estado. A empresa afirma ainda que apenas cerca de 190 empregados aderiram à paralisação e confirma que maioria é de carteiros.

Os Correios afirmam ainda que todas as agências estão abertas, com exceção da unidade do município de Pilõezinhos, que está fechada mas deve voltar a funcionar na sexta-feira (31), e todos os serviços estão disponíveis, inclusive  a entrega de cartas e encomendas.
Sobre o plano de saúde, a direção da empresa disse  que está cumprindo o que foi definido pelo
pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e que  todos os benefícios estão garantidos, incluindo dependentes cadastrados, porcentagem de compartilhamento, não cobrança de mensalidade ou tarifas, rede credenciada e cobertura de procedimentos entre outros. Para os Correios, não há justificativa para as paralisações.
G1

Agnelo quer que comando da PM ponha fim a operação tartaruga

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, pediu nesta sexta-feira (31), durante reunião com a cúpula da segurança pública, que os comandantes de batalhões da Polícia Militar cobrem da tropa o cumprimento de suas atividades. A reunião ocorreu em resposta a uma onda de violência na capital federal.
Os policiais militares e bombeiros do DF estão em operação tartaruga desde outubro do ano passado. Eles reivindicam o cumprimento de 13 promessas de campanha feitas à categoria por Agnelo em 2010.
“A vida é a coisa mais importante. A vida é mais importante que a política. Por isso que a PM tem a obrigação de garantir a segurança pública do DF. Nossa PM tem comando”, disse. “Não [podemos] admitir em hipótese alguma que meia dúzia de pessoas, com atitudes inclusive covardes, possam colocar em risco a segurança do nosso povo. [Eles] não têm direito de colocar a vida das pessoas em risco."Segundo o governador, o movimento dos policiais tem “interesses políticos”. O governador não respondeu a perguntas dos jornalistas. Logo após o término da reunião, ele deixou o local.
“A população do DF não pode confundir toda uma instituição com gestos abomináveis como a de alguns covardes comemorando a morte dos inocentes”, disse o governador. “Tomarei todas as medidas necessárias para garantir a segurança da nossa população.”
Cartaz afixado em parada de ônibus na área central de Brasília (Foto: Raquel Morais/G1 DF)
O comandante-geral da PM, Anderson Moura, disse que já identificou cinco policiais que estão à frente da operação tartaruga e que vai abrir procedimento disciplinar contra os responsáveis. A punição, segundo ele, pode ir de advertência a demissão.
“Aqueles que fizeram falsas lideranças e que estão usando de interesses políticos para inflamar o movimento, vamos instaurar procedimento disciplinar”, disse. "As lideranças já foram identificadas e tanto a Corregedoria e o centro de inteligência estão trabalhando para identificar outros."
O presidente em exercício da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares do Distrito Federal (Aspra-DF), sargento Sansão Barbosa, disse que o comandante da PM “radicalizou” e que vai haver reação dos policiais.
“Ele radicalizou, nós vamos radicalizar. Nós vamos parar a polícia”, disse. “Não tem falsa liderança, não. Sou eleito na Aspra desde 2001 porque tenho coragem de defender a categoria. Vamos parar esse fim de semana, vamos marcar um dia e hora para parar geral, de 12 a 24 horas. Vamos radicalizar.”
Ele disse que uma das reivindicações – pagamento de gratificação – não pode ser atendida porque depende de repasse de recursos da União. Ele não disse quais são as outras três reivindicações não atendidas.Os policiais e bombeiros reivindicam, entre outros pontos, reajuste salarial e restruturação da carreira. Nesta sexta, o secretário de comunicação do GDF, André Duda, disse que o governo já atendeu 9 dos 13 pontos reivindicados pelos policiais.
Os policiais negam que haja negociação aberta com o GDF e dizem que seguirão em operação tartaruga até que o governo atenda as reivindicações.
Aumento da violência
A um dia do fim do mês de janeiro, o número de homicídios no DF subiu 38,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, 68 homicídios haviam sido registrados no DF entre o dia 1º e a manhã desta quinta-feira (30), 19 a mais que nos 31 dias do mesmo mês de 2013.

Mãe de jovem morto após tentativa de assalto em Águas Claras chora ao abraçar familiar durante o velório (Foto: Lucas Nanini/G1)
Sem reajuste salarial, PMs do DF deflagraram em outubro uma operação tartaruga, para cobrar reajuste salarial, reestruturação da carreira e pagamento de benefícios aos que estão em atividade e reformados. Eles dizem que só encerram o movimento quando o GDF negociar com a categoria.
'Refém do medo'
Na manhã desta quinta, o governador do DF criticou a postura dos PM que aderiram à operação tartaruga. "A Polícia Militar tem todo o direito de reivindicar, o que eles não têm direito é de colocar em risco a vida da população. O GDF vai tomar todas as medidas necessárias para que Brasília não se torne refém do medo", disse Agnelo.

A declaração do governador foi feita durante a inauguração da duplicação de 1,5 quilômetro da DF-451. De acordo com o secretário de Comunicação, André Duda, as recentes notícias de violência, incluindo a morte de um homem em frente ao prédio dele, em Águas Claras, em uma tentativa de assalto, motivaram o comentário.
Leonardo Almeida Monteiro, de 29 anos, voltava da academia e estacionava o carro na porta quando foi abordado por três homens. Testemunhas afirmam que crianças que brincavam no prédio viram a cena e gritaram, para alertá-lo. A vítima tentou correr, mas foi atingida no pescoço.
G1

Turista portuguesa opera cotovelo após ser atingida por tiro no Rio

A turista portuguesa Rosa Maria Ribeiro, que sofreu uma tentativa de assalto na noite desta quinta-feira (30) em Santa Teresa, levou um tiro no cotovelo e foi operada. Como mostrou o RJTV, ela foi encaminhada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. A turista e o marido, Jorge Manoel Ribeiro Carvalho, furaram o “bloqueio” de uma falsa blitz na Estrada do Sumaré, na Zona Norte do Rio, por volta das 18h, e os supostos criminosos reagiram. Jorge não ficou ferido.
Segundo a Polícia, os suspeitos vêm praticando esse tipo de crime na região. Na última segunda-feira (27), eles roubaram um carro, utilizado no assalto aos portugueses. O veículo foi recuperado, de acordo com a Polícia. Como mostrou o RJTV, o caso foi registrado na 7ª DP (Santa Teresa) e será encaminhado para a Delegacia de Apoio ao Turismo (DEAT).
O bairro de Santa Teresa é caminho para quem segue de carro para alguns dos mais importantes pontos turísticos do Rio, como o Cristo Redentor. Moradores da região, que tem mais de 20 favelas, reclamam da falta de segurança na região. Como alerta uma moradora do bairro, “o turista que não conhece o local, fica refém”.
G1

José Serra recebe alta de hospital após passar por cirurgia na próstata

José Serra chega aos estúdios da Globo (Foto: Reprodução/G1)
O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) recebeu alta, na tarde desta sexta-feira (31), do Hospital Sírio-Libanês, na Bela Vista, região central de São Paulo, onde se recuperava de intervenção cirúrgica na próstata. A cirurgia foi realizada nesta terça-feira (28).
De acordo com a assessoria do hospital, o estudo do material removido constatou crescimento benigno local, sem a necessidade de tratamento adicional. "O paciente está apto a retomar suas atividades rotineiras", informou boletim médico.
O ex-governador apresentava um quadro de hiperplasia prostática benigna, ou um aumento benigno do órgão.Em julho do ano passado, o ex-governador passou por uma cirurgia para a colocação de um stent - mola metálica que expande a artéria e aumenta a capacidade de fluxo sanguíneo - no mesmo hospital. O problema cardíaco foi detectado durante a avaliação pré-operatória para a realização da intervenção cirúrgica na próstata.
Confira a íntegra do boletim médico:
"31/01/14
15h45
O ex-governador José Serra recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira, 31/01/14. O paciente se recuperava de intervenção cirúrgica de próstata, realizada na última terça-feira (28/01), pelo Prof. Miguel Srougi.
O estudo do material removido constatou crescimento benigno local, sem a necessidade de tratamento adicional.
O paciente está apto a retomar suas atividades rotineiras.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira                             Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Técnico Médico                                                Diretor Clínico"
G1

Delegado Fernando Veloso é o novo chefe da Polícia Civil do RJ

O delegado Fernando Veloso passará a atuar na subchefia operacional da Polícia Civil do Rio (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Fernando Veloso é o novo chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro. O delegado, que ocupava o cargo de subchefe operacional da instituição, substitui Martha Rocha, que renunciou ao cargo para ser candidata.
Em nota, o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, desejou "sucesso" a Veloso.
Martha Rocha anunciou no dia 13 deste mês que deixaria o cargo em 31 de janeiro para seguir carreira política. A delegada resolveu antecipar sua saída por entender que o secretário precisa de tempo para se planejar, já que este ano a cidade sediará grandes eventos.
Cláudio Ferraz era o mais cotadoA delegada, primeira mulher a ocupar o cargo, estava no posto desde fevereiro de 2011. Antes de ser chefe da Polícia Civil, a delegada esteve na direção geral da Divisão de Polícias de Atendimento à Mulher (DPAM).
O nome mais cotado para substituir Martha era o de Cláudio Ferraz, até a divulgação, a poucos dias do saída da chefe da Polícia Civil, de que o Ministério Público estaria investigando o aumento do patrimônio do delegado. Ele também é investigado por sonegação fiscal. 
Veloso já foi delegado da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) e da 9ª DP (Catete) e deve ficar no cargo só até o fim do ano, quando chega ao fim o governo Sérgio Cabral.
Disputa dentro da Polícia Civil
Fernando Veloso esteve envolvido em maio de 2013 em uma disputa dentro da Polícia Civil. Além do subchefe operacional da Polícia Civil, a briga envolvia o piloto Ronaldo Ney Barbosa Mendes e Adonis Lopes de Oliveira, ex-comandante do Serviço Aeropolicial (Saer), que é o setor responsável pelas operações aéreas da Polícia Civil. A briga fez com que um vídeo interno fosse parar no jornal "Extra".

Veloso se defendeu das informações de que estaria envolvido em uma disputa dentro da Polícia Civil. "Eu desconheço ter envolvimento em desavenças. Eu tomei conhecimento a partir da reportagem. Sei que há desavenças entre policiais e  tenho que tomar decisões em função da minha posição. Eu na o tomei partido nem de um policial, nem de outro", disse.
G1

Shoppings e universidades são suspeitos de fraudar IPTU, diz MP

Shoppings e universidades estão na lista inicial de 84 contribuintes, entre pessoas físicas e jurídicas, suspeitas de fraudar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), de acordo com o promotor Marcelo Mendroni, do Ministério Público de São Paulo. O esquema foi descoberto a partir da investigação da fraude do Imposto Sobre Serviços (ISS) na capital paulista.
Segundo o promotor, um documento foi encontrado na casa do ex-auditor fiscal Luís Alexandre Magalhães, investigado pela fraude no recolhimento do ISS, com valores em dinheiro escritos a mão ao lado de códigos de registro na Prefeitura. Os fiscais registravam imóveis com uma área menor do que a real e cobravam a diferença do primeiro ano do IPTU como propina, de acordo com as investigações.
O MP diz ter identificado imóveis novos e antigos, que foram ampliados, envolvidos na fraude. "Estamos lidando com a hipótese de os contribuintes estarem envolvidos na corrupção. Não aparenta, nesse primeiro momento, que houve uma extorsão", afirma o promotor. A fraude ocorreria desde 2009, segundo as apurações iniciais.
Um novo inquérito foi instaurado para investigar a fraude e, segundo Mendroni, a investigação do ISS levou à identificação de outros dois esquemas de fraude no IPTU que também deverão evoluir para outros dois inquéritos. A investigação do Ministério Público indica que a máfia do ISS teria desviado R$ 500 milhões – dinheiro que a administração municipal deveria ter recebido em pagamentos do imposto.Além dos quatro fiscais suspeitos de envolvidos no esquema do ISS, que chegaram a ser presos durante as investigações, o MP identificou cerca de outros 10 fiscais que podem ter envolvimento na fraude do IPTU.
O advogado de Magalhães disse que não conhece a investigação sobre o IPTU, mas adiantou que o auditor não trabalhou na fiscalização desse imposto. Magalhães e o também fiscal Carlos Augusto Di Lallo já haviam dado a entender, em uma conversa gravada, que também fraudaram o IPTU, segundo áudio divulgado pelo Bom Dia São Paulo.
Di Lallo: Todos esses anos nós levamos dinheiro. Quem pagou o pato?
Magalhães: O Habite-se!
Di Lallo: Não pegaram o IPTU. O IPTU não pegaram.
Magalhães: A gente fez um monte de coisa no IPTU.

Em novembro do ano passado, o prefeito Fernando Haddad já havia informado sobre a possibilidade de a quadrilha também ter fraudado o IPTU. "Há denúncias de mudança cadastral no IPTU, para que a pessoa pague menos", disse à época.
Na quinta-feira (30), o Tribunal de Justiça de São Paulo autorizou a quebra do sigilo bancário e fiscal de Magalhães, da ex-mulher dele e de quatro empresas ligadas aos dois. O acesso a essas informações deverá ajudar nas investigações.
G1

Novo ministro da Saúde, Chioro diz viver dia 'mais triste e mais feliz'

Arthur Chioro deixou cargo em São Bernardo nesta sexta-feira (Foto: Márcio Pinho/G1)
O médico Arthur Chioro, que tomará posse na próxima semana do Ministério da Saúde, deixou nesta sexta-feira (31) o posto de secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, no ABC, afirmando ser o dia mais "triste" e mais "feliz" da sua vida.
"É vontade de ficar e de partir. Falei com a minha esposa que hoje é o dia mais triste e mais feliz da minha vida", disse. Ele evitou falar sobre o futuro cargo e disse que falará como ministro a partir de segunda-feira (3).
Estavam presentes o atual ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que deixará o ministério para disputar o governo de São Paulo, e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.  O evento durou três horas e teve ainda a presença de vários militantes do PT e deputados estaduais e federais. Chioro ainda acompanhou Padilha e Marinho em uma visita às novas instalações da Central de Regulação Médica do SAMU, no Centro da cidade.
Médico e pesquisador especializado em saúde coletiva, o médico vai conduzir um dos programas tidos como carro-chefe do governo Dilma, o Mais Médicos. Ele acaba de retornar de uma viagem com a presidente à Cuba, onde o governo agradeceu pela transferência de profissionais.
A indicação de seu nome, no entanto, gerou polêmica porque Chioro é investigado pelo Ministério Público de São Paulo por ter uma firma de consultoria em saúde que presta serviços a prefeituras paulistas, segundo o MP. Isso vai contra a legislação vigente no município de São Paulo. Segundo o secretário, acumular a participação na empresa Consaúde Consultoria com o cargo público em São Bernardo não feria a legislação municipal.A opção da presidente por Chioro foi publicamente conhecida na semana passada, quando ele teve uma reunião na manhã de terça-feira (21) com a presidente e almoçou depois com Padilha.
Apesar disso, Chioro anunciou que deixa a empresa e que o controle ficará com sua mulher. “A legislação [federal] exige que haja o meu afastamento. Eu, por conta de toda essa repercussão, entendo que é a medida mais adequada a ser tomada. Na condução ética, na condução concreta do dia a dia da empresa, eu tenho absoluta clareza que agi da maneira mais correta possível”, afirmou o futuro ministro em entrevista coletiva no dia 23.
No evento desta sexta, Chioro falou por cerca de 40 minutos e citou inúmeros feitos à frente da secretaria, desde 2009, como a criação do do Hospital de Clínicas e a implantação de nove UPAs - 24h. Disse que o feito que mais importante, no entanto, foi a criação de residências terapêuticas para pacientes que estavam confinados em clínicas psiquiátricas.
Ele elogiou bastante o ministro Padilha, o qual chamou de o melhor ministro da saúde da história do país. Os elogios foram devolvidos pelo pré-candidato ao governo de São Paulo, que afirmou que, sem parceiros nos municípios, como foi Chioro, "o que a gente projeta, coloca dinheiro, não vira realidade." 
No próprio evento, o prefeito Luiz Marinho empossou a então secretária-adjunta, Odete Gialdi, como nova secretária de saúde do município.
Perfil
Médico concursado da prefeitura de Santos (SP) desde 1989, Chioro já havia trabalhado no Ministério da Saúde anteriormente. Ele retorna à pasta nove anos após ter exercido o cargo de diretor do Departamento de Atenção Especializada da pasta entre 2003 e 2005.

Chioro se formou pela Fundação Serra dos Órgãos e especializou-se em medicina preventiva e social pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Anos depois, tornou-se mestre e doutor em saúde coletiva, cadeira que leciona na Faculdade de Fisioterapia Unisanta e na Faculdade de Medicina (Unimes). É também pesquisador na área de planejamento e gestão em saúde da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Em São Bernardo do Campo, o petista integra o primeiro escalão da prefeitura desde o primeiro mandato do atual prefeito Luiz Marinho, que foi eleito em 2008 e reeleito em 2012. Marinho é ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem mantém amizade próxima.
Chioro também deixa o cargo de presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que agora será ocupado pelo vice-presidente da entidade, Fernando Monti.
Atendimento
O G1 visitou algumas unidades de saúde do município e conversou com usuários. Alguns elogiaram, outros criticaram a situação da saúde na cidade. Na UBS Alves Dias, a dona de casa Marisa da Silva, de 44 anos, afirmava que não espera nem cinco minutos para pegar o remédio e que consegue realizar normalmente suas consultas com uma psicóloga. Não havia filas no local na quinta-feira (30) à tarde.

Moradora de São Bernardo diz que teve dificuldades em conseguir remédio (Foto: Márcio Pinho/G1)
A aprovação não era unânime, porém. A ajudante-geral Inani Pereira de Souza, de 48 anos, deixou o local sem os remédios que havia ido buscar, Omeprazol 20 mg e Losartana 50 mg e reclamava ainda da demora para a marcação de consultas.  “Sempre espero pelo atendimento e consultas. Um mês, dois meses, até mais. Tinha que melhorar”, afirma ela, que conta ter consulta marcada com um psicólogo para abril.
No mesmo local, Ana Rita de Cássia disse que não há data para passar com o ginecologista que costuma tratá-la. Ela se queixou ainda que ficou desde 2012 esperando ser chamada para fazer uma endoscopia, e que só foi convocada neste mês. “Não podia esperar. Paguei R$ 200 e fiz no particular”, diz.
Em outra unidade, a UBS do Alvarenga, Maria Rubenita Mora Alexandre afirmava que na terça-feira (28) tinha marcada uma mamografia pela UBS em outro centro, mas que a máquina de mamografia estava quebrada. Conta ainda ter sido informada que sua consulta com um clínico será em 22 de março. “A gente pensa que a saúde vai melhorar, e não melhora”, afirma.
A Secretaria de Saúde informou que o prestador de serviço para a realização de mamografias em São Bernardo, o Laboratório Ghelfond, confirmou que houve a quebra do aparelho de endoscopia no dia 28 de janeiro, mas o equipamento foi consertado ainda no mesmo dia. O exame de mamografia da munícipe Maria Rubenita foi reagendado para a próxima segunda-feira, dia 3. Sobre a data da consulta, a secretaria disse que a rede municipal de saúde trabalha com o sistema de acolhimento e classificação de risco, sendo priorizados os casos mais graves.
Sobre o desabastecimento dos medicamentos Losartana e Omeprazol, o problema foi regularizado esta semana e ambos já estão disponíveis em todas as 32 unidades básicas de saúde do município. Houve falta em razão das férias coletivas da maior parte dos fornecedores a partir do final do ano, segundo a secretaria. No período, os usuários foram orientados a procurar as farmácias populares da cidade.
A secretaria informou ainda que as vagas oferecidas pelo estado são inferiores à demanda, e que o município decidiu assumir emergencialmente o serviço. A secretaria alugou dois aparelhos de endoscopia e contratou profissionais para esse mutirão. Todos os pedidos de endoscopia estão sendo reavaliados e os pacientes com maior gravidade estão sendo contatados prioritariamente
Raio-x da saúde
A rede pública de São Bernardo tem 582.113 pessoas cadastradas no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). O município realiza 2 milhões de consultas médicas, em média, por ano. E cerca de 30 mil internações hospitalares são realizadas anualmente.  A rede municipal de saúde conta com 32 unidades básicas de saúde, 9 UPAs, 4 hospitais e 5 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros equipamentos.

A Secretaria da Saúde destaca, entre os principais feitos de Artur Chioro à frente da pasta, a construção do Hospital das Clínicas Municipal, com 293 leitos de média e alta complexidade para reduzir o déficit de leitos clínicos e cirúrgicos, a implantação de nove UPAS-24h para o atendimento de urgência e emergência, com bases do SAMU descentralizadas, reforma e ampliação de 24 unidades básicas de saúde e o início da construção de duas novas UBSs (Montanhão e Areião). Cita ainda a estruturação de ações de cuidado em saúde, com estratégias preventivas e de promoção da saúde, como o projeto “De Bem com a Vida” que desenvolve práticas corporais em milhares de idosos, hipertensos, diabéticos etc.
G1

Bovespa fecha em alta, mas tem o pior janeiro desde 1995

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou o último pregão do mês no campo positivo, acima dos 47 mil pontos, mas teve a quinta semana e o terceiro mês seguido de queda, registrando o pior desempenho para janeiro desde 1995.
O Ibovespa terminou a sexta-feira (31) com variação positiva de 0,84%, a 47.638 pontos. Veja cotação
A queda no acumulado do primeiro mês do ano foi quase metade da desvalorização de 15,5% registrada em 2013.Na semana, a baixa foi de 0,31%. Já no  acumulado de janeiro, o índice recuou 7,51%, maior queda para o mês desde 1995, quando a perda foi de 10,77%, segundo dados da consultoria Economatica.
O resultado do mês foi prejudicado pelo cenário global de aversão ao risco e pela desconfiança de investidores em relação ao Brasil.
A valorização desta sexta-feira foi guiada por ações de bancos, da Vale e da BM&FBovespa, depois de a bolsa passar a primeira parte do pregão no negativo.
Ação da Petrobras recua 13,9% no mês
Segundo dados da BM&FBovespa, o saldo de investidores estrangeiros na bolsa estava negativo em janeiro em R$ 739,5 milhões até o dia 29. Somente entre os dias 24 e
28, os estrangeiros tiraram mais de R$ 1 bilhão da bolsa, em meio a uma onda global de aversão ao risco que atingiu países emergentes.

Indicadores mostrando contração na atividade industrial da China neste mês também afetaram a Bovespa, repercutindo em ações expostas ao país asiático como as da Vale. O papel preferencial da mineradora, que tem a China como seu principal cliente, caiu 8,34% no mês.  A Petrobras recuou 13,9% no mês.
As recomendações de analistas têm se concentrado em companhias que se beneficiam da alta do dólar, que deve se valorizar ainda mais com a saída de recursos do Brasil. Por outro lado, empresas ligadas à economia doméstica e sensíveis à taxa de juros, como parte do varejo e empresas do setor imobiliário, devem ver suas ações pesarem mais, destaca a Reuters.
Com os preços bastante pressionados, especialistas consideram provável que a bolsa tenha um repique em breve. Contudo, a tendência ainda é de queda.
"Podemos ver um rali de curto prazo, mas o cenário mais provável é que o índice busque a mínima do ano passado, de 44.100 pontos... Tem muitos estrangeiros tirando dinheiro do Brasil", disse à Reuters o estrategista da Citi Corretora, Hugo Rosa.
Para ele, o crescimento baixo da economia brasileira, o ciclo de aperto monetário do Banco Central e a desconfiança com a política econômica já traziam mal estar em relação ao Brasil.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...