domingo, 17 de fevereiro de 2013

Internautas registram halo solar formado no céu do Grande Recife


Foto do halo solar, no céu de Paulista, no Grande Recife (Foto: Fabiana Rodrigues / VC no G1)Foto do halo solar, no céu de Paulista, no Grande Recife (Foto: Fabiana Rodrigues / VC no G1)
Internautas enviaram para o G1, neste domingo (17), fotos do halo solar, fenômeno que pode ser observado no céu do Recife. A internauta Fabiana Rodrigues contou que estava em casa, com o marido e a filha, quando o filho chegou da igreja comentando sobre o ocorrido. "Ele pediu que olhássemos para o céu. Fomos até a laje e nos deparamos com essas imagens. Ficamos impressionados e nos perguntando o que seria. Só sei de uma coisa: é um fenômeno lindo e impressionante de se ver", afirmou.
Moradora de Paulista, na Região Metropolitana, Fabiana contou ainda que muitos vizinhos foram para a rua, observar o céu. "Todo mundo correu e a gente ficou extasiado ao ver aquela imagem. Já tinha visto pela internet que o meteoro ia passar pela Terra e, na hora, imaginei que tivesse algo a ver. Fiquei convicta disso", disse.
Foto do halo solar, no céu do Recife (Foto: Janete Fernanda da Silva / VC no G1)Foto do halo solar, no céu do Recife (Foto: Janete Fernanda da Silva / VC no G1)
A internauta Janete Fernanda da Silva, moradora do bairro da Iputinga, na capital, contou que fez as fotos por volta de meio-dia. "Estava na rua quando me chamou a atenção. Não sei bem o que é, mas acho que não tem nada a ver com o meteoro. Só Deus mesmo para explicar. Dá para ver detalhes bem nítidos, nesse círculo que tem por trás do arco-íris"
O internauta Juliano Pontes Miranda de Carvalho fotografou o fenômeno no bairro do Espinheiro, na Zona Norte da capital.
Foto do halo solar, no céu do Recife (Foto: Juliano Miranda de Carvalho / VC no G1)Foto do halo solar, no céu do Recife (Foto: Juliano Miranda de Carvalho / VC no G1)
Nota da redação: De acordo o serviço meteorológico Climatempo, o halo solar é uma espécie de arco-íris em torno do sol. As nuvens que o causam, que não provocam chuva, são formadas por pequenos cristais de gelo. Eles, por sua vez, funcionam como prismas e a reflexão da luz dá origem ao halo. O fenômeno pode se formar em qualquer lugar, em qualquer época do ano, sendo necessária apenas a presença desse tipo de nuvens cirrus. No caso do Recife, "a circulação dos ventos no níveis mais elevados da atmosfera está facilitando o surgimento das nuvens cirrus sobre o Nordeste e de outras nuvens carregadas, que provocam chuva", diz a nota do Climatempo.
Para ler mais notícias do G1 Pernambuco, clique em g1.globo.com/pernambuco. Siga também o G1 Pernambuco no Twitter e por RSS.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...