sábado, 31 de março de 2012

Moradores apontam má qualidade da água distribuída por prefeitura na PB

A cidade de Matinhas, localizada na região metropolitana de Campina Grande, sofre com a falta de abastecimento regular de água e vem recebendo água imprópria para consumo desde 2010 através de carros pipa, segundo moradores relataram ao G1. A prefeitura, no entanto, nega que esta situação esteja acontecendo.

O estudante universitário Bruno Cunha, disse que “o problema é muito antigo e que quando a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) começou a fazer a distribuição, em 2007, através de uma adutora, a população achou que o problema seria resolvido. Mas em 2010 a situação se agravou e a água parou de chegar nas casas com regularidade, apesar de as contas continuarem chegando”, disse.

“A água chega em dias alternados, nas terças, quintas e domingos e muitas vezes passamos 10 ou 15 dias convivendo com a falta d'água”, continuou o estudante. Ele disse ainda que “para suprir o problema, a prefeitura usa um carro pipa para transportar água para a caixa d'água da cidade, que por sinal nunca foi higienizada nem feito reparos técnicos”.
Bruno enviou algumas fotos que seriam da água entregue pelo carro pipa. “Não sou especialista, mas olhando para água que esses carros pipas distribuem, percebo que não é própria para consumo. Vamos dando o jeito que se pode, seja a procura de água em poços ou com ajuda de vizinhos que têm cisternas”.
Moradores reclamam da qualidade distribuída por prefeitura da Paraíba (Foto: Divulgação/Bruno Cunha)
E informou ainda o que ouvia da prefeitura quando procurava informações. “Eles dizem que a falta d’água acontece porque o encanamento do distrito de Floriano, no município de Lagoa Seca, foi agregado ao de Matinhas e de Alagoa Nova, fazendo com que a adutora não suporte a demanda.”
A pauta para esta notícia surgiu depois que um internauta que pediu para não ser identificado reclamou, em mensagem enviada ao Vc no G1, da qualidade da água distribuída pela prefeitura através de carro pipa.

O funcionário da assessoria de imprensa da prefeitura de Martinhas, Jefferson Sales, assumiu que já houve problemas no abastecimento, mas que estão sendo contornados. “Tivemos problemas técnicos no abastecimento da cidade, mas esse problema já está sendo resolvido. Já a água distribuída por carros pipas é apenas para a zona rural da cidade. Além disso, essa água vem da Cagepa depois de passar por tratamento”, afirmou.

“Houve uma época em que recebíamos água diretamente de um açude, sem tratamento, e isso realmente causou alguns problemas como doenças e infecções. Mas foi só até 2004. Depois disso demos atenção especial para isso e passamos a tratar a água antes que ela chegasse nas casas. E a solução final veio quando Matinhas passou a ser abastecida pela adutora. Acho muito estranho essas denúncias e essas fotos mostrando água suja”, finalizou Jefferson.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...