sexta-feira, 1 de junho de 2012

Paraíba tem maior produção avícola alternativa do Nordeste


Cerca de 114 toneladas de aves em sistema alternativo são produzidas anualmente na Paraíba. Este montante, originado na agricultura familiar, coloca o Estado no primeiro lugar no ranking nordestino de produção de frango de corte e postura. De acordo com o assessor técnico em avicultura da Emater e consultor do Sebrae Paraíba, Vicente de Assis Ferreira, a avicultura alternativa é um dos segmentos do setor produtivo que mais cresce na Paraíba.

Para discutir sobre ações para esse mercado, será realizado, nesta sexta-feira (1º), o primeiro Encontro dos Avicultores na cidade de Lagoa Seca, que esperar reunir 150 produtores paraibanos. Em todo o Estado, há cerca de 1,2 mil produtores na avicultura alternativa.

De acordo com a gestora do projeto de Avicultura Alternativa do Sebrae Paraíba, Andréa Xavier, a Paraíba conta com 26 associações, oito grupos em formação e uma cooperativa que atuam na área. Para ela, um dos principais desafios do setor é o mercado. “Faltam meios para que possamos avançar na comercialização dos produtos, como os organismos de certificação e abatedouros com selo de inspeção para que possamos colocar nas gôndolas dos supermercados sem riscos”, explicou.

Andréa Xavier disse que a Paraíba tem dois abatedouros aprovados em funcionamento, um em São Sebastião de Lagoa de Roça e outro em Monteiro. “No Cariri, tem um abatedouro aprovado que está na fase de licitação para poder funcionar. Mas precisamos de, pelo menos, mais três unidades para atender o Estado”, destacou.

A gestora também informou que em toda a Paraíba existe apenas uma unidade processadora de ovos, que funciona como uma espécie de abatedouro de ovos para garantir a comercialização do produto. Segundo Andréa Xavier, são necessárias sete unidades.

O Seminário de Avicultura será realizado das 8h às 13h, no Convento Marista, na cidade de Lagoa Seca, e vai discutir, entre outros pontos, os novos conceitos na alimentação de aves e a atividade como negócio familiar profissional. O evento é uma realização do Sebrae Paraíba e conta com apoio do Governo do Estado, Conab, Cooperar, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Emater-PB.

Assessoria
JEFTE NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...