sábado, 25 de fevereiro de 2012

Cruz Vermelha retoma retirada de civis na Síria


A Cruz Vermelha Internacional anunciou neste sábado (25) a retomada da operação para retirada de civis sitiados na cidade síria de Homs.
Na sexta-feira, os primeiros civis foram retirados do local desde o início dos bombardeios promovidos pelo Exército sírio.
A cidade de Homs é o principal bastião do movimento de protesto contra o regime do presidente Bashar al-Assad, iniciado há 11 meses.
Milhares de pessoas estão sitiadas em áreas residenciais submetidas a fortes bombardeios pelas forças do governo. Os distritos são defendidos por soldados rebeldes que se auto-denominam o Exército da Síria Livre e que contam somente com armamentos leves.
Jornalistas feridos estão entre os que buscam deixar o local. A Cruz Vermelha afirmou que pretende retirar todos os que necessitam de ajuda.
Dois jornalistas feridos fizeram apelos em vídeo por ajuda, a francesa Edith Bouvier, que tem uma perna quebrada, e o britânico Paul Conroy.
Ambos foram feridos no ataque que matou outros dois jornalistas, a americana Marie Colvin e o fotógrafo francês Remi Ochlik.
Crescente Vermelho Sírio, afiliado local da Cruz Vermelha, está retirando civis de Homs (Foto: Reuters/BBC)Crescente Vermelho Sírio, afiliado local da Cruz
Vermelha, está retirando civis de Homs
(Foto: Reuters/BBC)
Ambulâncias
Na sexta-feira, após longas negociações com as autoridades sírias, três ambulâncias do Crescente Vermelho Sírio (afiliado local da Cruz Vermelha) foram autorizadas a entrar no subúrbio de Baba Amr, tomado pelos rebeldes e o centro dos ataques do Exército.
As ambulâncias retiraram 20 mulheres e crianças, além de sete homens que estavam gravemente doentes ou feridos.
Os feridos foram transferidos a um hospital em Homs, segundo um comunicado do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC, na sigla em inglês).
'O ICRC continuará suas discussões e negociações com as autoridades sírias e membros da oposição para podermos realizar essas operações de retirada', afirmou o comunicado.
'A ideia é retirar todos os feridos e doentes, aqueles que estejam em uma situação desesperadora para chegar a postos médicos para tratamento de urgência', complementou.
Conferência
Os esforços diplomáticos para tentar interromper a violência na Síria aumentaram na sexta-feira com um encontro de altos representantes de 70 países em Túnis, capital da Tunísia.
O grupo, chamado de 'Amigos da Síria', emitiu uma declaração pedindo ao governo sírio que interrompa a violência imediatamente, permita a entrada de ajuda humanitária e permita o envio de suprimentos.
O grupo também prometeu ampliar as sanções contra a Síria, incluindo proibições de viagens, congelamentos de bens, interrupção do comércio de petróleo, redução das relações diplomáticas e o controle de carregamentos de armas.
A conferência endossou o principal grupo opositor, o Conselho Nacional Sírio, como uma voz 'confiável' da oposição, mas evitou declarar o grupo como um possível novo governo.
O conselho já afirmou que uma intervenção militar externa poderia ser a 'única opção' para remover o regime de al-Assad, mas nações árabes e ocidentais rejeitam até agora a ideia de uma missão internacional semelhante à que ajudou a derrubar o coronel Muamar Khadafi na Líbia.
Na conferência em Túnis, a Arábia Saudita defendeu que grupos oposicionistas sírios recebam armas para ajudar a derrubar o regime de Assad.
Aliados importantes da Síria, a China e a Rússia não estão presentes no encontro na Tunísia.
A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, criticou os dois países, que usaram seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU para rejeitar resoluções contra a Síria.
'É muito preocupante ver esses dois membros permanentes do Conselho de Segurança usarem seus vetos enquanto pessoas estão sendo assassinadas -- mulheres, crianças, corajosos homens jovens - e casas estão sendo destruídas', disse ela em Túnis.
'É lamentável, e eu pergunto: de que lado eles estão? Claramente não estão do lado do povo sírio', afirmou.
Mortes
Ativistas disseram que 103 pessoas foram mortas pelas forças do governo sírio em todo o país na sexta-feira.
A ONU estimou em janeiro que 5.400 pessoas haviam sido mortas no conflito desde março do ano passado. Ativistas dizem que esse número já chega a 7.300.
O regime sírio restringe o acesso de jornalistas estrangeiros ao país, tornando esses números difíceis de serem verificados independentemente.

Mandela tem condição estável após operação abdominal


O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 93 anos, está em situação estável após ter sido submetido a uma operação abdominal, segundo apurou a BBC.
As autoridades sul-africanas afirmaram que Mandela foi hospitalizado de madrugada por causa de dores abdominais de longa data, para a qual os médicos indicaram 'uma atenção médica especializada'.
Fontes afirmaram à BBC que o ex-presidente está consciente e falando e deve deixar o hospital neste domingo.
As autoridades locais também pediram que seja respeitada a privacidade de Mandela.
Em um comunicado, o atual presidente da África do Sul, Jacob Zuma, afirmou que 'o amor e os bons desejos de todos os sul-africanos e do povo de todo o mundo estão com Mandela'.
Ameaças de prisão
O ex-presidente, cuja saúde vem se deteriorando nos últimos tempos, se retirou da vida pública há oito anos.
Em janeiro do ano passado, Mandela havia sido hospitalizado para o tratamento de uma grave infecção pulmonar.
A última aparição pública de Mandela foi na Copa do Mundo de 2010, jogada na África do Sul.
O comunicado oficial do governo não informou em que hospital Mandela foi internado, mas algumas informações sugerem que teria sido em um hospital militar em Pretória, a capital do país.
Jornalistas que se concentraram em frente ao hospital receberam ordens para se retirarem do local e foram ameaçados de prisão caso não cumprissem as ordens.
'Problema antigo'
'Posso assegurar que o ex-presidente está em bom estado de espírito e bem', afirmou Mac Maharaj, porta-voz da Presidência.
Ele disse à BBC que outras informações sobre o ex-presidente seriam divulgadas assim que a família de Mandela e Zuma recebessem um relatório médico completo, mas garantiu que a vida dele não corre perigo.
'Isso era um problema antigo - nada que tenha aparecido de repente e que precisasse de atenção de emergência', afirmou Maharaj, que foi colega de prisão de Mandela em Robben Island na época do apartheid.
'Mas essa é uma questão sobre a qual os médicos que o tratam sentiram necessidade de atenção especializada, então as providências de acordo foram tomadas', disse.
Ele não confirmou relatos de que Mandela teria sido submetido a uma cirurgia de hérnia e apelou para a 'cooperação do público e da mídia'.
Segundo o correspondente da BBC na África do Sul Andrew Harding, o governo está claramente tentando controlar o fluxo de informações após outros episódios relacionados à saúde do ex-presidente gerarem especulações.
Mandela, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993 pela sua luta contra o apartheid, foi eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul.
Ele governou o país até 1999, quando deixou o cargo após o cumprimento de um mandato.

Aeronáutica recolhe para análise objeto que caiu do céu no Maranhão


A Aeronáutica recolheu na noite desta sexta-feira (24) o objeto que caiu do céu na última quarta em Anapurus (MA), a 280 km de São Luís. A esfera estava na sede da Polícia Militar do município e foi levada para o Centro de Lançamento de Alcântara, base brasileira para lançamento de foguetes, a 30 km de São Luís.
O objetivo é descobrir de que se trata a esfera metálica, oca, de aproximadamente 30 kg e do tamanho de um botijão de gás. Por enquanto, a Aeronáutica prefere não antecipar nenhuma posição sobre o que possa ser o objeto, e nem soube informar de que material ele é feito.
Especialistas ouvidos pelo G1 e pela agência russa “Ria Novosti” afirmam que o objeto é provavelmente o tanque de um foguete utilizado para lançar satélites ao espaço. Para eles, o principal suspeito é o foguete francês Ariane-4, lançado da Guiana Francesa em 1997.
Em Alcântara, a esfera passará pela análise de especialistas da Aeronáutica. Além de determinar o que é o objeto, eles querem descobrir sua origem. Se isso não for possível, ele será levado para testes mais completos no Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica, em São José dos Campos (SP).
Alvoroço
O objeto, encontrado por um morador do povoado de Moraes, provocou alvoroço também entre os 10 mil habitantes de Mata Rosa, município vizinho. José Valdir Mendes, 46 anos, afirmou que a peça deixou um buraco de cerca de 1 metro em seu quintal.
“Escutei o barulho, tremeu até a perna. Fui olhar o que era. Pensei que era um avião que tinha caído, ou um terremoto”, contou. “Foi um alvoroço enorme aqui. Alguns com medo e receio com aquela história de 2012. Outros dizendo que era ‘alien’. Mas creio que é uma peça de satélite que caiu do espaço mesmo”, afirmou o professor Max Mauro Garreto, 25, morador de Mata Roma.
nternautas do G1 também enviaram suas hipóteses para o mistério: seria a bola um babaçu gigante, comum no estado? Uma bola que caiu da árvore de Papai Noel? A barriga da falsa grávida do interior paulista ou um ovo de coruja? Uma bola de um gol perdido do jogador Deivid ou um pênalti batido por Elano na Copa América? Alguns reclamaram ainda que o objeto errou o alvo e deveria ter caído em Brasília e muitos têm a mesma opinião de especialistas: seria um tanque de combustível de um foguete.

Preso suspeito de atropelar grupo de crianças na Baixada Fluminense


O suspeito de atropelar e matar duas crianças e ferir outras cinco em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, foi preso na madrugada deste sábado (25). Segundo o delegado-adjunto da 54ª DP (Belford Roxo), Antônio Silvino Teixeira, o suspeito, que fugiu do local após o atropelamento, confessou ter atingido os menores. Ele se entregou na 39ª DP (Pavuna) e foi levado por policiais do 21º BPM (São João de Meriti) para a delegacia de Belford Roxo.
Os menores foram atingidos na calçada, no bairro do Éden, na tarde de sexta-feira (24). As duas crianças mortas eram irmaõs. Caio Tiago, de 2 anos, e Tiely Vitória, de 4, foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos. As outras vítimas foram levadas para o Posto de Atendimento Médico (PAM) de São João de Meriti. Duas receberam alta e outras três foram transferidas para o Posto 24 horas, no bairro Éden, e permanecem internadas, sem gravidade, neste sábado.
Versões diferentes
Segundo o delegado, uma testemunha contou que o suspeito já tinha ameaçado o grupo pouco antes do atropelamento. "Uma menina que estava no local contou ao tio que o suspeito passou pouco antes do atropelamento a pé pelo local e disse que se eles não saíssem de lá seriam atropelados", explicou.
Mas na delegacia, o homem deu outra versão para o caso. "Aqui, ele confessou que bebeu quatro cervejas e que subiu a rua para pegar o carro. Mas como o carro estava com sem bateria, ele tentou fazer com que ele pegasse no tranco, só que o carro acabou subindo a calçada e acertou as crianças", conta o delegado.
Segundo Teixeira, um exame comprovou que o suspeito ingeriu bebida alcóolica. "O atropelamento foi às 15h50 e o exame só foi feito quase 13 horas depois e, mesmo assim, ficou comprovado que ele bebeu, mas não foi só quatro cervejas como ele disse."

O delegado disse ainda que o homem vai responder por homicídio doloso e tentativa de homicídio. Ele deve ser transferido ainda neste sábado para a Polinter.

Município de Várzea realiza carnaval e reúne muitos foliões






A gestão atual do Município de Várzea, desde o início do mandato vem trabalhando para que o carnaval fizesse parte do calendário turístico do município, e neste ano de 2012, o que antes era apenas um projeto, tornou-se realidade, haja vista que, no período de 17 a 21 de fevereiro, o Município de Várzea contou com o seu carnaval regado a muita animação, folia, descontração, e acima de tudo com muita paz e harmonia entre todos os foliões que brincaram o carnaval.
  
Como forma de organização para o evento, foi criado uma comissão, formada em reunião com o prefeito e presidentes de todos os blocos carnavalescos, onde na oportunidade foram distribuídos as sedes dos blocos, sendo que, a maioria fizeram suas sedes no mercado central, e foi montada toda uma infraestrutura como uma tenda mix ao lado da Praça Joaquim Marinho, onde contou com a animação de Junior do Vale, Pilek, Renato Marinho e os DJ Hallen e Cid, e todas as ruas que dão acesso à Praça foram interditadas para evitar acidentes.
  
Durante os cinco dias de festa, os 14 blocos de carnaval, sociedade e visitantes presentes, tiveram entre um intervalo e outro da tenda mix, dois momentos com trio elétrico, onde desfilaram pelas ruas da cidade, com a animação de Renato Marinho e para amenizar o calor forte, foram liberados banho de bica.
  
À tarde da terça-feira de carnaval deu inicio na casa do prefeito José Ivaldo de Morais, onde aconteceu o encontrão de todos os blocos, animado por Renato Marinho no trio elétrico, divertindo todos os foliões, famílias e convidados como o secretário de Infraestrutura do Estado, Efraim Morais e demais que se fizeram presentes.
  
O final do carnaval 2012 ficou por conta da animação de Renato Marinho na tenda mix com direito a passeio no trio elétrico pelas ruas, deixando um gostinho de quero mais, para todos os blocos e demais foliões, como também o convite para brincar o carnaval de 2013, uma vez que, esta festa já entrou no calendário turístico municipal.

Estudos indicam que regra das oito horas de sono pode ser 'mito'; história aponta sono segmentado



Dados científicos e históricos sugerem que a recomendação de oito horas ininterruptas de sono por dia pode ser baseada em um mito. Segundo especialistas, o processo biológico natural prevê um sono segmentado em duas partes, mas o padrão foi aos poucos sendo alterado por transformações sócio-culturais.
No início da década de 90, o psiquiatra Thomas Wehr realizou uma experiência na qual um grupo de pessoas ficou em um ambiente escuro durante 14 horas por dia em um período de um mês.
Os voluntários precisaram de um tempo para regular o sono mas, na quarta semana, eles apresentaram um padrão de sono muito diferente: eles dormiam por quatro horas, acordavam durante uma ou duas horas e depois dormiam por mais quatro horas.
Além desta pesquisa, em 2001 o historiador Roger Ekirch, da Universidade Virginia Tech, publicou um estudo depois de 16 anos de pesquisa que revelou várias provas históricas de que o sono humano é dividido em dois períodos.
Quatro anos depois, Ekirch publicou o livro At Day's Close: Night in Times Past ("No Fim do Dia: A Noite no Passado", em tradução livre), que mostra mais de 500 referências a um padrão de sono segmentado, em diários, registros jurídicos, livros médicos e literatura, desde a Odisseia, de Homero, até um relato antropológico a respeito de tribos modernas da Nigéria.
Estas referências descrevem um primeiro período de sono que começava cerca de duas horas depois do anoitecer, seguido de um período em que a pessoa ficava acordada por uma ou duas horas e então um segundo período de sono.
"Não é apenas um número de referências, é a forma como é relatado, como se fosse de conhecimento de todos", disse Ekirch.

ATIVIDADE NOTURNA

Na experiência de Wehr, durante o período de duas horas em que as pessoas ficavam acordadas, havia atividade. Estas pessoas se levantavam, iam ao banheiro ou fumavam e algumas até visitavam os vizinhos.
A maioria das pessoas ficava na cama, lia, escrevia ou rezava. Vários livros de orações do final do século 15 traziam preces especiais para as horas entre os períodos de sono.
Estas horas nem sempre eram solitárias, as pessoas geralmente conversavam ou tinham relações sexuais.
Um manual médico da França do século 16 até aconselhava os casais que a melhor hora para conceber um filho não era no final de um longo dia de trabalho, mas "depois do primeiro sono".
Ekirch descobriu em sua pesquisa que as referências ao primeiro e segundo sono começaram a desaparecer no final do século 17. Isto começou nas classes sociais superiores do norte da Europa e nos 200 anos seguintes se espalhou para o resto da sociedade ocidental.
E, por volta da década de 20, a ideia do primeiro e segundo sono já tinha desaparecido.
O pesquisador atribui esta mudança à melhoria na iluminação pública, na iluminação doméstica e a um aumento do número de cafeterias, que, em alguns casos, ficam abertas a noite inteira. A noite se transformou em um período de atividade normal e o tempo de descanso diminuiu.

NOITE, CRIME E LUZ

O historiador Craig Koslofsky, tem uma explicação para como a noite mudou, em seu liro Evening's Empire ("Império da Noite", em tradução livre).
"Antes do século 17, as associações feitas com a noite não eram boas", afirmou o historiador. Segundo Koslofsky, a noite era um período ocupado por criminosos, prostitutas e bêbados.
"Mesmo os ricos, que podiam pagar pela luz das velas, tinham coisas melhores nas quais gastar o dinheiro. Não havia prestígio ou valor social associados à noite."
Mas, tudo começou a mudar na época da Reforma e da Contra Reforma, no século 16, quando protestantes e católicos começaram a participar de cerimônias noturnas.
Esta tendência se espalhou pela esfera social, mas apenas para aqueles que tinham dinheiro para pagar por velas. Mas, com o início da iluminação pública, as atividades noturnas começaram a se espalhar por todas as classes.
Em 1667, Paris se transformou na primeira cidade do mundo a ter luzes nas ruas. Lille ganhou sua iluminação com velas no mesmo ano e Amsterdã, dois anos depois. Londres ganhou suas luzes em 1684 e, no final daquele século, mais de 50 grandes cidades da Europa contavam com iluminação noturna.
A noite virou moda e passar estas horas na cama era visto como perda de tempo.
E, segundo o pesquisador Roger Ekirch, a Revolução Industrial intensificou ainda mais este processo.
Um livro médico de 1829 pede que os pais obriguem suas crianças a não seguirem o padrão do primeiro e segundo período de sono, por exemplo.

PREFERÊNCIA

Nos dias de hoje a maioria das pessoas parece ter se adaptado ao padrão de oito horas ininterruptas de sono, mas Erkich acredita que muitos problemas do sono podem ter suas raízes na preferência natural do corpo humano por um período de sono dividido em períodos. E também à popularização da iluminação artificial.
E esta parece ser a raiz do problema que acomete muitas pessoas que acordam durante a noite e não conseguem voltar a dormir.
"Na maior parte da evolução nós dormimos de uma certa forma. Acordar durante a noite é parte da fisiologia normal humana", afirmou o psicólogo do sono Gregg Jacobs.
A ideia de que precisamos dormir em um único período pode ser prejudicial à saude, segundo Jacobs, caso as pessoas que acordem à noite fiquem ansiosas.
"Muitas pessoas acordam durante a noite e entram em pânico. Digo a elas que isto é apenas uma volta ao padrão de sono segmentado", disse o neurocientista especialista em relógio biológico da Universidade de Oxford Russell Foster.
Mas, a maioria dos médicos não reconhece que o sono ininterrupto de oito horas pode não ser natural.
"Mais de 30% dos problemas de saúde relatados por médicos têm origem direta no sono. Mas o sono tem sido ignorado em treinamentos médicos e existem poucos centros para o estudo do sono", afirmou Foster.
BBC Brasil 

Brasil é o quarto país mais feliz do mundo, aponta estudo



Você está contente com a sua vida? Pois 77% dos 18 mil entrevistados pelo instituto Ipsos disseram estar “muito felizes”. O Brasil aparece no ranking em 4º lugar, empatado com a Turquia, com 30% da população muito feliz. Indonésia, Índia e México estão à frente.

O estudo mostra, no entanto, que o Brasil está menos feliz do que em 2007, quando tinha 39% por cento da população muito feliz. A combinação dos resultados também mostra que a América Latina é a região mais feliz do mundo, com 32% se dizendo ‘muito felizes’.

Estadão

Aniversariante do dia


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...