terça-feira, 16 de julho de 2013

Bares da PB recebem treinamento e inspeção de serviços para Copa

Começou nesta segunda-feira (15) o processo de treinamento de bares e restaurantes dos municípios da rota turística paraibana , visando a Copa do Mundo de 2014. A iniciativa é da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) e da Secretaria de Estado de Turismo e do Desenvolvimento Econômico, e tem como objetivo dotar os estabelecimentos do estado com condições necessárias para proteger a saúde da população. O alvo é atender bem o público que estará participando dos eventos que ocorrerão na Paraíba, principalmente durante o ano de 2014. A Paraíba é o único estado que não vai ser sede da Copa que recebe o programa.
O projeto inclui a identificação dos bares e restaurantes com maior fluxo de clientes nos municípios com vocação turística. Esses estabelecimentos serão submetidos a um treinamento e a um monitoramento baseado em critérios e regras rígidas de qualidade e depois a uma inspeção de categorização. “Nessa inspeção de categorização, a Vigilância Sanitária irá identificar os pontos positivos e os pontos de melhoramento desses estabelecimentos, que serão categorizados em cinco grupos, de acordo com a qualidade registrada” explicou Jailson."O programa de categorização dos restaurantes é capitaneado pela Fifa e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esse programa está fazendo o monitoramento nos estados que serão sede da Copa do Mundo de 2014. Mas a Paraíba, dada a sua posição geográfica, também está participando do projeto”, ressaltou o diretor geral da Agevisa/PB, Jailson Vilberto.
No processo de identificação e monitoramento dos bares e restaurantes serão verificados itens como a estrutura física dos estabelecimentos, os processos de manipulação dos alimentos e de proteção dos trabalhadores e a qualidade do serviço prestado à população, que vai desde o reservatório de água até o produto final.
Divulgação internacional
Promovida a categorização, será realizada uma ampla divulgação dos bares e restaurantes categorizados nos níveis estadual, nacional e internacional, tendo em vista o fato de a Copa do Mundo se constituir num evento que atrai pessoas de todas as partes do mundo.

O processo inclui divulgação na mídia, folders e cartilha informando aos turistas e aos frequentadores dos municípios onde estão os melhores bares e restaurantes e qual a qualidade daqueles estabelecimentos.
Segundo Jailson Vilberto, também será confeccionado um Selo de Qualidade para identificar os estabelecimentos categorizados. “Com o selo e com a divulgação na mídia, inclusive mundial, sairá ganhando a população, que terá esse plus na qualidade dos serviços oferecidos no Estado; os estabelecimentos, que serão divulgados; os municípios e também o Estado, pela divulgação de suas riquezas turísticas”, comentou.
G1pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...