quinta-feira, 20 de junho de 2013

Associação conscientiza sobre Doença Falciforme em João Pessoa

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, comemorado nesta quarta-feira (19), a população de João Pessoa poderá se informar sobre o problema que acomete, aproximadamente, 500 paraibanos, de acordo com a Associação Paraibana de Portadores de Anemias Hereditárias (ASPPAH).
Levantamentos do Ministério da Saúde apontam que 3.500 crianças brasileiras nascem com anemia falciforme anualmente. Christine Battistini, fundadora do Instituto Espaço de Vida, parceira da ASPPAH lembra que, embora possam não desenvolver os sintomas relacionados, os pais devem ficar atentos.A trabalho está sendo feito a partir da distribuição de material informativo e atividades no Parque Solon de Lucena, no Centro, que seguem até as 17h. A Doença Falciforme é descoberta com o teste do pezinho e é uma das principais do mundo por provocar a malformação dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os ineficientes para o transporte de oxigênio.
Entre os sintomas das anemias falciformes estão anemia crônica, hicterícia (cor amarelada na pele) e crises dolorosas nos ossos, músculos e articulações. “Esse é o principal motivo de nossa campanha: a importância do conhecimento e da adesão ao tratamento quando necessário”, afirma Christine.
 
Para diagnosticar a anemia falciforme o principal exame é o teste do pezinho, que deve ser realizado na primeira semana de vida. O exame está disponível na rede pública de saúde da Paraíba desde 2011.  Após os quatro anos de idade, é possível fazer a eletroforese de proteínas ou um exame de sangue, também oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que pode detectar a anemia falciforme.

G1pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...