sábado, 8 de outubro de 2011

Coremas ganha usina de energia solar que vai investir 310 milhões de reais e gerar 2,5 mil empregos




A alta incidência dos raios solares, água em abundância e uma usina hidro elétrica gerando energia. Esses foram os três principais itens que atraiu para o município de Coremas, no Sertão da Paraíba, a empresa paulista Rio Alto Energia, que no inicio do ano que vem (2012) começa a implantar no estado, uma usina geradora de energia solar com uma capacidade inicial de geração de 50 mega watts, um investimento de 310 milhões de reais.
Para acertar os detalhes para o inicio da execução do projeto, o prefeito do Coremas, Edilson Pereira, os diretores da Usina; Edmon e Rafael Brandão, de reuniram com o Secretario de Planejamento do estado, Fábio Nogueira, o Secretário de Turismo Renato Feliciano e a superintendente da Cinep, Margareta Bezerra. Eles devem ter um novo encontro para definir a data para assinatura do protocolo com o Governo do Estado.
O prefeito de Coremas explicou que trata-se de um projeto que vai dar um grande impulso a região, promovendo o desenvolvimento de Coremas e de todo os outros municípios da região. Edilson pereira explicou que trata-se de um projeto grandioso, que além de gerar energia solar é também acompanhado por um outro projeto que prevê o cultivo de frutas, legumes e ortaliças em canteiros em baixo dos painéis solares.
Ele revelou que a empresa paulista já comprou e pagou 236 hectares de terras e com a ajuda do Governo eles querem expandir o projeto em mais 200 hectares, além de desenvolver outros projetos, citando exemplo o reflorestamento da região recompondo a vegetação nativa.
O prefeito contou que trata-se de um projeto grandioso que deve ser implantado em sua plenitude durante um período de oito anos, com a geração de cerca de dois mil e 500 empregos diretos num período de cinco a seis anos. Além disse depois que a usina estiver concluída, vai gerar cerca de 800 empregos diretos atraindo para a região mão de obra qualificada.
Edilson Pereira salientou que o projeto começa a ser executado no inicio do ano que vem e na primeira etapa vai gerar cerca de 50 mega watts de energia, mas quando a usina estiver concluída a capacidade de geração vai chegar a 150 mega watt’s.
Além de ser um investimento de grande porte, a usina também deverá atrair para o município de Coremas outras empresas, entre prestadores de serviços e fornecedores. “Esse projeto vai dar um grande impulso na economia do nosso município e da região e um fato que fez abraçar essa causa, é que a energia solar é considera limpa, ou seja não gera poluição. Hoje o mundo todo esta preocupado com o meio ambiente e nós estamos levando para a região uma fonte geradora de desenvolvimento que não vai gerar problemas no futuro, comentou.

Jonas Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...