domingo, 20 de outubro de 2013

Enem dará diploma do Ensino Médio

“Parei de estudar no 2º ano do Ensino Médio, em 2011. A minha mulher, na época namorada, ficou grávida e eu passei a ter outras prioridades”, lembra Marcelo Ristam, 19 anos. Apesar da resistência que enfrentou dos tios-avós, com quem morava na época, ele saiu de casa e começou a trabalhar. Agora, decidiu que era hora de voltar a pensar nos estudos.
Neste ano, para conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio, Ristam vai se juntar aos mais de sete milhões de candidatos que vão prestar o Enem nos dias 26 e 27 de outubro. “O exame vai me ajudar em duas questões: conseguir o certificado e também ingressar em uma universidade. E o meu maior suporte é meu filho”, diz.
Ristam não é exceção. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre os candidatos ao Enem deste ano, mais de 784 mil fizeram inscrição para tirar o certificado, o que corresponde a cerca de 10% do total.
Para pedir a certificação de conclusão do Ensino Médio, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), o candidato deve ter ao menos 18 anos até a data da primeira prova e conseguir o seguinte rendimento na avaliação: 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento da prova e tirar ao menos 500 pontos na redação.
A jovem Ohanna Jade do Amaral, de 19 anos, está fazendo cursinho para atingir esse porcentual de acertos e conseguir seu diploma. Ela saiu da escola em 2011, quando reprovou no 1º ano do Ensino Médio.
“Depois que os meus pais se separaram, eu mudei de colégio. Acabei tendo problemas com os outros alunos, sofri bullying e briguei muito. Então, quando repeti de ano, acabei decidindo, junto com a minha mãe, sair do colégio por um tempo”, lembra. Nessa época em que ficou sem estudar, Ohanna terminou o curso de inglês e fez um curso técnico de hotelaria e turismo em Santo André, no Grande ABC, onde mora.
Leia mais:
"Tenho 54 anos e um sonho: fazer 700 pontos no Enem para me formar engenheiro" 
Manifestações e mobilidade urbana são os temas mais cotados para redação

Seu maior desejo, conta, é entrar na Universidade de São Paulo (USP). “Quero prestar vestibular para História. Vou tentar este ano já, mas acredito que as datas do certificado e dos vestibulares não vão bater. Então devo fazer mais um ano de cursinho”, explica.
O Enem também deve mudar a vida do torneiro mecânico Darlei Alves Bezerra, de 30 anos. Para conquistar seu objetivo, a rotina é pesada: trabalha das 7h30 às 17h, à noite vai a um cursinho pré-vestibular e, depois, corre para casa para ficar com a mulher e o filho. Pai de um bebê de oito meses, Bezerra decidiu que este era o ano para voltar à sala de aula e finalmente conquistar o certificado de conclusão de curso.
Bezerra conta que chegou a terminar o Ensino Médio em Tocantins, onde cresceu, mas veio logo em seguida para São Paulo e não conseguiu pegar o certificado de conclusão.
O coordenador do cursinho da Poli, Gilberto Alvarez, o Giba, diz que percebe com o passar dos anos o aumento de adultos que procuram pelos cursos pré-vestibular e lembra que um dos motivos é exatamente para conseguir o certificado. “Com o Enem, há novas possibilidades para essas pessoas”.

Em uma semana, outro peixe-remo gigante aparece em praia nos EUA

Peixe-remo de 4,27 metros foi encontrado em praia perto de Oceanside (Foto: Mark Bussey/AP)Menos de uma semana depois, outro peixe-remo gigante foi encontrado na Califórnia (EUA). O americano Mark Bussey e outros banhistas acharam a criatura que vive nas profundezas dos oceanos na sexta-feira (18) em uma praia perto de Oceanside.
O peixe-remo tem 4,27 metros, um pouco menor do que um exemplar encontrado pela instrutora de ciência marinha Jasmine Santana no dia 13 de outubro. Ela estava mergulhando no mar na região de Los Angeles, quando se deparou com um peixe de 5,4 m.
Os peixes-remo podem alcançar até 17 metros de comprimento, vivem normalmente em climas tropicais e acredita-se que podem submergir até 914 metros no oceano, o que faz ser uma espécie difícil de estudar.
G1

Sorrisos podem dar indícios sobre desenvovimento de bebês

Com brincadeiras que causam sorrisos, mãe e bebê começam a interagir (Foto: BBC)
Os primeiros sorrisos e risadas de um bebê costumam encantar os pais. Mas também parecem dar indícios sobre o entendimento do mundo pelas crianças.

"Os risos começam muito cedo, assim como as lágrimas", diz à BBC Caspar Addyman, médico que investiga o tema no Birkbeck College, em Londres. "Isso nos faz pensar que se trata de uma forma de comunicação entre mãe e bebê antes da linguagem."
Ele coletou quase 700 questionários sobre sorrisos de bebês ao redor do mundo e descobriu que eles sorriem em resposta a sensações prazerosas muito antes do que esperado - a partir de um mês de idade.
Pouco depois, entre dois e quatro meses, o bebê desenvolve sorrisos específicos para interagir com seus pais.
Addyman espera avançar em sua pesquisa e usar as risadas como uma nova forma de monitorar como os bebês veem o mundo ao seu redor.
Piaget
O psicólogo suíço Jean Piaget, quem mais influencia a visão corrente sobre desenvolvimento infantil, observou crianças em diferentes idades e identificou estágios de habilidade cognitiva.

No início da vida, disse Piaget, bebês só conseguem aprender a respeito do mundo ao interagir diretamente com ele, agarrando, chacoalhando e colocando objetos na boca.
Com cada experiência, concluiu o psicólogo, as crianças gradualmente aprendem a montar um retrato do funcionamento do mundo - uma espécie de física inocente infantil.
Mas Addyman acredita que estudar as risadas de bebês pode ser igualmente eficiente para ajudar estudiosos a identificar os desenvolvimentos das mentes infantis.
"Você só ri de algo quando o entende, então o motivo pelo qual (os bebês) riem dá indícios sobre seu entendimento", diz o médico.
Ele acredita que a habilidade infantil em achar graça de algo mostra que seu cérebro está se desenvolvendo.
Cadê?
O Projeto Baby Laughter (risada de bebê), que entrevistou pais em mais de 20 países, mostrou que brincadeiras de esconder o rosto são perfeitas para demonstrar um desenvolvimento cerebral fundamental: o que identifica que algo continua a existir mesmo quando você deixa de vê-lo.

Mas crianças muito pequenas não sabem disso - é por isso que bebês de seis meses de idade ficam tão surpresos com a brincadeira de esconde.
Na impossibilidade de ver a pessoa "escondida", eles acham que ela desapareceu - fazendo com que sua reaparição repentina cause risos.
Entre seis e oito meses de idade, a criança começa a entender que o adulto está apenas escondido. A brincadeira, então, vira a expectativa quanto à reaparição.
"Essa brincadeira é ótima. Diz respeito ao reaparecimento da mãe (aos olhos do bebê), mas também à comunicação compartilhada", explica Addyman. "É impossível não sorrir quando um bebê começa a dar risada com você, algo realmente valioso para desenvolver sua habilidade de interagir com outras pessoas."
Senso de humor
Um potencial elo entre riso e desenvolvimento de linguagem sugere que costumamos subestimar o senso de humor dos bebês.

"As crianças conseguem captar os ritmos de conversa através das piadas e de jogos", diz Addyman.
Por isso, risadas e sorrisos podem ser importantes ferramentas de comunicação para crianças antes de elas aprenderem a falar.
E até mesmo primatas costumam usar as risadas para interagir socialmente.
"Entre chimpanzés, o riso é usado sobretudo para brincar", explica Katie Slocombe, especialista em cognição da Universidade de York (Grã-Bretanha). "Quando um chimpanzé ri, isso parece estimular seu interlocutor a continuar a brincar - assim como faz um bebê tentando manter a atenção de um adulto."
Sendo assim, devemos tentar interpretar os significados ocultos por trás de cada risadinha? Addyman sugere cautela.
"Historicamente, costumamos projetar interpretações adultas sobre o que causa a risada dos bebês, e isso é um perigo constante neste tipo de pesquisa", diz ele.
"É preciso olhar para isso de maneira científica e em diversas idades, para realmente começar a entender o que está acontecendo com eles (enquanto riem)."
G1

Acidente deixa três mortos e dois feridos em avenida de Vila Velha

Acidente deixa três mortos e dois feridos em avenida de Vila Velha (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Um grave acidente deixou três mortos e dois feridos por volta de 5h30 deste domingo (20), na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, na Grande Vitória. De acordo com testemunhas, o motorista, Silmar Ribeiro de 25 anos, tentou desviar de uma motocicleta, perdeu o controle do carro e bateu em um estabelecimento comercial. Ele e um casal morreram no local. Parentes contaram que o motorista estava em casa quando foi chamado para buscar um grupo em uma festa. Os dois feridos foram levados para hospitais da Grande Vitória.

O Corsa com placas de Vila Velha seguia em direção ao centro da cidade quando subiu na calçada e bateu em uma loja de peças de automóveis. As outras duas pessoas que estavam no carro foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Parentes do motorista, conhecido como Geladinho, contaram que ele morava em Itapoã e dormia quando amigos ligaram e pediram que Silmar fosse buscar um grupo que saía de uma festa. Familiares que estiveram no local explicaram que ele não era taxista, mas cobrava pelo transporte de pessoas conhecidas e amigas.
Amigos de Silmar Ribeiro ficaram emocionados ao saberem da morte do jovem. “Ele era um menino bom. Quando meu filho falou do acidente, eu tinha esperança de encontrar ele vivo. Ele não andava em alta velocidade e comprou o carro há três semanas para não andar mais de moto”, disse a dona de casa Célia Campo.
G1

Milhares de figurantes reconstituem derrota de Napoleão em Leipzig

Milhares de figurantes reconstituem derrota de Napoleão em Leipzig (Foto: John MacDougall/AFP)
Milhares de figurantes de toda a Europa reconstituem neste domingo (20) a "Batalha das Nações" em Leipzig, na Alemanha), um dos maiores confrontos das guerras napoleônicas que resultou na derrota do imperador francês há 200 anos.

Cerca de 6 mil figurantes reconstituíram os combates de outubro de 1813, um dos mais sangrentos da história europeia do século XIX, diante cerca de 30 mil espectadores.
Na ocasião, as monarquias prussiana, austríaca, russa, sueca e britânica, aliadas contra o imperador, conseguiram em Leipzig uma vitória decisiva que supôs o recuo da Grande Armada para a França, depois do desastre da campanha na Rússia.
Cerca de 100 mil soldados, de um total de 600 mil mobilizados de 16 a 19 de outubro de 1813, morreram na batalha.
Mas a reconstituição deste domingo quer destacar a "reconciliação dos povos", segundo o alemão Michel Kothe, membro da Associação Batalha das Nações, que organiza o evento.
"Ao contrário do que aconteceu na época, os representantes de 28 países acamparão pacificamente antes da batalha", explicou.
O astro da reconstituição é Frank Samson, um advogado de 46 anos, que vestirá o uniforme do imperador, como já faz desde 2005.
Como Samson, que leva a esposa e o filho para verem a aventura, muitos figurantes convenceram suas famílias a participar na reencenação.
A vitória de Leipzig em 1813 representou a declínio do domínio napoleônico nos pequenos Estados alemães, que resultou em sua unificação em 1871 sob o domínio prussiano, com a proclamação do Império Alemão, ao término de outra derrota da França.
G1

Com atraso, Via Binário é inaugurada no Rio e Perimetral fecha para testes

Prefeito Eduardo Paes participou do primeiro teste de fechamento do Elevado da Perimetral e abertura da Via Binário do Porto. (Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio / Divulgação)O Elevado da Perimetral foi fechado para testes neste domingo (20) com atraso, por volta de 9h50. Inicialmente estava previsto para as 8h. A via ficará interditada até 17h. Com a interdição, foi aberta a Via Binário, que vai substituir a Perimetral, na Zona Portuária do Rio. Segundo a Prefeitura do Rio, o atraso de quase duas horas aconteceu devido à solenidade que antecedeu o fechamento.
O Elevado da Perimetral foi interditado entre a Praça Mauá e Viaduto do Gasômetro. O trecho do elevado até a Ponte Rio-Niterói continua operando. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, agentes de tráfego orientavam os motoristas no local em torno deste horário e o trânsito era normal. Na segunda-feira (21), o trânsito volta ao normal na região; a Via Binário será fechada para ajustes e o Elevado da Perimetral volta a operar.
Segundo o MP, a Prefeitura do Rio não informou detalhadamente para a população os transtornos que o fechamento iria causar. Eles querem saber para onde as linhas de ônibus seriam desviadas, por exemplo. A inauguração deverá acontecer no dia 26 ou 27, dependendo dos ajustes feitos pela prefeitura no tráfego da região.A inauguração oficial da Via Binário aconteceria no sábado (19), mas foi adiada por causa de exigências do Ministério Público, como foi anunciado pelo prefeito Eduardo Paes, na quinta-feira (17). 

Outros dois fatores contribuíram para o adiamento: o atraso na conclusão da expansão da estação das Barcas em Niterói, Região Metropolitana do Rio - que compensaria os impactos no trânsito causados pelo fechamento da Perimetral - e o leilão da Área de Libra do pré-sal, que causará um grande impacto no tráfego da cidade.

A Via Binário vai substituir definitivamente o viaduto da Perimetral  no novo Sistema de Mobilidade Urbana da região. A interdição total do elevado está prevista para novembro. Entre maio e agosto, seis vigas foram furtadas do viaduto. Juntas, elas valem pelo menos R$ 14 milhões, segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ).

Máquinas trabalham na Via Binária nesta sexta (Foto: Glenda Almeida/G1)

A Via Binário terá 3,5 quilômetros de extensão e duas pistas em sentidos opostos. Uma delas vai ligar a Rodoviária Novo Rio à Avenida Rio Branco. A outra terá acesso pela Rua Primeiro de Março e vai seguir até as alças do Viaduto do Gasômetro. A avenida terá acessos e saídas ao longo de sua extensão. Ao todo serão três faixas para cada pista. O Túnel do Binário só ficará pronto em junho de 2014.

Estacionamento proibido
A Prefeitura retirou 1.449 vagas em ruas do Centro, para diminuir o fluxo de carros na região, desde segunda-feira (14). O estacionamento é permitido apenas para veículos com idosos, deficientes físicos e de carga e descarga.

Para reduzir o número de veículos nas ruas, a prefeitura reforçou o transporte público. A Rio Ônibus aumentou em 20% sua frota de coletivos que partem da estação São Cristóvão da Supervia.  A concessionária também disponibilizou mais dois trens partindo do terminal em direção a Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A estação de Deodoro também recebeu reforço de ônibus.
G1

Tropas ocupam de forma progressiva área onde será leilão do pré-sal no Rio

Uma tropa do Exército está a postos em frente ao Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, onde ocorrerá, nesta segunda-feira (21), o leilão do Campo de Libra (Foto: Fabio Seixo/ Ag. O Globo)
A Assessoria de Comunicação do Exército, informou, na tarde deste domingo (20), que o reforço na segurança do entorno do Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, onde será realizado o leilão do Campo de Libra do pré-sal, acontecerá de forma progressiva. Segundo o Coronel Itamar, a ocupação visa diminuir o impacto na movimentação das pessoas e no trânsito de veículos na região.
Segundo o Ministério da Defesa, cerca de 1,1 mil homens trabalharão na segurança do leilão – entre Exército, Força Nacional, polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal."A previsão é que na manhã de segunda-feira (21), todo o contingente militar já estará ocupando todos os postos previstos. Homens da inteligência e câmeras da Cet-Rio estão monitorando áreas próximas ao hotel para alertar sobre formação de possíveis manifestações, garantindo a segurança pública na região", afirmou o Coronel.
A operação, que começou às 0h deste domingo, terminará às 24h desta segunda-feira (21) - dia do leilão. Em torno de 11h, cerca de 30 militares estavam munidos de escudos e armamento não letal no local.
Esquema de trânsito
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Transportes e da CET-Rio, implantou um esquema especial de trânsito e transporte na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para o leilão do Campo de Libra do pré-sal,. As mudanças começam às 0h desta segunda-feira (21) e vão durar até o final do evento. A principal interdição será na Avenida Lúcio Costa, entre as ruas John Kennedy e Deputado José da Rocha Ribas. Os itinerários de ônibus também serão modificados. A alteração foi determinada pela Presidência da República.

Cinquenta agentes de trânsito ficarão nas ruas para orientar os motoristas. Quinze painéis móveis serão instalados para avisar as mudanças no tráfego. Os moradores da área deverão circular com comprovante de residência para ter acesso aos bloqueios.
As seguintes vias serão fechadas ao tráfego: Rua John Kennedy;  Rua Deputado José da Rocha Ribas;  Rua Prudência do Amaral;  Rua Martinho de Mesquita;  Rua Embaixador Gilberto Mafra;  Rua Arquiteto Afonso Reidy (entre as ruas John Kennedy e Prudência do Amaral); Rua Zaco Paraná (entre as ruas John Kennedy e Prudência do Amaral); e Rua Paranhos Antunes (entre John Kennedy e Prudência do Amaral).
Os ônibus que passam pela Avenida Lúcio Costa serão remanejados para a Avenida das Américas, Avenida Armando Lombardi e Avenida Ministro Ivan Lins. Ao todo oito linhas terão seu trajeto alterado: 302 (Rodoviária x Recreio, via Avenida Lúcio Costa);  309 (Central x Alvorada, via Botafogo/Avenida Lúcio Costa);  316 (Central x Recreio, via Botafogo/Avenida Lúcio Costa); 317 (Central x Alvorada, via Túnel Santa Bárbara - Circular); 332 (Castelo x Taquara, via Barra da Tijuca); 748 (Cascadura x Barra, via Estrada de Jacarepaguá - Circular);  805 (Alvorada x Jardim Oceânico - Circular) e 844 (BarraShopping x Barrinha - Circular).
G1

Ativistas protestam contra testes com animais na Espanha

Ativistas protestaram contra a vivissecção e experimentação com animais  (Foto: Josep Lago/AFP)
   
Ativistas protestaram contra a vivissecção e experimentação com animais na praça Sant Jaume, no centro de Barcelona, na Espanha, neste domingo (20). Ativistas do grupo "AnimaNaturalis" usaram mulher nua para simular experimentos diante do público.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...