quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MEC divulga nomes das melhores e piores escolas da PB; Sertão é o 2º lugar nas piores


O Ministério da Educação (MEC), através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgou nessa terça-feira (14), o ranking das melhores e das piores escolas públicas da Paraíba.
Para surpresa de todos, a Escola Municipal Sandoval Rubens de Figueiredo, do município de Várzea, que tem apenas 2457 habitantes, localizada na região do Seridó, ficou em 1º lugar, na avaliação das melhores escolas. Os dados são referentes aos alunos da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental, em prova aplicada no ano de 2011.
Segundo os dados do MEC, essa escola ultrapassou a meta de 2021, onde objetiva uma média das escolas municipais e estaduais de nota 6,0, mesmo índice atingido pelo ensino em países desenvolvidos.
No Sertão, duas escolas de Pombal ficaram entre as 10 melhores do Estado, São elas: Escola Municipal Matilde de Castro Bandeira, em 6º lugar, com média de 6,2 e Escola Municipal Vida Nova, que ficou em 8º lugar com média de 6,1.
Nessa mesma modalidade de ensino, a Escola Municipal Professor Carlos Arnóbio Maroja Di Pace, na cidade de Santa Rita, foi escolhida a pior instituição de ensino, pois atingiu apenas 1,4 na média do Ideb.
O 9º lugar no ranking das piores ficou com a Escola Municipal Joaquim Cassiano Alves, cidade de Cacimba, no Sertão do Estado, com média de 2,2. O 10º também ficou para o Sertão da Paraíba, pois a Escola Estadual de Barra Oitis, na cidade de Diamante ficou média 2,2.
Da 5ª a 8ª série
De acordo com os dados da pesquisa, entre os alunos da 5ª a 8ª série, a escola foi o Instituto Estadual Dom Adauto, de João Pessoa, com nota 5,3.
No Sertão, apenas a Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário, em Pombal figura entre as 10 melhores, ocupando o 10º lugar, com média de 4,6.
A pior escola nessa modalidade de ensino é a Estadual Isabel Rodrigues de Melo, em Campina Grande, que obteve média 0,9.
Como pior, quatro escolas do Sertão estão na lista, são elas: Escola Normal Estadual Santo Antonio, em Piancó, com média, 1,0, ganhando o 2º lugar no ranking.
A Escola Estadual Professor José Olímpio Maia, em Brejo do Cruz, com média de 1,5, conseguindo a 4ª posição; A Escola Estadual Professor José Gomes Alves, em Patos, com média 1,6, ocupando a 6ª colocação e a Escola Júlio L. de Almeida, em Santana dos Garrotes, com média 1,7, na 10ª colocação.

O índice geral da Paraíba foi de média de 3,4 para 5ª a 8ª série do ensino fundamental. Para o 1ª a 4ª série do ensino fundamental, o Estado ficou com 4,3.
DIÁRIO DO SERTÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...