terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Veja dicas e simulados para a reta final do concurso do INSS


A prova do concurso do INSS para 1.875 vagas de técnico do seguro social e perito médico previdenciário será neste domingo (12). No total são 916.219 mil inscritos, sendo 904.459 para 1,5 mil vagas de técnico do seguro social e 11.760 mil para 375 vagas de perito médico previdenciário. No caso dos deficientes, são 39 concorrendo para perito e 4.878 para técnico.
A seis dias do exame, especialistas ouvidos pelo G1 ressaltam que o tempo que resta deve ser dedicado a apenas revisar o que já foi estudado, dedicando mais tempo às disciplinas que valem mais pontos, e não tentar estudar correndo o que falta.
Para Carlos Alberto de Lucca, coordenador geral do Siga Concursos, os candidatos devem fazer uma programação para a última semana de estudo. "Não dá para aprender a matéria toda nesse período com a profundidade exigida no concurso. Assim, o ideal é estudar com resumos, mapas mentais, resolução de exercícios modelos e simulados específicos."
Leonardo Pereira, diretor do Instituto IOB, considera que os alunos devem focar exclusivamente nas revisões dos conteúdos já estudados e em prováveis retas finais e palestras que tragam dicas. "Uma boa leitura nas leis previdenciárias e administrativas também e essencial, já que a prova vai exigir esse conhecimento."
"A melhor escolha mesmo é revisar o que foi visto com qualidade, para garantir que o que foi bem estudado será lembrado no momento da prova, em vez de entrar em desespero e tentar ver correndo o que falta", diz Lia Salgado, colunista de concursos do G1.

De acordo com ela, a prioridade na revisão é a mesma do estudo, ou seja, mais tempo para as matérias que valerão mais pontos na prova. "No caso do INSS, são os conhecimentos específicos relacionados ao direito previdenciário", diz.

Lia aconselha selecionar apenas pontos pequenos e que tenham sido cobrados em concursos anteriores do que tentar aprofundar conteúdos extensos ou muito complicados, que tomarão muito tempo. "A última semana também deve ser dedicada a repassar informações que não dependem muito de entendimento, mas de memorização mesmo."
Prédio da Previdência Social, em Porto Alegre (Foto: Reprodução / RBS TV)Prédio da Previdência Social, em Porto Alegre
(Foto: Reprodução / RBS TV)
"Essa semana deve ser utilizada para um ajuste na preparação. Ao fazer questões de provas anteriores tanto do INSS quanto das disciplinas comuns a outros concursos já aplicados pela Fundação Carlos Chagas, o candidato é capaz de orientar seus estudos. A partir dos erros, fazendo questões como se estivesse na prova, o candidato retorna à teoria e se aprofunda para entender o assunto e o motivo do erro. O candidato deve dedicar mais tempo para as disciplinas que tem maior quantidade de erros e para as que possuem mais peso na prova. Intensificar os estudos é fundamental e mais fácil de ser posto em prática por causa do aumento do nível de estresse", afirma Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso.
"Importantíssimo que seja feita a leitura das leis previdenciárias, grifando todas as expressões que possam causar confusão e aquelas que são bem conceituais. Como o nível da prova deve ser altíssimo, todas as disciplinas têm muita importância na busca pela melhor classificação. Separe o seu tempo livre para as revisões em blocos iguais, atendendo a todas elas, reservando duas horas diárias para as leis. No sábado, releia tudo o que foi grifado, com uma hora para cada disciplina", diz Pereira.
Estrella diz que fazer simulados é bom, mas para os candidatos que dominam o conteúdo de todo o conhecimento que já foi cobrado em outras provas. “Para os candidatos que ainda erram questões de provas anteriores é melhor garantir a aquisição desse conhecimento do que arriscar estudar assuntos que, se caíssem, seriam surpresa para todos. O simulado é fundamental para quem já não possui problemas na resolução de questões de provas anteriores, e pode dedicar um pouco de tempo em assuntos que ainda não caíram, ou até mesmo abordagens diferentes de assuntos mais frequentes”.
Na véspera
"Em véspera de prova não se estuda. O melhor investimento é procurar relaxar e descansar o cérebro para o 'dia D'. Uma caminhada leve para baixar o estresse e um filme divertido podem ajudar, diz Lia Salgado.
Estrella também indica que os estudos devem ficar em segundo plano. "Não é indicado estudar, mas é inevitável por causa do nível de estresse do candidato. Mas o estudo deve ser mais leve, deixando tempo para fazer algo que o distraia e reduza um pouco o nervosismo. Se for estudar, use o tempo para memorizar assuntos que necessitam ser memorizados ", afirma.
"O sábado deve ser de leves trabalhos, reservando uma hora para cada uma das disciplinas e mais duas horas para as leis. Nada mais. Durma bem cedo, não beba bebida alcoólica na noite de sábado e corra os olhos no edital para ver os materiais exigidos para a prova, como caneta", diz Leonardo Pereira.
De Lucca recomenda que o candidato utilize o dia para separar o material que será utilizado na prova como lápis, borracha, caneta e cartão de inscrição. "O candidato também deve verificar o local em que fará a prova e como pode chegar lá. Essa orientação é muito importante, pois muitos chegam atrasados e perdem o exame."
"É interessante dar uma ultima olhada no edital, conferir se tem todos os apetrechos de que necessita para fazer a prova e marcar o cartão. Ver o que o edital fala sobre celulares e aparelhos eletrônicos para não se surpreender na hora da prova. É importante também conferir o local da prova e o itinerário; decidir como chegar e a que horas sair de casa deve estar definido. De resto, é fazer o que puder para controlar o estresse, quanto mais saudável, melhor", recomenda Estrella.
No dia da prova
A principal recomendação de De Lucca é ficar atento com a alimentação. "Lembre-se dos atletas, uma refeição saudável e balanceada ajuda no bom desempenho."
"Se ficar na dúvida em relação a uma questão, deixe-a para o final. Pode ser uma confusão que a própria prova ajude a esclarecer em outras questões, ou mesmo o famoso 'branco'. Mas se por nada no mundo fizer a resposta vir, vá pelo bom senso, tendo sempre, como eixo, a lógica da Constituição Federal e o espírito das leis previdenciárias. Marque a alternativa que mais se aproximar dessa lógica", diz Pereira.
"O candidato deve definir a estratégia de prova, a ordem de matérias e o tempo que será destinado a cada grupo de provas. Vale deixar 30 minutos para marcar o cartão-resposta com calma", diz Lia.
Pereira recomenda levar chocolate, que estimula o cérebro, um biscoito integral e água.

Confira no quadro abaixo sugestão de estudos e atividades para cada dia da semana feita por Carlos Alberto de Lucca.
VEJA O GUIA DE ESTUDOS E ATIVIDADES PARA O CONCURSO DO INSS
DiaO que estudar
Terça-feira (7)- Direito e Legislação Previdenciária

- Direito Constitucional

- Ética no Serviço Público
Quarta-feira (8)- Direito e Legislação Previdenciária

- Direito Administrativo

- Regime Jurídico Único
Quinta-feira (9)- Direito e Legislação Previdenciária

- Português

Observação: Se até esta data ainda não recebeu o Cartão Informativo, recebeu com informações incorretas, ou, ainda, que tenha dúvidas quanto ao local, data e horários de realização das provas, deverá entrar em contato com a organizadora
Sexta-feira (10)- Direito e Legislação Previdenciária

- Informática
Sábado (11)- Atividades leves como caminhada e cinema

- Conferir local da prova e material que será utilizado na hora do exame como lápis, borracha, caneta e cartão de inscrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...