domingo, 20 de outubro de 2013

Com atraso, Via Binário é inaugurada no Rio e Perimetral fecha para testes

Prefeito Eduardo Paes participou do primeiro teste de fechamento do Elevado da Perimetral e abertura da Via Binário do Porto. (Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio / Divulgação)O Elevado da Perimetral foi fechado para testes neste domingo (20) com atraso, por volta de 9h50. Inicialmente estava previsto para as 8h. A via ficará interditada até 17h. Com a interdição, foi aberta a Via Binário, que vai substituir a Perimetral, na Zona Portuária do Rio. Segundo a Prefeitura do Rio, o atraso de quase duas horas aconteceu devido à solenidade que antecedeu o fechamento.
O Elevado da Perimetral foi interditado entre a Praça Mauá e Viaduto do Gasômetro. O trecho do elevado até a Ponte Rio-Niterói continua operando. Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, agentes de tráfego orientavam os motoristas no local em torno deste horário e o trânsito era normal. Na segunda-feira (21), o trânsito volta ao normal na região; a Via Binário será fechada para ajustes e o Elevado da Perimetral volta a operar.
Segundo o MP, a Prefeitura do Rio não informou detalhadamente para a população os transtornos que o fechamento iria causar. Eles querem saber para onde as linhas de ônibus seriam desviadas, por exemplo. A inauguração deverá acontecer no dia 26 ou 27, dependendo dos ajustes feitos pela prefeitura no tráfego da região.A inauguração oficial da Via Binário aconteceria no sábado (19), mas foi adiada por causa de exigências do Ministério Público, como foi anunciado pelo prefeito Eduardo Paes, na quinta-feira (17). 

Outros dois fatores contribuíram para o adiamento: o atraso na conclusão da expansão da estação das Barcas em Niterói, Região Metropolitana do Rio - que compensaria os impactos no trânsito causados pelo fechamento da Perimetral - e o leilão da Área de Libra do pré-sal, que causará um grande impacto no tráfego da cidade.

A Via Binário vai substituir definitivamente o viaduto da Perimetral  no novo Sistema de Mobilidade Urbana da região. A interdição total do elevado está prevista para novembro. Entre maio e agosto, seis vigas foram furtadas do viaduto. Juntas, elas valem pelo menos R$ 14 milhões, segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ).

Máquinas trabalham na Via Binária nesta sexta (Foto: Glenda Almeida/G1)

A Via Binário terá 3,5 quilômetros de extensão e duas pistas em sentidos opostos. Uma delas vai ligar a Rodoviária Novo Rio à Avenida Rio Branco. A outra terá acesso pela Rua Primeiro de Março e vai seguir até as alças do Viaduto do Gasômetro. A avenida terá acessos e saídas ao longo de sua extensão. Ao todo serão três faixas para cada pista. O Túnel do Binário só ficará pronto em junho de 2014.

Estacionamento proibido
A Prefeitura retirou 1.449 vagas em ruas do Centro, para diminuir o fluxo de carros na região, desde segunda-feira (14). O estacionamento é permitido apenas para veículos com idosos, deficientes físicos e de carga e descarga.

Para reduzir o número de veículos nas ruas, a prefeitura reforçou o transporte público. A Rio Ônibus aumentou em 20% sua frota de coletivos que partem da estação São Cristóvão da Supervia.  A concessionária também disponibilizou mais dois trens partindo do terminal em direção a Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A estação de Deodoro também recebeu reforço de ônibus.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...