sábado, 9 de julho de 2011

Empresas podem administrar aeroportos em fevereiro, diz ministro Segundo Wagner Bittencourt, audiências públicas ocorrerão em outubro. Aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos serão concedidos.


Sandro LimaDo G1, em Brasília
Wagner Bittencourt (Foto: BNDES/Divulgação)O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner
Bittencourt (Foto: BNDES/Divulgação)
O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, disse em entrevista ao G1 nesta sexta-feira que as empresas que venceram a licitação para a concessão dos aeroportos de Brasília, Viracopos e Guarulhos podem passar a administrá-los em fevereiro de 2012. Segundo ele, se os leilões ocorrerem em dezembro deste ano "[as empresas] em fevereiro poderiam assumir [os aeroportos]".
"O prazo previsto para a concessão dos editais é dezembro. A gente imagina que lá para outubro seja possível fazer as audiências [públicas] para que a sociedade possa se pronunciar, dar sugestões. Então a gente imagina que os leilões ocorram em dezembro. Se acontecer em dezembro, em fevereiro a operação já poderá ser assumida pelo licitante", disse o ministro.
No final de abril, o governo decidiu iniciar o processo de concessão dos aeroportos para a iniciativa privada. Além de Brasília, Guarulhos e Viracopos, o governo estuda ampliar a medida também para os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Minas Gerais, como forma de acelerar as obras necessárias para a Copa do Mundo de 2014.
Os aeroportos são considerados um tema prioritário para a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 no Brasil e o ritmo das obras já foi criticado por autoridades do país e do exterior.
 Bittencourt disse que "os prazos serão cumpridos" a respeito das obras dos aeroportos para os jogos.
Sobre o adiamento do leilão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, o primeiro aeroporto brasileiro a ser concedido pelo governo à iniciativa privada, Bittencourt disse que não prejudicará o cronograma das obras.  O leilão, inicialmente marcado para 19 de julho, ocorrerá em 22 de agosto.
"Não vai prejudicar. Na Copa estamos contando com o aeroporto de Natal, o Severo Gomes. O adiamento é pequeno e não impacta no prazo final de construção do aeroporto, que vai depender do vencedor da licitação. Obviamente que é de todo o interesse [do vencedor da licitação]  terminar o aeroporto antes da Copa do Mundo, apesar de que estamos investindo no outro aeroporto [Severo Gomes] para atender a demanda", afirmou o ministro.
Balanço
O ministro fez um balanço positivo dos primeiros meses de atuação da Secretaria de Aviação Civil e disse estar muito "animado" com o trabalho à frente da pasta. "Tenho certeza que vamos conseguir dar o atendimento necessário à demanda crescente que nós vemos tendo".
Ele destacou, ainda, as ações de gestão, como a criação dos Centros de Gestão Aeroportuária (CGA).
"Criamos dois centros de gestão de aeroportos em Guarulhos e Brasília, que estão funcionando desde 2 de junho e vamos expandir para outros aeroportos. Esta medida está se mostrando muito eficiente para melhorar o atendimento aos usuários", disse.
"Nossa avaliação é bastante positiva. É claro que tem que aperfeiçoar, mas até agora, no primeiro mês, a avaliação é positiva", disse Bittencourt. "É uma ação integrada que pode fazer com que o aeroporto funcione muito melhor", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...