terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Prefeito de João Pessoa abre ano da Câmara com balanço da gestão


A Câmara Municipal de João Pessoa voltou ao trabalho nesta terça-feira (31) depois de cerca de um mês em recesso. A primeira sessão do ano contou com a presença do prefeito Luciano Agra (PSB) Em discurso, ele fez um balanço das ações da prefeitura e apresentou projetos para o ano de 2012. A desistência das disputa pela reeleição voltou a ser comentada pelo prefeito.
“Inicio meu último ano de governo, com a cabeça erguida, a mente energizada e o coração tranquilo. Fiz uma opção que parece ter surpreendido alguns, os que conhecem minha índole, minha história de vida pessoal e profissional sabem que não poderia ser outra a decisão em priorizar o trabalho, a cidade e o seu povo”, disse Agra na Câmara de João Pessoa.
Em tom de despedida, o prefeito disse que vai deixar para o seu sucessor uma cidade melhor do que encontrou em 2005, quando assumiu como vice-prefeito na chapa do hoje governador Ricardo Coutinho (PSB). “ É uma cidade compartilhada entre a população, gestores, servidores e representantes públicos”, afirmou o prefeito.
Durante entrevista após a sessão da Câmara, Luciano Agra comentou a reforma administrativa que foi iniciada por ele no sábado (28). O prefeito disse que deve anunciar novos nomes ainda nesta terça-feira. “Isso é normal, é um avanço, essas mudanças vão continuar acontecendo”, disse o prefeito.
Alterações
Em sua primeira sessão do ano a Câmara de João Pessoa apresentou uma formação diferente da que terminou 2011. Três vereadores que estavam exercendo os cargos de secretários da administração municipal, ressumiram seus mandatos.
Voltaram Pedro Alberto Coutinho (PTB), Raoni Mendes (PDT) e João Corujinha (PSDC). Com isso saíram os suplentes Jorge Camilo (PT), Vera Lucena (PDT) e Bosquinho (DEM).

Suspeito de matar estudante na PB deve ser transferido até sexta-feira (3)


O suspeito de participar do estupro e morte da estudante Rebeca Cristina Alves Simões, de 15 anos, deve ser transferido para um presídio de João Pessoa até a sexta-feira (3). A informação foi dada nesta terça-feira (31) pelo delegado Marcos Paulo Vilela, titular da Delegacia de Homicídios da capital. Segundo ele, apesar da prisão ter acontecido no sábado (28), o suspeito ainda permanece na carceragem da Central de Polícia para prestar mais depoimentos que ajudem a esclarecer o caso.
Segundo o delegado Pedro Ivo, que preside o inquérito, o ex-presidiário foi preso em flagrante na cidade de Guarabira, no Brejo paraibano, depois de apresentar documentos falsos durante uma abordagem policial. Também foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra ele por suspeita de envolvimento em outros crimes, inclusive assassinatos.
No dia da prisão, o Intituto de Polícia Científica (IPC) recolheu material genético do homem para um exame de DNA que poderá comprovar se ele foi o responsável por estuprar a vítima. Conforme Pedro Ivo, mesmo que o resultado do exame dê negativo para a conjunção carnal, o ex-presidiário continuará sendo tratado como suspeito de envolvimento no crime.
"Ele pode não ter sido o estuprador, mas pode ter auxiliado de alguma forma na fuga de um segundo envolvido", explicou. Segundo ele, o IPC tem um prazo legal de 10 dias para entregar os resultados, até a terça-feira (7).
Rebeca Cristina foi encontrada morta em julho do ano passado (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)Rebeca Cristina foi encontrada morta em julho do
ano passado (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Por meio de investigações conjuntas entre a Polícia Civil e o Serviço de Inteligência do 5º Batalhão da Polícia Militar, o tenente coronel Lívio Sérgio acredita que um despachante do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) assassinado no ano passado também tenha participado da morte de Rebeca. O autor da execução seria o ex-presidiário detido na semana passada.
O corpo da adolescente foi encontrado em julho de 2011 em um matagal na Praia de Jacarapé, Litoral Sul da Paraíba. Conforme a Polícia Civil, Rebeca foi estuprada e assassinada quando caminhava de casa na comunidade Cidade Verde para o Colégio da Polícia Militar, onde estudava, no bairro de Mangabeira VII, ambos na Zona Sul da capital paraibana. O trajeto era de cerca de 1km.

Suspeitos de invadir casa de oficial do Exército são presos na Paraíba

Na madrugada desta terça-feira (31) a Polícia Militar prendeu pelo menos dois homens e deteve três adolescentes suspeitos de envolvimento na invasão da casa de um oficial da reserva do Exército Brasileiro. O caso aconteceu por volta das 12h (horário local) desta segunda-feira (30), no bairro do Altiplano, em João Pessoa.

Segundo informações da assessoria da Secretaria de Segurança do Estado, os policiais chegaram ao suspeito rastreando um dos celulares que foi roubado através do GPS. A Polícia Militar cercou um condomínio e prendeu um dos suspeitos, que entregou os 

Na invasão, dois homens esperaram o ex-militar sair de casa e o renderam, segundo o capitão Farias, do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop). O militar aposentado foi vendado e amordaçado dentro da própria casa. Os assaltantes fugiram levando uma moto, R$ 5 mil em espécie, além de uma espingarda calibre 12 e um revólver calibre 38.

Três foram encaminhados à 9ª Delegacia Distrital, em Mangabeira, onde o delegado Afrânio de Brito vai seguir com as investigações, e os dois adolescentes foram para a Delegacia da Infância e Juventude, onde o delegado Dilson Araújo ficará responsável pelo caso.
A polícia conseguiu recuperar a moto roubada, que foi devolvida para o dono, e ainda apreendeu celulares, um polímero para espingarda, um revólver calibre 38, R$ 2 mil em dinheiro e um carro, que foi removido para o Batalhão de Polícia de Trânsito.

Deputados ficam nus em campanha contra imunidade na Eslováquia


Um partido político da Eslováquia colocou seus 17 parlamentares nus em uma campanha contra a imunidade parlamentar.
Na foto, divulgada nesta terça-feira (31), os deputados do Partido da Liberdade e Solidariedade (SaS) aparecem nus, com seus órgãos sexuais cobertos por uma faixa que diz: 'Vamos despir os parlamentares de sua imunidade'.
O parlamento deve votar uma proposta nesse sentido ainda nesta terça.
Deputados ficam nus em campanha contra imunidade na Eslováquia (Foto: AFP PHOTO/Freedom and Solidarity Party/HO)Deputados ficam nus em campanha contra imunidade na Eslováquia (Foto: AFP PHOTO/Freedom and Solidarity Party/HO)

PM de SC apura imagens de policiais brincando com vaca do Cow Parade


A Polícia Militar de Santa Catarina abriu uma sindicância para apurar uma imagem que repercutiu nas redes sociais na segunda-feira (30) em que soldados aparecem fazendo brincadeiras em Florianópolis com uma escultura da Cow Parade, que reúne vacas esculpidas em fibras de vidro espalhadas por diversos pontos da cidade.

As fotografias teriam sido feitas em novembro de 2011 no Mercado Público de Florianópolis e, segundo a assessoria de imprensa da PM, só vieram ao conhecimento do público agora.

Quatro PMs e dois carros oficiais aparecem nas imagens.  Segundo a corporação, os envolvidos já foram identificados e uma sindicância irá apurar as circunstâncias nas quais as imagens foram feitas. Durante a investigação, os soldados podem ser afastados das ruas.

A Polícia Militar de Santa Catarina informou que o fotógrafo foi chamado para ser ouvido pela Corregedoria e a sindicância irá verificar se eles infringiram normas do regulamento disciplinar.
cowparade (Foto: Eduardo Valente/Futura Press/AE)PM abriu sindicância para apurar imagens feitas em Florianópolis (Foto: Eduardo Valente/Futura Press/AE)

Mãe de resgatada após 3 dias diz que filha está triste por perder Carnaval


A jovem Caroline Laila Soares, de 19 anos, ainda aguardava na manhã desta terça-feira (31)  a realização de cirurgias  para reparar fraturas causadas pelo acidente que a deixou três dias à espera do resgate em uma rodovia na cidade de Populina, no interior de São Paulo.  Segundo Fátima Carvalho Soares, mãe da garota, Caroline se recupera bem e, ansiosa por sair da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), lamenta a possibilidade de ter que passar o Carnaval em recuperação. "Eu disse que agora ela tem a vida inteira para fazer isso, o importante é que ela sobreviveu", diz Fátima.
De acordo com a mãe, Caroline saiu de casa, em Iturama, na quinta-feira (26) por volta das 20h, com destino à casa da avó, que mora na cidade de Alexandrita. Antes de chegar, ela mudou o trajeto para visitar alguns amigos em Jales. Ela foi achada no domingo (29) em um buraco às margens da Rodovia Eliéser Montenegro Magalhães.
“Foi isso que dificultou as buscas, porque procuramos em um percurso que ela não fez. Nós voltávamos para casa na estaca zero. Sem ter notícias cheguei a pensar o pior, queria encontrá-la viva ou morta. Graças a Deus encontrei com vida”, disse.
Fátima disse que a filha não se recorda de detalhes do acidente. “O que a Caroline lembra foi que dormiu. Ela só acordou no outro dia e viu que tinha sofrido um acidente. Muito ferida, ela viu o porta-malas aberto e escorregou para fora do carro segurando um notebook para apoiar a cabeça e não se machucar. Ela disse que gritou muito, chegou a ficar sem voz, mas ninguém ouviu”, contou.
Cansada de pedir socorro gritando, Caroline teria tentado chamar atenção de outras formas. “Ela conseguiu uma sacola plástica e pegou um galho longo. Grudou a sacola nele e ficou balançando para ver se alguém a via e a tirava de lá, mas ninguém apareceu. Ela tentava subir o barranco, mas como a terra estava fofa e ela muito machucada, não conseguia subir”, disse.
Mãe de Caroline se emociona ao falar da filha (Foto: Reprodução / TV Tem)Mãe de Caroline se emociona ao falar da filha
(Foto: Reprodução / TV Tem)
Caroline sobreviveu, pois tomou água dentro do barranco. “Minha filha disse que tinha consciência de que, se não tomasse aquela água, morreria. Ela viu a água suja, viu sapos nela, mas disse que não teve escolha porque tinha vontade de viver”, contou.
Segundo Fátima, que acompanha a filha no hospital, Caroline está bem e vai se recuperar logo. “Aparentemente, da cintura para cima, ela está bem, apesar de tudo. Mas os braços e pernas estão muito esfolados, de tanto se arrastar para pedir ajuda”, disse.
Apesar do susto, Caroline está animada, mas já lamentou a possibilidade de perder uma data que ela adora comemorar com os amigos. “Ela me disse que está triste porque agora não poderá ir ao Carnaval”, contou Fátima.

Estado de saúde
Segundo informações do hospital, nesta terça-feira (31), as enfermeiras de plantão cuidaram de Caroline durante toda a madrugada e a jovem permaneceu lúcida, comendo normalmente e o estado de saúde é estável. Caroline deve passar por duas cirurgias, segundo informações do médico cirurgião geral e chefe da UTI da Santa Casa de Fernandópolis, Fernando Bertucci.

A estudante está  na UTI do hospital, com quadro de desidratação, anemia e possível infecção. “Por mais que a água que ela tomou tenha sido essencial para sua sobrevivência, existe o risco de infecções pela provável contaminação. Ela também perdeu muito sangue e ficou com ferimentos expostos à água, o que contribui para a piora do quadro”, explicou o médico.
Mapa Populina (Foto: Arte/G1)
Carolina também quebrou a bacia, mas não será preciso cirurgia nessa parte do corpo. A operação será no tornozelo e no fêmur da perna esquerda, que foram fraturados. Ainda segundo Bertucci, Caroline ficará na UTI sem previsão de alta.
Acidente e desaparecimento
A estudante perdeu o controle da direção do carro, caiu em um buraco perto da divisa entre São Paulo e Minas Gerais. O resgate aconteceu no domingo (29), três dias depois do desaparecimento dela, segundo familiares.
O acidente ocorreu a cerca de 50 quilômetros da casa da garota. Caroline tentou pedir socorro, mas não foi ouvida. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela sobreviveu por ter conseguido sair do carro se arrastando e beber água acumulada no local.
Para resgatar a jovem foram deslocadas equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu de Ouroeste, também interior paulista.

Fotos raras de índios isolados na Amazônia peruana são divulgadas


A organização ambiental Survival International divulgou nesta terça-feira (31) imagens inéditas que mostram, de perto, índios isolados da etnia Mashco-Piro que vivem no Parque Nacional de Manú, localizado dentro da Amazônia, no Peru.
As fotos de uma família desta etnia foram realizadas entre agosto e novembro de 2011, durante expedição da fotógrafa Gabriela Galli ao sudeste peruano, que buscava registrar pássaros da Amazônia quando encontrou alguns índios próximo a um rio. Não houve contato com os índios, segundo a ONG.
índios isolados na Amazônia peruana (Foto: Gabriella galli/Survival/Divulgação)Primeiras imagens feitas de perto da aldeia de índios isolados Mashco-Piro, que vivem na Amazônia peruana (Foto: Gabriella galli/Survival/Divulgação)
De acordo com a Survival, os Mashco-Piro são uma das tribos isoladas que já foram detectadas ao redor do mundo (são cerca de cem). Entretanto, a organização afirma que está cada vez mais difícil de visualizá-los dentro do parque, já que atividades madeireiras e de extração de gás e petróleo na região dificultam a pesquisa aérea com helicópteros -- com medo, eles entram para mata fechada.
Em 2011, o Departamento de Assuntos Indígenas do Peru anunciou a criação de um posto de guarda na área para proteger os índios e a população, já que o primeiro contato pode ser perigoso para ambas as partes, afirma Stephen Cory, diretor da Survival.
índios isolados na Amazônia peruana (Foto: D.Cortijo/Survival/Divulgação)Família de índios isolados da etnia Mashco-Piro, na Amazônia peruana (Foto: D.Cortijo/Survival/Divulgação)
índios isolados na Amazônia peruana (Foto: D.Cortijo/Survival/Divulgação)Imagens foram feitas durante expedição de fotógrafos na Amazônia peruana (Foto: D.Cortijo/Survival/Divulgação)

Traficante mais procurado do Rio de Janeiro vem para Mossoró




Traficante mais procurado do Rio de Janeiro vem para o Nordeste
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) autorizou nesta segunda-feira (30) a transferência dos traficantes Fabiano Atanázio da Silva, conhecido como FB, e Luis Cláudio Serrat Correa, o Claudinho CL, para o presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. De acordo com o TJ-RJ, os dois serão transferidos na terça-feira (31), em um voo de carreira.
Ainda segundo a assessoria do TJ-RJ, a autorização atendeu a uma solicitação da Secretaria de Segurança Pública do Rio. Fabiano Atanázio e Claudinho CL foram presos no dia 27, em Campos do Jordão, São Paulo.
Em nota, a Secretaria de Segurança informou que secretário José Mariano Beltrame enviou, nesta segunda-feira, ao TJ-RJ o pedido de transferência para presídios federais de FB e de Claudinho CL. "O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro já analisou e aceitou o pedido. Os detalhes da transferência dos criminosos estão sendo ajustados entre o Depem e a Seap", concluiu o comunicado.
Sem visitas nem banho de sol
 Mais cedo, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que FB está isolado em uma cela individual e sem direito a visitas e a banho de sol na penitenciária de Bangu I, na Zona Oeste do Rio, onde ele está preso desde sábado (28).
A Seap informou que a medida também se estende ao traficante Luis Claudio Serrat Correa, o Claudinho CL, preso junto com FB em uma mansão em Campos do Jordão, no interior de São Paulo. A dupla foi presa na noite de sexta-feira (27).
Após a prisão de FB, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, disse que ia pedir a transferência do traficante para um presídio federal em outro estado.
FB era um dos homens mais procurados
No domingo (29), a Seap divulgou uma foto do traficante Fabiano Atanázio da Silva, conhecido como FB, com uniforme de presidiário e os cabelos raspados.
FB era um dos homens mais procurados pela polícia do Rio e foi preso na noite de sexta-feira (27) em São Paulo. O Disque-Denúncia oferecia R$ 10 mil de recompensa por informações que levassem à prisão do traficante.
No sábado, o delegado Antenor Lopes Júnior, da 25ª DP (Engenho Novo), disse que FB confessou que comandou a fuga de traficantes do Conjunto de Favelas do Alemão, em 2010. FB chegou ao Rio na manhã de sábado, depois de ser preso em São Paulo com outros três suspeitos, entre eles o traficante conhecido como Claudinho CL. Após desembarcar no Rio, os dois foram levados para o prédio da chefia de Polícia Civil, no Centro.
Ao ser preso em Campos do Jordão, FB "não ofereceu resistência nem demonstrou animosidade", disse o delegado, que está à frente da investigação que resultou na prisão. A casa onde ele estava era de luxo e foi alugada por R$ 18 mil por mês, contou o delegado. O oficial não quis dar mais informações sobre a investigação.
G1

Aniversariante do dia



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...