sábado, 21 de setembro de 2013

Equipamento usado em obra de prédio desaba em João Pessoa

Estrutura de obra em João Pessoa desaba  (Foto: Walter Paparazzo/G1)
 
G1pb

CRM concede registro a médicos estrangeiros atuando na Paraíba

O Conselho Regional de Medicina (CRM) da Paraíba deferiu na manhã desta sexta-feira (20) 13 pedidos de registro para profissionais que que estão atuando no programa Mais Médicos no estado. A informação foi repassada pelo presidente da entidade, João Medeiros, que explicou que o registro concedido é provisório e tem validade de três anos. “Recebemos os pedidos e observamos que faltavam alguns documentos, que foram solicitados, entregues e hoje mesmo deferimos todos os pedidos”, explicou.
Esses profissionais irão atuar nas cidades de Água Branca, Areia, Baía da Traição,Cacimba de Dentro, Aguiar, Baraúna, Damião, Gado Bravo, Pedra Lavrada, Picuí,Santana de Mangueira, Serra Grande e Taperoá.No sábado (14), 12 médicos estrangeiros e um brasileiro formado em Cuba foram recebidos em João Pessoa e na segunda (16) teve início o processo de treinamento dos profissionais, que aprenderam sobre a cultura local e como funciona a gestão do sistema, que devem começar a atender no dia 23 exclusivamente nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) de 13 municípios paraibanos.
G1

Assassino de Fernanda Ellen é condenado a 31 anos de prisão na PB

O suspeito de matar a adolescente Fernanda Ellen foi condenado pela Justiça pelo crime de latrocínio, roubo seguido de morte, na 3ª Vara Criminal deJoão Pessoa.
O resultado do julgamento, que aconteceu no dia 2 de setembro, só foi tornado público nesta sexta-feira (20), quando a família da vítima tomou conhecimento. Jefferson Soares foi condenado a 31 anos de prisão em regime fechado. O réu já estava detido, desde abril, no presídio PB1, onde deverá cumprir a pena.
A juíza Anna Carla Falcão entendeu que Jeferson matou a estudante para roubar o celular dela e, por esse motivo, ele não foi a juri popular, como acontece nos casos de homicídio. Segundo o inquérito policial, Fernanda foi morta por asfixia, em consequência de um estrangulamento, em janeiro deste ano. Somente três meses depois o corpo foi encontrado enterrado no quintal da residência onde Jeferson residia, vizinho à família da vítima, no bairro do Alto do Mateus.
O suspeito confessou a morte de Fernanda Ellen e disse que a matou com o objetivo de conseguir dinheiro para comprar drogas.Durante esse tempo, parentes e amigos fizeram uma campanha para localizar a adolescente. O laudo que poderia apontar se Fernanda foi estuprada não foi divulgado. A família se surpreendeu com o resultado da audiência e informou que só nesta sexta-feira foi comunicada da sentença.
Relembre o caso
A estudante desapareceu na tarde do dia 7 de janeiro, quando voltava da escola no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa. Desde então, as polícias estaduais se empenharam para encontrar a estudante. Além das investigações da Polícia Civil, equipes da Polícia Militar, inclusive a Polícia Florestal, além do Corpo de Bombeiros trabalharam nas buscas.

Familiares amigos e vizinhos de Fernanda realizaram carreatas protestando pelos trotes que são passados seguidamente dando falsas informações sobre o paradeiro da estudante. De acordo com a tia da garota desaparecida, Maria da Penha Cabral, a família decidiu realizar a manifestação para cobrar uma ajuda verdadeira da população e pedir que os trotes fossem cessados.
O corpo de Fernanda foi enterrado no dia 29 de abril, 112 dias depois da data do desaparecimento da menina. O corpo só foi encontrado no quintal do suspeito no dia 8 de abril, quando o vizinho Jefferson Luís foi preso suspeito de matá-la. O resultado do exame de antropologia forense confirmou que era mesmo de Fernanda. 
O corpo foi encontrado enterrado no quintal do suspeito no último dia 8 e o resultado do exame de antropologia forense, divulgado no dia 14, confirmou que era mesmo de Fernanda
O delegado que conduziu o caso, Aldrovilli Grisi, explicou que o celular de Fernanda Ellen foi peça fundamental para elucidação do crime. A polícia chegou até Jefferson Soares, suspeito do crime, a partir da identificação do destino do celular, que foi trocado por pedras de droga dias depois de ter sido roubado de Fernanda Ellen.
Depois de matar a estudante e enterrar o corpo, o suspeito recebeu R$ 200 da rescisão do contrato de trabalho como vigia em uma obra no Alto do Mateus, em João Pessoa, e usou o dinheiro para comprar mais droga, que foi consumida com uma mulher não identificada dentro de uma pousada no Centro da cidade. Quando a droga acabou, ele entregou o celular de Fernanda a essa mulher para que ela o trocasse por mais pedras de crack.
O telefone de Fernanda, trocado por cinco pedras de crack, foi localizado pela polícia em uma espécie de depósito no Bairro dos Novais, na capital, junto de vários outros celulares que haviam sido roubados. A partir da localização, a polícia fez o caminho inverso da chegada do celular no Bairro dos Novais.
Após recriar esse caminho, a polícia conseguiu identificar a primeira pessoa a receber o celular de Fernanda, a mulher com quem Jefferson havia consumido o crack na pousada. Foi ela que descreveu Jefferson para a polícia, permitindo a produção do retrato falado. Segundo a polícia, o retrato tem 90% de fidelidade à fisionomia do vizinho de Fernanda Ellen e foi feito com o auxílio da Polícia Federal. A prisão só foi possível porque essa mesma mulher fez o reconhecimento do suspeito.
G1pb

Trauma atende 3,6 mil motociclistas acidentados em oito meses na PB

Um motociclista 31 anos morreu na noite da sexta-feira (21), após uma colisão frontal com outra moto, na Via Oeste, em João Pessoa. O caso entra nas estatísticas de um levantamento do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa que diz este ano o número de acidentados de moto atendidos no Trauma chega a 3.683. Só no mês de agosto foram 441 casos.
A imprudência, que inclui embriaguez ao volante e falta de atenção de pedestres e condutores, é a principal causa para tantos acidentes, conforme avaliação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).Entre janeiro de 2011 e agosto deste ano foram atendidas 15.590 pessoas vítimas de acidentes de moto. Considerando o acidente com os demais veículos e os atropelamentos, o número total de pessoas atendidas na unidade hospitalar, no período de janeiro de 2011 até agosto passado, foi de 23.751.
Segundo informações repassadas por agentes da 1ª Delegacia Distrital, em Cruz das Armas, no caso desta noite, a vítima estava em alta velocidade e morreu na hora. A moto seria roubada, segundo levantamentos preliminares feitos no local. O agente disse que até a manhã deste sábado nenhum familiar do motociclista tinha comparecido à delegacia.
Ele estava em uma moto modelo Titan 125, com placa de Pitimbu. No momento do acidente ele ia no sentido da BR-230. As duas pessoas que estavam na outra moto foram socorridas e não correm risco de morte.
G1pb

Papa faz primeiras mudanças na Cúria romana, o 'governo do Vaticano'

O papa Francisco realizou suas primeiras mudanças na Cúria romana, o "governo do Vaticano", disse neste sábado (21) a Santa Sé.
Outro italiano, Lorenzo Baldisseri, até agora prefeito da Congregação para os bispos e que foi secretário do último conclave, foi nomeado para liderar o Sínodo dos Bispos. Ele substitui o croata Nikola Eterovic, designado Núncio Apostólico na Alemanha.Beniamino Stella, de 72 anos, que até agora era o responsável pela chamada '"Escola de Núncios", foi nomeado prefeito da Congregação para o Clero, substituindo Mauro Piacenza, designado penitenciário-mor.
Estas são as primeiras mudanças do papa Francisco na Cúria romana após a nomeação, há algumas semanas, de Pietro Parolin como número dois do Vaticano.
No dia 31 de agosto, Parolin foi eleito pelo Papa argentino para ser seu secretário de Estado, o equivalente ao cargo de Primeiro-Ministro, substituindo o polêmico Tarcisio Bertone.
G1

Karamba Diaby pode se tornar o 1º negro no Parlamento alemão

Karamba Diaby pode se tornar o 1º negro no Parlamento alemão (Foto: Thomas Peter/Reuters)Karamba Diaby está perto de fazer história nas eleições parlamentares deste domingo naAlemanha. Se confirmadas as pesquisas, ele pode se tornar o primeiro deputado negro no Bundestag, o Parlamento do país. 
Diaby concorre pelo Partido Social Democrata (SPD), de oposição à coalizão de governo dos democratas cristãos da chanceler (premiê) Angela Merkel. E busca um assento no Parlamento para representar a cidade de Halle, no leste alemão - região conhecida por ser mais pobre do que o resto do país e por suas tensões raciais.
Sua campanha eleitoral tem sido 'uma loucura', diz ele à BBC Mundo - parece mais a rotina de uma celebridade do que um político.
'Tudo estava normal, até que veio (uma reportagem no jornal) The New York Times', diz, sorrindo, um membro de sua equipe.
Diaby digere pouco a pouco o sucesso midiático dos últimos meses. Mas ressalta: 'Queria ser reconhecido por ser bom, e não pela cor da minha pele'.
Nascido no Senegal há 52 anos, Diaby chegou à Alemanha em 1985, em Leipzig, ainda na República Democrática Alemã (antes da queda do Muro de Berlim).
Ele recebera uma bolsa de doutorado em química, sem sequer saber uma palavra de alemão. Não imaginava que, décadas depois, seria representante de Halle (foi nomeado para um cargo municipal em 2009) e que poderia ter um papel sociopolítico importante na Alemanha, onde obteve nacionalidade em 2001.
Política
Diaby recebe a BBC Mundo na sede do SPD em Halle e diz que não entrou na política por acaso: 'Passei a minha vida nisso. No Senegal, era representante estudantil'.
Ele relembra um episódio nos anos 1990 que o alçou à política alemã: na época, um empresário tentou construir um projeto imobiliário em terras onde os moradores de Halle cultivavam hortas coletivas (atividade então popular na Alemanha Oriental), alegando que os terrenos estavam contaminados para o plantio.
Mas o químico Diaby demonstrou que as terras eram cultiváveis - algo que elevou sua popularidade em Halle.
Hoje, diz ser 'alemão da cabeça aos pés' e 'muito integrado na sociedade alemã', mas afirma que 'o interesse da imprensa na minha candidatura evidencia que não há políticos negros na história do país'.
'E gostamos de dizer que somos abertos e tolerantes! Há 21 parlamentares com um passado imigrante (entre eles o ministro da Economia, Philipp Rösler, nascido no Vietnã), mas nisso ainda somos um país em desenvolvimento', opina Diaby.
Simbolismo
Susi Möbbeck, delegada de Integração no Conselho de Assuntos Sociais na província de Sajonia-Anhalt (onde fica Halle), opina que a possível eleição de Diaby 'teria um importante valor simbólico por ele ser quem é e por vir da Alemanha Oriental'.
'Quando a convivência com estrangeiros não é habitual (como é na parte ocidental do país), a xenofobia é mais clara', opina.
Mas, questionado a respeito, Diaby - que chegou a ser ameaçado de morte alguns anos atrás - evita o tema. 'Nenhuma das cartas (com ameaças) vinha da Alemanha Oriental, muito menos de Halle', diz ele.
O grupo ativista Iniciativa para Pessoas Negras na Alemanha (ISD) também espera a vitória do senegalês.
'Não sabemos até que ponto ele poderá (implementar) mudanças, mas é positivo que haja a presença de negros em postos de responsabilidade política', diz o porta-voz do grupo, Tahir Della.
Muitos filhos de imigrantes compartilham dessa opinião. O jovem Dimitris Savvapetrakis é um alemão de origem grega que trabalha em um café de Halle.
'É bom que haja um candidato negro, sobretudo pelo passado nazista da Alemanha', afirma.
'Ai, Karamba!', costuma-se gritar a Diaby ultimamente nas ruas de Halle. A frase, que é seu lema de campanha, denota surpresa ou exclamação. Algo talvez apropriado para uma campanha que pode ter um desdobramento histórico.
G1

Testemunhas do caso Amarildo pedem proteção à programa federal

Amarildo de Souza, ajudante de pedreiro desaparecido no Rio de Janeiro/GNews (Foto: Reprodução Globo News)
Duas testemunhas-chave do caso do desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza deixaram o Rio de Janeiro na noite de sexta-feira (20).  A mãe e o filho adolescente que contaram em depoimento à Divisão de Homicídios que foram coagidos por policiais para dar falsas declarações sobre o caso, pediram ingresso no Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente Ameaçado de Morte, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.  O programa confirmou o pedido feito pelas testemunhas.
Os dois deixaram o Rio de avião, acompanhados por agentes da Polícia Federal. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, devido à complexidade do caso, ficou acertado que seria mais adequado tirar as testemunhas da cidade.
O ingresso no programa ainda vai ser avaliado por técnicos da secretaria. Eles vão fazer a análise dos riscos que as testemunhas estão correndo e decidir se eles têm direito ou não à acolhida. O resultado dessas análises deve ficar pronto num prazo de uma semana a dez dias.
A Divisão de Homicídios, que investiga o caso, prefere não se pronunciar sobre a saída do Rio das testemunhas-chave do caso, e se concentrar nas investigações.
Relatório quase pronto
O relatório final dos investigadores da Divisão de Homicídios (DH) sobre o desaparecimento de Amarildo, ocorrido em 14 de julho, está quase pronto. O ajudante de pedreiro sumiu quando foi levado por PMS para a sede da UPP da Rocinha, no alto da comunidade. Os policiais negam envolvimento no sumiço e dizem que liberaram Amarildo depois de constatar que não havia qualquer mandado de prisão contra ele.

G1

Ministério Público pede fechamento de todos os helipontos de São Paulo

Heliponto em prédio na Zona Sul de São Paulo (Foto: Arquivo, Robson Fernandes/AE - 28/10/2008)
O Ministério Público do Estado de São Paulo quer fechar os helipontos da capital paulista e pede que seja feito um estudo de impacto ambiental amplo sobre como eles afetam a população, principalmente quanto a ruído.
O promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes, que entrou com ação civil pública no dia 9,  afirma que São Paulo tem mais 300 helipontos e que o impacto a prédios próximos, como escolas e hospitais, não é totalmente conhecido. “Eles fazem um mero estudo de impacto de vizinhança, num raio de 200 metros de influência, é muito pouco. “Quero um Eia-Rima do conjunto da obra”, afirmou.
Esses 200 metros citados por Lopes são a distância mínima que deve haver de estabelecimentos como escolas e hospitais para que o heliponto funcione, segundo a Lei nº 15.723, de autoria do vereador Milton Leite (DEM) e sancionada pelo prefeito Fernando Haddad (PT). A regra, segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) é diferente das previstas em norma federal, que prevê distância mínima de 300 metros. A Anac é o órgão ligado ao governo federal que regula a aviação no país.
Maurício Ribeiro Lopes afirma ainda que a falta de um estudo de impacto faz com que sejam desconsiderados o impacto cumulativo dos helipontos, quando instalados em locais próximos, e medidas mitigadoras que poderiam diminuir os efeitos.O fato de a lei municipal ser mais branda é um dos argumentos apresentados pelo promotor na ação. "Caso seja aplicada a lei, haverá conflito de competência regulatória entre as esferas federal e municipal, com prejuízo das atribuições legais da Anac", afirmou.
G1 tentou um contato com o vereador Milton Leite por meio de sua assessoria, mas ele não se manifestou até a publicação desta reportagem sobre o impasse e sobre as críticas do Ministério Público ao seu projeto de lei.
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo afirmou que a implantação de helipontos e heliportos na cidade de São Paulo exige a aprovação prévia expedida pela Anac. Informou ainda que a Lei nº 15.723 está em fase de regulamentação.
Segundo a Anac, São Paulo tem 181 helipontos privados. A frota de helicópteros do Estado de São Paulo é de 714 helicópteros, a maior do país.
Aeroporto em Parelheiros
Maurício Ribeiro Lopes esteve na Câmara de São Paulo no dia 10 e adiantou que entrará com uma ação contra o aeroporto caso realmente o empreendimento obtenha autorização para funcionar. “Não estou vendo viabilidade por conta do zoneamento”, afirmou.

O projeto da empresa Harpia Logística é para construir um aeroporto de aviação executiva (jatos executivos e taxi aéreo) e está previsto para um terreno bem ao lado do Trecho Sul do Rodoanel. A autorização para a construção veio do governo federal, em julho, e os empreendedores querem o aeroporto funcionando já 2014.
Só que os donos do projeto ainda não têm autorização da Prefeitura para iniciar o processo de licenciamento porque o terreno está em área de preservação. O empresário André Skaf, um dos responsáveis pelo empreendimento, garante que o impacto será o mínimo possível. Segundo ele, a maior parte do terreno tem apenas eucaliptos e será reflorestada, segundo o projeto.
Moradores e ambientalistas, no entanto, se uniram contra a iniciativa afirmando que haverá prejuízo ambiental. Eles temem especialmente que seja afetada a Represa Guarapiranga, responsável por fornecer 30% da água da capital paulista.
G1

Adolescentes são acusados de esfaquear jovem para roubar 'GTA V'

Cena de 'GTA V' (Foto: Divulgação/Rockstar)
Três adolescentes de 14, 15 e 17 anos foram acusados de esfaquear na terça-feira (17)  um jovem britânico de 23 anos para roubar o jogo eletrônico "Grand Theft Auto V" que ele havia comprado, anunciou neste sábado a polícia.

O jovem foi agredido de madrugada, pouco antes da 01h20 de terça-feira, quando saía de um supermercado em Colindale (norte de Londres) que abriu à meia-noite para a venda do novo jogo da série 'GTA'.
Os três adolescentes comparecerão neste sábado perante um juiz de Hendon, no norte de Londres.
A vítima continua hospitalizada, mas seu estado de saúde é estável, disse à AFP a polícia.
"A vítima havia comprado o jogo e estava retornando para casa quando foi atingida com um tijolo. Depois foi esfaqueada e roubada", disse à AFP um porta-voz da polícia londrina.
Outros três adolescentes, de 15, 17 e 18 anos, foram libertados sob fiança até outubro.
O videogame foi colocado à venda na terça-feira em vários países, e teve um orçamento estimado, segundo boatos, de US$ 270 milhões, o equivalente a algumas gigantescas produções de Hollywood.
G1

Anitta se diverte com sósia de Rio Preto: 'quero encontrá-la'

De um lado, Anitta; do outro, a rio-pretense Sabrinna. Você sabe dizer quem é quem? (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)
A cantora Anitta falou nesta sexta-feira (20) ao G1 que quer se encontrar com a estudante Sabrinna Amorim de Souza Lasfir, de 18 anos, de São José do Rio Preto (SP). Uma notícia publicada pelo site nesta quinta-feira (19) mostrava a estudante rio-pretense que é muito parecida com a funkeira. "Não é que parece mesmo? (risos). A comparação sempre vai existir, é divertido, todo mundo tem sósia no mundo, né? Se ela (Sabrinna) for em algum show meu, quero encontrá-la, será uma honra recebê-la. Vamos tirar fotos juntas para ver se o pessoal confunde", brincou Anitta.
Sabrinna na verdade nunca imitou a funkeira, nem tentou se parecer com ela. A genética foi responsável pelas características muito próximas com a de Anitta.“Ouvi que sou parecida e contei para pessoas próximas a mim. Foi aí que meus amigos encontraram semelhanças e agora vivem brincando, cantam a música. Acho que é legal ser parecida com ela, todo mundo fica comparando e encontrando coisas iguais, acaba virando um momento de brincadeiras”, comentou Sabrinna.Sobre comparações, Anitta declara que encara positivamente. "Acho muito legal as meninas quererem ser fisicamente parecidas comigo, mas confesso que no começo fiquei espantada, principalmente com as que queriam se vestir igual. Mas hoje já me acostumei e acho super legal", declarou a cantora.
Com a mesma estatura e tipo físico, cabelo e até sorriso parecidos com Anitta, a rio-pretense é um exemplo de que, mesmo com a mistura de raças no Brasil, indivíduos que nunca se viram ou têm relação familiar podem se parecer fisicamente. “Quando você compara uma população, por exemplo, como na Europa, as pessoas são muito parecidas pois há pouca miscigenação. No Brasil, temos uma alta mistura de raças e etnias, o que faz ser muito difícil, se não tivermos parentesco, sermos parecidos uns com os outros, mas uma combinação de genes igual, apesar de rara, pode acontecer e aproxima caracteristicas físicas”, explica a professora responsável pelo departamento de biologia da Unesp e geneticista Paula Rahal.
 Em genética, uma característica de um ser vivo é chamada de traço ou fenótipo. Alguns se aplicam na aparência física, como a altura, cor dos olhos ou até peso. Quando parentes, os genes carregam o DNA, que é copiado e herdado através das gerações. "Nós carregamos os genes que herdamos da família. As caraterísticas físicas vêm através deles, por isso entre a família, temos até 100% de chance de parecer uns com os outros, o que determina essa porcentagem é o gene dominante”, finaliza a geneticista.
Amigos brincam com semelhanças da estudante com cantora (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)
Prestes a começar na faculdade de Direito, Sabrinna adora a comparação com Anitta. "Ela é linda, uma sex symbol, quem não ficaria lisonjeada por receber elogios por isso? Mas isso nunca influenciou nada em minhas escolhas ou então no meu dia a dia. Não me incomoda a comparação, eu até gosto. Adoro ela, até aprendi a coreografia de "Show das Poderosas", mas cantar mesmo, deixou só para o chuveiro essa parte", brinca Sabrinna.
G1

Ônibus de Aécio faz ultrapassagem proibida em propaganda partidária na TV

Durante propaganda oficial do PSDB lançada nesta quinta-feira (19) na TV, que marca o início das movimentações para a eleição de 2014, o ônibus que leva o senador Aécio Neves (PSDB-MG) para uma conversa com agricultores aparece no vídeo fazendo uma ultrapassagem proibida, em Mato Grosso.

O artigo 203 do CTB (Código Brasileiro de Trânsito) "prevê infração gravíssima e multa como penalidade para os seguintes casos de ultrapassagem pela contramão: "nas curvas, aclives e declives, sem visibilidade suficiente; nas faixas de pedestre; nas pontes, viadutos ou túneis; parado em fila junto a sinais luminosos, porteiras, cancelas, cruzamentos ou qualquer outro impedimento à livre circulação; onde houver marcação viária longitudinal de divisão de fluxos opostos do tipo linha dupla contínua ou simples contínua amarela".

No caso, o ônibus de Aécio ultrapassou na faixa dupla contínua.

Idosos são suspeitos de furtar apartamento na Zona Oeste de SP

Dois idosos são suspeitos de furtar um apartamento na rua João Ramalho, em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo.
As imagens das câmeras de segurança mostram a dupla entrando no prédio por volta das 16h do último sábado (14)(confira no vídeo ao lado). Depois de circular pelo saguão por alguns minutos, eles sobem para o primeiro andar, onde forçaram a fechadura para abrir um dos apartamentos.
Depois de 20 minutos revirando a casa, eles levaram computadores, máquinas fotográficas, roupas e até produtos de beleza, como talcos, cremes antirrugas e perfumes.  Por enquanto, ninguém foi preso, mas a polícia continua investigando o caso para tenta identificar a dupla.
G1

Morte na Unicamp teria sido causada em briga por mulher, aponta guarda

morte a facadas do estudante de controle e automação Denis Papa Casagrande, de 21 anos, durante uma festa no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na madrugada deste sábado (21), teria sido causada por uma briga ocasionada por ciúmes de mulher, segundo a Guarda Municipal.

"A priori [a briga ocorreu] por causa de ciúmes de mulher. Um teria mexido com a mulher do outro e assim surgiu o conflito", disse o guarda Nilson Jesus da Silva. Segundo ele, testemunhas apontaram dois suspeitos como coautores do assassinato, que foram detidos pelos presentes na festa.

"Por medida de segurança, uma das partes estava também com ferimento, provavelmente de arma branca e, com medo de linchamento, recolhemos os dois para a viatura e encaminhamos para o pronto-atendimento da Unicamp", relatou Silva. De acordo com informações do boletim de ocorrência houve uma "briga generalizada entre diversas pessoas".

O caso 
Ainda segundo informações do boletim, Anderson Marcelino Ferreira Mamede, de 20 anos, também sofreu um ferimento, feito com faca, na perna. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Campinas e a corporação apura o caso.
A briga ocorreu por volta das 3h30 da madrugada na praça do Ciclo Básico da universidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado às 3h35 para socorrer uma vítima de espancamento e com ferimentos à faca no local. Denis Casagrande foi atendido e encaminhado para o Hospital de Clínicas da Unicamp, mas não resistiu aos ferimentos.

A vítima morava em uma república próxima à universidade. O corpo de Denis Papa Casagrande será sepultado às 11h deste domingo (11) no Cemitério Parque da Ressureição, em Piracicaba (SP), cidade onde mora a família dele, que esteve no 1º Distrito Policial de Campinas, mas preferiu não gravar entrevista.
Universitário de 20 anos morre após ser esfaqueado durante festa na Unicamp, em Campinas  (Foto: Reprodução / Facebook)
Em resposta à carta divulgada pela Unicamp, a assessoria de imprensa da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) afirmou que a Unicamp é uma área estadual e que não cabe ao órgão atuar dentro do campus da universidade. Já a Polícia Militar afirmou que não foi localizada nenhuma solicitação da Unicamp para comparecer ao local e que a corporação não tinha conhecimento sobre a festa.
Em nota, a Unicamp lamentou o ocorrido, afirmou que a festa não era autorizada e que vai apurar o caso. Confira o comunicado da universidade na íntegra:
A propósito do incidente ocorrido na madrugada deste sábado (21), durante uma festa não autorizada no campus, a Unicamp esclarece o seguinte:

1. A Unicamp lamenta profundamente a perda do estudante Denis Papa Casagrande, aluno do curso de Engenharia e Controle de Automação, da Faculdade de Engenharia Mecânica, e se solidariza com sua família.

2. A Unicamp tomará providências administrativas para apurar as circunstâncias do ocorrido e identificar os responsáveis pela festa realizada sem autorização da instituição bem como a participação de pessoas estranhas à comunidade acadêmica.

3. Consta dos registros da Vigilância Interna da Unicamp que, por volta das 23 horas de sexta-feira (20), o campus foi invadido pelos participantes da festa, que avançaram com seus carros sobre as barreiras colocadas nas portarias 1 e 4 e sobre os vigilantes que tentaram barrar sua passagem.

4. Consta, ainda, que às 23h05, a Vigilância Interna solicitou apoio à Polícia Militar (PM) e, às 23h10, à Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), mas ambas as solicitações não foram atendidas, apesar da insistência da Vigilância Interna.

5. O lamentável incidente do qual o estudante foi vítima ocorreu por volta das 04h00, em decorrência de uma briga entre os participantes da festa. Importante destacar que, em 2009, o Conselho Universitário aprovou deliberação determinando que a realização de festas no campus está sujeita a autorização prévia. O texto também deixa explicito que o descumprimento das normas sujeitará os responsáveis à aplicação de penalidades disciplinares, nos termos dos Estatutos e do Regimento Geral da Unicamp.

Assessoria de Imprensa
Campinas, 21 de setembro de 2013

G1

Síria finaliza entrega de lista de armas químicas, diz organização

A Siria terminou neste sábado (21) de entregar a lista de armas químicas à Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ), informou a organização, no momento em que intensas negociações diplomáticas estão em andamento para a adoção de uma resolução na Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o desarmamento químico de Damasco.
Neste sábado vencia o prazo para que o ditador Bashar Al-Assad fornecesse o levantamento completo deste tipo de armas.
A entrega dessa lista é um primeiro passo para a aplicação do acordo entre russos e americanos sobre o desmantelamento do arsenal químico sírio assinado em Genebra no dia 14 de setembro, mas divergências persistem entre os diplomatas sobre o projeto de resolução a ser apresentado ao Conselho de Segurança das Nações Unidas."A OPAQ confirmou o recebimento da lista que era esperada do governo sírio sobre seu programa de armas químicas", indicou a organização à agência AFP. "A secretaria-técnica está examinando a informação recebida", acrescentou.
A OPAQ, que deveria se reunir no domingo para estudar o início deste programa de destruição e o pedido de adesão da Síria à Convenção de 1993 sobre a proibição de armas químicas, adiou a reunião para uma data não determinada.
Segundo fontes diplomáticas, o texto que deve servir de base de trabalho para a reunião, que é objeto de discussões entre americanos e russos, ainda não está pronto.
Neste sábado, o chefe da administração do Kremlin, Serguei Ivanov, indicou que a Rússiapode mudar sua posição sobre a Síria se observar alguma intenção de trapaça por parte do regime de Bashar al-Assad, diz a Reuters.
"Estou falando de forma teórica e hipotética, mas se chegarmos à conclusão de que Assad está nos enganando, podemos mudar de posição", disse Serguei Ivanov, em Estocolmo, onde participa de uma conferência, citado pelas agências russas.
Ivanov não forneceu mais detalhes e reiterou a posição de Moscou, oposta a uma ação militar externa na Síria. A Rússia é considerada até agora uma aliada do regime de Assad.
Mortes
Na noite de sexta-feira (20), forças sírias leais ao presidente Bashar Al-Assad mataram ao menos 15 pessoas, entre elas mulheres e duas crianças, em uma aldeia na província de Hama, disseram ativistas neste sábado (21).
              
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos disse que o ataque ocorreu na aldeia de Sheikh Hadid, de população sunita, por soldados e milicianos pró-Assad. A organização humanitária explicou em comunicado que o massacre foi realizado com ajuda de milicianos alauítas, dizem as agências Reuters e a EFE.

Além disso, 10 pessoas ficaram feridas no povoado, localizado em uma zona rural no norte de Hama, cenário de duros combates na quinta-feira, em que os rebeldes chegaram a tomar uma aldeia vizinha.
As mortes seguem ataques por rebeldes em unidades militares na região os últimos dois dias, diz o observatório, segundo a agência Reuters.
A guerra civil na Síria provocou mais de 100 mil mortes nos últimos anos, além do êxodo de dois milhões de pessoas do país.
G1

Jornalista de Santa Luzia assinará coluna em revista internacional

O escritor e jornalista de Santa Luzia, Ronaldo Magella, recebeu ontem um convite para assinar uma coluna no projeto Divulga Escritor, revista internacional que promove e divulga escritores do Brasil e de Portugal. 
O projeto tem a direção da jornalista Shirley Cavalcante, de João Pessoa, e está há seis meses em desenvolvimento. Segundo Shirley Magella será o único escritor paraibano no momento a participar do projeto. No momento o Divulga Escritor está mais voltado para nomes do Sul do país e de Portugal. 
“Nosso projeto teve início há seis meses quando fui visitar a Bienal do Livro em São Paulo e ali naquele momento decidi que iria trabalhar com livros e escritores, volvei para João Pessoa e dei início ao projeto”, comentou Shirley.  Magella estreará no projeto agora em outubro com uma coluna, onde terá mais um espaço para divulgar suas crônicas, poesias e contos. 
O projeto deverá se expandir, ganhará um site e uma editora, buscando agregar autores paraibanos, do Nordeste e do Brasil, através da divulgação, de feiras, seminários, palestras e encontros literários por todo o estado. 

Hugo Motta solicita IFPB para Santa Luzia


Hugo Motta solicita IFPB para Santa Luzia
deputado federal Hugo Motta, do PMDB da Paraíba, utilizou a Tribuna do Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, na tarde desta quinta-feira 19, para solicitar mais atenção do Governo Federal para com os investimentos na área de educação no Estado da Paraíba. Dentre os pleitos, estão a instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) e o imediato início das atividades do curso de engenharia do Campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Pombal.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...