quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PREVEST da Universidade Estadual da Paraíba inscreve para novas turmas no período de 1º a 20 de fevereiro


O PreVest, curso preparatório para vestibulares e Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), oferecido pela Universidade Estadual da Paraíba, abrirá inscrições no período de 1º a 20 de fevereiro, visando formação de novas turmas para 2013. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 1.200 vagas e a previsão é de que as aulas tenham início em 25 de fevereiro.
As inscrições são gratuitas e o curso é destinado aos alunos que concluíram ou que estejam concluindo o Ensino Médio em rede pública do Estado da Paraíba, na cidade de Campina Grande ou municípios circunvizinhos. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, sempre no turno da tarde, ou no sábado pela manhã.
De acordo com o coordenador do PreVest, professor Faustino Moura Neto, até o final de janeiro será lançado o edital completo no site da UEPB (www.uepb.edu.br), contendo informações sobre todos os detalhes das inscrições, como local de atendimento, documentação necessária, funcionamento do curso, dentre outros.
Outras informações podem ser adquiridas no Departamento de Geografia, localizado na Central de Integração Acadêmica (CIA), Campus I, em Bodocongó, ou através dos telefones (83) 8886-6588 e 3344-5314, com o professor Faustino.
Fonte: http://www.uepb.edu.br

Imagens mostram que Marte pode ter tido rio de água corrente no passado


A sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), registrou imagens de uma região de Marte chamada Reull Vallis, que em um passado distante pode ter sido formada pela passagem de água corrente.
Essa estrutura sinuosa de rochas, que lembra um rio, estende-se por quase 1.500 km de distância e tem vários "afluentes" no polo sul do planeta vermelho.
Marte pode ter tido rios de água corrente no passado (Foto:  ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum))Estrutura de Marte lembra rio e pode ter tido água líquida no passado (Foto: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum))
A foto acima, em alta resolução, mostra um ponto em que esse canal tem quase 7 km de largura e 300 metros de profundidade.
Os astrônomos acreditam que um fluxo de detritos e gelo ajudou a dar as atuais características dessa área durante o período geológico Amazoniano – o mais recente de Marte, que permanece até hoje. Mas a formação do canal pela água líquida é bem anterior, do período Hesperiano, entre 3,5 bilhões e 1,8 bilhão de anos atrás.
Marte pode ter tido rios de água corrente no passado (Foto: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum))Vista de cima do polo sul do planeta mostra canal que teria tido água (Foto: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum))
Estruturas parecidas, que se acredita terem sido ricas em gelo no passado, também são encontradas em muitas crateras vizinhas do Reull Vallis. E a morfologia desses locais se parece muito com partes da Terra atingidas pela glaciação, segundo geólogos planetários.
A imagem abaixo mostra montanhas próximas com crateras cheias de sedimentos.
Marte pode ter tido rios de água corrente no passado (Foto: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum))Montanhas cheias de sedimentos ficam perto de antigo 'rio' de Marte (Foto: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum))
Para ler mais notícias do G1 Ciência e Saúde, clique em g1.globo.com/ciencia-e-saude. Siga também o G1 Ciência e Saúde no Twitter e por RSS.
G1

Quatro pessoas são baleadas em tiroteio entre PM e traficantes no Rio


Quatro pessoas foram baleadas em tiroteio entre policiais e traficantes na Vila Cruzeiro, no Conjunto de Favelas da Penha, Zona Norte do Rio, na noite desta quarta-feira (16). Luciane Beatriz Fabri, 38 anos, Nair Rita da Silva, 49 anos, Ivanildo de Souza, 47 anos, e Sônia José Alves,  48 anos, deram entrada no Hospital Getúlio Vargas, também na Penha, por volta de 21h40 de quarta.

De acordo com a sala de polícia do Hospital Getúlio Vargas, Sônia José Alves foi transferida para outra unidade. As outras três vítimas já tinham recebido alta na manhã desta quinta (17).

Policiais já foram vítimas de ataques dos criminosos
Dois anos após a ocupação da comunidade os moradores ainda sofrem com tiroteios entre policiais e traficantes no Conjunto de Favelas do Alemão e da Penha. No dia 8 de dezembro do ano passado, um sargento da PM foi morto numa região próxima ao Alemão. De acordo com a Polícia Militar, o sargento Alexandre Antônio Henrique Barbosa estava sem farda, de folga.

No dia 5 do mesmo mês, o cabo Fábio Barbosa foi baleado na cabeça e na perna após trocar tiros com criminosos. O agente fazia patrulhamento de rotina na Rua Joaquim de Queiroz quando foi surpreendido por um grupo armado.

No final de novembro, durante quatro dias consecutivos, moradores da região sofrerem com tiroteio na área. Em um deles, o soldado José Antônio de Oliveira Mesquita, da UPP Nova Brasília, foi atingido por um tiro nas costas. Ele foi salvo pelo colete que impediu que a bala penetrasse em seu corpo.

Em julho do ano passado, durante um ataque de criminosos à UPP da comunidade Nova Brasília, soldado Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos, morreu após levar um tiro de fuzil 762.

Para ler mais notícias do G1 Rio, clique em g1.globo.com/rj. Siga também o G1 Rio noTwitter e por RSS.
G1

Emissão de passaportes foi normalizada, diz Polícia Federal


O sistema de informática da Polícia Federal responsável pela emissão de passaportes voltou a operar normalmente em todo o país na manhã desta quinta-feira (17). Na quarta-feira, o serviço tinha ficado fora do ar por causa de uma falha técnica.
De acordo com a PF, um defeito numa peça do computador central do órgão causou a pane desta quarta. O problema atingiu tanto a rede interna da PF quanto o site na internet.
O defeito, segundo a PF, também bloqueou outros serviços, como pedidos de declaração de antecedentes criminais, pedidos para transporte de produtos químicos perigosos, consultas e procedimentos relativos a empresas de segurança privada, além de agendamentos para requerimentos de registro por estrangeiros.Com isso, não foi possível preencher o formulário online para obtenção do documento, tampouco agendar o recolhimento nos postos da PF. O sistema interno para processamento também foi paralisado, o que impediu a emissão.
A Polícia Federal disse que ainda apura o que pode ter causado o incidente e não descartou a possibilidade de um curto-circuito elétrico ou uma sobrecarga de energia. Por dia, cerca de 8 mil passaportes são emitidos em todo o país. A PF ainda não mensurou o quanto outros serviços foram afetados com a pane.
G1

Polícia cerca shopping após assalto a joalheria em Porto Alegre


Assalto a joalheria no Praia de Belas, em Porto Alegre (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)Shopping foi evacuado após suspeita de atentado com explosivos (Foto: Roberta Salinet/RBS TV)












A Brigada Militar faz um cerco ao Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, depois que a  joalheria Coliseu no andar térreo foi assaltada na manhã desta quinta-feira (17). De acordo com informações preliminares, o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado para verificar a suspeita de que há  explosivos no local.
Os clientes estão sendo orientados a deixar o centro de compras localizado no Bairro Menino Deus, na Região Central da capital gaúcha.
Duas pessoas que haviam sido feitas reféns durante o crime foram liberadas em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, informou a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) do município. Elas foram levadas para prestar depoimento ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
Para ler mais notícias do G1 Rio Grande do Sul, clique em g1.com.br/rs. Siga também o G1 RS no Twitter e por RSS.
G1

Bancária é morta por criminosos na Zona Sul de SP


Uma mulher foi morta por criminosos na madrugada desta quinta-feira (17), no Grajaú, na Zona Sul de São Paulo. A bancária Priscila Machado Simão, de 33 anos, estava de carro com uma amiga, e derrubou a moto onde os criminosos estavam após eles fazerem uma série de manobras à frente do veículo e frearem bruscamente. Ela foi baleada na cabeça quando estava perto de chegar ao condomínio onde morava.

As amigas voltavam de uma festa. De acordo a amiga, Aline Espada Berto, de 31 anos, uma moto com dois ocupantes começou a fazer zigue-zague em frente ao carro. O motoqueiro freou e Priscila não conseguiu impedir que o automóvel atingisse a moto, por volta das 2h. A pessoa que estava na garupa e usava capacete desceu e disparou contra Priscila.  

Gravemente ferida, ela foi levada para o Hospital Geral do Grajaú, mas não resistiu. A amiga conseguiu deixar o local a pé. Ela prestou depoimento e foi liberada.

Os dois suspeitos fugiram. Um deles roubou uma outra moto para deixar o local. O proprietário desta segunda moto ia para o trabalho quando foi abordado pelo criminoso. Como ela tinha uma trava de segurança, ela parou de acelerar 15 minutos depois.

O caso será investigado pelo 101º Distrito Policial, no Jardim das Embuias, também na Zona Sul.

Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 São Paulo no Twitter e por RSS.

G1

Bancária é morta por criminosos na Zona Sul de SP


Uma mulher foi morta por criminosos na madrugada desta quinta-feira (17), no Grajaú, na Zona Sul de São Paulo. A bancária Priscila Machado Simão, de 33 anos, estava de carro com uma amiga, e derrubou a moto onde os criminosos estavam após eles fazerem uma série de manobras à frente do veículo e frearem bruscamente. Ela foi baleada na cabeça quando estava perto de chegar ao condomínio onde morava.

As amigas voltavam de uma festa. De acordo a amiga, Aline Espada Berto, de 31 anos, uma moto com dois ocupantes começou a fazer zigue-zague em frente ao carro. O motoqueiro freou e Priscila não conseguiu impedir que o automóvel atingisse a moto, por volta das 2h. A pessoa que estava na garupa e usava capacete desceu e disparou contra Priscila.  

Gravemente ferida, ela foi levada para o Hospital Geral do Grajaú, mas não resistiu. A amiga conseguiu deixar o local a pé. Ela prestou depoimento e foi liberada.

Os dois suspeitos fugiram. Um deles roubou uma outra moto para deixar o local. O proprietário desta segunda moto ia para o trabalho quando foi abordado pelo criminoso. Como ela tinha uma trava de segurança, ela parou de acelerar 15 minutos depois.

O caso será investigado pelo 101º Distrito Policial, no Jardim das Embuias, também na Zona Sul.

Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 São Paulo no Twitter e por RSS.

G1

Bancária é morta por criminosos na Zona Sul de SP


Uma mulher foi morta por criminosos na madrugada desta quinta-feira (17), no Grajaú, na Zona Sul de São Paulo. A bancária Priscila Machado Simão, de 33 anos, estava de carro com uma amiga, e derrubou a moto onde os criminosos estavam após eles fazerem uma série de manobras à frente do veículo e frearem bruscamente. Ela foi baleada na cabeça quando estava perto de chegar ao condomínio onde morava.

As amigas voltavam de uma festa. De acordo a amiga, Aline Espada Berto, de 31 anos, uma moto com dois ocupantes começou a fazer zigue-zague em frente ao carro. O motoqueiro freou e Priscila não conseguiu impedir que o automóvel atingisse a moto, por volta das 2h. A pessoa que estava na garupa e usava capacete desceu e disparou contra Priscila.  

Gravemente ferida, ela foi levada para o Hospital Geral do Grajaú, mas não resistiu. A amiga conseguiu deixar o local a pé. Ela prestou depoimento e foi liberada.

Os dois suspeitos fugiram. Um deles roubou uma outra moto para deixar o local. O proprietário desta segunda moto ia para o trabalho quando foi abordado pelo criminoso. Como ela tinha uma trava de segurança, ela parou de acelerar 15 minutos depois.

O caso será investigado pelo 101º Distrito Policial, no Jardim das Embuias, também na Zona Sul.

Para ler mais notícias do G1 São Paulo, clique em g1.globo.com/sp. Siga também o G1 São Paulo no Twitter e por RSS.

G1

Prouni abre inscrições nesta quinta para mais de 144 mil bolsas


Começa nesta quinta-feira (17) o prazo para as inscrições para a primeira edição de 2013 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Nesta etapa serão oferecidas 144.629 bolsas de estudo em instituições de ensino superior da rede particular, sendo 92.223 bolsas integrais e 45.416 parciais (50% de desconto no valor das mensalidades). Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 da segunda-feira (21), pelo site do Prouni.
O programa é uma alternativa para estudantes de baixa renda que não conseguiram ser aprovados para as vagas em instituições federais de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estudarem em uma faculdade particular com bolsa de estudos paga pelo governo.
A consulta das vagas pode ser feita por instituição ou por município onde o candidato pretende estudar. Para pleitear a bolsa, o aluno precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e ter obtido nota mínima de 450 pontos. Precisa ainda ter tirado nota na redação que não tenha sido zero.
Site do Prouni traz informações sobre as bolsas oferecidas por cada instituição particular vinculada ao programa e o valor da mensalidade de cada curso (Foto: Reprodução)Site do Prouni traz informações sobre as bolsas oferecidas por cada instituição particular vinculada ao programa e o valor da mensalidade de cada curso (Foto: Reprodução)
O processo seletivo do Prouni terá duas chamadas sucessivas. A divulgação dos resultados estará disponível, também pela internet, nos dias 24 de janeiro (primeira chamada) e 8 de fevereiro (segunda).
De acordo com o edital do Prouni, o estudante pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas:
Primeira chamada: 24 a 31 de janeiro
Segunda chamada: 8 a 19 de fevereiro

Nota mínima no Enem
A principal novidade é a mudança da nota mínima exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, os candidatos devem ter atingido a média geral de 450 pontos no Enem de 2012 para concorrer às bolsas do Prouni. No ano passado, a exigência era de 400 pontos. Participantes que tiraram nota zero na redação também não poderão participar. 

As bolsas serão divididas em duas modalidades: integrais e parciais. A integral custeia todo o valor da mensalidade e é destinada a candidatos que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Já a parcial custeia 50% da mensalidade e é oferecida a quem possui renda familiar per capita de até três salários mínimos.
No ato da inscrição, os estudantes poderão optar por até duas opções de curso de institutições de ensino superior conveniadas em todo o país. Os candidatos que obtiveram as maiores notas no Enem ficam com a vaga escolhida na primeira opção. Quem não tiver nota suficiente para o primeiro curso, passa a concorrer ao curso escolhido como segunda opção.
Para se inscrever, é preciso utilizar o número de inscrição e senha cadastrada para acesso ao sistema do Enem 2012, além do CPF.
Podem participar do programa estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenham obtido bolsa integral em instituições particulares. Os candidatos também não podem ter diploma de ensino superior.
Pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino também podem participar. Os professores só podem se inscrever para cursos de licenciatura para formação na educação básica. O site do Prouni traz um "tira-dúvidas" sobre o programa.
Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também oG1 Educação no Twitter e por RSS.
G1

Prouni abre inscrições nesta quinta para mais de 144 mil bolsas


Começa nesta quinta-feira (17) o prazo para as inscrições para a primeira edição de 2013 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Nesta etapa serão oferecidas 144.629 bolsas de estudo em instituições de ensino superior da rede particular, sendo 92.223 bolsas integrais e 45.416 parciais (50% de desconto no valor das mensalidades). Os candidatos podem se inscrever até as 23h59 da segunda-feira (21), pelo site do Prouni.
O programa é uma alternativa para estudantes de baixa renda que não conseguiram ser aprovados para as vagas em instituições federais de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estudarem em uma faculdade particular com bolsa de estudos paga pelo governo.
A consulta das vagas pode ser feita por instituição ou por município onde o candidato pretende estudar. Para pleitear a bolsa, o aluno precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e ter obtido nota mínima de 450 pontos. Precisa ainda ter tirado nota na redação que não tenha sido zero.
Site do Prouni traz informações sobre as bolsas oferecidas por cada instituição particular vinculada ao programa e o valor da mensalidade de cada curso (Foto: Reprodução)Site do Prouni traz informações sobre as bolsas oferecidas por cada instituição particular vinculada ao programa e o valor da mensalidade de cada curso (Foto: Reprodução)
O processo seletivo do Prouni terá duas chamadas sucessivas. A divulgação dos resultados estará disponível, também pela internet, nos dias 24 de janeiro (primeira chamada) e 8 de fevereiro (segunda).
De acordo com o edital do Prouni, o estudante pré-selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de ensino superior para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, nas seguintes datas:
Primeira chamada: 24 a 31 de janeiro
Segunda chamada: 8 a 19 de fevereiro

Nota mínima no Enem
A principal novidade é a mudança da nota mínima exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, os candidatos devem ter atingido a média geral de 450 pontos no Enem de 2012 para concorrer às bolsas do Prouni. No ano passado, a exigência era de 400 pontos. Participantes que tiraram nota zero na redação também não poderão participar. 

As bolsas serão divididas em duas modalidades: integrais e parciais. A integral custeia todo o valor da mensalidade e é destinada a candidatos que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Já a parcial custeia 50% da mensalidade e é oferecida a quem possui renda familiar per capita de até três salários mínimos.
No ato da inscrição, os estudantes poderão optar por até duas opções de curso de institutições de ensino superior conveniadas em todo o país. Os candidatos que obtiveram as maiores notas no Enem ficam com a vaga escolhida na primeira opção. Quem não tiver nota suficiente para o primeiro curso, passa a concorrer ao curso escolhido como segunda opção.
Para se inscrever, é preciso utilizar o número de inscrição e senha cadastrada para acesso ao sistema do Enem 2012, além do CPF.
Podem participar do programa estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenham obtido bolsa integral em instituições particulares. Os candidatos também não podem ter diploma de ensino superior.
Pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino também podem participar. Os professores só podem se inscrever para cursos de licenciatura para formação na educação básica. O site do Prouni traz um "tira-dúvidas" sobre o programa.
Para ler mais notícias do G1 Educação, clique em g1.globo.com/educacao. Siga também oG1 Educação no Twitter e por RSS.
G1

Vídeo que mostra encontro de dois cães pelo Skype faz sucesso na web


Um vídeo que mostra o encontro de dois cães pelo Skype faz sucesso pela internet. As imagens mostram o fox terrier chamado "Gaytor", que mora com sua dona em Washington (EUA), "uivando" para um cachorro que vive no Reino Unido. Publicado no dia 11 de janeiro, o vídeo recebeu mais de 100 mil visualizações. Assista ao vídeo.
Vídeomostra o encontro de dois cães pelo Skype (Foto: Reprodução)Vídeo mostra o encontro de dois cães pelo Skype (Foto: Reprodução)
Para ler mais notícias do Planeta Bizarro, clique em g1.globo.com/planeta-bizarro. Siga também o Planeta Bizarro no Facebook, no Twitter e por RSS.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...