sábado, 6 de outubro de 2012

Exército turco responde a novo bombardeio vindo da Síria


Turquia voltou a bombardear o território da vizinha Síria neste sábado (6) depois que um novo ataque sírio atingiu na província meridional de Hatay.
O projétil caiu em um terreno baldio nas cercanias do povoado turco de Güvecci, a poucas centenas de metros da fronteira síria, sem deixar mortos ou feridos, informou a agência de notícias "Anadolu".
Uma unidade militar sediada na zona respondeu imediatamente ao fogo, seguindo um protocolo que vem virando rotina nos últimos dias.O projétil foi disparado durante os duros combates que o Exército regular sírio e grupos rebeldes travam ao redor do povoado de Harapjoz, na fronteiriça província síria de Idlib.
Já são três os projéteis que caíram na Turquia desde quarta-feira, quando um deles matou cinco membros de uma família turca no povoado de Akçakale, na província de Sanliurfa.
Ataque sem vítimas
Na sexta-feira (5), o exército da Turquia respondeu a um novo disparo de artilharia procedente da Síria que alcançou seu território, sem causar vítimas, na província de Hatay, no sudoeste, informou a cadeia de TV NTV.

O disparo atingiu a localidade turca de Altinozu, na fronteira, provocando a resposta imediata do Exército turco às 16h30 GMT (13h30 de Brasília), informou a NTV.
Governo turco
O premiê da Turquia, Tayyip Erdogan, disse nesta sexta-feira (5) que testar a "capacidade de dissuasão" da Turquia seria um "erro fatal", em um alerta à Síria dois dias após um bombardeio partido de território sírio ter matado cinco pessoas em uma cidade turca.

Falando em discurso em Istambul, Erdogan disse que a Turquia "não está interessada na guerra", mas "não está distante dela também".
Na véspera, o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou o incidente.
Um "comunicado" dos 15 países membros do Conselho "exige que estas violações das leis internacionais se detenham imediatamente e não voltem a se repetir".
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...