quinta-feira, 7 de março de 2013

Seap investiga envolvimento de servidor na morte de preso na Paraíba


Uma investigação teve início nesta quinta-feira (7) na Penitenciária Máxima do Serrotão, em Campina Grande, para apurar o possível envolvimento de um funcionário no assassinato de um detento que foi encontrado morto na quarta-feira (6). O servidor é suspeito de facilitar a entrada de outros presos na cela onde a vítima estava.
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) informou que, além da investigação, existe uma operação pente-fino já agendada para acontecer no Complexo Penitenciário este mês.
O relatório policial informa que um agente disse que no horário de almoço um servidor teria aberto a cela da vítima, momento em que três apenados entraram no local. Ainda de acordo com o relatório policial, um dos presos assumiu ter assassinado o homem com golpes de estilete.O dentento morto tinha 27 anos havia sido preso por roubo em 26 de fevereiro, mas já havia sido identificado por vítimas como autor de estupros no bairro das Malvinas. Antes da prisão, a Polícia Militar precisou conter a população que tentou linchá-lo. O corpo do preso foi encontrado dentro da cela por volta das 12h30, com marcas de cerca de 80 perfurações, de acordo com a polícia.
A Seap informou que após a prisão em flagrante, a vítima ficou no setor de reconhecimento por cinco dias e passou ao convívio dos demais presos esta semana. O Instituto de Polícia Científica (IPC) realizou perícia no local.
"É bem possível que tenha sido arquitetado, planejado. Por ser dia de visitas, havia na unidade muitas pessoas que não são presos, dificultava a ação de agentes. Certamente o crime foi premeditado", disse a delegada de homicídios Maíra Roberta.
O Gerente Executivo de Sistemas da Seap, coronel Arnaldo Sobrinho, afirmou que a possibilidade de facilitação por um servidor será apurada em sindicância. Um pente-fino deve acontecer este mês em todo o complexo prisional do Serrotão. Também será definida a possibilidade de haver transferências na unidade.
"Vamos aguardar o relatório da própria Seap para tomar as providências cabíveis. Posso adiantar que o suspeito já foi identificado e autuado em flagrante. Se houve facilitação, será apurada e punida. Vamos verificar ainda as condições de permanência ou transferência de detentos da unidade, mas a situação parece estar tranquila no momento", afirmou Sobrinho.
O caso
De acordo com as informações do 2º Batalhão da Polícia Militar, o auxiliar de cozinha foi detido em flagrante suspeito de roubo em Campina Grande, na noite de 26 de fevereiro. A população chegou a espancar o preso, após ele supostamente ter sido identificado por algumas vítimas de estupros praticados no bairro das Malvinas. Uma arma de brinquedo foi apreendida com ele. Nenhuma vítima teria comparecido para prestar queixa de estupro na Central de Polícia e o suspeito foi autuado por roubo.

G1pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...