sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Primeiras impressões: Nissan March 1.0


Luciana de OliveiraDo G1, em San Diego (EUA) - a jornalista viajou a convite da Nissan do Brasil
Nissan March S é a versão mais 'recheada' (Foto: Divulgação)Nissan March S é a versão mais 'recheada'
(Foto: Divulgação)
Considerado o “motor” da meta ambiciosa de crescimento da Nissan no Brasil, o March chega às lojas com a missão de conquistar novos consumidores para a montadora japonesa. “Com ele vamos formar uma nova base [de clientes] que, conforme for se graduando, vai comprar modelos de níveis acima”, afirma o gerente de marketing da Nissan do Brasil, Tiago Castro.
Para convencer novos consumidores a ter um carro e para tirar clientes de outras marcas, a fabricante definiu para o March um preço menor do que o de seus principais concorrentes com motor 1.0 e cinco portas. Mesmo vindo do México, o carro é isento de taxa de importação devido a acordos entre os dois países e também está fora do aumento do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). Assim, parte de R$ 27.790, enquanto os líderes Volkswagen Gol e Fiat Uno, considerando suas versões mais atuais (Novo Gol e Novo Uno cinco portas), têm preços iniciais de R$ 30.380 e R$ 28.480, respectivamente, e o GM Celta, de R$ 28.083.
Concorrentes march 1.0 (Foto: Editoria de Arte/G1)
O carro vem mais recheado do que os outros na versão de entrada, com ar quente, computador de bordo e o alardeado airbag duplo (motorista e passageiro) que, nos concorrentes, quando é oferecido, só aparece como opcional.
Chama a atenção as linhas em forma de bumerangue no topo do March (Foto: Divulgação)Chama a atenção linhas em forma de bumerangue
no topo do March (Foto: Divulgação)
No entanto, apesar de ter cinco versões – sete, se considerar os pacotes de opcionais do 1.0 - o March oferece menos variações. É vendido apenas com câmbio manual, enquanto o Gol apresenta versão automatizada para o 1.6 e o “colega” Renault Sandero ganhou opção de câmbio automático, e não possui freio ABS nem como opcional. O porta-malas de 265 litros só é maior que o do Celta, na comparação com principais concorrentes.
Em termos de design, na categoria movimentada pela “caixa” do Uno em 2010, o March não se destaca. Chama a atenção as linhas em forma de bumerangue no topo, a que a Nissan atribui as funções de fortalecer o painel do teto, permitindo que fosse mais leve, e diminuir o barulho na cabine. No mais, entre poucas modificações feitas para o Brasil no carro fabricado no México está a grade frontal com detalhe cromado.
March tem espaço razoável para dois ocupantes do banco de trás (Foto: Luciana de Oliveira/G1)March tem espaço razoável para dois ocupantes do
banco de trás (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
Nas ruas
No conjunto, o hatch se mostra competitivo. O G1 experimentou o March 1.0 no lançamento em San Diego, nos Estados Unidos, na versão S, a mais cara para esse motor (R$ 33.390), que vem com direção elétrica, ar-condicionado e ajuste de altura do volante. No curto passeio por cerca de 25 km em ruas e vias expressas da cidade foi possível ver o desempenho do carro em curvas, subidas e na exigência de maior velocidade.
O motor Renault 1.0 16V desenvolve 74 cavalos de potência quando abastecido com etanol e trabalha bem com o câmbio de encaixes precisos e curtos nas velocidades mais baixas, como também havia sidoconstatado pelo G1 no teste com o motor 1.6, em junho passado, em São Paulo. O carro de 925 kg se mostra estável nas curvas e a boa dirigibilidade é ajudada pela direção elétrica. Numa subida mais longa, como esperado, o fôlego do 1.0 diminui, mas não a ponto de exigir a primeira marcha para cumprir a “escalada”.
Interior do carro
O interior do March reserva seus principais trunfos: visibilidade, ruído não excessivo na cabine, espaço razoável para dois ocupantes do banco de trás, que não sejam muito altos, e um bom acabamento – apesar do amplo uso de plástico-, na comparação com seus concorrentes. A montadora diz que usou material “mais premium” no March que vem para o Brasil. Visualmente, a cabine não tem grandes novidades.
Consumo
A Nissan comprou a briga e, por diversas vezes, comparou o March ao Gol e ao Uno na apresentação do carro. Destacou o entre-eixos de seu compacto, maior que o desses rivais (2,45 m), dizendo que, com isso, garantiu mais espaço interno e deu mais estabilidade ao hatch.
A montadora também divulgou que, com testes feitos pelo Instituto Mauá, o March se mostrou até 26% mais econômico que o Gol na cidade, quando abastecido com gasolina. O consumo médio da versão 1.0, segundo a Nissan, é de 14,2 km/l no perímetro urbano e 21,2 na estrada, com gasolina. Quando usa álcool, o carro faz 9,5 km com 1 litro na cidade e 13,7 km em rodovias, ainda conforme a ficha técnica.
nissan march (Foto: Divulgação)Nissan March é chamado de Micra em outros mercados (Foto: Divulgação)
Pós-venda
O pós-venda será outro grande desafio para a Nissan aumentar sua participação no mercado. Durante a apresentação do March, a marca exibiu entrevistas em vídeo feitas com consumidores que diziam resistir a carros importados por temer a dificuldade de repor peças ou o custo alto de manutenção. Em resposta, a montadora diz que aumentará sua rede em 55% até dezembro, chegando a 140 lojas no país, e oferecerá três anos de garantia no modelo.
Outra medida foi fixar o preço da revisão, que começa em R$ 149, para os primeiros 10 mil quilômetros. Dessa forma, até os 60 mil quilômetros, o custo com as revisões obrigatórias somará R$ 1.744 tanto para o 1.0 quanto para o 1.6, diz a fabricante.
March é o carro de entrada da Nissan (Foto: Divulgação)March é o carro de entrada da Nissan (Foto: Divulgação)

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