segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Terremotos no Irã deixaram 306 mortos


Os dois terremotos que abalaram o noroeste do Irã no sábado (11) deixaram 306 mortos, em sua maioria mulheres e crianças, e 3.037 feridos, anunciou a ministra da Saúde, Marzieh Vahid Dastjerdi, no Parlamento.
Homem fica no meio de destroços de casa destruída na vila de Baje-Baj, no Irã (Foto: AFP)
A ministra afirmou que entre os corpos transportados para os necrotérios da região estavam 219 mulheres e crianças, além de 49 homens. A imprensa estatal informou que alguns cadáveres foram enterrados no local da tragédia.
mapa Irã (Foto: Editoria de Arte / G1)
De acordo com Vahid Dastjerdi, dos 3.037 feridos, 2.011 foram atendidos no local e os demais levados para os hospitais da região.
Os dois terremotos, de 6,3 e 6,4 graus de magnitude, afetaram no sábado, com poucos minutos de intervalo, a região montanhosa de Varzeghan, Ahar e Heris, na província de Azerbaijão Oriental, noroeste do Irã.
Resgates
O ministro do Interior, Mohamad Najar, visitou a área devastada neste domingo com a ministra da Saúde e o diretor do Crescente Vermelho por ordem do presidente Mahmud Ahmadinejad "para avaliar a situação e organizar as operações", segundo a agência Mehr.

As equipes de resgate e o Crescente Vermelho distribuíram barracas, cobertores, roupas, alimentos e água aos afetados.
A maioria dos homens trabalhava no campo no momento da catástrofe, mas as mulheres e crianças estavam dentro de casa e foram as grandes vítimas da tragédia.
Em Tabriz, uma cidade de 1,5 milhão de habitantes, os danos foram apenas materiais, de acordo com as autoridades.
O Irã está situado sobre falhas geológicas importantes e sofreu terremotos devastadores ao longo de sua história. O mais importante dos últimos anos, em dezembro de 2003, matou 31.000 pessoas em Bam (sul), 25% da população da cidade.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...