domingo, 13 de novembro de 2011

Nobel de 1992, Derek Walcott traz poesia épica à Fliporto 2011


A conferência com Derek Walcott, prêmio Nobel de 1992, marcada para as 19h deste sábado (14), começou antes do previsto. Pelo menos para o grande público. O poeta Marcus Accioly, que apresentou o escritor de Santa Lúcia nesta noite, teve um encontro antecipado com convidado no hotel onde ele está hospedado, no Recife. Esse entrosamento foi fundamental para definir os rumos do bate-papo.
Primeiro, decidiram quebrar o protocolo. Derek leu trechos do famoso livro de poesia épica “Omeros” (1990), escrito em inglês. Na sequência, Accioly traduzia. A dobradinha mostrou a fina sintonia na carreira dos dois escritores.
A obra máxima do pernambucano também é um épico, o “Latinoamérica” (2001). E ambas têm como pano de fundo as narrativas do poeta grego Homero, autor de “Ilíada” e “Odisseia”, referência deste gênero literário, adaptadas às realidades vividas por eles.
O caribenho também decidiu que Accioly não faria apenas a apresentação, como também lançaria perguntas no painel “O Viajante Afortunado – uma noite de poesia com Derek Walcott”. Os questionamentos foram didáticos e viscerais, explorando a estética, a linguagem e as metáforas de “Omeros”.
Assim, o público teve a chance de alcançar a magnitude da obra. “Não a fiz pensando que seria épica, mas saiu com esse fôlego e força”, comentou Walcott. Com a ajuda de luxuosa do pernambucano, os ouvintes puderam interpretar as viagens de Derek pelo ecos gregos. E, na verdade, foram eles os afortunados viajantes nesta noite de poesia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...