domingo, 18 de dezembro de 2011

Morre aos 75 anos ex-presidente tcheco Vaclav Havel


O ex-presidente da tcheco e dramaturgo, Vaclav Havel morreu neste domingo (18), aos 75 anos, em sua casa, no norte da República Tcheca, devido a complicações de saúde. A morte foi confirmada por sua assistente, Sabina Dancecova.

Valclav Havel nasceu em 5 de outubro de 1936, em Praga. Filho de uma família rica que perdeu propriedades durante a nacionalização comunista, ele começou no teatro como assistente de palco.

Ele saiu do teatro e sua militância política começou em 1977, quando ele foi coautor do manifesto dos direitos humanos Carta 77, chamando a atenção do Ocidente. Havel foi detido diversas vezes e passou 4 anos em prisões comunistas.

Carreira política
Defensor da resistência não violenta, ele tornou-se um ícone da "Revolução de Veludo", em 1989, que terminou com 4 décadas de repressão na antiga Tchecoslováquia por um regime que ele chamava de "absurdistão".
No mesmo ano, como chefe do Fórum Cívico, elegeu-se presidente da Tchecoslováquia, com voto unânime da Assembléia Federal. Havel foi o primeiro presidente eleito democraticamente após a "Revolução de Veludo".
O ex-presidente tcheco Vaclav Havel, que morreu neste domingo (18) aos 75 anos. (Foto: David Cerny / Reuters)O ex-presidente tcheco Vaclav Havel, que morreu neste domingo (18) aos 75 anos. (Foto: David Cerny / Reuters)
Ele continuou no cargo após as eleições livres de 1990. E mesmo com as tensões apoiou a manuntenção da federação entre tchecos e eslovacos durante a dissolução da Tchecoslováquia.

Como presidente, ele supervisionou a transição da Tchecoslováquia para a democracia e a economia de livre mercado, bem como a sua dissolução, pacífica, em 1993, em duas nações:República Tcheca -- presidida por Havel -- e Eslováquia.

Após a declaração de independência da Eslováquia, em julho de 1992, Havel renunciou ao cargo, mas aceitou ser o primeiro presidente da recém criada República Tcheca, em janeiro de 1993.

Em dezembro de 1996, apenas 11 meses depois da morte de sua primeira esposa, Olga Havlova, ele perdeu um terço de seu pulmão direito durante uma cirurgia para remover um tumor de 15 milímetros.

No início de 2008, Havel voltou ao palco com um apeça sobre as lutas de um líder em seu caminho fora do escritório e foi aclamado pela crítica.
Pessoas deixam homenagens a Havel na praça de Venceslau, em Praga (Foto: AP)Pessoas deixam homenagens a Havel na praça de Venceslau, em Praga (Foto: AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...