quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Maior cemitério da PB espera 60 mil visitantes; veja esquema de trânsito


Os familiares e amigos de falecidos que visitarem os cinco cemitérios públicos e particulares de João Pessoa poderão assistir missas, cultos e palestras que serão realizadas durante todo o Dia de Finados. No maior cemitério do estado, o Senhor da Boa Sentença, localizado na capital, são esperadas 60 mil pessoas. No local serão celebradas cinco missas. A segunda será presidida pelo arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, dom Aldo Pagotto.
As missas começam a ser celebradas a partir das 7h. Logo após às 9h (dom Aldo), 11h, 15h e 17h organizadas pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Varadouro.
A Pastoral da Comunicação da Aquidiocese da Paraíba informou que dom Aldo Pagotto celebra três missas nos cemitérios públicos da capital. A primeira no Senhor da Boa Sentença (às 9h), a segunda no Santa Catarina, no Bairro dos Estados, às 11h e a última no cemitério do Cristo Redentor, às 16h. Outras celebrações também serão realizadas durante o Dia de Finados.
No cemitério particular Parque das Acácias, no José Américo, as missas serão celebradas às 7h, 8h30, 11h, 16h e 17h30 presididas pelo padre Carlos Maurício. Às 9h40, o pastor da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, Estevam Fernandes, realiza um culto que terá a participação do Coral da Igreja Batista.
Programação religiosa em Campina Grande
Na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a missa de finados acontece às 17h. Na cemitério do Monte Santo, tem missa às 17h. No cemitério do Cruzeiro a celebração católica acontece às 9h30 e às 16h. Os espíritas realizam um seminário às 14h na Sociedade Espírita Joana de Ângelis, no Catolé, com o tema “Resiliência: Enfrentando o Sofrimento para Crescer”. Já no cemitério Campo Santo Parque da Paz, é realizada uma missa às 9h, seguida de palestra espírita com Denise Lino às 11h e de um culto evangélico com o pastor Samuel Dionísio às 15h.

Trânsito na capital

Em João Pessoa e Campina Grande foi montado um esquema especial de trânsito para facilitar o acesso das pessoas aos cemitérios nesta quarta-feira (2), Dia de Finados. Desde as primeiras horas da manhã algumas ruas nos entornos dos cemitérios das cidades foram bloqueadas.
Desde às 6h um efetivo de 86 agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) da capital está distribuído no entorno dos cemitérios com maior ocorrência de visitantes em João Pessoa. Eles estarão nesses locais até a meia- noite, organizando o tráfego e fazendo os desvios e bloqueios necessários para dar segurança aos pedestres e condutores de veículos.
No cemitério Senhor da Boa Sentença, no Varadouro, o trânsito está bloqueado a partir da ligação da Rua da República com a Rua Visconde de Itaparica, devendo o fluxo de veículo seguir pela Rua da República. Também foram feitas interdições na Rua Nina Lima com Odilon Mesquita e Rua São José com Índio Piragibe.

No cemitério São José, no bairro Cruz das Armas, foi feito o bloqueio total da Avenida Cruz das Armas no trecho em frente ao cemitério, para permitir a circulação dos pedestres. O fluxo de veículos no sentido centro-bairro está sendo feito por trás do cemitério, apenas no trecho que compreende o bloqueio pela Rua Porfírio Costa, assim como no sentido bairro-centro ocorre pela Avenida Centenário.

Também foi feito bloqueio na área do cemitério Santa Catarina, no Bairro dos Estados. Além dele, os cemitérios do Cristo e Parque das Acácias contarão, cada um, com agentes para monitorar o trânsito e auxiliar a travessia dos pedestres.
Agentes de trânsito interditam rua próximo a cemitério em Campina Grande (PB) (Foto: Divulgação/Codecom-PMCG)Agentes interditam rua próximo a cemitério em
Campina Grande (Foto: Divulgação/Codecom-PMCG)
Esquema de transporte em Campina Grande
A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) organizou uma operação especial para o dia com o objetivo de organizar as vias de acesso aos cemitérios da cidade, em busca de maior fluidez no tráfego e da segurança dos visitantes. De acordo com o superintendente Salomão Augusto de Medeiros, o foco principal dos agentes de trânsito será o cemitério de Monte Santo, onde há o maior fluxo de pedestres e veículos. Algumas ruas próximas ao local serão interditas.
Já nos cemitérios do José Pinheiro, do Araxá e do Cruzeiro, serão feitas rondas periódicas, além do controle de tráfego com a presença de agentes de trânsito.
Também foi preparado um esquema especial que precisarão de ônibus para chegar aos cemitérios. De acordo com a gerente Marília Santiago, a frota terá um acréscimo de 30% dos veículos e o terminal de integração ficará aberto até as 23h30. Devido à interdição da Rua Monte Santo, a linha 303 seguirá por toda a Rua João Suassuna, realizando embarques e desembarques no cruzamento com a Rua Arquimedes Souto Maior, ponto mais próximo do cemitério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...