domingo, 14 de abril de 2013

Cena de 'Harry Potter' motiva viagem de leitora à Irlanda


Leitora conheceu os Cliffs of Moher, que ficam no condado de Clare, na Irlanda.  (Foto: Flávia Christina de Sampaio Vianna da Costa/VC no G1)Leitora conheceu os Penhascos de Moher, que ficam no condado de Clare, na Irlanda. (Foto: Flávia Christina de Sampaio Vianna da Costa/VC no G1)
O bruxo Harry Potter sai da escola de Hogwarts em direção a uma caverna que fica em uma rocha cercada por seres sobrenaturais. Foi exatamente essa a sequência de cenas do filme "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" que motivou a viagem da analista de sistemas Flávia da Costa, de Vinhedo (SP), para a Irlanda. Isso porque, após uma pesquisa na internet, a leitora descobriu que a cena do exterior da caverna foi gravada nos Penhascos de Moher, e decidiu então ver o "cenário" de perto. "Eu já estava afim de conhecer a Irlanda. Quando vi essa paisagem, fiquei mais interessada ainda", lembra.
 

Flávia passou três dias no país, em agosto de 2011, e dedicou um deles ao passeio dos Penhascos de Moher, que ficam no condado de Clare. "É uma excursão que leva um dia inteiro, de ônibus. O tour sai do centro de Dublin e passa pelo interior da Irlanda. No meio do caminho, paramos em um cemitério da idade média, depois pela região de Burren, onde há uma pedra que parece um altar. É a Poulnabrone Dolmen, mas na verdade chamam de Portal Tomb", detalha a leitora. [veja fotos na galeria]

Nos penhascos, ela conta que o tempo de parada é de uma hora e meia, aproximadamente. "São falésias lindíssimas, maravilhosas. Só que no dia que eu fui estava muito frio, muito vento." No local, a internauta conta que é possível visitar a cafeteria Cliffs View Cafe, de onde é possível apreciar a vista. "A cafeteria fica cravada, como se fosse subterrâneo, e tem também um museu que fala um pouco da região", diz ela. "Mas o passeio vale mesmo pela paisagem, que é deslumbrante", ressalta. Na volta a Dublin, o grupo passou ainda pelo Castelo de Bunratty, no povoado de Bunratty.

Participe você também. Mande uma foto e diga por que o seu destino não tão visitado é especial para merecer uma viagem. Para enviar a sua colaboração, use a ferramenta do VC no G1. Você também pode indicar um passeio ou local menos óbvio de cidades campeãs da preferência, como Paris, Nova York e Buenos Aires - ou seja, "recomendo visitar a torre Eiffel" não vai entrar na nossa seleção.

Com 2.892 metros de altitude, o Pico da Bandeira é o ponto mais alto de Minas Gerais (Foto: Adriana Ribeiro Moreira)Com 2.892 metros de altitude, o Pico da Bandeira é o ponto mais alto de Minas Gerais (Foto: Adriana Ribeiro Moreira/VC no G1)
Se o objetivo da viagem é curtir a natureza e apreciar paisagens montanhosas, a auxiliar de escritório Adriana Ribeiro Moreira, de Montes Claros (MG), indica o Pico da Bandeira, em Minas Gerais. "Para quem gosta de caminhar, fazer trilhas, é muito bonito", afirma a leitora, que vai sempre ao local para visitar os pais, que moram em um sítio na região.

Adriana destaca que o Pico, com 2.892 metros de altitude, é o ponto mais alto de Minas Gerais e o terceiro mais elevado do país. É rodeado pelos Picos do Cristal, do Calçado, do Cruzeiro e do Camilo.

O local, que fica na Serra do Caparaó, faz parte do Circuito Turístico Pico da Bandeira, formado por 14 cidades mineiras: Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caiana, Caparaó, Carangola, Espera Feliz, Faria Lemos, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Pedra Dourada, Santana do Manhuaçu, Simonésia e Tombos.

A natureza é o grande atrativo da região, que conta com açudes, lagoas e cachoeiras. Uma das atrações é o "Caminho da Luz". O percurso de 200 km é feito por uma rota utilizada no século 18 por tropeiros, religiosos e aventureiros para chegar aos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Tem início na cidade de Tombos (MG) e termina no Pico da Bandeira, passando por fazendas centenárias, santuários e antigas estações ferroviárias.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...