terça-feira, 9 de abril de 2013

Policiais do RJ presos na PB são suspeitos de milícia, diz secretaria


Os três policiais do Rio de Janeiro que foram presos neste domingo (7) na Paraíba são suspeitos de atuarem em milícias, segundo informações da Secretaria de Comunicação da Paraíba (Secom-PB). A prisão de um cabo e de um soldado da Polícia Militar e ainda de um policial federal aposentado aconteceu no bairro de Camalaú, em Cabedelo, município da Grande João Pessoa.

Segundo a Secom, eles são suspeitos de participar de uma milícia privada que atua no Rio de Janeiro. De acordo com o coordenador do policiamento da 3ª CIA do 1º BPM, aspirante Raphael Felinto, os três estavam armados com duas pistolas 380 e uma calibre 9 milímetros. A pistola encontrada com o soldado estava sem numeração e a do cabo pertencia à polícia carioca, mas ele não possuía autorização para viajar com ela.

“A vítima nos relatou que tinha vindo morar na Paraíba após ter um problema por causa de um dinheiro com um bicheiro do Rio de Janeiro e que esses policiais estariam desde o sábado à procura dele aqui na cidade deCabedelo. Já os policiais disseram que vieram prestar uma assessoria jurídica ao rapaz. Levamos todos até a delegacia e os apresentamos à autoridade policial para esclarecer os fatos”, detalhou o aspirante.

Os policiais e a vítima foram conduzidos até a 7ª Delegacia Distrital, em Cabedelo. No local, os três policiais foram ouvidos e autuados por formação de quadrilha e milícia privada, além de porte ilegal de arma – no caso dos dois militares da PMRJ. O policial federal foi recolhido para a Central de Polícia, o soldado para 3ª CIA e o cabo para o 5º BPM. A Polícia Civil da Paraíba vai continuar investigando o caso.

Entenda o caso
Quem acionou a polícia foi um homem que trabalha como estoquista em um supermercado de João Pessoa, que preferiu não se identificar. Ele acredita que os policiais vieram à Paraíba para matá-lo. Ele explicou à reportagem da TV Cabo Branco que morou no Rio de Janeiro, onde trabalhou para um bicheiro e foi acusado de desviar R$ 100 mil. Devido a essa acusação, ele fugiu para Pernambuco e, em seguida, para a Paraíba, onde mora há quatro anos.

Porém, recentemente, soube que os policiais estavam procurando por ele no supermercado onde ele trabalha até que chegaram à localização da casa onde ele mora. Ao perceber que os três estavam na frente da sua casa, ele chamou a polícia com medo.
G1pb

Coperve divulgou lista para reopção de cursos na UFPB


A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) divulgou nesta segunda-feira (8) a lista com os cursos da UFPB que oferecem vagas para a reopção. O edital divulgado pela Coperve determina que as reopções podem ser feitas entre 11 e 14 de abril deste ano. Entre os cursos que integram a lista estão Ciências Econômicas, Rádio e TV, Filosofia, Física, Geografia e Pedaogia do campus de João Pessoa e  Matemática no campus de Rio Tinto, na Região Metropolitana da capital. A lista completa pode ser conferida aqui.
O candidato deve preencher integralmente o formulário de inscrição, no qual poderá registrar até cinco opções de curso, na ordem de sua preferência. A classificação será feita observando-se a prioridade das opções formuladas e a ordem decrescente das médias finais obtidas pelos reoptantes.Conforme o edital, podem inscrever-se, concorrendo a qualquer das vagas ofertadas, os candidatos que participaram do processo de classificação final, mas não obtiveram classificação para o curso de sua opção inicial até a divulgação da segunda lista de classificados. Para solicitar sua inscrição, o candidato deve acessar o site da Coperve entre as 19h da quinta-feira (11) e 23h59 do domingo (14).
A relação com os candidatos aprovados na reopção de curso deve ser divulgada no dia 25 deste mês, no site da Coperve. A previsão é que a lista saia às 17h, juntamente com a lista da 3ª chamada dos classificados.
G1pb

Tentativa de assalto a agência bancária termina em tiroteiro na PB


Portas foram estilhaçadas após o tiroteio (Foto: Walter Paparazzo/G1)Portas foram estilhaçadas durante o tiroteio
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma agência bancária localizada no Centro de João Pessoa sofreu uma tentativa de assalto no início da tarde desta segunda-feira (8). Um policial militar que estava de folga passou no local e tentou impedir a ação dos assaltantes, iniciando um tiroteio. Não foi confirmado que os suspeitos tenham obtido sucesso em assaltar a agência. Um homem deu entrada no Ortotrauma de Mangabeira com ferimento leve por arma de fogo.
O capitão Clecitoni Francisco, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, informou que “quatro homens entraram na agência armados, e outro ficou no carro esperando por eles. Quando o policial tentou impedir a ação, os suspeitos começaram a disparar. Infelizmente eles conseguiram fugir e ainda não foram localizados”.
A assessoria de imprensa do Ortotrauma de Mangabeira informou que uma pessoa chegou ao local com ferimento leve por arma de fogo, e às 16h já havia sido liberado.Clecitoni disse ainda que algumas portas de vidro foram quebradas e que algumas pessoas alegaram ferimentos, mas não soube confirmar se foi por arma de fogo ou por estilhaços das portas quebradas.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba informou que a Polícia Militar continua fazendo rondas em busca dos suspeitos.
G1pb

Estalactites de gelo se formam em flores na China


Devido às baixas temperaturas, estalactites de gelo se formaram na segunda-feira (8) em flores em um jardim em Hami, na região autônoma de Xinjiang Uygur, na China.
G1
  •  
Estalactites de gelo se formaram em flores em um jardim em Hami (Foto: AFP)Estalactites de gelo se formaram em flores em um jardim em Hami (Foto: AFP)
Cena foi registrada em Hami, na região autônoma de Xinjiang Uygur (Foto: AFP)Cena foi registrada em Hami, na região autônoma de Xinjiang Uygur (Foto: AFP)

Temperatura do corpo humano modifica vírus da dengue, diz estudo


Cientistas demonstraram nesta segunda-feira (8) que o vírus da dengue adquire formas diferentes dependendo do ambiente em que ele está. A descoberta deve ter implicações sobre a produção de vacinas contra a doença.
A equipe de Michael Rossmann, da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, analisou o vírus da dengue usando um microscópio especial que trabalha com diferentes temperaturas. Nele, observaram as transformações pelas quais o vírus passa. As conclusões do estudo foram publicadas pela “PNAS”, revista da Academia Americana de Ciências.
Em temperatura ambiente, o vírus tem uma superfície lisa. Porém, quando a temperatura passa dos 33 graus, ele tende a ficar um pouco maior e a adquirir uma superfície irregular, que infecta mais facilmente o corpo dos mamíferos. Depois que a alteração ocorre, resfriar o vírus não o faz retomar a estrutura original.
Assim, os autores do estudo apontam que a diferença estrutural deve ser levada em conta pelos cientistas que trabalham na elaboração das vacinas. Afinal, os anticorpos precisam se ligar ao vírus, e esse contato é feito na superfície do organismo.Na prática, isso quer dizer que o próprio corpo humano oferece ao vírus um ambiente no qual ele se torna mais nocivo. O corpo do mosquito fica em temperatura ambiente, geralmente abaixo dos 33 graus, onde o vírus tem a superfície menos agressiva. Porém, o corpo humano se mantém a uma temperatura em torno dos 37 graus e, desta forma, altera a estrutura do vírus – isso ocorreu em 96% dos casos na experiência conduzida por Rossmann.
Até o momento, não existe uma vacina considerada eficaz e segura contra a dengue. Além do desafio em relação à estrutura do vírus, os cientistas precisam também levar em conta que existem quatro subtipos – cepas – diferentes, e que uma vacina deveria gerar proteção contra os quatro.
G1
Saiba quais são os sintomas da dengue (Foto: Editoria de Arte G1)

Polícia da PB encontra corpo em casa e acredita ser de menina desaparecida


Polícia inicia perícia após escavação no quintal do suspeito de participar do sumiço de Fernanda Ellen (Foto: Walter Paparazzo/G1)Polícia inicia perícia após escavação no quintal do suspeito (Foto: Walter Paparazzo/G1)












A polícia informou na noite desta segunda-feira (8) que um corpo foi encontrado enterrado no quintal de uma casa e acredita ser da estudante Fernanda Ellen, de 11 anos, que estava desaparecida desde o dia 7 de janeiro, quando voltava da escola. No fim da tarde de hoje um vizinho da família da vítima foi detido e uma escavação teve início na casa dele, no bairro do Alto do Mateus.
A prisão do suspeito aconteceu depois que familiares o acharam parecido com o retrato falado produzido com base no depoimento de uma prostituta que havia sido detida com o telefone celular de Fernanda e disse ter recebido de um homem como pagamento.O Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE) informou que o suspeito confessou ter matado a estudante e enterrado em sua casa. Ainda assim, o Gerente Executivo de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), Fábio de Almeida Gomes, disse que há fortes indícios que o corpo seja da menina, mas que somente após o exame de DNA será possível ter certeza, por conta do grau de decomposição em que o corpo foi encontrado.
O delegado Aldrovilli Grisi, encarregado do caso, levou a mulher até a casa do suspeito para ver se ela o reconhecia e, ao vê-la dentro do carro da polícia o vizinho tentou fugir, mas acabou detido. Familiares ainda tentaram agredir o suspeito após a prisão.
Polícia cercou a casa do suspeito de participar do sumiço de Fernanda Ellen (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Logo que a prisão aconteceu, muita gente foi até o local e a polícia precisou interditar a rua. O comandante geral da Polícia Militar, Euller Chaves, esteve no local assim como o secretário de Segurança Cláudio Lima, que convocou uma entrevista coletiva para as 10h na terça-feira (9), quando explicará o caso.
Segundo Wellington Oliveira, tio da vítima e responsável por chamar a polícia mais cedo, o homem que foi detido parecia muito com o retrato falado feito pela polícia. “O suspeito tinha traços do homem do retrato falado e estava com um comportamento estranho. Nós chamamos a polícia, que já chegou com a testemunha. Quando ele viu a mulher no carro, tentou correr”, relatou. Ele garantiu que a prostituta reconheceu o homem.
Foto da estudante Fernanda Elle, desaparecida na Paraíba, está sendo divulgada pelas redes sociais  (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Fernanda Ellen
A estudante desapareceu na tarde do dia 7 de janeiro, quando voltava da escola no bairro Alto do Mateus, onde havia ido buscar o boletim. Após várias semanas de buscas, a Secretaria de Segurança destacou um delegado para cuidar do caso, Aldrovilli Grisi.

A família desponibilizou vários telefones para receber informações que levassem à menina ou que desse pistas à polícia, mas receberam apenas milhares de  trotes. Em março, empresários da cidade chegaram a oferecer R$ 10 mil para quem desse informações que levassem à estudante ou ao corpo dela.
G1

Metade do país apura fraude na merenda escolar Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/metade-do-pais-apura-fraude-na-merenda-escolar-8062901#ixzz2Py5CjoZZ © 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.



Alunos na cidade de Balsas (MA) sem terem onde comer suas merendas, segundo relatório da CGU
Foto: Divulgação/CGURIO — Licitações fraudadas, comida estragada servida a alunos, escola fechada porque não tem merenda. Pelo menos 13 estados no país investigam atualmente denúncias de desvio de recursos para aquisição de merenda escolar, de mau armazenamento de comida e de fornecimento insuficiente de alimentos para escolas — em alguns casos, onde há denúncia de verba fraudada é também onde falta merenda.
As irregularidades estão sendo apuradas pelos Ministérios Públicos estaduais e Federal, e por fiscalizações da Controladoria Geral da União, em estados como Paraná, Rio Grande do Norte, Maranhão, São Paulo, Rio, Roraima, Minas, Bahia e Pernambuco; na última semana veio à tona um caso no Espírito Santo, com desperdício de merenda.
Fiscalizações da CGU ilustram o descaso. Em Xexéu (PE), o órgão constatou em outubro de 2012 indícios de sobrepreço, aquisição de alimentos sem licitação ou contratos de fornecimento. E faltou merenda em duas escolas por pelo menos dois meses em 2012, após o recesso do meio do ano. Além disso, foi encontrada carne mantida sem refrigeração. Numa das escolas, a merenda é guardada onde morava a merendeira nos dias úteis. E “todas as escolas visitadas não dispõem de água tratada ou filtrada para preparar a merenda, utilizando-se água do poço”, diz a CGU.
Em São José do Campestre (RN), em sete escolas com 75,6% dos alunos da rede municipal, a CGU encontrou falta de merenda no fim de 2012. Cinco delas estavam fechadas por causa disso.
Na última sexta-feira, professores e alunos de três escolas confirmaram que a merenda faltou no início deste ano, mas disseram que o serviço já foi normalizado. Porém, numa quarta escola, rural, a Cícero Pinto de Souza, o problema continua:
— Aqui sempre falta merenda. Este ano menos, mas tem faltado — contou o aluno do 4º ano José Rodrigo da Silva.
O depósito de alimentos do município funciona numa sala improvisada na Secretaria de Educação. Nessa mesma cidade, a CGU constatou em 2012 licitação direcionada, com irregularidades como um pregoeiro nomeado após ter assinado o edital. “Houve flagrante montagem para conferir aparência de legalidade” a empresas que, diz a CGU, participaram de fraudes em outra cidade do estado, Goianinha, com participação de um ex-prefeito.
Frango sem refrigeração
Já em Balsas (MA) houve simulação de processos licitatórios em 2011 e 2012. Produtos como frango abatido eram entregues por caminhões sem refrigeração, no depósito central da cidade, “que não possui freezer”. Numa das escolas, os alunos não tinham onde se sentar para comer.
Uma “simulação de processo licitatório e conluio entre os licitantes, pregoeiro, equipe de apoio, coordenadora da merenda escolar e presidente do CAE (Conselho de Alimentação Escolar)” foi encontrada em Hidrolândia (CE) em 2012. Entre os indícios, exigência de documento não previsto em lei, que seria dado pela comissão de licitação; e o fato de um funcionário de licitante ser ligado a outra. Enquanto isso, 40% das escolas visitadas sofriam com atraso no fornecimento de comida aos alunos.
Atualmente, 780 municípios e seis estados — Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia e Sergipe — até correm o risco de ficar sem recurso federal para merenda porque o seu Conselho de Alimentação Escolar, órgão que monitora o uso do recurso, está irregular, com mandato vencido. Estados e prefeituras têm até o dia 30 para enviarem as prestações de contas das verbas repassadas em 2011 e 2012.
Mas prestações de 2010, por exemplo, ainda têm problemas como documentação pendente — como na Bahia, com pelo menos 60 cidades nessa situação. Só este ano, até agora, já foram abertas pelo FNDE 13 tomadas de contas especiais especificamente sobre problemas com verba para merenda.
O Ministério Público também apura irregularidades. Em mais de cinco estados, inquéritos foram abertos após investigação em São Paulo descobrir o que o MP chamou de “máfia da merenda”: um grupo de empresas que simularia licitações com ajuda de servidores públicos e secretários municipais. No Nordeste, esse cartel teria usado uma empresa que dizia oferecer serviços de “consultoria em políticas públicas” para intermediar a relação entre as prefeituras e as empresas de alimentação.
Empresas consideradas pelo MP como parte da máfia podem estar atuando sob outro nome. Em Roraima, uma empresa apontada pelo MP-SP como sendo do grupo, a J. Coan, forneceu merenda a escolas estaduais de Boa Vista de 2006 a 2011, período em que lá surgiram casos de leite servido azedo e sopa servida com larvas. Em 2011, ela foi substituída pela Megaclear, que mudou seu nome para Mega Foods. Para o MPF-RR, a empresa tem um endereço que era o mesmo da Coan, além de telefones registrados em nome da Coan. O MPF-RR destaca: “a Coan é sócia da Semper Foods, que, por sua vez, é sócia da Mega Foods”. Integrante do Conselho de Alimentação Escolar, a merendeira Silvinha Oliveira confirma que a Mega Foods é a fornecedora e reclama da qualidade do produto:
— A comida às vezes chega atrasada, e os legumes que eles mandam já chegam estragados.
No Rio, segundo o procurador da República Renato Machado, um inquérito apura indícios de direcionamento de licitação em São João de Meriti envolvendo a Home Bread; também há um inquérito no Supremo Tribunal Federal sobre suspeita de superfaturamento em contratos da empresa.
Apontada pelo MP como uma das principais do cartel que envolvia a Coan, a SP Alimentação negou as acusações sobre o cartel e disse que a defesa está sendo feita à Justiça. Responsáveis pela Coan não foram localizados até o fechamento da edição. Um homem que quis se identificar apenas como Márcio e se disse assessor da Home Bread negou as acusações, afirmando que as licitações de que a empresa participou tiveram publicidade. (COLABOROU Paulo Francisco, especial para O GLOBO)


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/metade-do-pais-apura-fraude-na-merenda-escolar-8062901#ixzz2Py5LNcM3 
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Massacre deixa 13 mortos na Sérvia


Policiais em frente ao local do crime nesta terça-feira (9) na localidade sérvia de Velika Ivanca (Foto: Reuters)Policiais em frente ao local do crime nesta terça-feira (9) na localidade sérvia de Velika Ivanca (Foto: Reuters)
Pelo menos 13 pessoas foram assassinadas a tiros nesta terça-feira (9) na cidade de Velika Ivanca, perto de Mladenovac, ao sul de Belgrado, naSérvia, informou o diretor da polícia local, Milorad Veljovic.
Um homem, de cerca de 60 anos identificado como Ljubisa B., por motivos ainda desconhecidos, disparou deliberadamente contra cinco casas da vizinhança.
Em entrevista à rádio "B92", Veljovic acrescentou que pelo menos duas pessoas ficaram gravemente feridas, entre elas o possível autor do crime, um idoso sem passagem pela polícia mas com permissão para portar armas.
Segundo a emissora, as vítimas são seis homens, seis mulheres e um bebê.
A polícia informou que o suspeito do massacre ainda tentou matar sua mulher e depois suicidar-se. Ambos estão internados e gravemente feridos.
G1

Direção da Maternidade aponta doença rara como causa da morte de jovem de 21 anos em Patos


A direção da Maternidade Peregrino Filho de Patos comentou sobre a morte da jovem Lidia dos Santos Pereira, de 21 anos, que faleceu no final da tarde desta segunda-feira, (08), após dar a luz a seu filho.
 
Segundo o diretor técnico da Maternidade, Dr. Paulo Athayde, a jovem foi acometida por uma atonia uterina, que é uma condição no qual o útero, logo após o parto, não consegue se contrair, conseqüentemente há um sangramento volumoso.
 
Dr. Paulo disse que conversou com a equipe médica que atendeu Lídia e os mesmos disseram que esse quadro foi justamente o que motivou a decisão de realizar a histerectomia, ou seja, a retirada do útero, procedimento indicado nesse tipo de caso.
 
Questionado sobre a decisão de ter sido  feito um parto normal na paciente, Dr. Paulo garantiu que tudo foi feito da maneira correta: "Essa questão de aguardar para o parto normal é comum. Existem partos normais que duram até 24 horas", disse.
 
O médico garantiu ainda que não tem como prever se uma paciente será acometida por tal condição, além disso, a atonia uterina independe de parto normal ou cesariana: "Esses casos, apesar de bastante raros, podem acontecer em qualquer tipo de parto".
 
Uma sindicância será aberta, o caso será encaminhado à Comissão de ética e será investigado.
 
O bebê da jovem sobreviveu e está na Unidade de Terapia Intensiva. Seu estado de saúde é estável.
 
Lídia era filha de Lúcia Costa, mais conhecida como Lucinha, coordenadora do Colégio Evolução.
 
Fonte: maispatos.com 

Polícia investiga se incêndio em hotel de São Bernardo foi criminoso


A polícia investiga se o incêndio no Hotel Park Plaza, em São Bernardo do Campo, no ABC, na tarde desta segunda-feira (8), foi criminoso. Um perito disse ter encontrado indícios de que as chamas foram provocadas propositalmente, como informou o Bom Dia São Paulo desta terça (9). A suspeita consta no boletim de ocorrência. A hipótese de curto-circuito também foi levantada.
A rede Palm Leaf de hotéis, proprietária do Park Plaza Hotel, afirmou, em nota, que os funcionários tomaram as medidas de emergência cabíveis. Os 47 hóspedes ocupavam o prédio na hora do incidente foram hospedados em outros hotéis da rede na Grande São Paulo.
Há marcas de fumaça em vários apartamentos. Porém, apenas três quartos – um no 5º e dois no 7º andar- ficaram destruídos. Os quartos funcionavam como depósitos provisórios. O Bom Dia São Paulo informou que seis ou sete pessoas tiveram intoxicação leve por causa da fumaça.A causa do incêndio só poderá ser apontada pela perícia, que já começou a ser feita nesta terça-feira. O edifício, que fica na Avenida das Nações Unidas, no Centro de São Bernardo do Campo, permaneceu isolado durante toda a noite à espera da Polícia Técnica.

O Park Plaza Hotel, que tem mais de 30 anos, passava por uma reforma. Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros Roberto Cunha, o prédio não tinha o auto de vistoria da corporação. “Essa é a primeira informação”, afirmou.

O fogo demorou cerca de duas horas para ser controlado. As vias no entorno foram interditadas para o trabalho de 82 bombeiros em 26 carros da corporação. Os hóspedes e os funcionários foram retirados. O caso foi registrado 1º Distrito Policial de São Bernardo do Campo.
G1
  •  
  •  
Fogo deixou quatro intoxicados, segundo os bombeiros (Foto: Adriano Lima/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)Fogo deixou quatro intoxicados, segundo os bombeiros (Foto: Adriano Lima/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)

G1 compara conexões 3G e 4G na Arena da Baixada, em Curitiba


Teste foi feito do local onde ficarão as cabines de imprensa na Copa de 2014 (Foto: Fernando Castro/G1)Teste foi feito do local onde ficarão as cabines de imprensa na Copa de 2014 (Foto: Fernando Castro/G1)























A quarta geração de banda larga móvel (4G) deve entrar em prática até o dia 30 de abril n
as seis cidades-sede da Copa das Confederações de futebol (Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte). No dia 27 de março, o G1 testou o acesso 4G, que foi lançado pela operadora Claro em Curitiba no início do mês de fevereiro.


Os testes foram feitos na Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR que será palco de partidas da Copa do Mundo de 2014, com smartphones e chips cedidos pela Claro, única operadora que oferece o serviço 4G em Curitiba. No local, a nova tecnologia chegou a apresentar desempenho 13 vezes superior em relação ao 3G. O teste comparou o desempenho das redes em aplicações como acesso a redes sociais, download de aplicativos, além da exibição e vídeos.

De acordo com especialistas em telecomunicações, a banda larga móvel de quarta geração deve alcançar uma velocidade de acesso 20 a 40 vezes mais rápida, em média, do que a oferecida pelas atuais redes 3G – entre 256 kilobits por segundo (Kbps) e 1 megabit por segundo (Mbps).
Além da capital do Paraná, a Claro oferece o serviço de acesso móvel pela tecnologia 4G em Porto Alegre (RS), Recife (PE), Paraty (RJ), Campos do Jordão (SP) e Búzios (RJ). As operadoras Oi, TIM e Vivo informaram que trabalham para iniciar oferta do acesso 4G até o prazo estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 30 de abril. O cronograma da Anatel prevê exige que até abril as cidades sede da Copa das Confederações estejam pelo menos 50% cobertas pela nova tecnologia. Até a Copa de 2014, a cobertura deve atingir todas as capitais com mais de 500 mil habitantes.


De acordo com diretor regional da empresa para o Paraná e Santa Catarina, Carlos Cipriano, a Claro possui atualmente 101 pontos de cobertura em Curitiba, que abrangem 47 bairros da cidade. A lista completa está disponível no site da operadora.

Testes
Os testes sequenciais de velocidade foram realizados com o aplicativo SpeedTest, que utiliza servidor da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) para verificar o desempenho das conexões. A reportagem estava posicionada onde será erguido o setor “Brasílio Itiberê”, que abrigará as cabines e imprensa da Arena da Baixada. Os aparelhos Motorola Razr HD, com os chips 3G e 4G, foram fornecidos pela Claro.


Confira os resultados:

SpeedTest (Foto: Reprodução)
Velocidade
O G1 efetuou três testes sequenciais de velocidade, que apontaram para uma velocidade média, nas redes 4G, de 7,64 megabits por segundo (Mbps) no download e de 10,62 Mbps no upload. A velocidade do 3G chegou apenas a 2,96 Mbps no download e a 1,23 Mbps no upload.




Logo G1 (Foto: Reprodução/G1)
G1
O teste seguinte foi feito com um vídeo de dois minutos postado no catálogo do G1. A reportagem demorou quatro segundos para ser visualizada com o aparelho com chip 4G, quatro vezes mais rápido do que a visualização com o aparelho de chip 3G. No tempo total, considerando o clique inicial até a visualização, o resultado foi de 16 segundos na conexão via rede 4G, e de 28 segundos na rede 3G.


Logo YouTube (Foto: Divulgação/Google)
Os testes no YouTube foram divididos em duas partes – download e upload. Na primeira etapa, de download, foi levado em conta o tempo para visualizar um vídeo de 30 segundos disponível no site – tarefa que o 4G levou cinco segundos para realizar, enquanto o 3G precisou de dez segundos para exibir.

Já na segunda parte, a reportagem postou vídeos de 35 segundos mostrando o andamento das obras da Arena. Este teste registrou a maior diferença entre as duas tecnologias, já que o 4G foi treze vezes mais rápido do que o 3G. Enquanto o vídeo foi postado em 44 segundos na velocidade mais alta (4G), na conexão via rede 3G a postagem levou dez minutos e cinco segundos.

Facebook logo (Foto: Divulgação/Facebook)
Neste teste a reportagem utilizou fotos recém-registradas das obras da Arena da Baixada para avaliar o tempo de publicação. Neste teste, pelo acesso via rede 4G o upload da foto e sua publicação no Facebook levaram 8 segundos, enquanto na conexão 3G o mesmo procedimento foi realizado em 17 segundos.


Game Dead Trigger (Foto: Reprodução)
Game
Por fim, o último teste foi o download do game “Dead Trigger”, que com 164 Megabytes (MB) de tamanho levou três minutos e 25 segundos para ser baixado com a tecnologia 4G. Já com o chip 3G, o tempo foi três vezes e meia maior, com 11 minutos e 55 segundos de demora para download.


Twitter logo (Foto: Divulgação/Twitter)
A rede social, que permite postagens de até 140 caracteres, também foi utilizada para aferir os desempenhos. Neste caso, a diferença foi de apenas um segundo entre a postagem feita com o chip 4G – quatro segundos -, e a publicação realizada com o aparelho 3G, que levou cinco segundos para ir ao ar.


Tecnologia 4G tem melhor desempenho em ambientes externos (Foto: Fernando Castro/G1)
Entraves das redes 4G
Por enquanto, a cobertura atual da nova banda larga móvel está mais voltada aos espaços externos devido à frequência de 2.5 GHz, que vem sendo utilizada no início da prestação deste serviço no Brasil. “A frequência de 2.5 GHz tem dificuldade de penetração (...). Então nós privilegiamos, em um primeiro momento, áreas outdoor para que os nossos usuários pudessem ter a primeira experiência”, explicou o diretor regional da Claro. A tendência deve mudar com a adoção da frequência de 700 MHz para complementar a oferta de acesso à internet móvel nas redes 4G. “A diferença é que você precisa de muito mais antenas para cobrir uma mesma área atualmente”, detalhou.

Os entraves ficam por conta das dificuldades das operadoras em negociar a permissão de instalação de antenas, de acordo com Cipriano. Uma das saídas encontradas tem sido o compartilhamento de antes com outras empresas, mas muitas instalações esbarram na burocracia. “Algumas cidades são mais problemáticas, outras menos. Curitiba é uma cidade em que a legislação é muito dura nesse aspecto, até pelas questões de ser uma cidade muito bem planejada. Mas de qualquer forma, ela tem uma legislação que é no mínimo dez anos defasada à realidade atual”, criticou o diretor da Claro.
Segundo Cipriano, os clientes que têm aderido ao 4G na Claro são informados no momento da compra sobre o processo inicial de adoção, e questionados sobre as localidades que percorrem. “Desde o primeiro momento, os times de loja têm de ser absolutamente transparentes com o cliente. A gente prefere não vender, se perceber que o uso dele não vai ter essa realidade, do que vender e ficar essa insatisfação”, garantiu Cipriano.
Todos os pacotes do 4G disponibilizados pela operadora possuem franquia de 5 gigabytes (GB), com preços a partir de R$ 205,10. Os pacotes variam até R$ 385,72, dependendo da quantidade de minutos de voz escolhida.
G1

Empresa brasileira lança sandália que se desintegra após 5 anos de desuso


<p>
 O material se degrada 50 vezes mais rápido do que a borracha sintética. | Foto: Divulgação</p>
A Amazonas Sandals está lançando uma linha de sandálias que contribuem para o equilíbrio ecológico do planeta. A linha Bio Rubber é desenvolvida a partir de uma borracha biodegradável vulcanizada, obtida através do látex natural extraído das seringueiras da Amazônia.

Esse material, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia AMAZONAS, se degrada após cinco anos de desuso, ou seja, 50 vezes mais rápido do que a borracha sintética – que leva cerca de 500 anos para ser absorvida pelo meio ambiente.

A empresa ressalta que a sandália não irá se desintegrar enquanto estiver guardada no armário. Para que ocorra a decomposição, o modelo precisa ser descartado em condições favoráveis, em um ambiente com água, gás carbônico e terra, como um aterro sanitário, por exemplo.

Além de não poluir o ecossistema, as sandálias da linha Bio Rubber são confortáveis e têm um design orgânico e arrojado. Nas versões chinelo e gladiadora, os modelos trazem as cores, estampas e grafismos inspirados nos elementos e na cultura Amazônica.

O Grupo Amazonas possui nove fábricas ao total, sendo duas no exterior. A Amazonas Sandals foi lançada no mercado em 2011 com um conceito ecológico de sandálias femininas e masculinas.
Fonte: http://ciclovivo.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...