segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dívidas transformam sonho do petróleo em pesadelo no Sertão da Paraíba



Passado um ano da euforia da exploração do petróleo na Bacia do Rio do Peixe, restou uma herança sombria para a região. Sonegação de impostos, pagamentos atrasados de indenizações e calotes no comércio foram deixados por algumas empreiteiras terceirizadas contratadas pelas petrolíferas Petrobras, UTC Engenharia, Cowan Petróleo e Gás, Univen Petróleo e Ral Engenharia, que se arriscaram na busca por petróleo e gás no Sertão paraibano. Só na cidade de Triunfo, a Prefeitura espera receber mais de R$ 210 mil.

As quatro petrolíferas adquiriram, juntas, 12 lotes na Bacia em leilão realizado em 2007, durante a 9ª rodada de licitações da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), e, após isso, contrataram as terceirizadas para realizar as atividades de levantamento sismológico seguido das perfurações dos poços, realizadas a partir de 2009. Apesar da movimentação econômica causada na região com a chegada das empresas e que encheu de expectativas os sertanejos, os resultados obtidos não foram satisfatórios e as empresas se retiraram da região, deixando dívidas com comerciantes, prefeituras e proprietários rurais.

A Univen e Ral Engenharia, que atuam em sociedade, e a Cowan Petróleo e Gás ainda estão no processo de descoberta do petróleo. As companhias pediram à ANP prorrogação do prazo que se encerrará em 12 de março para continuar realizando as etapas exploratórias. A Cowan informou que deverá voltar à região para concluir os trabalhos.

Univen vai perfurar seis poços em 3 municípios

A Univen disse que os resultados obtidos durante o levantamento sismológico realizado ano passado foi satisfatório e que tem a licença ambiental para a perfuração de seis poços nos seis lotes que possui nos municípios de Santa Helena, Triunfo e São João do Rio do Peixe.

A empresa disse que os trabalhos só não começaram ainda porque a petrolífera está realizando o processo de licitação para definir a empresa que fará a perfuração.

Atualmente, nenhuma empresa está atuando na Bacia do Rio do Peixe. A última a deixar a região foi a UTC Engenharia, após perfurar um poço no mês de novembro do ano passado, na comunidade de Tabuleiro de Cima, na zona rural de Santa Helena. Após a constatação de que não foi possível encontrar petróleo no poço perfurado, a companhia devolveu o bloco RIOP-T-20 BT-RIOP-3 à ANP, no começo de dezembro do ano passado.

A Petrobras já havia devolvido seus lotes a ANP no mês de março de 2011. As demais empresas ainda não devolveram porque não cumpriram com o Programa Exploratório Mínimo (PEM), que envolve os estudos sísmicos do solo e perfuração de poços dentro do prazo de quatro anos dado pela ANP.

Com a retirada das empresas, a frustração foi maior nas cidades de Santa Helena, Triunfo e São João do Rio do Peixe, que englobam os lotes adquiridos pelas empresas. Em Santa Helena e Triunfo, a empresa Brain Tecnologia, contratada pela UTC, não pagou o Imposto Sobre Serviços (ISS) e pediu concordata, alegando dificuldades financeiras.

Jornal Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...