terça-feira, 9 de abril de 2013

Direção da Maternidade aponta doença rara como causa da morte de jovem de 21 anos em Patos


A direção da Maternidade Peregrino Filho de Patos comentou sobre a morte da jovem Lidia dos Santos Pereira, de 21 anos, que faleceu no final da tarde desta segunda-feira, (08), após dar a luz a seu filho.
 
Segundo o diretor técnico da Maternidade, Dr. Paulo Athayde, a jovem foi acometida por uma atonia uterina, que é uma condição no qual o útero, logo após o parto, não consegue se contrair, conseqüentemente há um sangramento volumoso.
 
Dr. Paulo disse que conversou com a equipe médica que atendeu Lídia e os mesmos disseram que esse quadro foi justamente o que motivou a decisão de realizar a histerectomia, ou seja, a retirada do útero, procedimento indicado nesse tipo de caso.
 
Questionado sobre a decisão de ter sido  feito um parto normal na paciente, Dr. Paulo garantiu que tudo foi feito da maneira correta: "Essa questão de aguardar para o parto normal é comum. Existem partos normais que duram até 24 horas", disse.
 
O médico garantiu ainda que não tem como prever se uma paciente será acometida por tal condição, além disso, a atonia uterina independe de parto normal ou cesariana: "Esses casos, apesar de bastante raros, podem acontecer em qualquer tipo de parto".
 
Uma sindicância será aberta, o caso será encaminhado à Comissão de ética e será investigado.
 
O bebê da jovem sobreviveu e está na Unidade de Terapia Intensiva. Seu estado de saúde é estável.
 
Lídia era filha de Lúcia Costa, mais conhecida como Lucinha, coordenadora do Colégio Evolução.
 
Fonte: maispatos.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...