quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Camelôs voltam a protestar nas ruas do Brás nesta quarta-feira

Camelôs da região da Feira da Madrugada, no Brás, no Centro de São Paulo, realizavam pelo terceiro dia consecutivo protestos nas ruas do bairro nesta quinta-feira (27). Uma nova passeata teve início por volta das 8h. Às 8h40, os manifestantes chegavam à Rua São Caetano. No trajeto, eles chegaram a interditar pelo menos uma faixa da Avenida do Estado. A manifestação era pacífica e era acompanhada pela Polícia Militar. Os ambulantes foram proibidos de montar suas barracas durante a madrugada nas ruas desde segunda-feira (24) e querem voltar a poder trabalhar.

Antes da passeata desta manhã chegar à Rua São Caetano, a maioria das lojas estavam abertas, ao contrário dos outros dias. Entretanto, durante a passeata os camelôs ordenaram aos comerciantes que fechassem seus estabelecimentos.
Segundo o tenente coronel Benjamim Francisco Neto, comandante do 7º Batalhão, a PM qualificou 15 pessoas por "obstrução ao trabalho". O boletim de ocorrência registrado peloa própria PM será encaminhado à Polícia Civil para a abertura de inquérito. Ninguém foi detido. "Nós estamos com efetivo para garantir o trabalho, mas os próprios lojistas têm temor de represálias futuras", afirmou Neto.
Mais cedo, a Tropa de Choque da PM fez bloqueios nas ruas do Brás. Durante a madrugada, camelôs se reuniram e pretendiam impedir que os vendedores que têm autorização para trabalhar no Pátio do Pari, onde funciona a Feira da Madrugada, entrassem no bolsão. A polícia frustrou o protesto, dispersando os manifestantes. Policiais da Rota e a cavalaria também estavam na região.
Madrugada
O Pátio do Pari ficou aberto durante toda a madrugada e consumidores puderam fazer suas compras normalmente, apenas passando por uma revista na entrada. Também havia muitas pessoas circulando nas ruas.
A presença da polícia ocorre para garantir que os manifestantes não voltem a bloquear a área e para que os comerciantes legalizados possam trabalhar normalmente. Nos últimos dias, lojistas foram obrigados a manter suas portas abaixadas durante a manhã e houve conflitos com a polícia.
Nesta quarta-feira (26), policiais usaram bombas de gás e balas de borracha em duas ocasiões para dispersar os manifestantes, quando os camelôs bloquearam totalmente vias de trânsito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...