sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Merkel tem encontro com Cameron para discutir soluções para a crise


A chanceler alemã, Angela Merkel, tem encontro nesta sexta-feira (18), em Berlim, com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, para discutir soluções para a crise da dívida soberana na zona do euro.
Chancheler alemã Angela Merkel recebe premiê britânico David Cameron para reunião em Berlim, nesta sexta-feira (18) (Foto: Reuters)Chancheler alemã Angela Merkel recebe premiê britânico David Cameron para reunião em Berlim, nesta sexta-feira (18) (Foto: Reuters)
Os chefes de governo abordarão os principais assuntos nos quais divergem: o papel de Banco Central Europeu (BCE) na crise, a integração econômica da União Europeia (UE) e o imposto para transações financeiras.
O governo alemão, com seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, exigiu há meses a criação de um novo imposto para as transações financeiras na UE.
Para Berlim, a medida diminuiria a especulação e daria mais recursos aos Estados para combater a crise, mas Londres, que não faz parte da zona do euro, acredita que a iniciativa danificaria seu setor bancário.
Além disso, Cameron aposta na possibilidade de permitir que o BCE compre dívida no mercado primário, como no Banco da Inglaterra, Banco Central do Japão ou o Federal Reserve americano, algo que atualmente a autoridade monetária europeia não pode fazer.
Paris, Madri e Londres defendem esta solução para aliviar a pressão sobre os países mais afetados pela crise, mas a chanceler alemã não parece disposta a negociar, já que em seu país o assunto desperta os fantasmas do risco de hiperinflação.
Outro assunto que causou certo atrito entre Berlim e Londres foi a proposta alemã de criar um governo econômico para a UE, algo que desperta os receios do governo conservador de Cameron.
Cameron solicitou formalmente que países como o Reino Unido, que fazem parte da União Europeia, mas não da zona do euro, possam discutir questões relacionadas com a moeda única, já que afetam diretamente seus interesses.
Por último, o encontro entre Merkel e seu colega britânico tentará diminuir as asperezas que surgiram entre ele e os líderes da zona do euro, pelas acusações de Cameron de que a falta de determinação política na União Econômica e Monetária (UEM) estava levando obstáculos à economia do Reino Unido.
Antes de se reunir com a chanceler alemã, Cameron realizou uma visita rápida a Bruxelas, onde encontrou separadamente os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, para tratar da situação econômica na UE e na zona do euro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...