domingo, 23 de março de 2014

Dez vias concentram mais de 17% dos acidentes em João Pessoa

Colisão aconteceu na manhã deste domingo (10) no bairro do Bessa em João Pessoa e deixou um morto (Foto: Walter Paparazzo/G1)Dez vias de João Pessoa concentraram 17,46% dos registros de acidentes de trânsito no mês janeiro na cidade. A Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) catalogou 647 ocorrências em toda a capital sendo 113 especificamente nas avenidas Epitácio Pessoa, Hilton Souto Maior, Beira Rio, Pedro II, Ruy Carneiro, Cruz das Armas, Juvenal Mário da Silva, Josefa Taveira, Diógenes Chianca e General Aurélio de Lira Tavares.
A avenida Epitácio Pessoa, no entanto, mantém a liderança com 331 acidentes registrados ao longo do ano. O número ganha ainda mais destaque ao observar o volume de acidentes na segunda via 'mais perigosa', a Hilton Souto Maior, que registrou 184 acidentes, 44% a menos que na líder. Em janeiro deste ano foram 25 acidentes na Epitácio Pessoa contra 15 na Hilton Souto Maior.Em 2013, o órgão protocolou o registro de 9.852 acidentes dos quais 14,53% em todo o ano também se concentraram em dez vias, mas a lista sofre algumas alterações em relação a 2014.
O superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto afirmou que a maioria dos acidentes foram de pequenas proporções. “A gente sabe que a maior parte desses acidentes se deve ao excesso de velocidade, desrespeito à sinalização e até ao consumo de bebidas alcoólicas”, disse.
O volume de acidentes atribuídos, principalmente, à desatenção e excesso de violência resultou no aumento de 28 redutores de velocidade pelas ruas da capital em 2013 para 35 este ano. A Semob estuda, atualmente, a implantação de radares no Altiplano, Bessa e na Avenida Pedro II, segundo o superintende adjunto, Roberto Pinto.
Os estudos têm como base a resolução de nº 396 de 13 de dezembro de 2011, que determina os critérios para implantação dos redutores de velocidade e os tipos de informações que devem ser coletados por estes equipamentos gerenciados pelos órgãos responsáveis pela fiscalização do trânsito como, no caso de João Pessoa, a Semob.
Pequenas colisões são maioria entre acidentes
A grande maioria dos acidentes registrados em João Pessoa, segundo o superintendente Roberto Pinto, é formada por pequenas colisões nas 9.852 ocorrências em 2013 e nos 647 casos em janeiro deste ano.

A Avenida Hilton Souto Maior, no Conjunto José Américo, que tem um fluxo intenso de acesso da BR-230 a PB-008 e rota para vários bairros da zona Sul aparece como a segunda via com maior número de acidentes na capital. A maior concentração dessas colisões, segundo a Semob, são de pequeno porte e nas imediações do Viaduto do Cristo (Sonrisal).
AvenidaRegistros em 2013
 Epitácio Pessoa331
Hilton Souto Maior184
Beira Rio164
Pedro II148
Ruy Carneiro132
Cruz das Armas112
Josefa Taveira108
Diógenes Chianca100
Rui Barbosa69
Sérgio Guerra84
Na Avenida Pedro II, o trecho com maior número de ocorrências é do viaduto da BR-230 até as imediações do Ibama nas duas vias, o que corresponde a cerca de 900 metros de via. O corredor interliga os bairros da Zona Sul de João Pessoa ao Centro e é caminho de quem trafega da área central e bairros adjacentes à Universidade Federal da Paraíba (UFPBx) e as localidades vizinhas.
Embora a Semob não tenha fechado o balanço dos números em fevereiro e uma prévia do mês de março, a partir do dia 10 deste mês, conforme informações coletadas a partir dos socorros prestados pelo Samu e Corpo de Bombeiros, ocorreram três acidentes na via. Um deles resultou na morte de um professor que dirigia no sentido UFPB-Centro quando o carro foi atingido por outro veículo que bateu na mureta, atravessou a pista e o atingiu.
“Para esta área nós estamos realizando estudos técnicos para implantar um redutor de velocidade porque percebemos que muitos motoristas não estão respeitando a velocidade máxima de 50km/h obrigatória para o corredor”, enfatizou Roberto Pinto.
Ranking dos acidentes
O ranking das vias com maiores registros é liderado tanto em todo o ano de 2013, como em janeiro de 2014, pelas avenidas Epitácio Pessoa, Hilton Souto Maior (José Américo), Beira Rio e Pedro II. A Semob também compilou ocorrências nas avenidas Ruy Carneiro, Cruz das Armas, Josefa Taveira (Mangabeira), Diógenes Chianca (Água Fria), Rui Barbosa (Torre) e Sérgio Guerra (Bancários).
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...