segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Estudantes promovem “Velório” do Campus da UEPB, em Patos

Com roupas pretas, nariz de palhaço, faixas, sistema de som e cartazes que denunciam a situação precária do Campus da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB na cidade de Patos, centenas de estudantes e professores realizaram um protesto durante a noite desta terça-feira, dia 03, dentro da própria universidade. O ato cobrou medidas urgentes para os graves problemas enfrentados pela comunidade universitária.
Durante o protesto um caixão foi usado como símbolo da falência na educação no Campus da UEPB/Patos. Os estudantes fizeram a leitura de carta dos universitários endereçada para o Governador Ricardo Coutinho – PSB e para o reitor da UEPB, Rangel Júnior. Na exposição, os estudantes acusam o governador de não ter um olhar para a UEPB, não abrir discussão sobre a construção do Campus próprio na cidade de Patos mesmo dispondo de terreno doado e de ainda tratar a grave questão da UEPB/Patos com paliativos que não resolvem em definitivo a questão da falta de espaço.
O reitor Rangel Júnior também foi criticado por manter uma postura de comodismo diante de problemas diários, como por exemplo, instalação elétrica deficitária, biblioteca precária, falta de laboratórios para um melhor ensino dos cursos, carência na disponibilidade de sinal de internet, falta de restaurante universitário, bolsas de estudos insuficientes para atender a demanda, bem como falta de clareza diante da discussão de solução para os problemas, dentre outros.
Ao fazer uso da palavra os estudantes prometeram levar o protesto às ruas de Patos no dia 12 de dezembro convidando também os estudantes das escolas do ensino médio para o ato. Os universitários disseram que o ato desta terça era um aquecimento para mostrar a população os grandes problemas enfrentados no Campus VII e que eram ignorados pelas autoridades políticas e administrativas.
A comunidade universitária repudiou a possibilidade de utilizar a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Dionísio da Costa – PREMEM que está vizinho ao Campus como forma de expandir a UEPB. De acordo com os universitários, essa atitude é mais um paliativo que irá prejudicar a escola como fez com os estudantes da Escola Estadual Normal Dom Expedido Eduardo de Oliveira que funcionou onde atualmente está a UEPB/Campus Patos. Os universitários querem a construção do Campus no terreno que foi doado como forma de resolver em definitivo a situação da falta de prédio.
Os professores Lidiane, Vilmar e também o diretor de Campus, professor Odilon Avelino, fizeram participação no protesto e parabenizaram os universitários pela manifestação que demonstra a insatisfação diante dos problemas enfrentados pela comunidade. Vários universitários se revezaram utilizando o microfone para expor a indignação pelo descaso que, sem dúvida, está prejudicando no desenvolvimento e na qualidade da educação de nível superior na UEPB/Campus Patos.

Sine-PB oferece mais de 180 vagas de trabalho na Grande João Pessoa

Nesta segunda-feira (27), 189 oportunidades de trabalho estão abertas na Região Metropolitana de João Pessoa pelo Sistema Nacional de Emprego na Paraíba (Sine-PB). O maior número de vagas é destinado ao cargo de vendedor pracista, com 35 ofertas disponíveis. A lista completa pode ser conferida no portal do Governo da Paraíba.
O programa é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio das ações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh). Os interessados devem procurar a unidade do Sine Estadual, localizada Rua Duque de Caxias, 305, no Centro de João Pessoa. O candidato deve apresentar documentos pessoais, a exemplo de RG, CPF, currículo e carteira de trabalho.O serviço também seleciona 10 profissionais para atuar na função de mecânico de manutenção industrial, além de 10 vagas para mestre caldeireiro e 10 para mecânico de manutenção industrial.

As ofertas variam de acordo com a necessidade das empresas empregadoras, podendo exigir experiência prévia na área de atuação, mas também há opções para o primeiro emprego.

G1pb

Sessão de drive-in apresenta 'Minutos atrás' em João Pessoa

Filme será exibido no drive-in da Estação (Foto: Reprodução)
A primeira sessão do drive-in da Estação Cabo Branco exibe o filme “Minutos atrás”, do diretor Caio Sóh, nesta segunda-feira (27) em João Pessoa. A sessão começa às 19h, com a exibição do curta-metragem “Caixa D’Água: qui-lombo é esse?”, de Everlane Moraes Santos, no estacionamento da Estação.
“Minutos atrás” tem Vladimir Brichta e Paulinho Moska no elenco e trata de uma trama de fantasia sobre três andarilhos em busca de um sentido para a vida. O curta “Caixa D’Água: qui-lombo é esse?”, por sua vez, mostra a resistência de uma comunidade quilombola sergipana em manter suas tradições diante do avanço da urbanização.


O ingresso custa dois quilos de alimento não perecíveis por carro, que puderam ser trocados até o útimo domingo (26), durante o horário de funcionamento da Estação Cabo Branco. No momento do drive-in, o motorista deve apresentar o documento do veículo, já que o controle das vagas será feito mediante a apresentação de senha com os dados das placas. As portas serão abertas a partir das 18h.

'Minutos atrás' tem Vladimir Brictha e Paulinho Moska no elenco (Foto: Reprodução)
“Dispomos de 121 vagas para carros de pequeno porte (inclusive voltadas para idosos e portadores de deficiência), e de 30 para ciclistas”, explica Rivaldo Dias, coordenador de Eventos da Estação. Além disso, os espectadores também podem trazer cadeirinhas dobráveis, almofadas, cangas ou tapetinhos para se acomodarem nos jardins frontais ou laterais do estacionamento.


Infraestrutura
Dois projetores de intensidade de 7 mil lúmens e um de 12 mil lúmens, com qualidade full HD, ocuparão um espaço de 25×9 metros, cobrindo a parede externa da área administrativa que dá para o estacionamento. O sistema de som será misto: para os que vêm de carro (e têm aparelho de som), a sintonia será feita por frequência de rádio. Para os que estão fora, haverá um sistema de alto-falantes disposto em dois pontos do estacionamento.



Atingindo-se a lotação máxima do estacionamento na Estação Cabo Branco, os carros excedentes serão orientados a ocupar o estacionamento da Estação das Artes, logo em frente. Os portões serão abertos a partir das 18h. Os banheiros da Sala de Práticas Educacionais, que ficam vizinhos ao local do drive-in, servirão aos espectadores. Completando a infraestrutura, dois pontos de venda de pipoca ficarão situados nas laterais do estacionamento.

G1pb

Governo sírio rejeita 'fórmulas impostas' e cria impasse no diálogo

O mediador da ONU do processo de paz para a Síria, Lakhdar Brahimi, suspendeu as negociações desta segunda-feira (27), após o governo ter divulgado uma declaração de intenções que aparentemente descarta a formação de um governo de transição -prontamente rejeitada pela oposição.
A delegação do governo da Síria também pediu que os países parem de armar os rebeldes e "incitar o terrorismo", informou a TV estatal síria.
"As discussões não foram construtivas hoje por causa da atitude do regime de querer desviar as negociações que deveriam focar na aplicação de Genebra 1", o texto elaborado em junho de 2012 pelas grandes potências, indicou Rima Fleyhan, membro da delegação da oposição.O documento do governo do contestado presidente Bashar al-Assad não toca no tema da transição de poder e afirma que apenas os sírios irão escolher seu sistema político, sem "fórmulas impostas" de fora.
"A delegação do regime quis mudar de assunto falando de terrorismo", informou.
"Nós iremos manter o nosso posicionamento. Estamos aqui para aplicar Genebra 1 e planejar a formação de um governo de transição com plenos poderes", acrescentou Fleyhane.
Desde sábado, as duas delegações começaram a discutir por meio de um mediador, mas as questões políticas foram evitadas, com discussões focadas nas medidas humanitárias.
A primeira reunião com uma agenda estritamente política após as discussões de sábado e domingo aconteceram na manhã desta segunda-feira e chegaram a um impasse.
As delegações afirmaram que, apesar do impasse, não vão abandonar a mesa de negociações.
As conversas foram retomadas depois, com contatos separados de Brahimi com as duas partes.
Homs
Ao mesmo tempo, o Departamento de Estado dos EUA apelou para que o governo sírio permita a entrada de comboios humanitários em Homs, onde as pessoas estão "morrendo de fome".

A diplomacia americana, em documento divulgado pelo porta-voz Edgar Vasquez em Genebra, afirmou que a retirada das mulheres e das crianças de Homs, proposta pelo governo sírio, não é suficiente e não é uma alternativa à ajuda humanitária.
G1

AM, AP, MA, PA e RR terão 9° dígito em números de celular em novembro

Os números de celular dos estados do AmazonasAmapáMaranhãoPará e de Roraima (com prefixos 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98 e 99) vão ganhar o nono dígito a partir do dia 2 de novembro, segundo publicação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no Diário Oficial da União desta segunda-feira (27).
No caso de SP, o objetivo da alteração foi ampliar o número de combinações. A expansão para o restante do país tem como objetivo padronizar as discagens para telefonia móvel e evitar confusões.Isso significa que, para fazer ligações aos telefones celulares dessas áreas, será necessário digitar o algarismo 9 antes dos outros oito números da linha, assim como já acontece nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A medida será necessária independentemente de a ligação ser feita a partir de um telefone fixo ou móvel, de qualquer lugar do Brasil.
Segundo a Anatel, após o dia 2 de novembro, as ligações sem o nono dígito para essas localidades ainda serão completadas por um tempo determinado. Uma mensagem de voz vai orientar os usuários sobre a nova forma de discagem. Depois desse prazo, as chamadas com oito dígitos não serão mais concluídas.
Cronograma da expansão
Após a implementação nos estados do AM, AP, MA, PA e de RR, a Anatel planeja expandir, até o fim de 2015, o nono dígito para Minas Gerais e estados do Nordeste e, até o final de 2016, para as regiões Sul, Centro-Oeste e os estados do Acre, Rondônia e Tocantins.

G1

Ator que fazia anúncios de cigarro morre por doença ligada ao fumo

Anúncio da Marlboro com a foto do ator Eric Lawson em ponto da cidade de Los Angeles, em 1997. Ator morreu de doença que tem relação com fumo (Foto: Gilles Mingasson/Getty Images)
Morreu no último dia 10 de janeiro o ator Eric Lawson, um dos cowboys das propagandas da marca de cigarros Marlboro na década de 1970, vítima de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) -- enfermidade que tem forte relação com o fumo.

Lawson tinha 72 anos e fumava desde os 14, de acordo com o jornal britânico “The Telegraph”. Segundo sua mulher, Susan Lawson, que anunciou a morte neste domingo (26), mesmo após saber da enfermidade, o ator não conseguiu parar com o vício. “Ele sabia que os cigarros tinham um poder sobre ele. Ele sabia, mas não conseguia parar”, disse ela.

A DPOC é mais comum em adultos, principalmente a partir dos 40 anos. Ela causa falta de ar, fadiga muscular e insuficiência respiratória, e é apontada pelo Ministério da Saúde como uma das principais causas de mortalidade no Brasil.

Assim como outros problemas pulmonares, tem forte relação com o tabagismo. Outros fatores de risco são o excesso de poeira, de poluição e de exposição passiva à fumaça do cigarro.
Outros dois modelos da Marlboro morreram por problemas relacionados ao tabaco. Wayne McLaren, que interpretou o famoso cowboy na década de 70, morreu em 1992 após desenvolver câncer no pulmão, doença que matou também, em 1995, David McLean, que atuou nos anos 60.
G1

Transmissão online de 'jantar romântico' vira moda na Coreia do Sul

Park Seo-yeon come em frente à câmera enquanto transmite jantar para milhares de espectadores na Coreia do Sul (Foto: Kim Hong-Ji/Reuters)
Em Seul, na Coreia do Sul, Park Seo-yeon, de 34 anos, janta em frente a uma câmera de vídeo que transmite as imagens em tempo real para milhares de “seguidores”, que conversam e acompanham a refeição da mulher pela internet.

Park, conhecida como “A Diva”, transmite suas refeições por até três horas por dia em seu apartamento.
Em uma nova moda no país apelidada de “voyeurismo gastronômico", a prática rende bastante dinheiro para quem está disposto a comer diante de milhares de “convidados online”, em um ritual que serve para produzir a sensação de comunidade dentro de uma sociedade asiática rica e solitária, que cresce cada vez mais.
G1


Suspeito de integrar facção tinha lista com nomes dos mortos em chacinas

Uma lista com os nomes dos 12 homens que morreram na série de assassinatos entre os dias 12 e 13 de janeiro, emCampinas (SP), foi encontrada com um suspeito de integrar uma facção criminosa. Ele foi preso na manhã desta segunda-feira (27), em uma operação do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) com o apoio da Polícia Militar.

Segundo os promotores do Ministério Público (MP), os integrantes da facção estariam avaliando se alguma das pessoas que morreram faziam parte da organização criminosa para fazer uma possível retaliação contra os autores dos crimes.

A operação  prendeu três  homens em Campinas e Paulínia (SP) nesta manhã. Outros dois  suspeitos foram presos porque eram procurados pela Justiça, mas eles não têm relação com as outras prisões. De acordo com o MP, a investigação começou através de interceptações telefônicas, que identificaram conversas dos integrantes da facção combinando ataques a policiais militares da cidade. A Polícia Civil não descarta a hipótese de que as mortes em série sejam uma vingança pela morte do policial militar Arides Luiz dos Santos, de 44 anos. Ele foi morto horas antes das chacinas na região do Ouro Verde. Outra versão é uma possível "guerra" entre quadrilhas rivais.
Polícia Militar apreende lista com nomes dos mortos em duas chacinas em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)Mandados cumpridos
O coronel da Polícia Militar, Nelson Vicente Coelho, que participou da operação, afirmou que mandados foram cumpridos nos bairros Parque D. Pedro II, Parque Floresta, Nossa Senhora de Lurdes I, em Campinas, e no Coperlotes, em Paulínia. "Cumprimos os mandados porque os suspeitos fazem parte de uma faccção criminosa. Na casa de um dos presos, nós encontramos a lista com os nomes dos mortos nas chacinas", disse.

  •  Dos quatro presos, três foram levados para o 9º Distrito Policial, na região do Ouro Verde e o outro para a delegacia de Paulínia (SP), mas no final da manhã todos foram encaminhados para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) para prestar depoimento. Os promotores do MP afirmaram que falta um mandado de prisao para ser cumprido. O suspeito está foragido. Além disso, dois carros foram apreendidos na operação
Gullit em Campinas
Um dos suspeitos pelo assassinato do policial militar chegou a Campinas na noite de sábado (25) após ser transferido de Montes Claros (MG). Gulit Fernandes de Oliveira, de 22 anos, teve a prisão temporária decretada e foi localizado na noite de quinta-feira (23) em uma comunidade rural entre os municípios de Espinosa (MG) e Sebastião Laranjeiras (BA).

Homem suspeito de participar de facção criminosa é preso em Campinas (Foto: Reprodução / EPTV)De acordo com a Polícia Civil, um adolescente que pilotava a moto usada na morte do policial militar deve se entregar nas próximas horas. De acordo com a DIG, o advogado do menor de 18 anos já teria entrado em contato.O jovem é apontado como responsável pelo crime que teria motivado a série de 12 mortes em sequência, sendo duas chacinas, nas regiões do Ouro Verde. Ele está preso na cadeia anexa ao 2º Distrito Policial de Campinas e foi ouvido pela Polícia Civil ainda na noite de sábado.
Desde o início das apurações sobre as mortes, pelo menos 47 testemunhas foram ouvidas no Setor de Homicídios de Campinas, entre elas, ao menos nove PMs. Os delegados que apuram o caso foram proibidos pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo de fornecer informações à imprensa sobre o caso.
G1

'Não deixo de pensar nela um segundo', diz pai de vítima da Kiss

Isabela Fiorini vítima catarinense na tragédia de Santa Maria (Foto: arquivo pessoal)
"Está tudo diferente", descreveu Gilberto Fiorini, pai de Isabella Fiorini, uma das vítimas da tragédia da boate Kiss. Um ano após o incêndio que matou 242 pessoas em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o pai afirmou que não consegue ter uma vida como era antes. "Não tem palavras, houve uma mudança muito radical. Acreditamos que [isso ocorreu] também na vida de todas as famílias das vítimas."
Um incêndio durante uma festa para universitários terminou em tragédia na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013. O fogo iniciado perto do palco durante um show de música provocou correria e pânico entre os frequentadores. A única saída disponível não foi suficiente para que todos saíssem a tempo, e 242 pessoas acabaram morrendo, a maioria asfixiada por fumaça tóxica.

Segundo ele, o centro espírita traz consolo espiritual. "[Oferece] Algumas respostas para questionamentos, o porquê das coisas", explicou o pai. Mesmo assim, ele acredita que a dor da perda vai continuar. "Nem o tempo vai amenizar. A gente chora muito."A catarinense Isabella tinha 19 anos e era estudante de medicina veterinária na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Após a morte dela, os pais mudaram de imóvel, mas não de cidade: continuam em São Miguel do Oeste, no Oeste de Santa Catarina. Eles também buscaram conforto em centros espíritas, consultas com psicólogos e psiquiatras, e medicação prescrita por médicos. "A tristeza é permanente. Não deixo de pensar na Isabella um segundo", disse Gilberto.

Para o pai, o que mais mudou na maneira de ver as coisas foi na questão material. "Querer juntar mais bens não nos leva a lugar nenhum. Nós somos um sopro de vento, amanhã podemos não estar mais aqui", analisou.
Interior da boate Kiss, após incêndio ocorrido na madrugada deste domingo (27) (Foto: Giovani Grizotti/RBS TV)
Entenda
O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013. A tragédia matou 242 pessoas, sendo a maioria por asfixia, e deixou mais de 630 feridos.

O fogo teve início durante uma apresentação da banda Gurizada Fandangueira e se espalhou rapidamente pela casa noturna, localizada na Rua dos Andradas, 1.925.
O local tinha capacidade para 691 pessoas, mas a suspeita é que mais de 800 estivessem no interior do estabelecimento. Os principais fatores que contribuíram para a tragédia, segundo a polícia, são: o material empregado para isolamento acústico (espuma irregular), uso de sinalizador em ambiente fechado, saída única, indício de superlotação, falhas no extintor e exaustão de ar inadequada.
Ainda estão em andamento dois processos criminais contra oito réus, sendo quatro por homicídio doloso (quando há intenção de matar) e tentativa de homicídio, e os outros quatro por falso testemunho e fraude processual. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo juiz Ulysses Fonseca Louzada. Sete bombeiros também estão respondendo pelo incêndio na Justiça Militar. O número inicial era oito, mas um deles fez acordo e deixou de ser réu.
Entre as pessoas que respondem por homicídio doloso (com intenção), na modalidade de "dolo eventual", estão os sócios da boate Kiss, Elissandro Spohr (Kiko) e Mauro Hoffmann, além de dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, o vocalista Marcelo de Jesus dos Santos e o funcionário Luciano Bonilha Leão. Os quatro chegaram a ser presos nos dias seguintes ao incêndio, mas a Justiça concedeu liberdade provisória aos quatro em maio do ano passado. Entre os bombeiros investigados, está Moisés da Silva Fuchs, que exerceu a função de comandante do 4° Comando Regional de Bombeiros (CRB) de Santa Maria.
Atualmente, a Justiça está em fase de recolher depoimentos dos sobreviventes da tragédia. O próximo passo será ouvir testemunhas. Os réus serão os últimos a falar sobre o incêndio ao juiz. Quando essa fase for finalizada, Louzada deverá fazer a pronúncia, que é considerada uma etapa intermediária do processo.
Se o magistrado "pronunciar" o réu, ele vai a júri (a pronúncia é a ordem para ir a júri). Outra possibilidade é a chamada desclassificação, quando o juiz não manda o réu para júri, mas reconhece que houve algum tipo de crime. Nesse caso, a causa será julgada sem júri. Também existe a chance de absolvição sumária dos réus. Em todas as hipóteses, cabe recurso.
No âmbito das investigações, três delas estão sendo conduzidas pela Polícia Civil. Além dos documentos sobre as licenças concedidas à boate Kiss, um inquérito apura as atividades da empresa Hidramix, responsável pela instalação de barras antipânico na boate, e outro analisa uma suposta fraude no documento de estudo de impacto na vizinhança do prédio onde ficava a casa noturna. O Ministério Público, por sua vez, investiga as responsabilidades de servidores municipais na tragédia.
G1

Estudante ferido em protesto em São Paulo sai do coma induzido

O estudante que levou dois tiros de policiais militares em São Paulo saiu do coma induzido. Ele continua sedado, mas está reagindo bem. Fabrício Proteus participou das manifestações contra a Copa do Mundo no sábado (25). O protesto começou pacífico, mas terminou com cenas de vandalismo, quebra-quebra e destruição.
Os amigos do estudante passaram a noite em frente ao hospital onde o rapaz está internado. Eles colocaram cartazes nos muros criticando a Copa do Mundo, a Polícia Militar e os políticos.
Imagens de câmeras de segurança mostram Fabrício sendo perseguido pelos policiais. O jovem para, vira para um dos PMs, que cai. Fabrício vai em direção ao policial que está no chão. Nesta hora, o PM que está ao lado saca a arma. Não é possível saber exatamente o momento dos disparos, nem dá para ver se Fabrício tem um estilete na mão.
A secretaria de Segurança Pública disse que Fabrício é um integrante do movimento black bloc e dentro da mochila dele os policiais encontraram um explosivo. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e também pela corregedoria da PM.
O advogado da família de Fabrício André Zanardo criticou a ação da PM. “Mesmo que ele portasse um estilete não seria viável a PM alvejar o Fabrício. Ele deveria no caso contê-lo, seja com spray de pimenta, ou deixá-lo correr mais um tempo e contê-lo mais para frente.”
O irmão Gabriel Chaves confirmou que Fabrício estava nas manifestações, mas disse que ele não fazia parte do grupo dos mascarados e que não viu nenhum explosivo com o rapaz. Segundo ele, o estilete encontrado na mochila de Fabrício era usado a trabalho. “É estilete escolar, não é grande, é pequeno. Ele usa no emprego de estoquista. Ele pega a caixa, abre a caixa e tem que usar estilete.”
Pelos cálculos da PM, cerca de 700 pessoas participaram do protesto. Os manifestantes falavam em 1.500 pessoas. A polícia acompanhou tudo de moto, carro e helicóptero. A manifestação começou bem tranquila e a confusão começou duas horas depois.
Alguns arruaceiros quebraram agências bancárias e incendiaram um caixa eletrônico. Um grupo tentou virar uma viatura da Guarda Civil Metropolitana. Perto dali, um carro pegou fogo. O serralheiro Itamar dos Santos estava voltando de um culto quando tentou passar por cima de um colchão em chamas. O colchão enroscou no pneu. Cinco pessoas estavam no carro, entre elas uma menina de cinco anos.
Nas imagens feitas pela PM dá pra ver a confusão. Uma concessionária também foi atacada pelo bando. Dois carros novos foram atingidos no pátio interno da concessionária. Um teve o teto amassado e riscado por estilhaços de vidro. O outro ficou bem mais estragado. Cada carro custa quase R$ 50 mil. A concessionária vai avaliar o que será feito.
Outro grupo de jovens invadiu um hotel na Rua Augusta. A polícia cercou o local e rendeu os manifestantes. Os hóspedes se assustaram. “Os hóspedes que estavam fora do hotel ficaram querendo entrar sem poder. E os que estavam lá dentro estavam acuados. A gente não viu nada assim destruído não. Eles queriam mesmo acho que era se defender, esconder da polícia”, comenta a cabeleireira Sheila Nascimento.
Hoje de manhã, o governador Geraldo Alckmin voltou a falar sobre as manifestações. Disse que foi aberto inquérito policial militar para apurar a atitude dos policiais que atiraram em Fabrício. O caso do hotel também vai ser investigado. O governador de São Paulo disse ainda que a polícia está sendo preparada para agir em novas manifestações.
“É uma tarefa sempre delicada. E estamos procurando preparar a polícia permanentemente. De um lado garantir manifestações, que são legítimas, dentro de um processo democrático, podem concordar, discordar, não há problema. Outro lado é não aproveitarem manifestações pra fazerem depredações, vandalismo ferir pessoas, enfim. É uma tarefa que não é fácil. No meio daquela confusão toda, com tanta gente misturada, você de um lado prender quem está cometendo um crime, proteger a população e de outro lado não errar. Esse é um desafio. Se a policia errar responde por isso”, disse o governador.
G1

Em Cuba, Dilma classifica de 'injusto' bloqueio comercial ao país caribenho

Em cerimônia de inauguração do Porto de Mariel, em Cuba, a presidente Dilma Rousseffclassificou como injusto o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos à ilha caribenha desde a década de 1960. Em seu discurso, Dilma ressaltou que, apesar do embargo, o país governado por Raúl Castro gera o terceiro maior volume comercial do Caribe.
“Mesmo sendo submetido ao injusto bloqueio econômico, Cuba gera um dos três maiores volumes de comércio do Caribe”, destacou a chefe do Executivo diante do colega cubano.
O bloqueio dos Estados Unidos imposto a Cuba foi declarado em 1962, durante a Guerra Fria, após Fidel Castro implantar o regime socialista na ilha caribenha e estatizar diversas empresas norte-americanas que atuavam no país.
O embargo comercial determinado por Washington proíbe o comércio e transações financeiras entre os dois países. Em 2013, pelo 22º ano seguido a Assembleia Geral da ONU condenou o bloqueio, que já é um dos mais longos da história.
Na ocasião, o chanceler cubano Bruno Rodríguez disse que o custo econômico dos mais de 50 anos de embargo é de US$ 1,157 trilhão. Desde o início dos anos 2000, no entanto, a venda de remédios e alimentos norte-americanos para Cuba é permitida.
No início da cerimônia de inauguração do empreendimento portuário, foram executados o hino cubano e o brasileiro. Em seguida, Dilma e o colega cubano, Raúl Castro, cortaram juntos a fita inaugural.
Outros chefes de Estado sul-americanos, como Evo Morales (Bolívia) e Nicolas Maduro (Venezuela), também participaram da inauguração. Eles estão em Cuba para participar da II Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que terá início nesta terça (28).
A modernização do Porto de Mariel custou US$ 957 milhões, sendo que a maior parte, US$ 682 milhões, foi financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). De acordo com informações do Blog do Planalto, para liberar o financiamento, o banco exigiu que pelo menos US$ 802 milhões fossem gastos no Brasil, na compra de bens e serviços comprovadamente brasileiros.
Ainda de acordo com o blog, a área criada no porto equivale a 450 km²  e, durante sua construção, foram criados 150 mil empregos no Brasil, sejam diretos, indiretos ou induzidos.
A presidente sustentou também que o desempenho de Cuba "aumentará substancialmente" com a entrada em funcionamento do porto e da Zona Especial de Desenvolvimento de Mariel.
A presidente manifestou ainda interesse em aumentar o fluxo econômico entre Cuba e Brasil e anunciou o envio de uma comissão de empresários. Segundo ela, há "grandes oportunidades de desenvolvimento" nos setores de equipamentos para a saúde, medicamentos e vacinas.Em seu discurso, Dilma anunciou que o BNDES também financiará a segunda etapa de construção do porto, com US$ 290 milhões. "Várias empresas brasileiras já manifestaram interesse em instalar-se na zona especial", ressaltou.
"O Brasil quer se tornar um parceiro econômico de primeira ordem econômica para Cuba. Acreditamos que uma maneira de estimular essa aliança é aumentar o fluxo bilateral de comércio", enfatizou a presidente.
Amizade
Ao longo de seu discurso, Dilma voltou a reforçar a importância de Cuba dentro do cenário latino-americano. Ela disse que o fato de a 2ª Cúpula da Celac ser realizada no território cubano é uma evidência da importância do país na integração da América Latina e do Caribe. "Somente com Cuba nossa região estará completa", sustentou.

Dilma disse ainda que a amizade entre Brasil e Cuba se nutre em interesses comuns, no diálogo cultural e na cooperação. Para ela, o porto de Mariel permanecerá "como um símbolo dessa amizade verdadeira".
Mais Médicos
Durante a cerimônia, Dilma Rousseff aproveitou para "agradecer de público" o governo e o povo cubano pelo envio de médicos para o programa Mais Médicos, iniciativa do governo federal que contrata profissionais para atuar nas periferias de grandes cidades e no interior do país. Desde o lançamento do programa, Cuba já enviou 5.378 médicos para atuar no Brasil.

"A participação dos médicos cubanos é amplamente aprovada pelo povo brasilerio e é uma prova efetiva de solidariedade e coooperação que preside a relação entre os nossos países", discursou a presidente.
G1

Devido a baixa audiência do BBB neste domingo, globo apela para nudismo. Veja as fotos!


O público fiel de reality show parece ter estranhado a fase turbo do "BBB". Depois de aumentar os índices em relação à estreia do ano anterior, o programa tem visto sua audiência cair nos últimos dias. Neste domingo (26), por exemplo, com a eliminação de Bella, a atração registrou a menor média de um paredão em sua história.






Fotos: G1
Fonte: R7

‘BBB 14′ tem paredão com menor audiência de sua história com eliminação de Bella

img 0084 BBB 14 tem paredão com menor audiência de sua história com eliminação de Bella
O público fiel de reality show parece ter estranhado a fase turbo do "BBB". Depois de aumentar os índices em relação à estreia do ano anterior, o programa tem visto sua audiência cair nos últimos dias. Neste domingo (26), por exemplo, com a eliminação de Bella, a atração registrou a menor média de um paredão em sua história.


De acordo com dados prévios do Ibope, o "BBB 14" marcou 12,8 pontos. Em dados momentos, o reality chegou a perder do "Programa Silvio Santos", que exibia reprises de pegadinhas. Na média geral, no entanto, o programa foi líder com margem de cerca de um ponto de folga.

Esta edição já havia registrado um recorde negativo com paredões, durante a eliminação de Alison, quando obteve 14 pontos. Até 2013, a menor audiência de uma eliminação tinha ocorrido com a eliminação de Fani, em março passado, com 17 pontos.
Fonte: http://entretenimento.r7.com/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...