domingo, 18 de março de 2012

Detran pretende dobrar atendimentos on-line até o fim do ano em SP


Um ano depois do início da reformulação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), o órgão procura aumentar os serviços disponíveis pela internet e fazer com que a população utilize cada vez mais o computador para os atendimentos. “Eu gostaria de até o fim do ano no mínimo dobrar atendimentos on-line, se possível mais. Temos 2,5 milhões de pessoas cadastradas no nosso portal e a expectativa é chegar em 5 milhões até o fim do ano”, afirma o coordenador do Detran, Daniel Annenberg.
Em março do ano passado, o governador Geraldo Alckmin assinou um decreto que autorizou mudanças no Detran, como a alteração do comando do órgão, que deixou a Secretaria da Segurança Pública. Entre os objetivos estava liberar cerca de 1,3 mil policiais que executavam serviços no departamento e dar ao órgão o que o governo chama de "padrão Poupatempo" de atendimento, mais simples e rápido.
Annenberg diz que, depois de um ano, foram liberados para outras atividades cerca de 300 policiais civis, como delegados e investigadores. “Nós já devolvemos quase 300 policiais e, ao longo deste ano, com a transformação das unidades maiores, devolveremos uma quantidade ainda maior. Isso é um processo. A gente precisa aumentar os serviços eletrônicos e formar as pessoas que irão substituir os policiais”, afirma, em entrevista ao G1. Na capital paulista, ele espera que quase todos os policiais sejam devolvidos após a reabertura em setembro da unidade Armênia, que está em reforma.
Para ocupar essas vagas, o Detran fez algumas convocações de concursos antigos. “Mas a gente tem um projeto que será encaminhado para a Assembleia Legislativa de criar uma autarquia e uma carreira própria para agentes e oficiais de trânsito. Se for aprovado, vamos fazer um concurso para essas novas carreiras”, diz.
Em um primeiro momento, o Detran passou para a Secretaria de Gestão Pública. Na semana passada, porém, o departamento mudou para a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, para continuar sob o comando do secretário Julio Semeghini. “Ele acompanhou desde o início, viu a complexidade do Detran, é por isso que foi para o Planejamento. Para que essa primeira etapa de transição, de saída dos policiais e criação da autarquia, nós completemos junto ao secretário que acompanhou o processo desde o início”, explica Annenberg.
Atendimentos on-line
O usuário conta com 16 serviços eletrônicos em funcionamento, como a emissão da 2º via da carteira de motorista. Annenberg afirma que o Detran realiza, atualmente, cerca de 150 mil atendimentos pela internet por mês. “Ainda é pouco porque muita gente não conhece esse serviço. Algo em torno de 10% da população pede via internet uma 2º via da CNH. Para nós seria fundamental que cobrisse muito mais, 80%, 90%, 100% até”, diz. Também é possível solicitar pela internet a permissão internacional para dirigir e fazer a alteração de endereço.
Ele diz que o aumento dos atendimentos on-line é importante para liberar os postos para os serviços em que há necessidade da presença física, como a renovação da carteira de motorista. “Isso é bom para o cidadão, porque ele ganha tempo, e para nós podermos atender melhor aqueles serviços que dependem da presença física do cidadão. Quanto mais serviços a gente puder fazer via meios eletrônicos, melhor”, defende. O coordenador garante que há capacidade para expandir o atendimento na internet. “Temos mais capacidade de fazer dessa forma do que presencialmente.”
Neste fim de semana, mais dois serviços passam a ser disponíveis pela internet: “Solicitação de Comunicação de Venda” e “Solicitação de Recurso de Penalidades”. Outros estão previstos até o fim do ano. Uma das ideias é um serviço de mensagem instantânea que irá lembrar o motorista do prazo para renovar a CNH, quando estiver próximo da data. “Muita gente perde o prazo porque não lembra.”
Padrão Poupatempo
Uma das promessas da reformulação do Detran era que os postos alcançassem o chamado “padrão Poupatempo”. “É um padrão que, principalmente, se preocupa com qualidade de atendimento ao cidadão, com rapidez e desburocratização. É um pessoal selecionado e capacitado para atender bem a população. Estamos tentando fazer o mais simples possível e mais rápido”, diz Annenberg.
Segundo ele, grande parte das unidades estará dentro desse padrão até o início do próximo ano. “Nós temos 336 Ciretrans e 309 seções de trânsito. A gente já implantou esse novo padrão em cinco Ciretrans grandes. Estamos em processo para fazer mais alguns neste ano, os maiores, que respondem entre 60% e 70% de todo atendimento do Detran, como Campinas, Santos, Sorocaba e Ribeirão. Para alcançar em todas as unidades, é um caminho que leva um tempo.”

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